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Transcol recupera demanda de passageiros no pós-pandemia

domingo, 22 de outubro de 2023

Redução no número de passageiros durante a pandemia não impediu que as empresas operadoras do Transcol continuassem com os investimentos no sistema. Confiança da população no transporte coletivo capixaba é responsável pela recuperação da demanda.

Após um período marcado pela redução drástica no número de passageiros, o Sistema Transcol começa a apresentar sinais de recuperação. 

Os ônibus voltaram a receber um número expressivo de usuários. Os motivos? Não só devido à vacinação e à retomada das atividades econômicas, mas, também, aos investimentos contínuos na prestação dos serviços de transporte público. 

Segundo levantamento realizado pelo GVBus, 95% dos passageiros que haviam deixado de utilizar o Transcol devido às medidas de isolamento social impostas pela pandemia da Covid-19, já foram recuperados. É um dos maiores índices de retomada da demanda do setor no Brasil.

Mas esse processo não aconteceu de um dia para o outro. O restabelecimento no número de passageiros reflete não apenas a necessidade de deslocamento para o trabalho e outras atividades essenciais, mas, também, a maior confiança da população no transporte público coletivo da Grande Vitória.

“Esse fenômeno também é um reflexo dos investimentos que temos realizado, como a renovação da frota, a ampliação dos pontos e formas de recarga, e a aposta em um transporte público mais sustentável”, destacou o diretor executivo do GVBus, Elias Baltazar.

Prejuízo durante a pandemia passou da casa dos milhões
Com a redução no número de passageiros, os prejuízos cumulados pelas empresas do Transcol passaram da casa dos milhões. Entre 15 março e 31 de julho, as perdas ficaram acima de R$ 116 milhões. O que significa que o sistema arrecadou apenas 63% da receita normal.

A conta não fechava. Para se ter uma ideia, nesse período, a média geral de pessoas transportadas foi de 42% do total esperado (queda de 58%), enquanto o sistema manteve uma oferta de 82% do serviço. Ou seja, a oferta foi praticamente o dobro da demanda.

No Brasil, as perdas chegaram a R$ 9,5 bilhões, no período de 16 de março a 31 de dezembro de 2020, ponto alto da pandemia. Os dados constam do levantamento Impactos da Covid-19 no Transporte Público por Ônibus da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU). 

No começo da pandemia, a NTU projetou que 2020 terminaria com uma demanda de 80% da existente antes da Covid-19 e com 100% da frota em operação (oferta). Mas não foi o que ocorreu. O ano terminou com 61% da demanda usual e 80% da frota em circulação.

Redução no número de passageiros durante a pandemia não impediu que as empresas operadoras do Transcol continuassem com os investimentos no sistema durante o período. Confiança da população no transporte coletivo capixaba é responsável pela recuperação da demanda de passageiros. 

Facilidade nos deslocamentos e conforto ao passageiro impulsionaram a retomada da demanda
Apesar dos prejuízos sociais e econômicos causados pela pandemia, o Sistema Transcol não deixou de modernizar os serviços mesmo durante o período.

Confira algumas das principais ações desenvolvidas pelas empresas operadoras e ainda em andamento, para facilitar os deslocamentos e trazer mais conforto ao usuário do transporte público coletivo.

Renovação da frota
Desde 2019, os consórcios operadores, em parceria com o Governo do Estado, reforçaram os investimentos na modernização e ampliação da frota.

Já são mais de 600 novos ônibus entregues, todos com motorização sustentável, ar-condicionado, wi-fi e sistema InBus, que permite visualizar a lotação dos coletivos. Até o final de 2023, a expectativa é chegar a 750 ônibus renovados. 

Diversificação das formas de recarga e pagamento da tarifa
Além do pagamento da tarifa com o CartãoGV, o usuário também pode utilizar o celular. Para quem prefere usar o bilhete único físico, há opções de recarga online. Basta baixar no celular um dos aplicativos disponíveis (Recarga Pay, Banestes, Pic Pay e Kim) e adquirir os créditos.

Já quem prefere pagar a tarifa pelo celular, sem precisar utilizar o CartãoGV físico, a opção é o QR Code. É só baixar o app Kim, fazer um cadastro e, após o pagamento, gerar os códigos na tela do smartphone, para serem apresentados no validador do ônibus na hora do embarque. 

Ampliação dos estabelecimentos parceiros
Os parceiros são estabelecimentos comerciais em que é possível comprar ou recarregar o CartãoGV. São mais de 250 pontos espalhados pela Grande Vitória, incluindo lojas, farmácias, máquinas de autoatendimento instaladas nos shoppings, estações do Novo Sistema Aquaviário e terminais de integração do Sistema Transcol, além dos agentes de vendas e das lojas do GVBus.

Os locais são uma opção para quem prefere adquirir os créditos do cartão de passagem de forma presencial. E é possível pagar a recarga tanto em dinheiro, quanto via cartões de crédito e débito, dependendo do ponto de venda.


Ampliação
Com a implantação do CartãoGV, o Sistema Transcol foi ampliado, e, em maio de 2021, incorporou o Sistema Municipal de Vitória. Começava a integração. As linhas alimentadoras passaram a operar nos bairros, em substituição aos Verdinhos, e os moradores da capital passaram a acessar algumas linhas troncais sem pagar uma nova tarifa e sem precisar ir a um terminal de integração.

Recentemente, o Novo Sistema Aquaviário também foi incorporado ao Transcol, dando mais opções aos passageiros, e permitindo que a viagem seja integrada a algumas linhas de ônibus.

Conexão temporal
Com a integração das linhas, foi criado o sistema de conexões temporais nos municípios de Vitória, Serra, Viana, Cariacica e Fundão. 

Tal inovação trouxe mais possibilidades de deslocamento para acessar diversos bairros da Região Metropolitana, permitindo ao passageiro passar na roleta sem pagar uma nova tarifa, desde que o embarque no ônibus seguinte ocorra dentro de um determinado período e em linhas específicas.

Informações: GVBus

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Prefeitura de BH entrega novos ônibus do transporte coletivo da capital

A Prefeitura de Belo Horizonte entregou nesta quinta-feira (19) novos ônibus que já estão integrados ao serviço de Transporte Coletivo da capital. São 220 veículos com ar condicionado, suspensão a ar e acessibilidade rodando em cerca de 80 linhas do sistema. Até o final do ano serão 420 ônibus novos atendendo aos passageiros do sistema de transporte coletivo municipal. 

Do total de 220 ônibus, 167 foram acrescidos à frota e 53 substituíram outros veículos. A frota do transporte coletivo da capital conta agora com 2.484 veículos, cuja idade média é 6 anos e 9 meses. Todos os veículos têm acessibilidade, contando com elevadores ou embarque em nível, e cerca de 70% da frota já possuem ar condicionado.

De acordo com o prefeito Fuad Noman os novos coletivos estão identificados para que a população consiga acompanhar a entrega dos 420 ônibus, o que vai ocorrer até o final deste ano. 

“A entrega de novos ônibus para o transporte de Belo Horizonte é um dos compromissos que assumimos com a população e está prevista na lei que trouxe o novo mecanismo de remuneração das passagens e iniciou um processo de modernização e encaminhamento de soluções definitivas para o transporte coletivo. Hoje estamos aqui tendo a oportunidade de ver que já estão rodando mais de 200 ônibus novos”, afirmou o prefeito.  

Melhorias no Transporte Coletivo

A renovação da frota faz parte de uma série de melhorias implementadas no transporte coletivo de Belo Horizonte, desde a sanção, em julho deste ano, da Lei 11.458/23, que dispõe sobre a remuneração complementar. Já foram acrescidas 849 novas viagens, sendo 497 nos dias úteis e 352 nos finais de semana. E até dezembro serão 2.170 viagens a mais, principalmente nos horários de pico, reduzindo a superlotação.

Gratuidades

As melhorias no transporte coletivo também atenderam gratuidades para a população. Já estão disponíveis o Vale-Transporte de Saúde, concedido prioritariamente para pacientes oncológicos e acompanhantes que precisam se deslocar para consultas e procedimentos médicos em hospitais habilitados ao Sistema Único de Saúde.

O Auxílio Transporte Mulher, concedido às mulheres em situação de violência doméstica e familiar, de acordo com a Lei Maria da Penha, e que apresentam vulnerabilidade econômica ou social. O Auxílio de Transporte Escolar atende cerca de 6 mil estudantes do município que antes recebiam o meio-passe estudantil, com o pagamento de 50% da tarifa, e agora o pagamento é de 100%.

Outro benefício importante foi a implantação de tarifa zero nas linhas de vilas e favelas. O Auxílio de Transporte Social, em fase de regulamentação, vai beneficiar famílias em situação de extrema vulnerabilidade social e econômica, garantindo o deslocamento e o acesso ao serviço público de transporte coletivo convencional e suplementar no município.

Aumento da Fiscalização

A Prefeitura de Belo Horizonte também intensifica a fiscalização para garantir que o cidadão tenha um serviço de qualidade. Até setembro deste ano foram realizadas 908 operações de fiscalizações e 12.024 passaram por inspeção. As equipes da Superintendência de Mobilidade do Município (Sumob) e da BHTrans fazem ações de fiscalização nas estações, ao longo dos itinerários nas vias, e também pelas câmeras do COP-BH. Todas as viagens são acompanhadas em tempo real, por meio de monitoramento eletrônico.

Quando são constatados atrasos e omissões e os critérios de confiabilidade e qualidade não são atendidos, os consórcios não recebem a remuneração complementar pela viagem. Até setembro mais de R$ 7,9 milhões não foram repassados aos consórcios do transporte coletivo convencional por descumprimento desses critérios.

Informações: Prefeitura de Belo Horizonte

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São Paulo prevê conceder ao menos R$ 5,2 bilhões em subsídio ao transporte público de ônibus da Capital em 2024

A prefeitura de São Paulo prevê conceder ao menos R$ 5,2 bilhões em subsídio ao transporte público de ônibus da Capital em 2024, conforme previsão do Orçamento enviado à Câmara Municipal para o ano que vem. A peça estima o investimento com o complemento da tarifa - hoje em R$ 4,40 em dinheiro – e também avalia investimento de R$ 2,5 bilhões para a eletrificação da frota do sistema municipal.

A gestão do prefeito Ricardo Nunes (MDB) busca ampliar a frota de veículos elétricos – no dia 18 de setembro, com a apresentação de 50 novos ônibus elétricos, a Capital informou possuir 270 veículos elétricos em circulação. Atualmente a frota total possui 12 mil coletivos. A meta do município é chegar a 20% da frota de ônibus movidos a energia sustentável até o fim de 2024, com 2.400 veículos. 

Paulatinamente o valor de subsídio do transporte coletivo da Capital vem aumentando. Em 2022, o governo municipal aportou R$ 5,1 bilhões em complemento do custeio do sistema, que hoje demanda entre R$ 10 bilhões e R$ 12 bilhões. Em 2021, essa quantia foi de R$ 3,4 bilhões.

Só neste ano – de janeiro a setembro – a prefeitura da Capital enviou R$ 4,2 bilhões para auxiliar a bancar o sistema municipal. A SPTrans, autarquia que gerencia o transporte público na Capital, sem o subsídio o valor da tarifa seria de R$ 10,45.

SUSTENTABILIDADE

Durante a apresentação dos ônibus elétricos, Ricardo Nunes disse que uma das metas da prefeitura é posicionar São Paulo como uma das cidades mais sustentáveis da América Latina. 

“Existem vários aspectos da responsabilidade da cidade com as questões climáticas e uma delas é a diminuição dos gases de efeito estufa. A cidade de São Paulo vai se posicionando e dando exemplo para o Brasil e para o mundo do que é necessário fazer para que possamos ter aquilo, que é um compromisso”, afirmou Nunes. 

“Conseguimos ampliar a nossa frota de veículos à bateria, chegando a 69 veículos, tudo com o objetivo de nos tornamos, fora da China, o maior polo de mobilidade urbana com ônibus movidos a energia limpa, graças a todo trabalho desenvolvido pela Prefeitura de São Paulo”, adicionou o secretário executivo de Transporte e Mobilidade Urbana, Gilmar Miranda.

VALOR GLOBAL

O Orçamento global para 2024 da prefeitura da Capital está estimado em R$ 110,7 bilhões e foi entregue à Câmara no mês passado. O montante previsto para o próximo ano é quase 16% maior em comparação com o exercício de 2023. Para a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito, a administração prevê um orçamento de R$ 9,73 bilhões para o ano que vem. 

Informações: Diario Grande ABC

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Grande Recife: TI Pelópidas passa a operar com todas as linhas em integração temporal

Com a integração temporal da linha 1909 – TI Pelópidas / TI Joana Bezerra, no Terminal Integrado Pelópidas Silveira, em Paulista, a partir do próximo sábado (21), todas as linhas daquele terminal passam a operar por meio da Integração Temporal. Com a mudança, o sistema de embarque deverá ser feito pela porta da frente e passar o cartão VEM no validador para liberar a catraca. Para agilizar o embarque nos horários de pico, um segundo validador poderá ser colocado na plataforma, conforme a necessidade da linha, para permitir o acesso pela porta do meio do coletivo e agilizar o embarque. Os TIs Joana Bezerra e Macaxeira operam parcialmente com o sistema temporal.

A integração temporal permite a circulação com o pagamento de uma tarifa no intervalo de até 2h por sentido da viagem (ida ou volta). O Grande Recife reforça que a integração temporal acontece apenas com a utilização do cartão VEM. Passagens pagas em dinheiro ou PIX não contemplam a integração. Quem ainda não tem o cartão VEM pode adquirir o tipo Comum, distribuído gratuitamente. Basta procurar a equipe de cadastramento e apresentar um documento oficial com foto que comprove o CPF e o nome da mãe. Logo após o cadastro, o usuário recebe seu cartão.

As recargas podem ser realizadas nas máquinas de autoatendimento instaladas nos terminais, estações de BRT e no Posto de Atendimento do VEM na Rua das Ninfas, 278, bairro da Boa Vista. Há ainda vários pontos de recarga e venda do VEM com parceiros descentralizados da Urbana-PE, gestora da bilhetagem eletrônica, espalhados na Região Metropolitana do Recife. O sistema de bilhetagem eletrônica possibilita a identificação do usuário no embarque e o mapeamento do trajeto, ajudando o Grande Recife Consórcio a sempre planejar melhor o itinerário das linhas de ônibus.

Até o momento, a integração temporal está implantada integralmente em 23 dos 26 terminais integrados da Região Metropolitana do Recife. Em 2021 e 2022, foram integrados os TIs Aeroporto, Jaboatão, Cajueiro Seco, Tancredo Neves, CDU, Cabo, Caxangá, Rio Doce, Camaragibe, Abreu e Lima e Igarassu. O sistema começou a ser implantado em 2017 e também está presente nos TIs Barro, Afogados, Xambá, TIP, Prazeres, Cosme e Damião, Getúlio Vargas, Santa Luzia, Recife, Largo da Paz e Cavaleiro.

DUPLA COBRANÇA – Nos casos de cobrança de uma segunda tarifa antes do intervalo de 2h, os usuários têm direito ao ressarcimento do valor, desde que devidamente justificado. A orientação é que o passageiro entre em contato com a Urbana-PE, órgão responsável pela gestão da bilhetagem eletrônica, através do telefone 3125.7858. Devem ser informados dia, horário do fato e números do cartão VEM e do CPF para checagem dos dados. Confirmada a cobrança indevida, o valor do desconto será creditado de volta no cartão VEM do usuário.

Para tirar dúvidas, dar sugestões ou registrar reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente do Consórcio, das 7h às 19h, no número 0800 081 0158, apenas para chamadas de telefone fixo, ou pelo WhatsApp (9.9488.3999), das 5h30 às 21h30, para mensagens de texto, áudio, fotos ou vídeos, exclusivo para reclamações. As demandas também podem ser enviadas à Ouvidoria por meio do e-mail ouvidoriapublica@granderecife.pe.gov.br ou pelos telefones 3182.5512/5518.

Informações: GRCT

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Em Campinas, BRT Campo Grande ganha três novas linhas

Os cerca de 83 mil usuários do transporte público que utilizam o eixo da avenida John Boyd Dunlop poderão contar com mais agilidade, previsibilidade e conforto no deslocamento entre o Campo Grande e o Centro. A partir desta sexta-feira, 20 de outubro, três novas linhas vão circular no Corredor BRT Campo Grande – duas semiexpressas (mais ágeis, atendem a estações e pontos específicos) e uma paradora (atende a todas as estações). Além disso, a linha BRT20, agora paradora, atenderá todas as estações do corredor, partindo do Terminal Campo Grande e chegando até o Terminal Mercado e Corredor Central / Rótula. 

Serão quatro linhas BRT circulando e 19 ônibus a mais na operação, totalizando 27 veículos – um ônibus a cada cinco minutos entre o Terminal Satélite Íris e o Centro. O tempo de viagem será reduzido, em média, em cerca de 10 minutos. 

A nova operação foi anunciada pela Prefeitura de Campinas, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e a Secretaria de Transportes (Setransp) no final de setembro.  

“Avançamos aos poucos com a operação parcial dos Corredores BRT até chegar a essa importante fase de transição para a implantação total do sistema no Campo Grande. Fica o convite para que a população ‘experimente o BRT’ e se beneficie de viagens mais rápidas e com mais conforto”, destaca o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.  

Conheça as novas linhas  

A linha paradora BRT20 atenderá todas as 13 estações do corredor, partindo do Terminal Campo Grande, passando pelo Satélite Íris e chegando até o Terminal Mercado e Corredor Central / Rótula. A frota da BRT20 passa de oito para 10 veículos, com intervalos de 10 minutos, nos horários de pico, em dias úteis.   

Também paradora, a BRT25 partirá do Satélite Íris, atendendo às 10 estações a partir deste ponto; e chegará até o Terminal Mercado e Corredor Central (Rótula). Terá frota de oito veículos e intervalos de 10 minutos, em dias úteis, nos horários de pico. 

A nova operação é uma ampliação do projeto original do BRT. Isso porque as duas linhas paradoras vão atender também o Terminal Central e os pontos de parada nas vias Irmã Serafina, Anchieta, Dona Libânia e Orosimbo Maia (Corredor Central / Rótula), viabilizando a integração com outras linhas que circulam na região. Ambas irão operar em dias úteis, sábados, domingos e feriados, até às 0h.  

Os usuários que desejam seguir diretamente para o Centro poderão optar pelas linhas semiexpressas, com menos paradas e deslocamento ainda mais rápido. A BRT21 parte do Terminal Campo Grande, passa pelo Terminal Satélite Íris e vai até o Terminal Mercado, atendendo às estações Rossin, PUC / Roseiras, Londres, Aurélia e Rodoviária. Terá cinco ônibus na frota e intervalos de 15 minutos.  

A BRT26, também semiexpressa, partirá do Satélite Íris e atenderá às estações PUC / Roseiras, Londres, Aurélia e Rodoviária, chegando até o Terminal BRT Mercado. Terá quatro ônibus na frota e intervalos de 15 minutos. 

As duas linhas semiexpressas circularão de segunda a sexta-feira, nos horários de pico (5h às 8h; 16h às 19h). Ambas irão operar com retorno reservado, sem paradas no contrafluxo, priorizando o sentido de maior fluxo de passageiros. 

Para garantir agilidade e alto desempenho, a circulação no corredor será exclusiva das linhas BRT. Por isso, desde o dia 16, 10 linhas convencionais migraram do corredor BRT (pista esquerda) para as marginais (lado direito) da avenida John Boyd Dunlop, com ampliação do tempo de percurso. Para chegar mais rápido ao Centro, os usuários das linhas 212, 214, 221, 222, 223, 224, 225, 228, 229 e 231 poderão realizar a integração com as linhas BRT, a partir dos terminais Campo Grande ou Satélite Íris.  

Todos os detalhes sobre a nova operação podem ser consultados no site da Emdec, no endereço www.emdec.com.br/brt.

Informações: Prefeitura de Campinas

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Prefeitura de Guarulhos entrega o corredor de ônibus da avenida Papa João Paulo I

A Prefeitura de Guarulhos entregou oficialmente nesta quinta-feira (19) o corredor de ônibus da avenida Papa João Paulo I, em Cumbica. Com 3,6 quilômetros de extensão, a via exclusiva para veículos de transporte público vai beneficiar diariamente 50 mil pessoas.

O novo corredor, pelo qual já circulam 12 linhas municipais e oito intermunicipais, vai da junção com a avenida Monteiro Lobato até as proximidades da alça de acesso da rodovia Presidente Dutra (km 213) à avenida Jacu Pêssego, na região do Jardim Presidente Dutra.

Para o prefeito Guti, a entrega da obra à população significa um importante avanço na mobilidade urbana do município. “Estamos ligando toda a cidade por corredores. Esse da Papa João Paulo I se conecta com os das avenidas Santos Dumont e Monteiro Lobato, que ficará pronto nos próximos meses. Pela Monteiro, acontece a ligação ao terminal de ônibus do Cecap e ao Corredor Metropolitano, que vai até a Vila Galvão e o Taboão”, disse o chefe do executivo.

Ciclovia

No local também foram feitas novas paradas de ônibus e uma ciclovia de 3,1 quilômetros (da rua Landulfo de Almeida Filho até o número 1.715 da avenida Papa João Paulo I), no sentido Cumbica – Centro, ao lado da Base Aérea, com piso tátil e rampas de acessibilidade em toda a sua extensão.

Avenida revitalizada

Gerenciadas pela Secretaria de Obras, as intervenções na avenida Papa João Paulo I incluíram ainda construção de novas paradas de ônibus, recape de duas pistas para tráfego pesado, reconstrução dos passeios, adequação do sistema de drenagem de águas pluviais, desassoreamento de parte da estrutura, entre outras adequações.

Informações: Prefeitura de Guarulhos

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Em Ribeirão Preto, Novos ônibus atenderão mais 11 linhas a partir de segunda-feira

A RP Mobi, empresa que gerencia o trânsito e o transporte urbano de Ribeirão Preto, anunciou que na próxima segunda-feira, dia 23 de outubro, 11 linhas de ônibus alimentadoras passarão a operar com a nova frota veicular.

Os novos ônibus alimentadores são zero quilômetro e contam com ar-condicionado, entrada USB para carregar a bateria do celular, internet grátis e câmeras de segurança mais modernas. Com ano de fabricação/modelo 2023/2024, os veículos estão equipados com elevador e assentos para pessoas com deficiências, mobilidade reduzida e idosos, oferecendo 100% de acessibilidade.

Todos os veículos são da tecnologia Euro 6, ou seja, os ônibus possuem menor emissão de poluentes. Esta nova frota emite cinco vezes menos poluentes ao meio ambiente em relação aos veículos da frota atual (modelo antigo).

Nesta fase de reformulação do funcionamento nos ônibus urbanos da cidade, as linhas alimentadoras que antes operavam por microônibus (laranja), estão sendo substituídas por novos ônibus de porte intermediário (modelo midi – na cor verde).

Confira as 11 linhas que contarão com nova frota

• Linhas alimentadoras

52 - Parque Industrial
53 - Recreio Anhanguera
35 - Alphaville
55 - Royal Park
65 - Jardim Emília
75 - Alto do Bonfim
85 - Jardim São Fernando até Santa Martha
95 - Jardim Santa Cecília
14 - Jardim Botânico
43 - Portal dos Ipês
63 - Parque das Gaivotas

Mais informações sobre a operação do serviço de transporte público estão disponíveis no site www.rpmobilidade.com.br ou pelo telefone 0800 16 16 001.

Informações: Prefeitura de Ribeirão Preto

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Prefeitura de BH garante mais 234 novas viagens em 45 linhas de ônibus aos domingos

A Prefeitura de Belo Horizonte vai acrescentar, a partir deste domingo (22), mais 234 viagens em 45 linhas do transporte coletivo da capital. Os novos horários são exclusivos para domingos, sendo mais uma etapa das ações de melhoria do transporte público implementadas pela PBH.

Desde julho, com a sanção da Lei 11.458/23, que dispõe sobre a remuneração complementar do transporte coletivo convencional, e incluindo as 234 novas viagens aos domingos, foram acrescidas 1.104 novas viagens ao sistema de transporte convencional da capital: 532 nos dias úteis e 572 nos finais de semana (sábado, domingo ou feriado). Também já foram incorporados ao sistema 220 veículos trazendo ao município uma frota mais moderna e com menores níveis de poluentes.

Viagens já implementadas

Em julho, a Prefeitura acrescentou 185 viagens nos dias úteis e 155 novas viagens aos sábados. No começo de agosto, foram mais 133 novas viagens, em 19 linhas, também nos dias úteis. Em setembro foram 197 novas viagens por dia útil, sendo 114 no início do mês, mais 57 novas viagens e outras 26 viagens com a criação da nova linha 721 (Estação São Gabriel / Maria Teresa Via Parque Cerrado). Já em outubro foram acrescidas 184 novas viagens aos sábados.

Até o final deste ano, a Prefeitura determinará aos consórcios que façam um incremento de 10% nas viagens, saltando das 21.700 viagens por dia útil para 23.870 viagens. Novas melhorias nos quadros de horários de viagens, ajustes nos itinerários e criação de novas linhas também serão implementadas no mesmo período.

Os acréscimos de viagens levam em consideração as contribuições da população sobre necessidades de ajustes no sistema de transporte público, mas também estudos técnicos realizados pela equipe da Superintendência de Mobilidade do Município de Belo Horizonte para melhor atender o cidadão.

Informações: Prefeitura de Belo Horizonte

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Em SP, Linhas que atendem o Terminal Cachoeirinha terão alterações a partir de segunda-feira, 23


A SPTrans informa que a partir de segunda-feira (23) seis linhas que atendem a Plataforma 3 do Terminal Vila Nova Cachoeirinha terão seus pontos remanejados temporariamente durante a realização de obras. As linhas 9005/41, 9005/42, 9166/10 e 971M/10  compartilharão pontos na parte externa com outras linhas. A transferência de pontos ocorrerá por etapas e prosseguirá até o término dos trabalhos.

Confira as alterações:
 
Linhas com pontos remanejados

9090/10 Pq. Tietê - Term. Casa Verde - Calçada externa - Avenida Inajar de Souza  (sentido bairro) -  Lateral da EMEI Arlindo Veiga
9002/10 Jd. Pery Alto - Term.  Cachoeirinha  - Calçada externa - Avenida Inajar de Souza  (sentido bairro)   -  Lateral da EMEI Arlindo Veiga
9004/10 Jd. Elisa Maria – Term. Cachoeirinha  - Calçada externa - Avenida Inajar de Souza  (sentido bairro) - Lateral da EMEI Arlindo Veiga
9005/10 Jd. Princesa – Term. Cachoeirinha  - Calçada externa - Avenida Inajar de Souza  (sentido bairro) -  Lateral da EMEI Arlindo Veiga
938L/10 Term. Cachoeirinha – Lapa -  Plataforma 3 - PMV 10 -  saída pela Av. Itaberaba
978A/10 Term. Cachoeirinha – Metrô Barra Funda  -  Plataforma 3 - PMV 7  saída pela Av. Itaberaba
9005/41 Jd. Vista Alegre – Term. Cachoeirinha - Ponto final compartilhado com a linha 9005/10 Jd. Princesa – Term. Cachoeirinha
9005/42 Sítio dos Francos – Term. Cachoeirinha - Ponto final compartilhado com a linha 9005/10 Jd. Princesa – Term. Cachoeirinha
9166/10 Jd. Santa Cruz – Term. Cachoeirinha - Ponto final compartilhado com a linha 9090/10 Pq. Tietê - Term. Casa Verde - Parada exclusiva

Linhas com itinerários alterados

9004/10 Jd. Elisa Maria – Term. Cachoeirinha
Ida: Rua Clara Nunes, prosseguindo normal até Av. General Penha Brasil, Avenida Inajar de Souza, acesso, Av. Inajar de Souza.
Volta: Avenida Inajar de Souza, Av. General Penha Brasil, Rua São Gonçalo do Abaeté, prosseguindo normal até a Rua Clara Nunes.

9005/10 Jd. Princesa – Term. Cachoeirinha
Ida: Rua Adolfo Lazzari, prosseguindo normal até Av. General Penha Brasil, Avenida Inajar de Souza, acesso e Avenida Inajar de Souza.
Volta: Avenida Inajar de Souza, Avenida General Penha Brasil, prosseguindo normal até a Rua Adolfo Lazzari.

9005/41 Jd. Vista Alegre – Term. Cachoeirinha
Ida: Rua Nortelândia, prosseguindo normal até Av. General Penha Brasil, Avenida Inajar de Souza, acesso e Avenida Inajar de Souza.
Volta: Avenida Inajar de Souza, Avenida General Penha Brasil, prosseguindo normal até a Rua Nortelândia.

9005/42 Sítio dos Francos – Term. Cachoeirinha
Ida: Rua A, prosseguindo normal até Av. General Penha Brasil, Avenida Inajar de Souza, acesso e Avenida Inajar de Souza.
Volta: Avenida Inajar de Souza, Avenida General Penha Brasil, prosseguindo normal até a Rua A.

9002/10 Jd. Pery Alto - Term. Cachoeirinha
Ida: Rua Dario Vilares Barbosa, prosseguindo normal até Av. Inajar de Souza, acesso, Av. Inajar de Souza.
Volta: Avenida Inajar de Souza, Rua Jose Pedro D’Oro, prosseguindo normal até a Rua Dario Vilares Barbosa.

938L/10 Term. Cachoeirinha – Lapa
Ponto inicial: Plataforma 3 PMV 10
Ida: Term. Cachoeirinha – Plataforma 3 PMV 10, Avenida Itaberaba, Avenida Dep. Emílio Carlos, Rua Edson Andrade Silva, Avenida Inajar de
Souza, prosseguindo normal.
Volta: normal até a Av. Inajar de Souza, Av. Itaberaba, Term. Cachoeirinha – Plataforma 3 PMV 10.  

Linhas com ponto final  (parada exclusiva) na Av. Inajar de Souza, altura do nº 4.400 - sentido bairro - lateral da EMEI Arlindo Veiga

9090/10 Pq. Tietê - Term. Casa Verde
Ida: Rua Carlos da Costa Carvalho, Rua São Gonçalo do Abaeté, Av. General Penha Brasil, Avenida Inajar de Souza, Acesso e Rua Morato de Oliveira, Acesso Av. Inajar de Souza, Rua Edmundo Krug, prosseguindo normal até o Term. Casa Verde.
Volta: Term. Casa Verde, Av. Eng. Caetano Alvares, prosseguindo normal até a Av. Inajar de Souza, Av. General Penha Brasil, prosseguindo normal até a Rua Carlos da Costa Carvalho.

9166/10 Jd. Santa Cruz – Term. Cachoeirinha
Sentido único: Rua Massao Watanabe, prosseguindo normal até a Avenida Inajar de Souza, acesso e Avenida Inajar de Souza, prosseguindo normal até a Rua Massao Watanabe.

Linhas com ponto de passagem na Av. Inajar de Souza, altura do nº 4.400 - sentido bairro -  lateral da EMEI Arlindo Veiga

938L/10 Term. Cachoeirinha – Lapa
978A/10 Term. Cachoeirinha – Metrô Barra Funda
971M/10 Vl. Penteado – Metrô Santana
Ida: sem alteração.
Volta: normal até a Avenida Inajar de Souza, Av. Itaberaba, Rua Francisco Calado, prosseguindo normal até a Rua Prof. Luis Sanches.

Os passageiros com destino ao terminal poderão utilizar o ponto da Av. Dep. Emílio Carlos, 3.747.

Informações: SPTrans

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Como as e-bikes podem revolucionar o transporte nas grandes cidades

Nas últimas décadas, as grandes cidades têm enfrentado desafios significativos no transporte urbano - como congestionamentos, poluição do ar e problemas de mobilidade, que têm se tornado cada vez mais comuns. Em resposta a essas questões, surge uma revolução ainda silenciosa, mas poderosa: a micromobilidade. As bicicletas elétricas, ou e-bikes, têm ganhado destaque como alternativa viável e sustentável para a locomoção.

Segundo a Associação de Brasileira do Setor de Bikes (Aliança Bike), o mercado de bicicletas elétricas alcançou mais de 44,8 mil unidades vendidas em 2022, alta de 9,64% em comparação com 2021. Conforme a Aliança Bike, o volume das vendas no ano passado foi de R$ 304,9 milhões. As projeções para 2023 são de crescimento seguem positivas, com estimativa de 53,4 mil veículos vendidos, aumento de 27%.

A mudança na arquitetura urbana das grandes cidades com a presença das e-bikes ficou mais perceptível. E infraestruturas de transporte estão sendo ajustadas para acomodar essa nova forma de mobilidade, um exemplo disso são ciclovias que estão sendo expandidas e redesenhadas para atender às necessidades das e-bikes, garantindo segurança dos ciclistas e encorajando o uso desses veículos, de acordo com Prefeitura de São Paulo serão 1.000 km de extensão da rede até o final de 2024.

Além disso, as bicicletas elétricas contribuem para reduzir o volume de estacionamentos para carros e motos, ampliando diversos outros espaços nas cidades. Essa transformação na paisagem urbana fica mais harmoniosa e atrativa para a população, bem como também reduz o congestionamento e, consequentemente, a poluição atmosférica, tornando as ruas mais sustentáveis e agradáveis de circular.

Impacto na vida das pessoas

A crescente aquisição das e-bikes vem transformando a maneira como as pessoas se locomovem no dia a dia, pois oferecem uma opção de transporte ágil, eficiente e ecologicamente responsável. Com a ajuda da assistência elétrica, as e-bikes se tornam acessíveis e atrativas, mesmo para aqueles que não são entusiastas do ciclismo, já estão optando por deixar seus carros em casa e escolher a bicicleta elétrica como meio de transporte para o trabalho, a escola ou atividades de lazer.

O impacto dessa mudança no dia a dia das pessoas é profundo. As bicicletas elétricas oferecem uma locomoção ágil e eficiente por grandes cidades como São Paulo - onde há predominância de planaltos, trazendo, ainda, economia de tempo e dinheiro. Além disso, esses veículos eletrificados estimulam um estilo de vida mais ativo, promovendo saúde e bem-estar para as pessoas.

A revolução da micromobilidade não condiz apenas na transformação visual das cidades ou na mudança de comportamento das pessoas, mas também tem um impacto social positivo e de grande relevância. As bikes elétricas possuem potencial de democratizar o transporte, tornando-o acessível para um público mais amplo, incluindo aqueles que não podem dirigir ou não possuem automóveis.

Além disso, as e-bikes podem contribuir para reduzir a desigualdade no acesso ao transporte público. Em vários municípios, especialmente em áreas menos privilegiadas, o sistema de locomoção pública é considerado insuficiente ou inadequado. E as e-bikes surgem como uma alternativa eficiente, permitindo que as pessoas se desloquem de maneira prática, independentemente de onde moram.

Concluindo, as bicicletas elétricas desempenham um papel crucial na revolução da micro mobilidade, visando a transformação do transporte nas grandes cidades. Seu impacto na arquitetura urbana, no cotidiano das pessoas e na sociedade como um todo é visível e benéfico. À medida que as cidades continuam a se adaptar e a investir em infraestruturas para bicicletas elétricas, podemos esperar que essa tendência se fortaleça, e que as cidades se tornem mais sustentáveis, acessíveis e habitáveis para todos os seus habitantes. A revolução da mobilidade urbana está apenas começando, e as e-bikes estão liderando essa ‘virada de chave’.

* Gabriel Arcon é CEO e Co-Founder da E-Moving Mobilidade Urbana
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