Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Prefeitura do Rio promete nova licitação dos ônibus e quer implantar linhas de VLTs nas calhas do BRT Transcarioca e Transoeste

domingo, 20 de outubro de 2024

Em lugar de óleo diesel que despeja toneladas de gás carbônico na atmosfera, veículos sobre trilhos, movidos a eletricidade e que ainda acumulam energia para seguir viagem. Nas ruas, ônibus com ar-condicionado e horários exibidos nos pontos, além de linhas organizadas atendendo a toda a cidade e integradas a outros modais. Sonho dos passageiros? Não. É o plano do prefeito Eduardo Paes, que promete uma revolução no transporte público em seu próximo mandato.

Deixar para trás anos de atraso tem o seu preço. A proposta da prefeitura é implantar três novas linhas de VLT — a um custo estimado de R$ 16 bilhões. Duas delas aproveitariam as calhas do BRT Transcarioca (que vai do Terminal Alvorada, na Barra, até o Aeroporto Tom Jobim) e do BRT Transoeste (que liga o Jardim Oceânico, na Barra, a Campo Grande e Santa Cruz). Já o terceiro corredor partiria do zero para conectar sobre trilhos Botafogo à Gávea, trajeto antes previsto para ser feito pelo metrô — em um de tantos projetos ainda no papel.

Subsídios mantidos
A outra frente não requer novo investimento tão alto, mas será igualmente trabalhosa. Trata-se da licitação das linhas de ônibus municipais, que terá no contrato a exigência para que toda a frota seja climatizada, encerrando uma discussão que se arrasta há quase 15 anos. Assinados em 2010, os atuais contratos com os quatro consórcios que operam as linhas da cidade vencem em 2028 — último ano do quarto mandato de Paes — e não previam ar-condicionado nos coletivos. Além disso, está prevista uma nova racionalização das linhas, processo que foi interrompido em 2016. Essa parte deve mudar origens e destinos, para evitar superposição de trajetos e garantir a capilaridade do sistema.

A tendência, segundo fontes da prefeitura, é que o município mantenha as tarifas subsidiadas como acontece hoje, assim como remunere as empresas por quilômetro rodado. Essas duas iniciativas foram adotadas em junho de 2022 para recuperar o sistema.

Procurado, o prefeito Eduardo Paes não quis dar mais detalhes sobre seus planos. O GLOBO apurou que, internamente, o município tem a perspectiva de concluir em três anos as obras em cada corredor. O projeto da Zona Sul está pronto. Já a modelagem dos contratos de concessão e dos estudos de demanda para a “VLTização” dos corredores de BRT existentes está a cargo do BNDES e será concluída em dezembro.

O município trabalha com vários cenários para viabilizar os projetos. Um deles é tentar captar recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) junto ao governo federal. Outra opção é abrir uma concorrência, conhecida como concessão patrocinada — o futuro operador se encarregaria das obras, sendo ressarcido pelo poder público em pagamentos parcelados.

— O prefeito ainda não decidiu qual dos corredores de BRT vai priorizar. O que sabemos é que é possível manter os ônibus articulados em operação enquanto são feitas as adaptações para o VLT — disse uma fonte.

VLT na zona sul
Caso saiam mesmo do papel, os três VLTs terão ao todo 226 quilômetros de extensão. Dos três projetos, o mais barato é a implantação do VLT da Zona Sul, cujo custo é estimado em R$ 1,3 bilhão. O traçado teria 12 quilômetros e 13 estações, com o uso de faixas de trânsito já existentes em vias como as ruas Jardim Botânico, Humaitá e Voluntários da Pátria. Em julho de 2022, Paes chegou a anunciar que iniciaria a obra ainda no atual governo, para inaugurar a conexão no início de 2025, mas acabou desistindo.

O município estima que as adaptações no Transoeste e no Transcarioca exigiriam mais R$ 14,7 bilhões. A conta poderia chegar a R$ 21 bilhões, caso as obras partissem do zero.

As mudanças em estudo ocorrem após a prefeitura gastar, nos últimos três anos e meio, cerca de R$ 2 bilhões na compra de 700 articulados e de terrenos para implantar garagens para o sistema BRT. O recurso foi obtido por meio de empréstimos contraídos junto ao Banco do Brasil e à Caixa Econômica Federal, que ainda estão sendo pagos. Com a conversão para VLT, os articulados recém-comprados formariam uma reserva técnica para os demais corredores: Transolímpico (Recreio-Deodoro) e Transbrasil (Deodoro-Caju). Assim, os veículos rodariam menos e teriam uma vida útil maior, o que representaria uma economia para a prefeitura, já que são bem mais caros que os ônibus convencionais. Em uso intenso, os articulados têm que ser totalmente renovados depois de oito anos.

Mudança nos prazos
A exemplo de 2010, a nova concorrência dos ônibus, que pode ser lançada em 2026, permitirá a participação de grupos estrangeiros. Mas com diferenças. O novo edital deve prever prazos mais longos, para que as vencedoras comprem os coletivos e encontrem terrenos para implantar as garagens de ônibus. O sistema de bilhetagem será administrado pelo Jaé, que está nas mãos da prefeitura. Na última licitação, a prefeitura fixou um prazo de apenas seis meses para o cumprimento de todas as exigências, inclusive a implantação da bilhetagem, que foi assumida pela Riocard (ligada aos empresários). Por causa do prazo exíguo, grupos franceses e argentinos que se interessaram pelo negócio desistiram de participar, deixando o caminho livre apenas para empresas que já atuavam no Rio.

A prestação dos serviços pelos novos operadores dos ônibus terá ainda outra inovação. Enquanto esperam nos pontos, os usuários poderão saber quando chegará o próximo coletivo, assim como ocorre hoje no metrô e no VLT. A novidade não tem ligação com a próxima concorrência, mas com os novos contratos para a renovação do mobiliário urbano: 2,5 mil abrigos serão instalados a partir de 2027 — e terão painéis conectados ao GPS dos ônibus.

Informações: O Globo

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Trens do VLT de Salvador começam a ser transportados para procedimentos na fábrica em São Paulo

Os novos trens do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador e Região Metropolitana, adquiridos pelo Governo da Bahia do estado de Mato Grosso, começaram a ser transportados, nesta terça-feira (15), para a sede da CAF, empresa fabricante do equipamento, localizada em Hortolândia (SP). No local, os trens passarão por procedimentos de restabelecimento técnico e operacional. A previsão é de que os 40 trens começarão a ser enviados para Salvador no segundo semestre de 2025.

O VLT abrangerá três trechos: da Ilha de São João à Calçada, de Paripe a Águas Claras e de Águas Claras à orla de Piatã. No total, o percurso será de 36,4 quilômetros, com 34 paradas. O orçamento total das obras, somando os três lotes, ultrapassa R$ 5 bilhões. Por onde passar, o modal oferecerá transporte rápido, seguro, confortável e será um vetor de desenvolvimento econômico.

Em setembro, chegaram ao canteiro de obras do bairro da Calçada, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, os primeiros carregamentos de trilhos para a implantação do VLT. Além dos trilhos, vindos também do estado de Mato Grosso, um conjunto de equipamentos, que inclui o sistema de rede aérea, subestações, aparelhos de mudança de via (AMV) e de telecomunicações. O cronograma de transporte desses equipamentos segue o planejamento, com as entregas sendo realizadas em etapas até março de 2025.

Para a presidente da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), Ana Cláudia Nascimento, há, em diversas esferas do Governo do Estado, esforços para a concretização do projeto. "Nós na CTB, assim como em todo o governo estadual, seguimos trabalhando firme, com muito empenho, para entregar esta importante intervenção, que vai muito além de uma obra de transporte. O VLT será uma verdadeira revolução urbana em Salvador e Região Metropolitana, levando melhores condições de mobilidade e contribuindo para qualidade de vida de milhares de baianos e baianas".

Evolução do VLT

Considerado uma marca histórica para a mobilidade de Salvador e da Região Metropolitana (RMS), o VLT teve autorização para o início das obras em junho de 2024. Em julho, foi oficializada a compra de equipamentos elétricos e de 40 trens em parceria com o Governo de Mato Grosso. A previsão é que os primeiros testes com o modal comecem em 2026. Além disso, estão sendo realizados estudos para a ampliação da obra, estendendo o trajeto da Calçada até o Comércio e da Calçada até Itapagipe.

Economia

Os desdobramentos da licitação das Obras Civis, Energia e da aquisição do material rodante, provenientes do estado de Mato Grosso, resultaram em uma economia de R$ 846.113.675,17 em relação ao valor global do empreendimento, representando uma redução de 15,6% no custo total. Essa economia reflete o compromisso do Governo do Estado com a gestão eficiente dos recursos e com a entrega de um serviço de qualidade à população.
 
Informações: Governo da Bahia

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Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil

O novo trem da Linha 15-Prata chegou ao Brasil após o navio que o transportou atracar no Porto de Santos na noite de terça-feira (15). A unidade é a primeira de uma frota de 19 trens encomendados pelo Metrô e que estão em fabricação na China para atender a expansão da linha, que já tem obras de construção de três novas estações.

Após o desembarque, o trem passará pelo processo de liberação aduaneira, que pode levar até 45 dias. Em seguida, será transportado em sete carretas até o Pátio Oratório, na zona leste de São Paulo, onde iniciará os testes dinâmicos e estáticos, necessários para a certificação de segurança e posterior operação.

Esse novo lote de composições segue o mesmo layout das que já estão em operação na Linha 15-Prata, mas com atualização tecnológica do que existe de mais moderno no setor metroferroviário. A composição tem sete carros interligados, sistemas de telecomunicações avançados, monitoramento por câmeras, iluminação LED e gestão inteligente de energia.

Os novos trens vão melhorar a capacidade de atendimento aos passageiros, acompanhando o crescimento da Linha 15-Prata e de sua demanda, que hoje é de 140 mil pessoas por dia, garantindo maior conforto e segurança.

O lote foi encomendado junto ao Consórcio CEML – responsável pelo fornecimento dos carros para a Linha 15-Prata – e fabricados na China pela joint-venture PATS, sob a liderança da Alstom, com a participação da CRRC.

Tecnologia de ponta

Os 19 novos trens, assim como a atual frota da Linha 15-Prata, têm tecnologia de ponta, com capacidade para operar em sistema UTO (Operação de Trem sem Condutor), onde os trens funcionam de forma totalmente automatizada, semelhante à Linha 4-Amarela. Esse sistema, que já está em uso nesta linha, foi projetado com múltiplas camadas de segurança e redundância para evitar falhas graves, garantindo uma operação 100% segura, a exemplo das demais linhas do sistema metroviário.

A segurança do passageiro sempre foi prioridade no Metrô. Por isso, o sistema UTO da Linha 15 é monitorado em tempo real pelo Centro de Controle Operacional (CCO), além de já ter passado por exaustivos testes pelo fornecedor com a supervisão do Metrô para assegurar sua confiabilidade.

Nesta fase inicial, os trens ainda contam com operadores a bordo e, em breve, as estações terão profissionais especializados. Nenhum funcionário será demitido, pois serão realocados para atender as necessidades da empresa.

O monotrilho

A Linha 15-Prata do Metrô de São Paulo atualmente conta com 15 km de extensão e 11 estações, ligando o Jardim Colonial à Vila Prudente. Ela permite a redução do tempo de viagem de 50% do extremo leste ao centro.

A linha está em expansão pelo Metrô com a construção de mais 4,6 km de extensão e as estações Boa Esperança e Jacu Pêssego (a leste de Jardim Colonial), além da Ipiranga (a oeste de Vila Prudente), que vai proporcionar a conexão com a Linha 10-Turquesa, agilizando o trajeto do extremo leste ao centro de São Paulo e ao ABC Paulista.
 
Informações: Governo de SP

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Prefeitura de Salvador entrega novos ônibus com ar-condicionado

Mais 18 ônibus novos climatizados foram entregues à população de Salvador nesta quinta-feira (16), pela Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Mobilidade (Semob), na garagem G3 da concessionária OTTrans, em Campinas de Pirajá. Os novos veículos fazem parte da renovação anual da frota da cidade. Os coletivos serão destinados para linhas que operam no Terminal Acesso Norte, e devem beneficiar bairros como: Pernambués, Cabula VI, São Gonçalo do Retiro, Saboeiro, Resgate, Tancredo Neves, Sussuarana, Mata Escura, Novo Horizonte, Jardim Santo Inácio, Pau Miúdo e Macaúbas. Agora, Salvador possui 465 veículos com ar-condicionado em sua frota.

Para o titular da Semob, Fabrizzio Muller, a renovação de frota representa um esforço da gestão municipal para melhorar o transporte público da cidade. “É um esforço conjunto da Prefeitura e dos concessionários para que a gente consiga avançar na renovação de frota da cidade, oferecendo aos usuários ônibus mais novos, com ar condicionado e com muito mais conforto para a população”, destacou. Com estes 18 novos ônibus, a cidade conta com 75 veículos novos entregues na renovação de 2024, e mais 55 devem chegar ao longo do mês de novembro.

Menos poluentes – Os novos ônibus possuem motor Euro 6, com tecnologia que diminui a emissão de poluentes, ruídos e tem maior eficiência energética. Este tipo de motorização traz várias vantagens significativas que beneficiam tanto o meio ambiente quanto as pessoas. Em primeiro lugar, esse sistema foi projetado para reduzir drasticamente as emissões de poluentes, como dióxido de nitrogênio (NOx) e partículas finas. Isso ajuda a melhorar a qualidade do ar nas cidades e a diminuir os impactos negativos na saúde das pessoas, como problemas respiratórios e cardiovasculares. 

Os coletivos Euro 6 também são mais eficientes no consumo de combustível. Isso significa que eles conseguem percorrer maiores distâncias com uma quantidade menor de combustível, o que é ótimo para reduzir os custos operacionais das empresas de transporte público. Além disso, uma maior eficiência energética também contribui para a diminuição das emissões de gases do efeito estufa, ajudando a mitigar os impactos da mudança do clima.  

Outra vantagem importante da nova motorização é a utilização de tecnologias mais avançadas de controle de emissões. Isso inclui sistemas de pós-tratamento, como catalisadores e filtros, que ajudam a eliminar ainda mais os poluentes antes de serem liberados na atmosfera.
 
Informações: Governo da Bahia

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Em Campinas, Começam as intervenções de requalificação do Terminal Shopping Dom Pedro

As primeiras intervenções para a requalificação do Terminal Shopping Dom Pedro já estão em andamento. Na última quarta-feira, dia 16 de outubro, um abrigo de ônibus antigo foi removido pelas equipes de manutenção da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). Outro abrigo aguarda remoção. As obras estruturais, sob responsabilidade do Parque Dom Pedro, estão previstas para terem início até a última semana de outubro.

Os investimentos são da ordem de R$ 1 milhão. As melhorias irão beneficiar cerca de 30 mil passageiros por dia do transporte público coletivo municipal.

A ação é fruto de contrapartida pela implantação do Parque Dom Pedro; e atende termo de compromisso firmado com o Ministério Público (MP). A obra é acompanhada pela Emdec. Quando finalizada, será recebida pela Emdec e Administração municipal.

Requalificação
A requalificação do Terminal Shopping Dom Pedro abrange a substituição dos abrigos de ônibus pelo modelo “Glicério”; e a padronização dos painéis com informações aos usuários. Também prevê a acessibilidade do espaço, com implantação de piso tátil.

O Terminal irá ganhar novos banheiros acessíveis e espaço família (fraldário). Também haverá nova sinalização horizontal e vertical, melhorias na pavimentação, bueiros e guias.

Será construído um refeitório para atender aos motoristas de ônibus e trabalhadores do local. O espaço irá receber novas lixeiras.

O prazo de execução é de nove meses, podendo ser prorrogado por mais três meses.

Operação no Terminal
Durante o período de obras, o Terminal Shopping Dom Pedro continuará operando. Para viabilizar os trabalhos, o local de parada das linhas do espaço é remanejado gradativamente.

Desde a última segunda-feira, dia 14 de outubro, o local de paradas das linhas 240 (Jardim Garcia / Shopping Dom Pedro) e 377 (Vila Marieta / Shopping Dom Pedro) foi alterado. Agentes da Mobilidade Urbana da Emdec estão no local, orientando os usuários.

Terminal Shopping Dom Pedro
O Terminal Shopping Dom Pedro fica na avenida Wagner Samara, no Jardim Santa Genebra. O espaço fica ao lado do Shopping Parque Dom Pedro.

O Terminal é atendido pelas linhas 116; 119; 171; 210; 240; 244; 266; 300; 329; 338; 371; 377; e 381. Juntas, essas treze linhas transportam, em média, cerca de 30 mil passageiros por dia útil.
 
Informações: EMDEC

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Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil

Um levantamento realizado pela Aliança Bike, com base em dados obtidos via Lei de Acesso à Informação (LAI), aponta que Goiânia foi a capital brasileira com maior crescimento na extensão de ciclovias e ciclofaixas em 2024. O estudo divulgado pelo jornal Folha de São Paulo revela que a malha cicloviária da cidade teve um aumento de 66%, passando de 47 km para 78,2 km no período de um ano.

O resultado coloca Goiânia em destaque no cenário nacional, superando outras capitais como Palmas (TO) e Belém (PA). Enquanto Palmas teve um crescimento de 35,7%, saltando de 68,5 km para 93 km, Belém apresentou uma expansão de 29,2%, consolidando-se em terceiro lugar no ranking.

De acordo com a prefeitura de Goiânia, o crescimento da malha cicloviária reflete investimentos contínuos em mobilidade urbana. Nos últimos anos, a cidade entregou 20,4 km de novas ciclofaixas, sendo a conclusão do Anel Cicloviário, em 2022, uma das principais obras. Essa intervenção conecta importantes vias da cidade, como a Avenida T-63 e a Avenida dos Alpes.
Além das expansões já realizadas, a prefeitura anunciou que está em tramitação uma licitação que prevê a construção de mais 48 km de ciclofaixas. A proposta, atualmente sob análise da Semad, tem expectativa de publicação do certame ainda neste semestre.

A Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) também realiza estudos semestrais para monitorar o uso das ciclovias e ciclofaixas. Esses levantamentos, baseados na contagem de bicicletas em horários de pico e finais de semana, indicam um aumento constante no número de ciclistas que utilizam essas estruturas na capital.

Informações: Curta Mais

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No DF, Nova linha de ônibus vai atender comunidades do Trecho I do Sol Nascente

Os usuários do transporte público coletivo das regiões do Setor P Sul e do Sol Nascente contarão com mais uma linha de ônibus, a partir desta segunda-feira (21). A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) criou a linha circular 933.7 para atender, principalmente, os passageiros que se deslocam até o Instituto AMPB (Rancho Preguiça), instituição localizada no Trecho I do Sol Nascente que presta serviço de assistência social à população da região.

A nova linha será operada pela empresa Marechal, com uso de miniônibus. Serão seis viagens por dia, de segunda a sexta-feira, com tarifa de R$ 2,70. Os veículos vão partir da Rodoviária do P Sul, nos seguintes horários: 7h30, 8h30, 12h, 13h, 16h e 17h. O percurso da linha é o seguinte: Rodoviária do Setor P Sul, SHSN Chácara 42 – Fazenda Dinizlândia, SHSN Chácara 143 B, Rancho Preguiça, retornando posteriormente à rodoviária.

A linha 933.7 será importante para oferecer transporte público coletivo numa região de difícil acesso dos ônibus convencionais. Na região existem outras três linhas (de nº 933.5, 933.6 e 364.2), mas que, devido às restrições viárias, os veículos vão somente até o ponto que fica a cerca de 800 metros do Instituto AMPB. A instituição é bastante frequentada, pois oferece serviços educacionais, sociais e culturais para crianças, estudantes, profissionais, voluntários e à comunidade em geral.

*Com informações da Semob-DF

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Linhas da EMTU SP irão utilizar corredor de ônibus em Carapicuíba

Algumas linhas da EMTU que operam na região Oeste da Grande São Paulo vão começar a utilizar um novo trecho do Corredor Oeste, em Carapicuíba. A alteração ocorrerá na segunda-feira, após a conclusão das obras que requalificaram o corredor.Coisas para fazer perto de São Paulo

O trecho que passará a ser usado fica na Av. Desembargador Eduardo Cunha de Abreu. Trata-se de um trecho dr pouco mais de 1km de extensão, entre o Terminal KM21 e a Av. Brasil. A via passou por uma requalificação nos últimos dois anos, que envolveu a construção de dois novos viadutos próximo ao Poupatempo e a troca do pavimento, após a desapropriação de residências próximas.

De acordo com a prefeitura de Carapicuíba, há uma cerimônia de entrega do novo viário marcada para a manhã deste sábado. Com isso, as linhas da EMTU que estavam operando com desvios pela Av. Pilar do Sul e região da COHAB retornarão aos seus itinerários originais, utilizando a faixa da esquerda, onde está o corredor de ônibus.

Cartazes estão fixados nos ônibus desde o início da semana para informar os passageiros sobre as mudanças. Atualmente, parte destas linhas já utilizam o trecho entre o Terminal Carapicuíba e a Parada Arsenal de Guerra, em Barueri. As linhas que utilizaram o corredor novo ligam as cidades de Barueri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Santana de Parnaíba e Pirapora do Bom Jesus.

Informações: Correio Paulista

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Marcopolo apresenta primeiro ônibus elétrico produzido no Espírito Santo

Ao comemorar 10 anos de atividades no Espírito Santo, a fábrica da Marcopolo em São Mateus, entregou o primeiro ônibus elétrico produzido na unidade. Nesta quinta-feira (17), para apresentar a novidade, a diretoria da empresa recebeu o vice-governador e secretário de Desenvolvimento do Estado, Ricardo Ferraço; o secretário de Estado da Fazenda, Benício Costa; e diretores do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes).

O modelo Attivi Integral é o primeiro ônibus 100% elétrico produzido (chassi e carroceria) pela companhia em território capixaba, a nova linha contou com um investimento de R$ 50 milhões para produção. O ônibus tem capacidade para 80 passageiros e autonomia de até 280 quilômetros, com um tempo de carga de até 4 horas.

A expansão da planta conta com apoio do Programa de Incentivo ao Investimento no Estado do Espírito Santo (Invest-ES). O projeto prevê aumento na produção diária de veículos, passando de 16 para até 26 unidades, a contratação de mais profissionais, com uma previsão de crescimento de até 20% no quadro de funcionários da unidade.

Além de apresentar o modelo Attivi Integral, a fábrica de São Mateus se prepara para realizar sua primeira exportação de 50 ônibus urbanos para Angola, e algumas unidades também para a Costa Rica.

“A ampliação da Marcopolo em São Mateus é um exemplo claro de como o Governo do Estado está comprometido em criar um ambiente favorável para o crescimento industrial. Por meio de incentivos, conseguimos atrair novos investimentos, gerar empregos e fortalecer a economia local, ao mesmo tempo em que colocamos o Espírito Santo no mapa da inovação em mobilidade elétrica. Esse projeto não só beneficia a população de São Mateus, mas todo o Estado. Com mais postos de trabalho e a exportação de veículos para o exterior, mostramos que o Espírito Santo está pronto para competir globalmente, com uma indústria moderna e sustentável”, afirmou o vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço.
O CFO da Marcopolo, Pablo Motta, reforçou a importância do apoio do Governo do Estado para o projeto, e destacou a relevância estratégica desse investimento para a empresa e para a região. “Nosso objetivo é acompanhar os avanços da mobilidade com as melhores soluções para o transporte, e os investimentos em São Mateus são um exemplo desse trabalho. A fábrica está em uma localização estratégica, que nos permite atender empresas de todo o país e companhias internacionais, por isso apostamos na ampliação da capacidade técnica e produtiva da companhia na região”, pontuou Motta.

O Programa Invest-ES, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento (Sedes), tem como objetivo atrair novos investimentos e promover o desenvolvimento econômico do Espírito Santo, estimulando a criação de novos empregos e o fortalecimento da indústria no Estado. A Marcopolo é uma das empresas beneficiárias do programa, e conta com mais de 2 mil colaboradores em território capixaba.

Informações: Agora ES

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João Pessoa recebe 120 novos ônibus para o transporte coletivo desde 2023

Desde 2023, a cidade de João Pessoa já recebeu 120 novos ônibus 0km, que estão renovando o transporte coletivo da capital, de acordo com o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de João Pessoa (Sintur-JP). Essa renovação permite que a cidade se consolide com a terceira frota de ônibus mais moderna do Nordeste. A última entrega desses ônibus novos aconteceu em setembro.

Os novos ônibus são equipados com motores Mercedes Euro 6, que têm a capacidade de reduzir significativamente a emissão de gases poluentes. Além disso, os veículos contam com portas USB, Wi-Fi gratuito e plataformas de acessibilidade para garantir mais conforto às pessoas com deficiência.

“Tudo isso faz parte de nosso compromisso de melhoria contínua do transporte coletivo em João Pessoa, um serviço essencial para nosso dia a dia”, comentou Isaac Júnior Moreira, diretor institucional do Sintur-JP.
Os motores Euro 6 representam um avanço importante em termos de sustentabilidade no transporte coletivo. Eles utilizam o diesel S-10, que possui baixo teor de enxofre, sendo uma opção mais limpa em comparação ao diesel comum (S500). Essa motorização adota tecnologias avançadas, como a Redução Catalítica Seletiva (SCR) e a Recirculação de Gases da Exaustão (EGR), exigidas pela nova regulamentação, que é ainda mais rígida em termos de controle de emissões.

Acessibilidade aprimorada
Os novos veículos também oferecem melhorias na acessibilidade. Equipados com elevadores do tipo sedã, proporcionam mais conforto e segurança para o embarque de passageiros com mobilidade reduzida, promovendo uma experiência mais inclusiva.

"Geladinho" e conectividade: ônibus com ar-condicionado e Wi-Fi
Entre os 120 novos ônibus entregues, 20 fazem parte da frota opcional conhecida como "Geladinho", oferecendo aos passageiros mais conforto com ar-condicionado e conectividade com Wi-Fi gratuito. Esses veículos visam melhorar a qualidade do serviço de transporte público, proporcionando uma viagem mais agradável, especialmente nos dias mais quentes.

Investimento no Terminal de Passageiros da Lagoa
Além da modernização da frota, um outro destaques é o novo Terminal de Passageiros da Lagoa, projetado para oferecer mais comodidade aos passageiros do transporte coletivo.

Segundo o Sintur-JP, é essencial que o terminal seja utilizado exclusivamente pelos passageiros, evitando o uso inadequado do espaço, a fim de garantir a qualidade e a funcionalidade do serviço.

A renovação da frota e os investimentos em infraestrutura demonstram o compromisso contínuo com a melhoria do transporte coletivo na capital, trazendo mais conforto, acessibilidade e sustentabilidade para a população. As expectativas para 2025 são de continuidade nesses avanços.

Informações: g1 PB

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Porto Alegre terá alterações no transporte público a partir desta segunda-feira, confira:

A Secretaria de Mobilidade Urbana (SMMU), por meio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), informa que a partir desta segunda-feira, 21, entrará em circulação a nova linha 272.6 - Moradas da Hípica via Costa Gama para atender a demanda de passageiros da Estrada Costa Gama. Além desta linha com 12 viagens, sendo seis por sentido, outras 15 terão alteração na oferta, o que resulta em 97 viagens a mais no sistema de transporte público de Porto Alegre. As mudanças serão na tabela horária oficial de dias úteis das bacias operacionais executadas pelos consórcios MOB (Bacia Norte/Nordeste), Viva Sul (Bacia Sul) e Via Leste/Mais (Bacia Leste/Sudeste).

A alteração atende determinação do Centro de Controle Operacional de Transportes (CCOt), que faz a análise diária do monitoramento da frota de ônibus municipal em tempo real, com acesso a informações importantes para a tomada de decisões estratégicas. 

Para ter agilidade nos embarques nos ônibus, os usuários podem emitir, sem custo, o seu Cartão TRI de Passagem Antecipada do sistema de bilhetagem eletrônica, e fazer recargas pelo app TRI POA, disponível para smartphones ou tablets. Os passageiros também podem adquirir no aplicativo uma passagem única em QR Code ou comprar até dez unidades, com pagamento por pix. Após a compra, o QR Code fica disponível dentro do aplicativo para ser apresentado ao validador ao passar na roleta do ônibus. 

Para consultar a localização dos ônibus em tempo real, com GPS em 100% da frota, ou para planejar seus deslocamentos e se informar sobre as linhas e itinerários do transporte público, os usuários podem utilizar os aplicativos Cittamobi, Moovit, e TRI, o app do Cartão TRI, ou verificar as tabelas nos serviços de consulta disponíveis no site linhas.eptc.com.br e no aplicativo 156+POA.

Linhas com ampliação na oferta de viagens:

Bacia Norte / Nordeste - MOB (2 linhas)
• 621 - Nova Gleba/Santa Rosa, +14 viagens
• 627 - Agostinho, +10 viagens

Bacia Sul - Viva Sul (7 linhas)
• 165 - Cohab, +10 viagens
• 251 - Alpes, +14 viagens
• 267.2 - Lami (Via Beco da Vitória), +2 viagens
• 272.6 - Moradas da Hípica via Costa Gama, 12 viagens
• A74 - Alimentadora Canta Galo/Extrema, +1 viagem
• D67 - Lami Via Belém Novo/Direta, +1 viagem
• R67 - Rápida Lami Via Belém Novo, +3 viagens

Bacia Leste / Sudeste - Mais/Via Leste (7 linhas)
• 394.6 - Quinta do Portal/Mapa até Salgado Filho, +10 viagens
• 395 - Quinta do Portal/Salgado Filho, +1 viagem
• 395.3 - Quinta do Portal/Via Ipiranga, +1 viagem
• 397 - Bonsucesso, +1 viagem
• 397.3 - Bonsucesso via Ipiranga, +1 viagem
• 441 - Antônio de Carvalho, +6 viagens
• R32.1 - Rápida - Bonsucesso/Parada 13, +10 viagens

Informações: Prefeitura de Porto Alegre

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Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960