O vão existente entre os trens alinhados e a área de embarque é maior nas estações construídas em trechos de curvas, como na São Bento, na linha 1 -Azul. Geralmente, passageiros desatentos ou com mobilidade reduzida inserem os pés no espaço, acidentalmente e podem se ferir. Esse tipo de acidente já foi registrado, mas sem gravidade, de acordo com a assessoria de imprensa do órgão. Não foi informado o número de acidentes ocorridos nos últimos meses.
Até ontem, o novo equipamento só estava no sentido Jabaquara da estação Sé, mas o metrô promete colocar os redutores nas quatro plataformas existentes na estação. Para os passageiros que passam rapidamente pelo local, o novo item de segurança passou despercebido.
Acompanhada pelo filho de 7 anos, a operadora de telemarketing Sheila Rodrigues Ventura, 29, que vinha da estação Palmeiras-Barra Funda, diz que a criança quase se machucou ao desembarcar na Sé. "Na hora em que a gente foi sair do trem, empurraram e ele quase caiu no buraco". Ela lamenta a falta de respeito dos passageiros.
O desrespeito dos passageiros que utilizam o transporte também foi o principal motivo do ferimento de um usuário. "Outro dia, estava aquele empurra-empurra, uma pessoa pisou falso e caiu no buraco", conta o vendedor Josué Araújo Filho, 50. "Agora, isso poderá ser evitado".
Com carrinhos cheios de roupas, a vendedora Sônia Regina de Alcântara, veio de Mongaguá (no litoral de São Paulo) para fazer compras na região do Brás (no centro de São Paulo). Para voltar para casa, ela enfrentou dificuldades para entrar com a mercadoria no vagão. "Isso vai melhorar muito para todos nós. Já vi tanto sapato caindo na linha. Já que colocaram o equipamento aqui [na Sé], poderiam colocar em todas as estações também."
Com 93 anos, a aposentada Maria da Silva, disse que conhece várias pessoas que já se machucaram no vão do metrô, mas diz que nunca teve problemas, pois sempre ficou atenta. "Se tivesse algo para ficar mais próximo seria melhor para qualquer pessoa, independente da idade", diz.
O Metrô diz estudar a colocação do dispositivo em outras estações. A instituição não divulgou o valor gasto com os equipamentos.