Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Brasileiros sofrem com a superlotação dos ônibus

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Na região metropolitana de Belém, os ônibus são o único meio de transporte público pra atender mais de um milhão de pessoas, ou seja, a metade da população. Na linha que sai do centro de Belém e vai até Ananindeua, o município vizinho, segundo o motorista, a viagem dura 45 minutos com trânsito normal, mas isso quase nunca acontece.
No Rio de Janeiro, a cena é comum no horário de rush: nos pontos de ônibus, há muitas filas com passageiros, que já pegam o transporte público lotado. Os ônibus já saem cheios do ponto.

Em Salvador, quem pega ônibus para voltar para casa já sabe que vai enfrentar aquele que é, de longe, o pior horário do trânsito na cidade, onde o número de veículos quase dobrou nos últimos dez anos. Em média, 1,3 milhão de pessoas, quase metade da população da cidade, usam o transporte público diariamente.

Em Curitiba, 2,3 milhões de pessoas dependem do transporte coletivo todos os dias. Na cidade, há vias exclusivas para as principais linhas de ônibus, o que torna o transporte rápido. Mas isso não quer dizer que o passageiro não tenha de enfrentar um aperto danado na hora que sai do trabalho e vai para casa.
Um milhão e oitocentas mil pessoas utilizam ônibus no grande Recife. O ônibus tem capacidade para 80 passageiros. E estão sempre lotados.

Em São Paulo, mais de seis milhões de pessoas dependem dos ônibus. No horário de pico, a velocidade média dos ônibus cai para 15 km por hora. O trajeto, em condições normais de trânsito, deveria levar 30 a 40 minutos. No horário do rush, o tempo vai para uma hora e meia, uma hora e 40 minutos.
“O que diminui muito a capacidade do corredor é ser compartilhado com táxi. Atrapalha grande parte da população em benefício de poucos’, diz o urbanista Ricardo Corrêa.

O urbanista, especialista em transporte, diz que aumentar o número de ônibus não adianta. Nas grandes cidades, o certo seria um sistema integrado. "Todo integrado, como acontece nas grandes cidades do primeiro mundo, onde o transporte coletivo é planejado com maior dignidade", afirma Corrêa.
Fonte: Jornal O Globo
READ MORE - Brasileiros sofrem com a superlotação dos ônibus

Goiânia: Display de Ponto de Parada: auxílio ao cliente RMTC

Tecnologia de primeiro mundo a serviço do cliente RMTC. O Display de Ponto de Parada, que utiliza tecnologia sueca advinda da Volvo – como o sistema ITS4MOBILITY instalado em todos os ônibus da Rede –, possibilita que o cliente se informe sobre as linhas e os minutos restantes para a chegada dos dois próximos ônibus em determinado ponto de parada.
Atualmente, 14 Displays estão distribuídos por nove bairros da capital, instalados em locais de intensa movimentação, como supermercados, shoppings e universidades. O diretor do Consórcio Rmtc, Leomar Avelino, explica que a definição é feita a partir da análise do fluxo de pessoas, para que as informações tenham alcance máximo ao grupo interessado. “Na configuração atual, milhares de pessoas têm acesso a informação relevante. Contudo, no momento, não podemos, ainda, disponibilizar os suportes nos pontos de embarque devido a possibilidade de depredação”, salienta.

Fonte: RMTC
READ MORE - Goiânia: Display de Ponto de Parada: auxílio ao cliente RMTC

Corredor exclusivo para ônibus gera mais de 45 multas em menos de 24 horas

Mais de 45 autuações já foram aplicadas em menos de 24 horas de funcionamento da faixa exclusiva para ônibus na avenida Desembargador Santos Neves. A via foi liberada na tarde desta quarta-feira (13). No entanto só nesta quinta-feira (14), das 6h às 15h, os fiscais aplicaram 30 autuações de trânsito da Guarda Civil Municipal de Vitória, exatamente o dobro das que foram aplicadas das 17h às 22h30 de quarta.

No local existem placas e avisos no asfalto para que os motoristas não invadam o local exclusivo dos ônibus, mas mesmo assim alguns motoristas não respeitam e acabam passando pela pista.

O artesão, Samuel Marques Oliveira,36, realizou a conversão proibida e retornou para tentar conversar com o agente e explicar a situação. Ele alegou que não sabia da nova faixa para ônibus.

"Eu estava seguindo o ônibus. Estava um trânsito intenso e quando o ônibus virou que eu vi que não podia estar ali, mas já era tarde demais. Não tinha como mudar de faixa caso contrário iria causar um acidente e por isso tive que virar. Neste momento eu vi o guarda com a caneta e logo pensei na multa. Por isso estacionei o carro e vim conversar com o guarda para poder explicar que realmente não sabia".

Um outro motorista, que não quis se identificar, que também passou pela faixa e só saiu após ver o agente de trânsito não concordou com a multa aplicada. "Não é justo. Eu apenas entrei e sai da faixa. Eles deveria relevar pois eu não sou daqui, e assim como eu, muitos não sabem desta faixa exclusiva".

Já o major Edmilson Batista Santos ressaltou que os motoristas precisam ficar atento pois os avisos estão durante todo o percurso de aproximadamente 200 metros. "É preciso ficar atento. Mas percebemos que os motoristas que são de fora acham que podem cometer esta infração sem ser flagrado pelos agentes".

A faixa é de uso exclusivo dos ônibus e os motoristas que desrespeitarem o corredor estará sujeito a multa de R$ 255,00 e a perda de 10 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) caso a conversão seja feita pela faixa.

READ MORE - Corredor exclusivo para ônibus gera mais de 45 multas em menos de 24 horas

DF: Agnelo promete instalar GPS nos ônibus para mostrar localização de veículos

Sistema de monitoramento por satélite nos ônibus e a tecnologia a favor dos usuários do transporte público no DF, foi o que prometeu o candidato do PT ao Palácio do Buriti, em sabatina na TV Bandeirantes nesta noite de quinta-feira (14). Agnelo Queiroz disse que em seu governo será possível contar com a tecnologia de GPS (sigla em inglês que significa Sistema de Posicionamento Global) e celulares para que os passageiros saibam os horários que os ônibus em cada parada, por exemplo. O candidato Citou os corredores exclusivos, o bilhete único e a integração como medidas a serem implementadas. Ele garantiu o combate aos cartéis tanto no transporte público quanto na venda de combustíveis, mas não afirmou o que deve fazer para evitar deixar as principais linhas de ônibus nas mãos de poucas empresas, como acontece hoje.

Fonte: Correio Braziliense
READ MORE - DF: Agnelo promete instalar GPS nos ônibus para mostrar localização de veículos

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960