Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

São Paulo: Saiba quais as Linhas de ônibus que atendem os locais das provas da 2ª fase da Fuvest

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009


A São Paulo Transporte (SPTrans) informa as linhas que atendem aos locais e imediações para realização das provas da 2ª fase da Fuvest. Em cada linha haverá pelo menos um veículo adaptado para pessoas com mobilidade reduzida. As provas serão realizadas de 3, 4 e 5 de janeiro. Os portões dos locais de prova da Fuvest 2010 serão abertos às 12h30 e fechados às 13h.

Para informações sobre os trajetos de linhas de ônibus consulte itinerários no link abaixo ou ligue 156.

READ MORE - São Paulo: Saiba quais as Linhas de ônibus que atendem os locais das provas da 2ª fase da Fuvest

Grande Recife aumenta o número de viagens das linhas bacuraus para o réveillon

As pessoas que irão para o Centro do Recife e o bairro de Boa Viagem passar o réveillon poderão contar com os ônibus. O Grande Recife Consórcio de Transporte está aumentando o número de viagens de todas as 41 linhas bacuraus que operam no Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR). Os intervalos entre os coletivos deve ser de no mínimo 15 minutos e de 1h no máximo. Cerca de 327 viagens serão realizadas durante toda a madrugada da sexta-feira (1).
É uma pena que o consórcio Grande Recife continue atrás de outros administradores de transportes pelo Brasil em não informar os horários em seu Site:

Confira abaixo a lista das linhas envolvidas:
AEROPORTO; RES.BOA VIAGEM; JARDIM PIEDADE; CANDEIAS; MORENO; TOTÓ CURADO II; CURADO IV; ALTO STA. TEREZINHA; JARDIM BRASIL; AGUAS COMPRIDAS; OURO PRETO; MARANGUAPE II; RIO DOCE; PAU AMARELO; TORRÕES; MONSENHOR FABRÍCIO; CDU VÁRZEA; CAVALEIRO;JARDIM SÃO PAULO; MIRUEIRA; IGARASSU; CAETÉS; NOVA DESCOBERTA; BREJO; SÃO LOURENÇO; LOT. S. COSME E DAMIÃO; CABO; NOVA DESCOBERTA; M.DA CONCEIÇÃO; C.DO JENIPAPO; UR-11; JABOATÃO; DOIS UNIDOS; A.JOSÉ BONIFÁCIO; AMPARO; DOIS IRMÃOS/ RUI BARBOSA; UR-02(Ibura); ALTO DOIS CARNEIROS E JORDÃO C.MARCOS FREIRE.

READ MORE - Grande Recife aumenta o número de viagens das linhas bacuraus para o réveillon

Manaus:Novos cadastros e renovação para meia passagem já podem ser realizados


Todos os estudantes que se cadastraram em 2009 para a meia passagem no transporte coletivo, devem renovar seus dados por meio do site da Prefeitura. O prazo para o recadastramento termina dia 31 de janeiro e quem não renovar suas informações pode ter o Cartão suspenso para a compra dos passes estudantis.
De acordo com o Instituto Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (IMTT), gerenciador do sistema da meia passagem, o recadastro é obrigatório para os alunos que usam o Cartão PassaFácil Estudantil e querem manter o benefício em 2010.
O IMTT convoca ainda, dentro do mesmo período, os estudantes que ainda não se cadastraram e vão precisar usar a meia passagem em 2010. Para ter acesso ao Cartão PassaFácil pela primeira vez, o aluno ou responsável deve se dirigir a um dos 11 postos de Atendimento do Sinetram, apresentando carteira de identidade ou certidão de nascimento e fazer o cadastro.
Quem vai se recadastrar deve declarar agora, entre várias informações, se mudou de escola, de curso, se passou de ano, se está fazendo mais um curso. Esses dados serão cruzados com as informações das instituições de ensino que o aluno declarou fazer parte.
READ MORE - Manaus:Novos cadastros e renovação para meia passagem já podem ser realizados

São Paulo: Término de obras normaliza itinerários na região do Ipiranga


Em função do término de parte das obras da futura Estação Paulista da linha 04 - Amarela do Metrô, na Rua Greenfeld, entre as Ruas Agostinho Gomes e Arroio Hondo, na região do Ipiranga, a SPTrans normalizou os itinerários das linhas de ônibus que circulam pelo local.

Linhas e Itinerários:
* 476A/10 Ipiranga - Terminal Santo Amaro
Ida: sem alteração.
Volta:normal até a Rua Bom Pastor, Rua Greenfeld, Rua Lino Coutinho, prosseguindo normal.
* 477A/10 Sacomã - Ceasa
* 477P/10 Ipiranga - Rio Pequeno
* 478P/31 Sacomã - Pompéia
Ida: normal até a Rua Bom Pastor, Rua Greenfeld, Rua Lino Coutinho, prosseguindo normal.
Volta: Sem alteração.
* 575C/10 Vila Matias - Metrô Conceição
Ida: normal até a Rua Silva Bueno, Rua Bom Pastor, Rua Greenfeld, Rua Agostinho Gomes, prosseguindo normal.
Volta: normal até a Rua Bom Pastor, Rua Greenfeld, Rua Lino Coutinho, prosseguindo normal.
* 574J/10 Metrô Conceição - Terminal Vila Carrão
Ida: normal até a Rua Bom Pastor, Rua Greenfeld, Rua Lino Coutinho, prosseguindo normal.
Volta: normal até a Rua Silva Bueno, Rua Bom Pastor, Rua Greenfeld, Rua Agostinho Gomes, prosseguindo normal.
* 571T/10 Terminal Sacomã - Terminal Rodoviário Tietê
* 5705/10 Terminal Sacomã - Metrô Vergueiro
Ida: sem alteração.
Volta: normal até a Rua Silva Bueno, Rua Comte Taylor, Rua Agostinho Gomes, Rua Francisco Peres, Term. Sacomã.
* 5104/10 Terminal Sacomã - Praça da República
* 5107/10 Terminal Sacomã - Terminal Correio
* 513L/10 Terminal Sacomã - Penha
Ida: Terminal Sacomã, Rua Bom Pastor, Rua Greenfeld, Rua Lino Coutinho, prosseguindo normal.
Volta: normal até a Rua Silva Bueno, Rua Comte Taylor, Rua Agostinho Gomes, Rua Francisco Peres, Term. Sacomã.
* 5703/10 Clube Atlético Ipiranga - Metrô Imigrantes
Sentido Único: normal até a Rua Clemente Pereira, Rua Agostinho Gomes, Rua Greenfeld, Rua Lino Coutinho, prosseguindo normal.
* 5102/10 Terminal Sacomã - Term. Amaral Gurgel - Noturna
Ida: sem alteração.
Volta: normal até a Rua Silva Bueno, Rua Comte Taylor, Rua Agostinho Gomes, Rua Francisco Peres, Terminal Sacomã.
* 5020/10 Hospital Heliópolis - Terminal Sacomã
Ida: normal até a Rua Comte Taylor, Rua Agostinho Gomes, Rua Francisco Peres, Terminal Sacomã.
Volta: sem alteração.
* 5032/10 Vila Arapuá - Terminal Sacomã
Ida: normal até a Rua Silva Bueno, Rua Comte Taylor, Rua Agostinho Gomes, Rua Francisco Peres, Terminal Sacomã.
Volta: sem alteração.
* C008TRO São Caetano do Sul - Terminal Sacomã
Ida: normal até a Rua Comte Taylor, Rua Agostinho Gomes, Rua Francisco Peres, Terminal Sacomã.
Volta: sem alteração.
* C018TRO Santo André - Terminal Sacomã
* C063TRO Ribeirão Pires - Terminal Sacomã
* C063EX1 Rio Grande da Serra - Terminal Sacomã
* C066TRO Santo André - Terminal Sacomã
* C158TRO Mauá - Terminal Sacomã
* C160TRO Mauá - Terminal Sacomã
Ida: normal até a Rua Comte Taylor, Rua Agostinho Gomes, Rua Francisco Peres, Terminal Sacomã.
Volta: sem alteração.
* 494TRO São Caetano do Sul - Metrô AIto Ipiranga
* 493TRO Santo André - Metrô Alto Ipiranga
Ida: sem alteração.
Volta: normal até a Rua Audísio de Alencar, acesso, Complexo Viário Escola de Engenharia Mackenzie, Rua Cipriano Siqueira, Av. Almirante Delamare, prosseguindo normal.

READ MORE - São Paulo: Término de obras normaliza itinerários na região do Ipiranga

Grande Vitoria: Horários de linhas do Transcol e Seletivo pelo celular


Os usuários do Sistema Transcol contam agora com uma novidade para facilitar a programação de suas viagens de ônibus na Grande Vitória. A Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV) disponibilizou o Ceturb Mobile, serviço que possibilita acesso aos quadros-horários e itinerários das linhas do Sistema Transcol e Serviço Seletivo pelo celular.

Por ter sido implementado na linguagem Java, o Ceturb Mobile pode ser executado na grande maioria dos aparelhos celulares e SmartPhones com os sistemas Symbian, Windows Mobile, BlackBerry. Na capa deste site está disponível um link com o passo a passo para fazer o download do programa, que posteriormente pode ser transferido para outro celular via bluethooth.

Pelo aparelho, é possível visualizar um menu com opções para acessar o quadro de horários, os itinerários e as linhas de ônibus, além de opções para atualizar, ajuda e mais informações sobre o programa. Assim, usuários das linhas de ônibus do Sistema Transcol e Serviço Seletivo podem consultar os horários de partida dos terminais e bairros e itinerários das linhas de ônibus em qualquer lugar, a qualquer hora, por meio do celular.

Confira as vantagens do Ceturb Mobile

- Permite que o usuário tenha maior controle sobre seus horários, evitando muito tempo de espera ou atrasos para o embarque;

- Diminui o número de consultas via telefone (08000 391517) e, conseqüentemente, o tempo de espera ao atendimento via telefone dos usuários que não possuem o Ceturb Mobile ou dos usuários que desejam outras informações que não sejam horários e itinerários;

- A consulta pode ser realizada de qualquer lugar, a qualquer hora, além de fornecer os dados sempre atualizados, pois, os mesmos são consultados diretamente na base de dados da Ceturb-GV;

- Por ser um aplicativo residente no aparelho, o custo da consulta é muito menor do que se a mesma fosse feita no aparelho, navegando no site da Ceturb-GV;

- Os resultados das consultas ficam salvos na memória do celular, evitando que o usuário tenha que se conectar à Internet e pagar (dependendo do plano e tecnologia do aparelho) a tarifa pela transferência de dados sempre que quiser consultar informações sobre uma linha que ele já tenha consultado anteriormente.

Aparelhos que possuem conexão Wi-Fi ou tecnologia 3G com plano de dados 3G habilitado não terão suas consultas na Internet tarifadas. O custo será zero.

Caso o aparelho não possua as tecnologias citadas acima, ao efetuar uma consulta o usuário pagará o custo dos dados trafegados à sua operadora. Cada operadora calcula o custo do trafego de dados de acordo com o plano do aparelho e com sua tabela de tarifas. Desta forma o usuário pagará pela quantidade de dados enviados e recebidos, ou seja, dados trafegados.
READ MORE - Grande Vitoria: Horários de linhas do Transcol e Seletivo pelo celular

Em Cuiabá, Período de férias reduz ônibus em algumas linhas


No período de férias escolares algumas linhas de ônibus que atuam em Cuiabá terão alteração em sua operação, com uma pequena redução na frota, a fim de se adequar à demanda desse período. A mudança começou na semana passada e se encerrará em data a ser definida pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes Urbanos (SMTU), conforme calendário escolar das instituições de ensino.

As linhas que terão redução nos carros são:
101 Coophamil/Centro
204 Bordas da Chapada / Centro
206 Jd. Florianópolis / Centro
301 Jardim Vitória / Centro ver nova planilha
302 Vila da Serra / Centro (T. CPA I)
308 Terminal CPA III / Ribeirão do Lipa
309 Vila da Serra / Centro (via 1º de Março)
311 Term. CPA III / Centro (via Novo Mato Grosso)
314 Bela Vista / Centro
319 Três Barras / Porto
323 T. CPA III / C. Reab. Dom Aquino/Detran/Assembléia)
409 Praeiro / Centro
410 Term. Antártica (via Santa Rosa) / Grande Terceiro
412 Term. CPA III / Centro (via Planalto)
501 Santa Laura / Centro
503 Osmar Cabral / Rodoviária
504 Santa Laura /Senhor dos Passos
507 Tijucal / Centro
509 Osmar Cabral/Porto
512 Santa Laura/Centro (via Beira Rio)
604 Jd. Gramado / Centro de Eventos do Pantanal
605 Itapajé / Santa Amália
608 Parque Residencial / Jardim Cuiabá
609 Parque Cuiabá / Santa Isabel
705 Pedra 90 / Centro (Choppão)
707 CAIC / Prainha
708 Pedra 90 / Centro
A65 Alim. Distrito Industrial / BR 364
A69 Alim. Distrito Industrial / Rodovia dos Imigrantes
C04 Circular UNIC/Centro
330 - Terminal CPA III /
READ MORE - Em Cuiabá, Período de férias reduz ônibus em algumas linhas

No Distrito Federal, TCB lança os primeiros ônibus com ar condicionado e piso baixo


A partir desta terça-feira (29), os usuários das linhas 108 (Rodoviária – Esplanada dos Ministérios) e 108.3 (Rodoviária – Esplanada dos Ministérios - STJ – PIER 21) terão quatro novos ônibus da Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília – TCB. Os ônibus seguem os padrões especificados para a frota do Programa Brasília Integrada: têm ar condicionado e piso baixo, garantindo acessibilidade universal. Em até 120 dias devem chegar mais cinco ônibus do mesmo padrão.
Além de mais conforto, os ônibus terão atendimento estendido até as 21h na Esplanada dos Ministérios. A tarifa cobrada é de R$ 1,50.
Os novos veículos fazem parte do programa de revitalização da TCB proposto pelo secretário de Transportes, Alberto Fraga, no início do governo. “Esses quatro novos ônibus e os outros cinco que vão chegar foram comprados com recursos próprios da TCB. Isso demonstra que a empresa está se recuperando bem”, diz Fraga.
A empresa investiu R$ 332,6 mil na compra de cada veículo.

Fonte: Jornal de Brasília
READ MORE - No Distrito Federal, TCB lança os primeiros ônibus com ar condicionado e piso baixo

Grande Vitória: Confira programação do Transcol e Seletivo para o Ano Novo


Para garantir a ida e volta das pessoas que vão passar a virada do ano nas praias da Grande Vitória, a Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV) programou uma operação especial para o Sistema Transcol, com acréscimo de 95 viagens em nove linhas de ônibus.

Quatro linhas noturnas - serviços especiais que circulam de madrugada, conhecidas como "bacuraus" - realizarão mais 73 viagens durante a madrugada e outras cinco linhas que dão acesso às praias dos municípios de Serra e Vila Velha serão reforçadas, recebendo, ao todo, acréscimo de 22 viagens.

Reforço dos serviços noturnos (“bacuraus”).

* 622 - Praia da Costa / Hospital São Lucas – intervalos de 45 minutos, das 22h de quinta-feira (31) às 4h de sexta-feira (01)Frota regular: 1 ônibusFrota reforçada: 3 ônibus - Acréscimo de viagens: 17

* 628 – Vale Encantado / Hospital São Lucas - intervalos de 45 minutos, das 22h de quinta-feira (31) às 4h de sexta-feira (01)Frota regular: 1 ônibusFrota reforçada: 3 ônibus - Acréscimo de viagens:

* 17838 – Balneário de Carapebus / Rodoviária - intervalos de 45 minutos, das 22h de quinta-feira (31) às 4h de sexta-feira (01)Frota regular: 1 ônibusFrota reforçada: 3 ônibus - Acréscimo de viagens:

* 9837 - Nova Almeida / Rodoviária – intervalos de 25 minutos, das 22 horas de quinta-feira (31) às 05h10 de sexta-feira (01)Frota regular: 2 ônibusFrota reforçada: 7 ônibus - Acréscimo de viagens: 30

Reforço das linhas de praia para o primeiro dia do ano
Quem quiser curtir o Réveillon até o final e ver o primeiro dia de 2010 raiar na praia terá viagens a mais em linhas convencionais no sentido praia - terminais, do final da madrugada até o início da manhã.
Haverá reforço nas seguintes linhas:

* 845 - Costa Bela / Terminal Jacaraípe - reforço das 4h40 às 6h10, com intervalos de dez minutosAcréscimo de viagens: 10854 - Praia Grande / Terminal Jacaraípe - reforço das 4h30 às 6h15, com intervalos de 15 minutos Acréscimo de viagens:

* 8613 - Ponta da Fruta / Terminal ItaparicaAcréscimo de viagens: duas (às 4h40 e às 5h)609 - Barra do Jucu / Terminal ItaparicaAcréscimo de viagem: 1 (às 4h35)

* 831 - Manguinhos / Terminal CarapinaAcréscimo de viagens: 1 (às 5h)Quadros-horáriosQuinta-feira (31) – Todas as linhas do Transcol circularão com quadro-horário de dias úteis. As linhas do Serviço Seletivo circularão com quadro-horário de dias úteis, com exceção das seguintes linhas, que serão operadas de acordo com quadro-horário de sábado:

* 1801 (Jacaraípe / Rodoviária via Laranjeiras), 1802 (Serra / Rodoviária via Shopping),
* 1804 (Serra Dourada III / Rodoviária via Barcelona) e
* 1805 (Praia Grande / Rodoviária via Manguinhos).

A linha 1900 (Marcílio de Noronha / Jardim Camburi via Expedito Garcia) não terá as viagens de 21h20, partindo de Marcílio de Noronha, e de 22h10 e 22h40, partindo de Jardim Camburi.
A linha 1901 (Marcílio de Noronha / Praia da Costa via Expedito Garcia) não terá as viagens de 21 horas e 21h30, partindo de Marcílio de Noronha, e de 22h10 e 22h45, partindo da Praia da Costa.Sexta-feira (01) - Todas as linhas do Transcol circularão com quadro horário de feriado.
As linhas do Serviço Seletivo não circularão, exceto a linha 1901 (Marcílio de Noronha / Praia da Costa via Expedito Garcia – Lindenberg). Serviço Especial Mão na Roda será mantido Os usuários do Serviço Especial Mão na Roda que quiserem ir conferir a passagem de ano na praia ou em qualquer outro ponto da Região Metropolitana da Grande Vitória terão seus deslocamentos de ida e volta garantidos. Todos os dias serão realizadas viagens previamente agendadas, das 5 às 24 horas.
READ MORE - Grande Vitória: Confira programação do Transcol e Seletivo para o Ano Novo

Táxis continuarão circulando nos corredores de ônibus em SP até o fim de março


A Secretaria Municipal de Transportes (SMT) de São Paulo renovou, até 31 de março de 2010, a autorização para a circulação de táxis nos corredores exclusivos de ônibus da capital paulista. A medida, no entanto, só vale para os veículos que estejam transportando passageiros. De acordo com a SMT, os táxis também não podem possuir película de escurecimento nos vidros.
Também foi renovada, até a mesma data, segundo a SMT, a autorização para a circulação de veículos de passeio nesses corredores nos fins de semana (das 15h do sábado até 4h da segunda-feira), feriados (da zero hora até 4h do dia seguinte) e diariamente durante as madrugadas (entre 23h e 4h).
Os corredores paulistanos onde poderá ocorrer a circulação são: Pirituba/Lapa/Centro; Inajar/Rio Branco/Centro; Campo Limpo/Rebouças/Centro; Santo Amaro/Nove de Julho/Centro; Jardim Ângela/Guarapiranga/Santo Amaro; Capelinha/Ibirapuera/Centro; Parelheiros/Rio Bonito/Santo Amaro; Itapecerica/João Dias/Centro e Paes de Barros.
READ MORE - Táxis continuarão circulando nos corredores de ônibus em SP até o fim de março

Em Uberaba, Usuários reagem ao reajuste da tarifa de ônibus para R$ 2,30


Como já era de se esperar, o anúncio do aumento no valor da passagem do transporte coletivo em Uberaba não foi bem visto por muitos usuários. Para alguns deles, mesmo o sistema tendo melhorado após a mudança das empresas que prestam o serviço, o valor é injustificável.
O assunto predominou ontem nos pontos de ônibus da cidade, e além do novo valor, as queixas eram referentes ao período do ano em que o aumento foi implantado. “Para quem ganha um salário mínimo é difícil demais. Esse aumento vem justamente no início do ano, quando temos tantas despesas. Minha filha pega quatro ônibus por dia, pagando R$2,20 por cada viagem, não vai sobrar nada para comprar comida”, desabafa a aposentada Iolanda Paula da Costa.
De acordo com Sebastiana Donizete de Castro, presidente da Associação dos Usuários do Transporte Coletivo de Uberaba, a justificativa para o novo aumento também não agrada muito. “Eles alegam que há mais ônibus rodando na cidade, e por isso aumentaram o preço. Pode ser que tenha mesmo, mas os problemas referentes ao transporte coletivo em Uberaba não se resumem a isso. Por exemplo, é preciso investir em mais abrigos nos pontos de ônibus”, ressalta.
Ela destaca ainda a dificuldade para se ter acesso à planilha de despesas e lucros das empresas que prestam serviço em Uberaba. “Mês passado eu participei de uma reunião onde foram apresentados alguns números. Entretanto, eles apresentaram os números que quiseram, do jeito que quiseram. Solicitei um documento mais detalhado, mas nada me foi repassado”, afirma.
Sebastiana ressalta ainda que não é contra os reajustes nos preços das tarifas, desde que eles sejam realmente necessários, e detalhadamente explicados. Procurado pela reportagem, o superintendente de Trânsito e Transporte Coletivo de Uberaba, Robinson do Amaral Camargo, confirmou a informação de que a associação realizou solicitação da planilha. “Nessa época eu ainda não havia assumido a superintendência, mas a informação que tive era de que realmente isso havia sido solicitado. Entretanto, o ofício que ela encaminhou acabou se tornando um processo administrativo e a resposta foi dada ao Ministério Público”, diz.
O novo valor da passagem passa a valer já a partir da próxima segunda-feira (4).
READ MORE - Em Uberaba, Usuários reagem ao reajuste da tarifa de ônibus para R$ 2,30

Em Brasília, obras de ampliação da EPTG ganham ritmo acelerado, A ideia é incrementar o transporte público em vias exclusivas


A Estrada Parque Taguatinga (EPTG) ganha, aos poucos, cara nova. A pista será ampliada com duas faixas marginais em cada sentido; a grande quantidade de semáforos dará lugar a 17 passarelas de pedestres. Os ônibus, que disputam espaço com carros, ganharão uma pista de rolamento exclusiva próxima ao canteiro central. Toda a infraestrutura compõe as obras da Linha Verde, financiada em R$ 244 milhões pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e parte do programa Brasília Integrada.

A ideia é incrementar o transporte público e acabar com os engarrafamentos na via mais movimentada do DF. A inauguração está prevista para 30 de junho de 2010.Durante os meses de férias, o trânsito da EPTG flui normalmente. Mas, ao longo de todo o ano, moradores da parte sul do DF enfrentam os engarrafamentos na hora de ir ao trabalho e de voltar para casa. Segundo a Secretaria de Transportes, cerca de 140 mil veículos passam pela via diariamente. Com os 12,7km da Linha Verde, os motoristas poderão optar pelas vias marginais ou ainda usar um dos cinco viadutos para chegar a localidades entre o Plano Piloto e Taguatinga.

Com faixa exclusiva para os ônibus e com 17 paradas, os passageiros terão uma viagem mais tranquila e rápida.Para chegar às estações, os pedestres deverão utilizar uma das 16 passarelas suspensas ou uma subterrânea a serem instaladas ao longo da via. A obra segue da entrada de Taguatinga ao viaduto que dá acesso à Estrada Parque, Indústria e Abastecimento (Epia), próximo ao Plano Piloto.

O secretário de Transportes, Alberto Fraga, aposta em um prazo de 10 anos de trânsito de qualidade na via. “Não precisa ter muita inteligência para imaginar que, com o tempo, a quantidade de veículos vai aumentar e o sistema viário ficará entupido. Mas a população também deve se conscientizar em relação à quantidade de veículos nas ruas”, disse. Ele acredita que a população deixará o carro em casa para utilizar o sistema de ônibus com o fim do engarrafamento e a fluidez do tráfego. “Se a pessoa souber que vai chegar em 32 minutos ao destino sem enfrentar trânsito, pode motivar a troca do transporte particular pelo transporte público”, analisou.

Cerca de 60% da obra está concluída. Grande parte das vias marginais está pavimentada. Três dos cinco viadutos apresentam a estrutura de concreto e o canteiro central, onde ficarão as paradas de ônibus, está coberto de barro. A pavimentação da pista exclusiva para ônibus e o trabalho de terraplanagem sofreram atrasos com a chuva, mas serão recompensadas em dias de sol.Ainda assim, o secretário de Obras, Jaime Alarcão, acredita que a inauguração do primeiro trecho da pista acontecerá antes da data prevista. “Apesar de a chuva não nos ter ajudado, o cronograma está sendo cumprido.

O fim do contrato está marcado para setembro, mas devemos concluir em junho.” Ele explicou que a obra será entregue por partes. As datas serão definidas nas próximas semanas. As atuais quatro passarelas de pedestre serão substituídas por outras 17 passagens. A instalação será nos últimos meses de obra.
READ MORE - Em Brasília, obras de ampliação da EPTG ganham ritmo acelerado, A ideia é incrementar o transporte público em vias exclusivas

Viação de São Caetano planeja Bilhete Único a partir de janeiro


A Vipe (Viação Padre Eustáquio), concessionária do transporte público em São Caetano, anunciou ontem que planeja integrar três das suas sete linhas de ônibus em 16 de janeiro. O resto do sistema seria interligado em fevereiro. Isso possibilitará ao passageiro fazer quantas baldeações quiser, dentro da cidade e em um período de 60 minutos, pagando apenas uma passagem com o cartão magnético Vipe Card.
A Prefeitura de São Caetano informou, no entanto, que a data para a interligação das linhas ainda não foi definida e que o serviço não está autorizado. Antes que isso ocorra, a Secretaria de Mobilidade Urbana pretende fazer, em janeiro, pesquisa com os usuários de transporte do município.
A administração explica que a intenção da pesquisa é apontar problemas que devem ser corrigidos pela concessionária e estudar como essa integração de linhas vai funcionar. Em entrevista ao Diário, publicada no dia 14, o prefeito José Auricchio Júnior (PTB) afirmou que São Caetano tem "um transporte público interno ruim, com qualidade muito longe da que era prometida."
A direção da Vipe revelou que poderá voltar atrás caso haja determinação da Prefeitura para não iniciar a integração dia 16. O professor de Direito Administrativo da Fundação Getulio Vargas Carlos Ari Sundfeld diz que qualquer concessionária pode colocar um serviço em prática desde que a Prefeitura não peça sua modificação até o prazo estipulado em contrato.
Caso a empresa desobedeça, ela pode ser punida com multa, advertência ou até o rompimento do contrato. "É natural o poder público mudar datas, mas é importante que fiquem claras essas alterações", explica Sundfeld.
Sem aumento - O sistema de integração planejado pela Vipe é semelhante ao Bilhete Único da Capital. A empresa informou que, por enquanto, não haverá aumento da tarifa, de R$ 2,30.
"A iniciativa facilitará a vida do usuário e fará ele economizar o valor de um outro trecho que teria que pegar", disse o diretor da empresa, Fábio Eustáquio Silveira. As três primeiras linhas a serem interligadas são Circular A, Circular B e bairro Boa Vista, segundo Silveira. Após 30 dias, serão integradas no sistema as linhas circulares Gerty, Barcelona, semicircular Oswaldo Cruz e Santa Maria, Vila Gerty e Boa Vista.
READ MORE - Viação de São Caetano planeja Bilhete Único a partir de janeiro

Florianópolis terá ônibus extras no Réveillon

Quem vai passar a virada de ano em Florianópolis poderá ir de ônibus apreciar os fogos da Beira-Mar Norte. A prefeitura solicitou veículos extras no dia 31 de dezembro com destino à avenida. Antes do evento haverá partidas a mais de todos os terminais para o Centro, de acordo com a demanda de passageiros, e as saídas não terão quadro fixo de horários.
Depois das atrações, as empresas também devem disponibilizar ônibus extras do Centro com destino aos demais terminais.
READ MORE - Florianópolis terá ônibus extras no Réveillon

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960