Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Marcopolo fornece quase 300 ônibus para BRT do Rio

domingo, 15 de outubro de 2023

A renovação da frota do sistema BRT do Rio de Janeiro (RJ) terá 287 ônibus Marcopolo. A fabricante e encarroçadora desenvolveu os modelos articulados da linha Viale Express para operar nos quatro corredores expressos da cidade a partir de 2024.

Os ônibus usam chassi Mercedes-Benz O 500 MDA Euro 6 e têm 23 metros de comprimento. A capacidade total é de 181 passageiros, 23 em pé e 58 sentados. Os bancos do Viale Express dispõem de tomadas USB.

Os modelos da Marcopolo também são equipados com microfone na cabine e circuito fechado de TV. Além disso, para operar no BRT, vêm com aviso sonoro de fechamento e abertura das portas, rampa de acesso, cabine isolada do motorista, sensores de aproximação para plataforma, ar-condicionado e câmera ré.

Os veículos articulados serão utilizados nos quatro corredores do BRT do Rio: Transoeste, Transcarioca, Transolímpica e Transbrasil. Os novos ônibus serão entregues pela Marcopolo ao longo do primeiro semestre de 2024 e fazem parte da renovação da frota do BRT do Rio, iniciada no ano passado com a aquisição de 220 unidades.

Informações: AutomotiveBusiness


READ MORE - Marcopolo fornece quase 300 ônibus para BRT do Rio

Higer anuncia vinda do Azure 9 para o Brasil

Em meio ao maior evento de ônibus do mundo, o Busworld, que acontece em Bruxelas, na Bélgica, até o dia 12 de outubro, a TEVX Higer anunciou uma novidade para o mercado brasileiro, a chegada do modelo Azure 9 (modelo MINI ) para testes na SPTRANS já em dezembro deste ano.

Com uma configuração que favorece o conforto e a acessibilidade, piso baixo e sistema de “ajoelhamento” da suspensão, o modelo é um dos lançamentos da montadora apresentado no evento, ao lado do Azure 07 e do Fencer1, e será mais um marco de inovação da marca, como explica o diretor para América do Sul, Marcelo Barella.

“Seguiremos com nosso plano de trazer a vanguarda da eletromobilidade para o Brasil. A vinda do Azure 9 diretamente da Busworld é mais um passo na consolidação desse caminho”, afirma Barella.

Com capacidade máxima de 48 passageiros, o AZURE 9 terá as mesmas configurações apresentadas na feira: motor Dana, bateria de fosfato de lítio de 268 kwh da CATL, piso baixo , suspensão pneumática, eixos com “ajoelhamento”, freios WABCO e painel digital ACTIA.

O Azure 9 completará a gama de veículos da marca no país, que já conta com o veículo urbano padrão Azure A12BR Azure A18BR articulado e com o rodoviário FE10BR.

Informações: TEVX HIGER


READ MORE - Higer anuncia vinda do Azure 9 para o Brasil

No primeiro dia útil de funcionamento, seletiva da Avenida Brasil reduz em 65% o tempo médio de viagens dos ônibus

O carioca que utilizou o transporte público no primeiro dia útil da seletiva da Avenida Brasil reduziu em 65% o seu tempo de viagem. A faixa foi reaberta no último sábado (07/10) para diminuir o tempo de deslocamento entre os bairros de Guadalupe e do Caju. A CET-Rio está realizando o levantamento do tempo médio de deslocamento dos veículos para analisar o comportamento da Avenida Brasil após a implementação do serviço.

No sentido Guadalupe-Caju, o tempo médio da viagem dos ônibus foi de 22 minutos na seletiva contra 63 minutos no tráfego em geral, nas pistas centrais, no mesmo período da segunda-feira da semana passada. Para os carros, também houve redução no tempo de viagem. Antes, a média era de 63 minutos e, agora, 46. A  medição do tempo do percurso é feito a partir de equipamentos instalados ao longo da via. Foram feitas medições também nesta tarde, no sentido contrário.

A instalação da seletiva da Avenida Brasil é mais uma etapa de preparação para o começo da operação do BRT Transbrasil. A faixa seletiva é para uso exclusivo de ônibus (municipais, intermunicipais e interestaduais). O retorno da seletiva tem por principal objetivo reduzir o tempo de deslocamento das pessoas que utilizam transporte público coletivo. Além disso, vai dar início ao processo de adaptação da região ao futuro funcionamento da Transbrasil.

Como funciona a seletiva da Avenida Brasil:

– A seletiva é formada pela faixa mais à esquerda das pistas, nos dois sentidos da avenida, e tem 22 km de extensão, entre os bairros de Guadalupe e do Caju.

– A seletiva funciona 24 horas por dia, 7 dias da semana.

– Aproximadamente 70 linhas de ônibus deverão utilizar a seletiva para fazer serviço expresso neste trecho da Avenida Brasil. Linhas com serviço parador continuarão nas vias laterais.

– A faixa exclusiva sentido Santa Cruz começa na Estação BRT Vasco da Gama, na altura de São Cristóvão, e termina na Estação Guadalupe.

– A faixa exclusiva sentido Caju começa na Estação Guadalupe e seu término ocorre na Rua Conde de Leopoldina, no bairro do Caju.

– A circulação na seletiva é restrita a ônibus e micro-ônibus, mas também são autorizados veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, os de fiscalização e operação de trânsito, ambulâncias, de policiamento ostensivo ou de preservação da ordem pública.

– O limite de velocidade da faixa é de 70 km/h.

– A faixa será fiscalizada por radar fixo e oito lombadas eletrônicas.

– São 7 kms de trecho segregado, entre o Trevo das Margaridas e a Estação BRT Guadalupe. Os outros 14,8 km da via são sinalizados com faixa branca contínua entre o Trevo das Margaridas e a Rua Conde de Leopoldina, no bairro do Caju.

– A seletiva contará com ampla sinalização, com quatro mil segregadores, 218 placas de trânsito e pictogramas no asfalto.

O Viaduto da Treliça, na altura do Caju, só será permitido para ônibus. Já o Viaduto da Avenida dos Campeões, na altura de Bonsucesso, terá o acesso bloqueado.

Informações: Prefeitura do Rio

READ MORE - No primeiro dia útil de funcionamento, seletiva da Avenida Brasil reduz em 65% o tempo médio de viagens dos ônibus

Para mais agilidade ao BRT de Campinas, dez linhas convencionais deixam corredor exclusivo

Por conta da nova operação do BRT Campo Grande, 10 linhas do sistema convencional deixam de circular no corredor exclusivo já a partir desta segunda-feira, 16 de outubro. Irão transitar no pavimento asfáltico e atender as paradas existentes, à direita da via, as linhas 212 e 214 (Terminal Itajaí); 221 (Satélite Íris IV); 222 (Jardim Florence); 223 (Satélite Íris III); 224 e 225 (Residencial Sírius); 228 (Princesa D’Oeste); 229 (Jardim Florence II); e 231 (Satélite Íris I).  

Agentes da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) estarão posicionados nos pontos de parada com maior demanda de usuários para orientar sobre as mudanças e acompanhar as travessias de pedestres. Também irão realizar rondas permanentes ao longo do Corredor Campo Grande para monitorar a movimentação de usuários, realizando as orientações e intervenções necessárias.   
 
As mudanças garantem desempenho e agilidade à operação das linhas BRT no corredor exclusivo. Apesar de manter o atendimento das linhas convencionais, a Emdec busca estimular a migração gradativa para as linhas BRT, que terão mais agilidade no deslocamento, além de contar com estações e terminais mais modernos e confortáveis.  
  
Além disso, as linhas 212 e 229 retomam o atendimento pelas ruas Dr. Salles Oliveira, no sentido Centro, e Bueno de Miranda, no sentido bairro. Deixam, portanto, de circular no BRT Perimetral, nos dois sentidos. Nos novos trajetos, serão atendidos oito pontos no sentido Centro, na Salles Oliveira; e cinco no sentido bairro, na Marquês de Três Rios, Bueno de Miranda e Joaquim Villac.   

Emdec orienta usuários sobre a nova operação  
 
Para orientar os usuários do transporte público coletivo sobre a nova operação do BRT Campo Grande, equipes da Emdec serão mobilizadas em abordagens educativas, a partir da próxima segunda-feira, 16 de outubro. Serão entregues folhetos informativos e as equipes da Emdec irão esclarecer as dúvidas dos usuários.   
 
As orientações ocorrem antes e depois do início da nova operação, em dias úteis, em quatro turnos, das 4h até as 20h. As equipes estarão alocadas nas principais estações e terminais do BRT e, também, em pontos do Corredor Central.  

A Campanha “Experimenta o BRT” contempla ainda treinamentos nas garagens das empresas operadoras, publicações nas redes sociais, cartazes nas linhas municipais e distribuição de folhetos informativos. A Emdec e a Secretaria de Transportes (Setransp) também vêm realizando reuniões com a comunidade para explicar a nova fase da operação do BRT, nos bairros Satélite Íris, Rossin, Florence e Cosmos. Os encontros seguem até o dia 19 de outubro. 

Nova operação BRT  
 
A partir do dia 20 de outubro, o BRT Campo Grande ganha duas novas linhas semiexpressas que vão até o Terminal Mercado – BRT21 partindo do Terminal Grande, atenderá também ao Corredor Central; e BRT26 partindo do Satélite Íris – e uma paradora (BRT25, partindo do Satélite Íris e chegando até o Corredor Central). Além disso, a linha BRT20, criada em novembro de 2022, agora paradora, atenderá todas as estações do corredor, partindo do Terminal Campo Grande e chegando até o Terminal Mercado e Corredor Central. Todos os detalhes sobre a nova operação podem ser consultados no site da Emdec, no endereço www.emdec.com.br/brt

Informações: EMDEC

READ MORE - Para mais agilidade ao BRT de Campinas, dez linhas convencionais deixam corredor exclusivo

Em Curitiba, Estação-tubo Herculano de Araújo será retirada para a operação do novo Ligeirão Norte-Sul

Com a proximidade do fim das obras para a circulação da futura linha Ligeirão Norte-Sul, a estação-tubo Herculano de Araújo (em ambos sentidos) será retirada definitivamente da Avenida República Argentina, no Novo Mundo, no próximo sábado (14/10). A população poderá utilizar os pontos mais próximos: a estação-tubo Hospital do Trabalhador ou o Terminal Capão Raso.

“Com o desalinhamento das estações-tubo, a desativação da estação Herculano Araújo foi necessária para garantir melhor desempenho das linhas de biarticulado que operam no corredor sul de transporte com a futura entrada em operação do Ligeirão Norte-Sul”, diz a coordenadora de Mobilidade e Transporte do Instituto de Pesquisa e Planejamento de Curitiba (Ippuc), Olga Prestes.

Segundo ela, com o reposicionamento das estações existentes, necessário para a operação do Ligeirão Norte-Sul, as estações Herculano de Araújo e Hospital do Trabalhador ficaram muito próximas, com uma distância de apenas 120 metros.

“A nova localização das estações está dentro da distância máxima de deslocamento dos usuários do transporte, que é de 500 metros”, completa. A distância entre as estações-tubo Hospital do Trabalhador e Terminal Capão Raso é de 400 metros.

Previsão
As obras do Ligeirão Norte-Sul devem ser concluídas até o fim do ano, segundo projeção da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop). O trecho sul vai da Praça do Japão, no Água Verde, até o Terminal Pinheirinho e abrange 26 estações-tubo ao longo das avenidas República Argentina e Winston Churchill, que estão sendo remodeladas e desalinhadas, em lotes de obras. 

Já foram requalificadas e voltaram a operar 18 estações-tubo: Dom Pedro I, José Bettega, Ouro Verde, Morretes, Silva Jardim, Hospital do Trabalhador, Vital Brasil e Carlos Dietzsch e Itajubá, todas nos dois sentidos. Há intervenções sendo executadas em outras quatro: Pedro Gusso (Capão Raso), Santa Regina (Capão Raso), Sebastião Paraná (Vila Izabel), Petit Carneiro (Água Verde)

Enquanto as estações são desativadas para serem remodeladas, desalinhadas e o pavimento alargado e requalificado, as estações subsequentes permanecem funcionando normalmente.

Tempo menor
Quando concluídas as obras, a linha Ligeirão Norte-Sul terá extensão total 38 km e frota de 29 veículos. O trecho Norte, inaugurado em 2018, conta com oito estações (Terminal Santa Cândida, Boa Vista, Cabral, Passeio Público, Central, Eufrásio Correia, Oswaldo Cruz e Bento Viana). O usuário terá um intervalo programado de 3,5 minutos nos horários de pico e de 10 minutos em horários de menor demanda.

O maior ganho será no trecho Sul, entre a Praça do Japão até o Terminal Pinheirinho. Hoje, o usuário realiza o deslocamento com um tempo de percurso, em média, de 30 minutos. “Com o novo Ligeirão o tempo será reduzido quase pela metade”, diz Sergio Oliveira, gestor de operação do transporte coletivo da Urbs.  

A velocidade operacional neste trecho (Praça do Japão - Pinheirinho) terá um ganho de 23%, já que o Ligeirão só realizará parada nos terminais Portão, Capão Raso e Pinheirinho.

Informações: Agencia Pará

READ MORE - Em Curitiba, Estação-tubo Herculano de Araújo será retirada para a operação do novo Ligeirão Norte-Sul

Região Metropolitana de Belém vai receber 300 ônibus novos para o transporte público coletivo

O governador Helder Barbalho anunciou, na tarde desta terça-feira (10), que a Região Metropolitana de Belém vai receber, dentro de 120 dias, 300 ônibus novos para o transporte público coletivo. Os veículos, que terão baixa emissão de carbono, serão equipados com ar-condicionado, Wi-Fi gratuito e aplicativo que permite ao usuário monitorar, em tempo real, a localização e previsão de chegada do transporte. O investimento é de R$ 250 milhões.

O anúncio foi feito pelo governador no Palácio do Governo, em Belém, ao lado do prefeito da capital, Edmilson Rodrigues, e do presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belém (Setransbel), responsável pelo serviço de transporte urbano na Região Metropolitana de Belém (RMB), Paulo Gomes, além de vereadores da capital.

De acordo com as autoridades presentes, a Região Metropolitana será contemplada com mil ônibus novos no processo de renovação da frota. São 300 veículos adquiridos pelo Setransbel; 265 ônibus elétricos pelo governo estadual e outros 130 ônibus ou 200 micro-ônibus adquiridos pela Prefeitura de Belém. A meta é renovar a frota até 2025.

“Nós estamos falando aqui em 300 novos ônibus, que estarão sendo colocados à disposição da população a partir de 120 dias. Nós teremos, além disto, por parte do governo do Estado, na próxima semana uma licitação para compra de 265 ônibus elétricos para o BRT Metropolitano e para o sistema alimentador do BRT Metropolitano”, acrescentou Helder Barbalho.

“Sobre as compras de ônibus é importante destacarmos que são ações coordenadas, mas distintas. Esses ônibus anunciados hoje serão adquiridos pelo Setransbel para o sistema regular de transporte coletivo. Para o Sistema Metropolitano e BRT o Estado vai comprar os ônibus, e para o sistema local a Prefeitura de Belém fará aquisições de novos ônibus”, detalhou o governador.

“Com 100 milhões do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) nós vamos ter cerca de 130 novos ônibus iguais aos que estão sendo comprados agora, ou 200 ônibus. Esse projeto está sendo elaborado para apresentarmos ainda nesta semana ao BNDES, onde faremos a definição”, informou o prefeito Edmilson Rodrigues.

Sistema Integrado de Transporte - Em acordo judicial assinado pelo Governo do Pará, Setransbel e Prefeitura de Belém ficou acordada a criação de outro “Sistema Integrado de Transporte Público Coletivo de Passageiros de Belém”, que atualmente abrange uma rede metropolitana de transporte integrada e constituída por linhas troncais e alimentadoras de ônibus equipados com sistema de ar-condicionado e bilhetagem 100% digital.

“Foram meses de estudos, de viabilidade, para que a gente, agora, efetivamente, vire a página da qualidade do transporte na nossa capital. É um acordo inédito e histórico, porque nunca o governador do Estado se preocupou tanto com a qualidade desse serviço, já que esse serviço é municipalizado. É um acordo histórico inédito, e que a gente tem total certeza que vai ser uma virada de página na qualidade do serviço”, afirmou Paulo Gomes.

Além dos novos ônibus, foi anunciada a integração dos Sistemas BRT, que tem previsão de entrega no primeiro semestre de 2024.

Incentivo e isenções - Ainda durante a coletiva de imprensa, Helder Barbalho e Edmilson Rodrigues afirmaram que Estado e Município, respectivamente, concederam benefícios e isenções fiscais para viabilizar os investimentos privados na rede de transporte público.

A isenção tributária às empresas que executam o serviço de transporte público estão condicionadas a metas de melhorias e desempenho no atendimento aos usuários.

Informações: Agencia Pará

READ MORE - Região Metropolitana de Belém vai receber 300 ônibus novos para o transporte público coletivo

Linhas terão alterações durante obras em plataformas do Terminal Parque Dom Pedro II, a partir de segunda (16)

A SPTrans informa que a partir de segunda-feira (16),  seis linhas de ônibus que atendem a Plataforma 5 do Terminal Pq. D. Pedro II terão mudança de ponto de parada em razão de obras no pavimento. As alterações prosseguem até o término dos trabalhos.

Haverá desatendimento ao ponto de parada da Avenida do Estado, 4144. Os passageiros poderão utilizar o ponto do Parque Dom Pedro II, altura do número 1352.

Confira as mudanças:

Linhas com pontos remanejados

4221/10 Jd. Planalto – Term. Pq. D. Pedro II - Ponto final na Avenida do Exterior, 706
3161/10 Jd. Colorado – Term. Pq. D. Pedro II - Plataforma 0
5142/10 Term. Sapopemba – Term. Pq. D. Pedro II -  Ponto final na Avenida do Exterior, 782
5143/10 Term. Sapopemba – Term. Pq. D. Pedro II - Plataforma 0
5108 Jd. Celeste - Term. Pq. D. Pedro II -   Rua Dr. Bitencourt Rodrigues (Pça. Fernando Costa)
4288 Pq. Sta. Madalena - Rua Dr. Bitencourt Rodrigues (Pça. Fernando Costa)

Linhas com desvios de itinerários

4221/10 Jd. Planalto – Term. Pq. D. Pedro II
Ponto final: Pq. D. Pedro II (Av. do Exterior), nº 706
Ida: normal até Viaduto Diário Popular, Pq. D. Pedro II, 706 (Av. do Exterior).
Volta: Pq. D. Pedro II, 706 (Av. do Exterior), Rua D. Pedro II, Av. do Estado, prosseguindo normal.

4288/10 Pq. Sta. Madalena - Term. Pq. D. Pedro II
Ponto final: Rua Dr. Bitencourt Rodrigues s/n (Pça. Fernando Costa)
Ida: normal até Av. Rangel Pestana, Rua Dr. Bitencourt Rodrigues.
Volta: Rua Dr. Bitencourt Rodrigues, Pça. Ragueb Chohfi, Pq. D. Pedro II, (Av. do Exterior), acesso e Av. do Estado, prosseguindo normal.

5108/10 Jd. Celeste - Term. Pq. D. Pedro II 
Ponto final: Rua Dr. Bitencourt Rodrigues s/n (Pça. Fernando Costa)
Ida: normal até Av. Rangel Pestana, Rua Dr. Bitencourt Rodrigues.
Volta: Rua Dr. Bitencourt Rodrigues, Pça. Ragueb Chohfi, Pq. D. Pedro II, (Av. do Exterior), Av. D. Passos, prosseguindo normal.

5142/10 Term. Sapopemba – Term. Pq. D. Pedro II
Ponto final: Pq. D. Pedro II  (Av. do Exterior) nº 782  
Ida: normal até Viaduto Diário Popular, Pq. D. Pedro II 782 (Av. do Exterior).
Volta: Pq. D. Pedro II, 782 (Av. do Exterior), Rua D. Pedro II, Av. D. Passos, prosseguindo normal.

Informações: SPTrans

READ MORE - Linhas terão alterações durante obras em plataformas do Terminal Parque Dom Pedro II, a partir de segunda (16)

Em Campinas, Quatro linhas terão mudanças no atendimento ao Terminal Central, a partir de segunda (16/10)

A partir da próxima segunda-feira, 16 de outubro, as linhas 140 (Terminal Vila União), 141 (Jardim Capivari), 142 (Jardim Santa Terezinha) e 162 (Jardim Paulicéia) deixam de atender à plataforma interna do Terminal Central e passam a realizar embarque e desembarque em novo ponto instalado na área externa, na alça do Viaduto Miguel Vicente Cury.  

Com isso, terão mudanças no trajeto realizado no entorno do terminal. A medida é parte de um remanejamento gradual no atendimento ao Terminal Central, adotado pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). 

Vindas da avenida João Jorge, as linhas atenderão ao ponto externo do Terminal Central e irão seguir pela Saldanha Marinho, Dr. Campos Sales e Senador Saraiva (pista interna), retomando o trajeto pelo sentido bairro da avenida João Jorge. Além do ponto junto ao Terminal Central, os usuários poderão realizar embarque e desembarque na Saldanha Marinho (posterior à Ferreira Penteado) e na Senador Saraiva (anterior à Costa Aguiar). 

As mudanças são válidas para dias úteis, sábados e domingos. Juntas, as linhas 140, 141, 142 e 162 transportaram, no mês de agosto, cerca de 3,6 mil passageiros (passagens pela catraca), em dias úteis.  

Consulte sua linha 

Quem usa o transporte público pode utilizar os aplicativos “Cittamobi” e “Moovit” para consultar horários e itinerários das linhas municipais, bem como a estimativa de chegada do ônibus no ponto. Também é possível consultar horários de partida e itinerários no endereço portal.emdec.com.br/consultalinha

Informações: EMDEC

READ MORE - Em Campinas, Quatro linhas terão mudanças no atendimento ao Terminal Central, a partir de segunda (16/10)

No Recife, Linha TI Macaxeira / Parnamirim começa a operar por meio da integração temporal

A partir deste sábado (14), a linha 520 – TI Macaxeira / Parnamirim passa a operar por meio da integração temporal no Terminal Integrado Macaxeira. Com a mudança, o sistema de embarque deverá ser feito pela porta da frente e passar o cartão VEM no validador para liberar a catraca. Para agilizar o embarque nos horários de pico, um segundo validador poderá ser colocado na plataforma, conforme a necessidade da linha, para permitir o acesso pela porta do meio do coletivo e agilizar o embarque. Os TIs Joana Bezerra, Macaxeira, PE-15 e Pelópidas Silveira operam parcialmente com o sistema temporal.

A integração temporal permite a circulação com o pagamento de uma tarifa no intervalo de até 2h por sentido da viagem (ida ou volta). O Grande Recife reforça que a integração temporal acontece apenas com a utilização do cartão VEM. Passagens pagas em dinheiro ou PIX não contemplam a integração.

Até o momento, a integração temporal está implantada integralmente em 22 dos 26 terminais integrados da Região Metropolitana do Recife. Em 2021 e 2022, foram integrados os TIs Aeroporto, Jaboatão, Cajueiro Seco, Tancredo Neves, CDU, Cabo, Caxangá, Rio Doce, Camaragibe, Abreu e Lima e Igarassu. O sistema começou a ser implantado em 2017 e também está presente nos TIs Barro, Afogados, Xambá, TIP, Prazeres, Cosme e Damião, Getúlio Vargas, Santa Luzia, Recife, Largo da Paz e Cavaleiro.

Quem ainda não tem o cartão VEM pode adquirir o tipo Comum, distribuído gratuitamente. Basta procurar a equipe de cadastramento e apresentar um documento oficial com foto que comprove o CPF e o nome da mãe. Logo após o cadastro, o usuário recebe seu cartão.

As recargas podem ser realizadas nas máquinas de autoatendimento instaladas nos terminais, estações de BRT e no Posto de Atendimento do VEM na Rua das Ninfas, 278, bairro da Boa Vista. Há ainda vários pontos de recarga e venda do VEM com parceiros descentralizados da Urbana-PE, gestora da bilhetagem eletrônica, espalhados na Região Metropolitana do Recife.

O sistema de bilhetagem eletrônica possibilita a identificação do usuário no embarque e o mapeamento do trajeto, ajudando o Grande Recife Consórcio a sempre planejar melhor o itinerário das linhas de ônibus.

DUPLA COBRANÇA – Nos casos de cobrança de uma segunda tarifa antes do intervalo de 2h, os usuários têm direito ao ressarcimento do valor, desde que devidamente justificado. A orientação é que o passageiro entre em contato com a Urbana-PE, órgão responsável pela gestão da bilhetagem eletrônica, através do telefone 3125.7858. Devem ser informados dia, horário do fato e números do cartão VEM e do CPF para checagem dos dados. Confirmada a cobrança indevida, o valor do desconto será creditado de volta no cartão VEM do usuário.

Para tirar dúvidas, dar sugestões ou registrar reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente do Consórcio, das 7h às 19h, no número 0800 081 0158, apenas para chamadas de telefone fixo, ou pelo WhatsApp (9.9488.3999), das 5h30 às 21h30, para mensagens de texto, áudio, fotos ou vídeos, exclusivo para reclamações. As demandas também podem ser enviadas à Ouvidoria por meio do e-mail ouvidoriapublica@granderecife.pe.gov.br ou pelos telefones 3182.5512/5518.

Informações: GRCT

READ MORE - No Recife, Linha TI Macaxeira / Parnamirim começa a operar por meio da integração temporal

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960