DF terá ônibus e metrô de graça aos domingos e feriados *** BRT Metropolitano de Belém receberá 265 ônibus incluindo 40 elétricos com ar e Wi-Fi *** Trem bala entre São Paulo e Rio é viável após correções, afirma secretário de Transportes *** Com R$ 12,3 bi, BNDES apoia construção da Linha 6 do metrô de São Paulo *** Governo de Pernambuco anuncia obras de alargamento da Avenida Caxangá e requalificação de estações de BRT *** Rio é cidade em que usuário gasta mais tempo para deslocamento *** Linha Visite Santos começa a circular com aprovação de turistas *** Prefeitura de São Paulo entrega 100 ônibus elétricos e avança na sustentabilidade do transporte público *** BRT de Goiânia adotará sistema de “metronização”; entenda *** Ônibus elétrico articulado inicia período de testes em Porto Alegre *** Conheça nossa página no Instagram

Em Curitiba, Linha 707-Tatuquara/Centro ganha mais um ponto de parada

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025

A partir do próximo sábado (22/2), a linha 707-Tatuquara/Centro ganha mais um ponto de parada. O novo local de embarque e desembarque fica na Rua Jovenilson Américo de Oliveira, no trecho entre as ruas Juarez Távora e Tenente Antônio Emilio Vaz Lobo, no bairro Tatuquara, e vai atender aos passageiros que seguem nos dois sentidos.

Lançada em 19 de agosto de 2024 pela Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs), empresa gestora do sistema de transporte coletivo da capital paranaense, a linha 707-Tatuquara/Centro percorre um trajeto de 46,9 quilômetros e proporciona aos seus passageiros uma economia de tempo de 15 minutos no total do trajeto. Antes dela, os moradores da região tinham que se deslocar até o Terminal Pinheirinho, para depois seguirem para o Centro.

Tendo como partida o Terminal Tatuquara, o ligeirinho da linha 707 passa a iniciar suas paradas pelo novo ponto na Rua Jovenilson Américo de Oliveira,  seguindo então pela estações-tubo Xaxim e PUC – ambas na Linha Verde- ,  Teatro Paiol e, por fim,  a Praça Rui Barbosa.

De acordo com o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, a linha tem capacidade para atender até 14,4 mil usuários por dia.  “A criação deste novo ponto de parada, localizado ainda nos limites do bairro Tatuquara, busca facilitar o acesso dos passageiros à linha e às possibilidades de integração ofertados por ela”, explica Ogeny.

A linha 707-Tatuquara/Centro é atendida por 15 ônibus. Os veículos circulam com intervalo de 8 minutos no horário de pico e de 20 minutos em horário de menor movimento. O tempo total do percurso completo, do bairro ao centro, é de 60 minutos.

Informações: URBS

READ MORE - Em Curitiba, Linha 707-Tatuquara/Centro ganha mais um ponto de parada

Pindamonhangaba apresenta novos ônibus do transporte público na terça-feira

A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Mobilidade e Trânsito, e Viva Pinda vão apresentar os seis novos ônibus da frota do transporte coletivo no município, na terça-feira (25). A apresentação dos novos veículos para substituição de ônibus mais antigos vai ocorrer no estacionamento da Prefeitura às 9 horas.

O prefeito Ricardo Piorino, o secretário de Mobilidade e Trânsito, José Vidal de Souza França Filho, o diretor geral da Viva Pinda, Hélio Camilo Marra Junior e o gerente da Viva Pinda, Giani Lazarini Batista, vão participar da entrega, que é aberta ao público e vai incluir motoristas e funcionários da empresa.

Sobre os veículos
Os veículos possuem carroceria Mascarello, modelo Gran Via, e chassi Mercedes-Benz, modelo 1619 e 1721, e vão modernizar o transporte coletivo de Pindamonhangaba. Eles também contam com plataformas elevatórias para pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência e quatro câmeras, além de sistema de monitoramento com GPS, o que aumenta ainda mais a segurança dos passageiros e motoristas. Os novos veículos possuem tecnologia mais avançada, reduzindo ainda mais os poluentes.

Os ônibus vão iniciar a circulação na própria terça-feira e serão disponibilizados para uso de todas as linhas, atendendo alternadamente todas as regiões da cidade.

A troca da frota faz parte do cumprimento do novo contrato do transporte público, que prevê diversas melhorias para o usuário. Em setembro de 2023, a Viva Pinda já havia realizado a substituição de nove ônibus.

Treinamento
Na quarta-feira (19), técnicos da Mercedes-Benz iniciaram treinamento para os motoristas da Viva Pinda. O primeiro ciclo de treinamento contou com 20 motoristas. Nos próximos dias, os outros 65 motoristas da empresa também vão participar da capacitação, que orienta sobre o painel e outras funcionalidades.

Atualmente, a Viva Pinda possui uma frota com 40 veículos, sendo ônibus padrão Básico, Midi (médio) e Micro-ônibus, divididos em 11 linhas. Por mês são transportamos uma média de 330 mil passageiros.

Aplicativo Bem Pinda - Uma novidade implantada com o novo contrato da Prefeitura com a Viva Pinda, em janeiro de 2023, foi a implantação do aplicativo Bem Pinda, que permite uma série de serviços, como comprar créditos para cartão, receber notícias e alertas sobre as linhas e horários, informações, canal de atendimento e acompanhar em tempo real a localização dos ônibus.

Melhorias no transporte - O sistema de transporte público em Pindamonhangaba vem recebendo diversas melhorias desde 1º de janeiro de 2023, quando a Prefeitura assinou novo contrato com a empresa concessionária, após várias tentativas de realização de licitação pública.

Em março daquele ano, a empresa Viva Pinda realizou a ampliação dos serviços para seus usuários com novos horários em diversas linhas já existentes, implantação de duas novas linhas melhorando o deslocamento e facilitando o acesso entre as regiões mais populosas como Moreira César, Zona Leste e Zona Oeste.

Na ocasião, a empresa aumentou o número de ônibus, retornou o trajeto da linha Crispim-Hospital, que posteriormente foi desmembrada em duas para garantir mais agilidade aos usuários, dentre outras melhorias nas linhas Piracuama, Feital e Araretama.

A linha Moreira César foi ampliada e outras melhorias implementadas, como modernização do sistema de bilhetagem, melhorando o pagamento de passagens, inclusive com a implantação de sistema de reconhecimento fácil para estudantes e idosos.

Notificação em relação aos horários
A Prefeitura de Pindamonhangaba vem acompanhando e notificando a empresa em relação a atrasos em alguns horários detectados pela fiscalização da Secretaria de Mobilidade e Trânsito.

Segundo levantamento prévio, há um aumento de usuários principalmente em horário de pico e a Prefeitura vem dialogando com a empresa para realizar ajustes em linhas e trajetos visando diminuir a lotação em horários e linhas críticas.

Mais informações sobre linhas e horários pelo link https://www.vivapinda.com.br/rotas-e-horarios/.

Informações: Prefeitura de Pindamonhangaba

READ MORE - Pindamonhangaba apresenta novos ônibus do transporte público na terça-feira

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960