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Passageiros aprovam comodidades e silêncio do ônibus elétrico em teste em Curitiba

quinta-feira, 1 de junho de 2023

Os passageiros que já tiveram oportunidade de se deslocar em um ônibus 100% elétrico em teste em Curitiba são unânimes: o veículo é mais confortável e silencioso que o movido a diesel.

Além de não poluente, com zero emissões, o ônibus elétrico vem caindo no gosto dos usuários, que estão tendo uma amostra de como será a tecnologia que começa a ser integrada à frota da cidade a partir de 2024. Até 2030, 33% da frota será elétrica, percentual que subirá para 100% em 2050.

No momento, está em teste o modelo padron da fabricante brasileira Eletra, que está trafegando na linha Interbairros II, com passageiros. Os testes começaram na última segunda-feira (22/5) e devem durar de 20 a 30 dias.
A linha Interbairros II, uma das mais importantes de Curitiba, transporta 65 mil pessoas por dia e tem 42,5 quilômetros de trajeto. Até o fim de outubro, pelo menos oito ônibus elétricos, de diferentes fabricantes, devem ser testados na capital paranaense. 

A diarista Jussara dos Santos Alves, de 44 anos, pega o Interbairros II toda semana para ir trabalhar e não sabia que andaria no ônibus elétrico nesta quarta-feira (24/5).

"É um privilégio pegar um ônibus assim, ele é lindo e muito chique, além de ser uma delícia andar em um ônibus tão silencioso", contou Jussara.

Ar condicionado
Sueli Ribas de Taun, manicure de 61 anos, utiliza a linha diariamente para se deslocar e comentou que o ônibus elétrico é esperança de maior conforto.

"Adorei o ônibus novo, é silencioso e com o ar condicionado eu espero que o perrengue de passar calor no ônibus no verão fique no passado", avaliou Sueli.

Para quem gosta de aproveitar o tempo de locomoção no transporte público de Curitiba para utilizar o celular, o elétrico também agradou.

"O que eu mais gostei é o carregador para a bateria do celular, vai ser muito útil pra mim, porque passo o dia todo fora de casa. O ônibus também é muito bonito e agradável, espero que seja bem cuidado pelo povo", comentou Célia Belmo de Lima, de 53 anos, que trabalha com serviços gerais.

Cronograma de testes
A Eletra integra o cronograma de testes que servirão de base para o edital de compra dos primeiros ônibus elétricos da capital em 2024.

Além da Eletra, a chinesa BYD também vem executando testes em Curitiba desde fim de abril.  O ônibus BYD, do tipo articulado, no entanto, circula sem passageiros porque o posicionamento das suas portas de embarque é do lado esquerdo e não direito, como pede a operação no transporte coletivo. O veículo já passou pela linha Interbairros II e nesta semana iniciou testes no eixo leste-oeste, na linha Centenário/Campo Comprido.  Até outubro,, além da BYD e da Eletra, Volvo, Mercedes, Higer e Marcopolo farão testes em Curitiba.

Aquisição
A Prefeitura já anunciou que serão investidos R$ 200 milhões na compra de 70 ônibus – 42 tipo padron e 28 articulados - que devem ser integrados à frota do município até o fim de junho do próximo ano.

Os ônibus elétricos comprados vão trafegar nas linhas Inter II, Interbairros 2 e Leste-Oeste, que transportam, juntas, cerca de 370 mil pessoas por dia.

"A nossa expectativa é que os primeiros veículos elétricos comprados estejam na linha Interbairros II em meados do próximo ano. Na sequência serão usados nos Ligeirinhos", disse o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto.

Segundo ele, além da sustentabilidade e da redução do impacto ambiental e do conforto para os passageiros, o ônibus elétrico traz vantagens econômicas, com reflexo na tarifa no médio prazo. "O custo de aquisição é maior, mas se dilui ao longo do tempo e o custo de manutenção é menor. Nossos estudos mostram que, dentro de cinco anos, os custos já serão mais vantajosos que os do diesel", afirmou Maia Neto. 

Informações: URBS
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Novas linhas de ônibus dão mais agilidade ao transporte público de Maceió

A implantação de novas linhas de ônibus é uma das medidas da Prefeitura de Maceió para proporcionar mais qualidade ao serviço de transporte público do maceioense e daqueles que precisam se deslocar pela cidade. No total, entre 2021 e 2022, já foram criados 28 novos itinerários.

A estudante de Administração, Maria Clara, é uma das pessoas beneficiadas pela criação de novas linhas. Ela é usuária da 900-Cruz das Almas/UFAL e destaca que com a opção, passou a se deslocar de forma mais rápida para assistir as aulas e para retornar à sua casa. "Estou achando maravilhoso, porque eu consigo pegar o ônibus dentro da UFAL e antes eu tinha que me deslocar até a avenida. Eu utilizava a linha 706 e era mais difícil. Com a linha nova eu chego mais rápido em casa", revela.

Os novos trajetos são definidos a partir de estudos feitos pela equipe do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) e também da avaliação de informações passadas pela população através dos canais de comunicação.

"É feita uma análise de itinerário e demanda. Com essas informações, somadas a outros pontos, como a geografia da região que está em vias de receber os ônibus, elaboramos o plano para a criação das linhas. É um trabalho cuidadoso e que busque tender a todos", ressaltou o diretor do DMTT, Constantino Assis.
Para a estudante de jornalismo da UFAL, Gabrielle Barros, a criação de novas opções de itinerários facilita o deslocamento da população a determinados locais de estudo e trabalho.

"Antes, eu precisava caminhar uns 20 minutos para pegar o ônibus. Pode parecer pouco, mas é cansativo para quem precisa de toda a atenção para as aulas. Com a criação da linha 900, caminho bem menos", assinala.

O diretor-presidente do DMTT, André Costa, explica que é fundamental levar o transporte a outros pontos da cidade e garantir às pessoas o direito de ir e vir, com qualidade.

"Criar opções para a população ter como se deslocar e fazer isso proporcionando o máximo conforto tem sido o nosso plano para o transporte. Daí temos benefícios como as gratuidades para estudantes, o Domingo é Livre, ônibus Geladão e também o Madrugadão. Tudo isso nos dá a chance de planejar mais e melhor e a implantação das linhas novas faz parte desse planejamento. Outras ainda estão por vir", imforma André.

Das 28 linhas, 22 fazem a programação normal e outras seis são as que atuam no Madrugadão, que circulam entre às 23h40 e 04h20, com o objetivo de garantir o transporte para aqueles que precisam de ônibus no horário da madrugada.

Linhas criadas

101 - Chã da Jaqueira/Trapiche da Barra (via Parque Municipal - Bom Parto);
102 - João Sampaio/Trapiche da Barra (via Jacintinho);
111 - Forene/Pontal da Barra;
113 - Eustáquio Gomes/Trapiche da Barra;
114 - Cruz das Almas/Trapiche da Barra;
115 - Chã da Jaqueira/Trapiche da Barra (via Farol - Prado);
401 - Circular bairros 1;
402 - Circular bairros 2;
403 - Trapiche/Ouro Preto(via Jacintinho);
404 - Trapiche/Novo mundo(via Farol);
501 - Vergel/São Jorge(via Jacintinho);
502 - Vergel/São Jorge(via Farol);
504 - Pontal/São Jorge(via Ponta Verde);
613 - Vergel/Guaxuma (via Santo Eduardo);
614 - Trapiche/Mangabeiras (via Joaquim Leão - Ponta da Terra);
601 - Benedito Bentes/Jatiúca(via Rota do Mar);
612 - Forene/Jatiúca(via Centro - Ponta Verde);
727 - Eustáquio Gomes/Ponta Verde(via Av. Marília Mendonça);
4004 - Benedito Bentes/Eustáquio Gomes(via Av. Marília Mendonça);
714 - Rio Novo/Ponta Verde(via Farol/Jacintinho);
723 - Rosane Collor/Ponta Verde (via Farol - Bom Parto);
900 - Cruz das Almas/UFAL.

Madrugadão

M 001 - Village II/Ponta Verde (Graciliano Ramos/Cidade Universitária);
M 002 - Benedito Bentes/Ponta Verde (Trapiche da Barra);
M 003 - Eustáquio Gomes/Ponta Verde (Trapiche da Barra);
M 004 - Ouro Preto/Ponta Verde (Feitosa);
M 005 - Ipioca/Pontal (Ponta Verde);
M 006 - Clima Bom/Ponta Verde (Fernão Velho).

Informações: Prefeitura de Maceió
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Senado fará diligência para acompanhar situação do Metrô do Recife

Em audiência pública na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), o senador Humberto Costa (PT), presidente do colegiado, anunciou uma diligência para acompanhar in loco os problemas do metrô do Recife. Além de visitar as instalações do metrô, os parlamentares pretendem realizar uma série de ações para debater soluções para recuperar o sistema. Também está prevista uma nova audiência pública, desta vez na Capital, para debater o tema com lideranças políticas locais. A CAS também planeja um encontro com a governadora Raquel Lyra (PSDB).

"O metrô do Recife é um dos principais modais do transporte público da região metropolitana e já foi referência para todo o Brasil. Infelizmente, hoje nos deparamos com um sistema abandonado e sucateado, que não atende às necessidades da população. O sucateamento da estrutura afeta também os trabalhadores que se dedicam a manter o sistema funcionando. Buscamos, de maneira efetiva, garantir a recuperação da rede e restabelecer a segurança e o conforto dos passageiros e dos trabalhadores", afirmou Humberto.

Presente à reunião, o senador Fernando Dueire (MDB) reforçou a necessidade de mobilização em torno da pauta do metrô do Recife. "O sistema do metrô está desatualizado e a situação degradada. A verdade nua e crua é que o metrô do Recife vem funcionando graças ao empenho e à dedicação dos seus funcionários", afirmou.


O presidente do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro), Luiz Soares, falou sobre a importância do metrô para o Recife e para toda a região metropolitana.  A recuperação e a expansão do sistema é um compromisso da nossa categoria e do sindicato. O governo Lula assumiu o compromisso conosco de recuperar o metrô do Recife, que vinha sofrendo um processo de sucateamento nos últimos seis anos", afirmou. O metrô do Recife atende cerca de 400 mil pessoas por dia.
Diretor de Regulação da Mobilidade e Trânsito Urbano no Ministério das Cidades, Antônio Maria Espósito Neto reafirmou o compromisso do governo Lula em trabalhar pela melhoria do sistema. "O Brasil vive um momento de união e reconstrução. A recriação do Ministério das Cidades e da Secretaria de Mobilidade Urbana mostra que esta é uma pauta prioritária do governo. É o momento de voltar a olhar para este setor com o carinho e a atenção de que precisa", afirmou. 

Também participaram da audiência pública o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (CREA-PE),  Adriano Lucena, o gerente operacional de Recursos Humanos da CBTU/Recife, José Inocêncio Andrade, o chefe do Departamento de Estruturação e Projetos do BNDES, Arian Bechara Ferreira, a presidente do Sindicato dos Engenheiros de Pernambuco (Senge-PE), Eloisa Basto Amorim de Moraes, e o procurador do Estado de Pernambuco, Sérgio Augusto.

Informações: FolhaPE
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Volkswagen lança novos ônibus com suspensão pneumática para maior conforto

A Volkswagen Caminhões e Ônibus ampliou seu portfólio e está com a mais completa linha de suspensões pneumáticas do país para o transporte de passageiros. Dos Volksbus de 9 a 18 toneladas, todos os chassis dispõem dessa configuração para escolha dos clientes que busquem um conforto ainda maior, bem como a redução de custos operacionais com as manutenções.

As melhorias, no entanto, não param por aí. A experiência a bordo da melhor família Volksbus de todos os tempos fica ainda mais agradável com diversas configurações. O novo volante multifuncional vem com coluna com multirregulagem de série para contemplar as mais variadas alturas de condutor.

A alavanca do câmbio foi reposicionada no painel para tornar a direção muito mais fácil e ergonômica. Nas versões de 18 toneladas, ela vem integrada à coluna de direção. O novo sistema de direção reduz em até 30% o esforço nas manobras, estando também mais preciso.

Já o painel completa essa composição de forma a favorecer o melhor ângulo de visão para o motorista. Agrega também mais 70 funcionalidades de forma a facilitar a operação do veículo, com dados que apoiam seu dia a dia.

A Volkswagen Caminhões e Ônibus lança mão da digitalização para incrementar essa experiência. As opções vão desde informações sobre a viagem, consumo, autonomia, desempenho na direção até indicações de falhas e diagnósticos. E tudo pode ser personalizável.

O pacote tecnológico da VWCO para seus chassis também inclui o avanço das transmissões automáticas, que ganham espaço no portfólio e conferem ainda mais conforto e segurança. Para a família Volksbus com motor dianteiro está disponível a versão de oito velocidades. Já para os modelos com motores traseiros, são duas opções: seis velocidades para o veículo piso baixo e oito velocidades para o piso alto.

Informações: Volkswagen
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