DF terá ônibus e metrô de graça aos domingos e feriados *** BRT Metropolitano de Belém receberá 265 ônibus incluindo 40 elétricos com ar e Wi-Fi *** Trem bala entre São Paulo e Rio é viável após correções, afirma secretário de Transportes *** Com R$ 12,3 bi, BNDES apoia construção da Linha 6 do metrô de São Paulo *** Governo de Pernambuco anuncia obras de alargamento da Avenida Caxangá e requalificação de estações de BRT *** Rio é cidade em que usuário gasta mais tempo para deslocamento *** Linha Visite Santos começa a circular com aprovação de turistas *** Prefeitura de São Paulo entrega 100 ônibus elétricos e avança na sustentabilidade do transporte público *** BRT de Goiânia adotará sistema de “metronização”; entenda *** Ônibus elétrico articulado inicia período de testes em Porto Alegre *** Conheça nossa página no Instagram

BRT Metropolitano de Belém receberá 265 ônibus incluindo 40 elétricos com ar e Wi-Fi

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2025

A entrega dos 265 ônibus do BRT Metropolitano está prevista para o final de abril. A frota incluirá 40 ônibus elétricos, que possuem zero emissão de carbono, e 225 ônibus a Diesel, que emitem 15 vezes menos carbono em comparação com os veículos atualmente em operação em Belém. Todos os ônibus terão ar-condicionado e Wi-Fi. O investimento do Governo do Pará é de 388 milhões de reais, com recursos do Tesouro do Estado e financiamento através do programa pró-transporte do Ministério das Cidades.

Além dos veículos elétricos, já chegou o primeiro lote completo dos veículos a diesel (Euro 6), que possuem tecnologia para redução de emissão de gases poluentes, incluindo os modelos que circularão no corredor central do BRT Metropolitano e os alimentadores, que circularão dentro dos municípios contemplados, acrescentou o diretor da Artran. 

Os ônibus elétricos adquiridos pelo Governo do Pará possuem tecnologia sustentável, com zero emissão de gases poluentes, ar condicionado e Wi-Fi, além da redução no ruído dos motores, destacou o representante da empresa Caio Eletra. “O ônibus elétrico é a benesse do cuidado do meio ambiente e da natureza. Esse é o primeiro ponto positivo. O segundo ponto é que é um veículo que tem uma viagem muito confortável. O usuário vai poder ver isso no dia a dia. A terceira coisa é que essa viagem, por ser confortável e ter um consumo infinitamente menor de recursos do meio ambiente, está diretamente fazendo um bem. É um ônibus que, do ponto de vista técnico, é tão bom ou melhor que o ônibus tradicional”, enfatizou o representante.

Os veículos elétricos têm autonomia de 220 quilômetros por carga. Segundo a empresa Caio Eletra, saindo de Marituba até o terminal de São Brás (em Belém), poderão fazer, em média, 16 viagens por carga.

Informações: Agencia Pará

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Progresso anuncia aquisição de 40 novos veículos Marcopolo G8


É com imensa satisfação que a AUTO VIAÇÃO PROGRESSO, empresa pioneira no transporte Rodoviário de passageiros e concessionária pública dentro do Estado do Pernambuco, vem anunciar a aquisição de 40 novos veículos Marcopolo G8 para renovação de sua frota.

Os novos ônibus serão incorporados ainda no primeiro semestre do ano de 2025. E serão todos no modelo DD Double Decker, que são ônibus de dois andares, nas categorias de serviço Semi-leito no piso superior e Leito no piso inferior.

Isso demonstra, o quanto a organização presa pelo bem estar de seus clientes, procurando oferecer o melhor serviço possível dentro do Estado.

Com esta aquisição, todas as linhas operadas pela companhia receberam uma renovação nos veículos que atualmente realizam os serviços, demonstrando o compromisso da empresa com a melhoria contínua.

Informações: Progresso

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Trem bala entre São Paulo e Rio é viável após correções, afirma secretário de Transportes

O secretário-executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro, afirmou ao podcast EXAME INFRA que o trem de alta velocidade ligando as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro está "muito bem endereçado para o caminho correto".

"Ainda não saiu o EVTEA [Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental], mas o governo tem um 'cheiro' muito bom de que ele seja viável. O traçado está diferente do projeto original que o governo federal fez, corrigiu vários problemas, inclusive de limitações de licenciamento ambiental, e mitiga riscos", disse Santoro.

O plano de execução e operação do trem-bala vem sendo desenhado pela empresa TAV Brasil, criada em 2021 com o propósito de atuar com trens de alta velocidade.


Em 2023, a companhia conseguiu uma autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para construir e explorar o projeto pelo período de 99 anos.

O cronograma aprovado estabelece que o trem deverá estar em operação em um prazo de 10 anos. Para isso, a TAV ainda precisa realizar estudos sobre a viabilidade técnica, econômica e social e, posteriormente, obter as licenças prévias.

A ideia de ligar as duas principais cidades do país por um trem-bala foi proposta pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda em seu segundo mandato, em 2010. À época, o objetivo era deixar a obra pronta para as Olimpíadas do Rio de Janeiro, que aconteceram em 2016.

O projeto, no entanto, não saiu do papel, especialmente por dificuldades em tornar a iniciativa rentável. O custo inicialmente estimado é de R$ 50 bilhões.

Receitas do setor imobiliário e o trem-bala
De acordo com Santoro, a TAV Brasil tem avançado nas etapas necessárias para a implementação e caminha para finalizar o EVTEA e dar início ao processo de licenciamento ambiental. "Cabe ao Ministério dos Transportes, à Infra S.A. e a todo o nosso ecossistema apoiar as iniciativas de autorização. Estamos acompanhando e incentivando esse processo", afirmou o secretário.

Um dos pontos disruptivos para viabilizar o projeto, segundo ele, é a possibilidade de incluir receitas do setor imobiliário. Desde 2021, a lei de autorização ferroviária permite que o projeto, além de captar tarifas de uso, possa desapropriar áreas ao longo do traçado para a instalação de shoppings, condomínios, postos de gasolina e terminais logísticos.

Essa estratégia de "real estate", avalia o secretário, confere ao projeto uma capacidade ampliada de levantar recursos, proporcionando maior poder de barganha para a iniciativa.

Diálogo com Paes e Nunes
O secretário ressaltou ainda a importância do diálogo com as prefeituras para a definição dos pontos de parada e a implantação das estações.

Ele citou a parceria já estabelecida com o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), e destacou que novas reuniões serão agendadas — inclusive com a participação do ministro dos Transportes, Renan Filho — para articular a visão de onde as estações devem ser implantadas.

"Com o prefeito [de São Paulo] Ricardo Nunes [MDB], a gente fez uma uma prévia, mas nós vamos marcar uma reunião para ele falar a visão dele de onde gostaria de ter essa estação, porque tudo isso envolve na mudança da cidade", disse Santoro.

Além das duas cidades, o trem-bala, que tem como objetivo o transporte de passageiros, percorrerá outras 27 cidades ao longo dos seus 380 quilômetros de extensão.

O projeto do TAV Brasil prevê a construção de quatro estações, além das capitais, uma na cidade de São José dos Campos (SP) e outra em Volta Redonda (RJ). O empreendimento será todo custeado pelo setor privado, como destacou o secretário.

"A empresa tem a ideia de fazer um trem direto e um trem com algumas paradas. Então, precisamos apoiá-la nessas conversas com as prefeituras, porque é o papel do ministério fazer isso", disse.

Impactos do trem-bala SP-RJ
Santoro destaca que a interconexão dos dois principais centros econômicos do país tornará o deslocamento mais acessível.

"Atualmente, a ponte aérea tem custos elevados e o transporte rodoviário apresenta diversas implicações logísticas. Um TAV pode interligar essas cidades com baixo custo e impacto ambiental muito menor", destacou o secretário, ressaltando que o trem de alta velocidade gera externalidades positivas ao reduzir a emissão de poluentes.

Além disso, segundo ele, o projeto pode criar sinergias econômicas ainda maiores entre as duas metrópoles, favorecendo a mobilidade de trabalhadores, a integração dos mercados e até mesmo atividades de lazer, como facilitar o acesso a eventos culturais e esportivos.

Cerca 35 milhões de habitantes no eixo Rio-São Paulo poderão ser atendidos com o trem, que tem entrega prevista para 2032.

Informações: EXAME

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Começa a modernização de elevadores e escadas rolantes em estações de ônibus em Porto Alegre

Após vistoria das Secretarias de Mobilidade Urbana (Smmu) e Obras e Infraestrutura (Smoi), a prefeitura dá início nesta segunda-feira, 10, aos serviços de modernização, de manutenção preventiva e corretiva dos sistemas de elevadores e escadas rolantes no Terminal Triângulo e nas estações de integração dos viadutos Jorge Alberto Mendes Ribeiro (Carlos Gomes x Protásio Alves), José Eduardo Utzig (Dom Pedro II x Benjamin Constant) e Jayme Caetano Braun (Carlos Gomes x Nilo Peçanha), que fazem parte do Complexo da Terceira Perimetral.

Serão qualificados 28 equipamentos: quatro elevadores no Terminal Triângulo, oito elevadores e oito escadas rolantes na estação do viaduto Jorge Alberto Mendes Ribeiro, quatro elevadores na estação Jayme Caetano Braun, além das duas escadas rolantes e dois elevadores do viaduto José Eduardo Utzig.

O primeiro local a receber a qualificação será o Mendes Ribeiro, onde circulam diariamente cerca de 110 mil passageiros nas 32 linhas que passam pelo eixo Protásio Alves e Terceira Perimetral. O viaduto, revitalizado pelas secretarias de Obras e Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Urbanos, passou por lavagem, remoção de pichação, pintura, reparos nos corrimãos, guarda-corpo, cobertura, pisos e azulejos das paredes.

“Com a modernização dos equipamentos e o monitoramento adequado das instalações, buscamos dar mais dignidade à vida das pessoas e cuidar daquilo que é de todos nós: o patrimônio público”, destaca o secretário adjunto de Mobilidade Urbana, Matheus Ayres.

O serviço será feito pela empresa Elevadores Alcer, no valor de R$ 4,73 milhões, em um contrato de 12 meses, com possibilidade de prorrogação.

Mais Transporte - A prefeitura implantou em 2022, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Smmu), o programa Mais Transporte, com o objetivo de qualificar o serviço de transporte público, garantir a sustentabilidade, o equilíbrio financeiro e a eficiência operacional, com transparência nas informações e nos dados do Sistema Municipal de Transporte Público e de Circulação do Município de Porto Alegre.

Informações: Prefeitura de Porto Alegre

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Em Curitiba, Com nova estação-tubo, linha Barreirinha/São José tem itinerário ampliado

A linha de ônibus 206-Barreirinha/São José ganha, neste sábado (8/2), uma extensão de itinerário com a inauguração da nova estação-tubo Praça Getúlio Vargas, no Centro de São José dos Pinhais.O itinerário foi ampliado em um quilômetro, passando para 44 quilômetros.

Inaugurada em julho do ano passado, a linha Barreirinha/São José retomou a integração direta entre a capital e o município vizinho, que havia sido interrompida em 2015. Por dia, beneficia 21 mil passageiros.

A linha, tipo Ligeirinho, é mista, operada em conjunto pela Urbanização de Curitiba (Urbs), que gerencia o transporte coletivo na capital, e a Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), responsável pelo transporte metropolitano.

“A desintegração linha fez muito mal a Curitiba e São José dos Pinhais, foi um atraso, contrária aos interesses da nossa população, que precisa desta importante conexão entre os municípios. Depois de retomarmos esta linha, no ano passado, agora ampliamos o trajeto, com a implantação de mais uma estação-tubo, para melhor atender os passageiros”, disse o prefeito Eduardo Pimentel.

O itinerário liga, nos dois sentidos, o Terminal Barreirinha até o Terminal central de São José dos Pinhais. Com 14 ônibus, funciona todos os dias, com frequência de oito minutos no horário de pico e 14 minutos entre picos. São 83 horários em cada sentido.

"Com a Barreirinha/São José, quem sai de São José pode vir direto para o Centro e a região Norte de Curitiba e fazer integrações em vários terminais e estações-tubo da capital ao longo do itinerário, pagando apenas uma passagem. É a integração metropolitana facilitando a vida da população de quem mora em Curitiba e região", disse o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto.

Nova estação
A estação-tubo Praça Getúlio Vargas, que fica na Rua Padre Bittencourt, 65, no Centro de São José dos Pinhais, tem sete módulos, com um total de 10 metros de comprimento.  A estrutura foi  reformada a partir de uma estação-tubo de Curitiba que estava desativada. “Foram investidos R$ 120 mil em um trabalho de 15 dias para adequações”, explica Alceu Portela, gestor da área de manutenção da Urbs.  

A nova estação será ponto de parada entre o Terminal Boqueirão e o Terminal Central de São José dos Pinhais e vai funcionar somente sentido São José dos Pinhais.

Para isso, o itinerário passa a ter alteração pela pista lenta das avenidas Mal. Floriano Peixoto e das Américas, Av. Souza Naves, ruas Quinze de Novembro, Padre Bittencourt, realizando parada para embarque e desembarque na nova estação-tubo Praça  Getúlio Vargas, ruas Passos de Oliveira, Joaquim Nabuco e Norberto de Brito, sentido Terminal Central de São José dos Pinhais.

As paradas da linha são no Terminal Barreirinha, nas estações-tubo Ahú, Centro Cívico-Palácio Iguaçu (sentido São José dos Pinhais); Centro Cívico-Assembleia (sentido Barreirinha); Comendador Fontana; Círculo Militar, Guadalupe; Paiol; Terminal Hauer; Terminal Carmo; Terminal Boqueirão, estação-tubo Praça Getúlio Vargas (sentido São José dos Pinhais) e Terminal Central de São José dos Pinhais

Reintegração
Curitiba tem hoje um dos sistemas de transporte mais integrados do País. Dos 15 milhões de passageiros por mês que utilizam o transporte da capital, 3,2 milhões são da Região Metropolitana, que entram no sistema sem ter que pagar uma nova passagem.

São 22 terminais de integração, 242 linhas urbanas, 62 linhas metropolitanas que integram com o sistema e  quatro linhas mistas (urbanas e metropolitanas): Barreirinha/São José, Caiuá-Cachoeira, Colombo/CIC e Pinhais/Campo Comprido. A frota é de 1,1 mil ônibus. 

Informações: URBS

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BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

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