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Maceioense gasta 12,5% do salário mínimo com transporte público

segunda-feira, 25 de julho de 2022

Quem utiliza o transporte público em Maceió gasta o menor percentual do salário mínimo desde 1999. Segundo levantamento do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM), os maceioenses gastam em média R$ 147,40, considerando duas passagens por dia, no trajeto ida e volta. O gasto com transporte é 12,5% do salário mínimo, atualmente no valor de R$ 1.212,00.

De acordo com a análise, esse índice é o menor em 23 anos. Em 1999, o índice registrado foi de 24,3%. Uma diferença de 12,1% , mais que o dobro do comprometimento do salário dos usuários dos coletivos de Maceió, em comparação com o momento atual.

O gasto mensal foi reduzido devido a uma política de governo da atual gestão municipal que arca com o subsídio ao transporte público, uma medida que ocorre em diversos países e também no Brasil, a citar Brasília, São Paulo, Curitiba e Recife.

A Prefeitura de Maceió paga R$ 4,5 milhões de subsídio para as empresas concessionárias do transporte público do município mensalmente. Além do subsídio o valor pago mensal correspondente as patologias (algumas doenças têm passe livre), que é em média de R$ 185.244,11, totalizando de repasse da Prefeitura o valor médio de R$ 4.685.244,11.

Quanto ao subsídio, esse tem um papel importante pois ajuda a manutenção da tarifa em patamares mais baixos diferentemente do que acontecia anteriormente. Sem esse repasse, a tarifa custaria em média R$ 6,55, ocasionando um maior desembolso para o usuário.

O superintendente municipal de transportes e trânsito, André Costa, integrou a comissão que realizou os estudos para redução da passagem. À frente da pasta, coordena o monitoramento da operação, custos e investimentos para o funcionamento dos coletivos que circulam na cidade.

“O sistema precisa encontrar meios de buscar equilíbrio econômico-financeiro. Para isso, técnicos fazem um monitoramento constante, para que a população tenha um transporte público de qualidade, mas também que as concessionárias não entrem em colapso, em virtude dos elevados custos de operação “, explicou Costa.

Vale destacar que o subsídio é um instrumento legal para compensar o sistema de transporte público, com a análise da tarifa técnica, que considera o custo de operação das empresas concessionárias de transporte, e avalia o aumento dos preços dos insumos, como o diesel, pneus, peças dos veículos, etc,. E a tarifa social, essa praticada e custeada pelos usuários.

O técnico em enfermagem, José Rodrigo, utiliza o transporte público para o deslocamento diário. Trajetos cheios histórias de vida. O enfermeiro pontua o quanto o olhar da gestão municipal para os usuários dos ônibus da Capital reflete também na utilização do dinheiro para outras finalidades. “Hoje, tem que fazer milagre com o salário mínimo. Então, se a passagem baixou para muita gente é um benefício, pode gastar esse trocado que vai sobrar da passagem com alimento, ou qualquer outra coisa que esteja necessitando. É bem melhor a passagem manter esse foco, pra gente tentar se reerguer dessa pandemia “, pontuou trabalhador.

“A Prefeitura de Maceió não paga para as empresas. O que nossa gestão faz é subsidiar o direito à gratuidade nos transportes coletivos urbanos para maiores de 65 anos, pessoas com deficiência asseguradas por lei. Além de garantir tarifa baixa para os demais usuários, assim como os programas Passe Livre Estudantil e Domingo é Livre”, pontuou o prefeito JHC

. Dona Josefa da Silva sempre precisava destinar parte do orçamento familiar para custear as passagens dos dois filhos para irem estudar. Agora é diferente. Com a garantia do Passe Livre Estudantil, um gasto a menos para a renda doméstica. “Foi bom, porque já ajudou a economizar o dinheiro da gente. Tirava até de fazer alguma coisa em casa, a exemplo, de comprar comida e tudo mais, para pagar a passagem deles e com o vale transporte ficou bem melhor, com certeza. É uma ajuda muito boa”, contou a merendeira

Informações: Gazeta Web
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Belo Horizonte registra 245 reclamações por dia sobre as linhas de ônibus

A rotina de quem depende do transporte público em Belo Horizonte continua com atrasos, poucos ônibus e superlotação. Apesar do subsídio repassado as empresas, que, em contrapartida, prevê o aumento do número de viagens e o congelamento do preço das passagens até março de 2023, o serviço oferecido ainda deixa a desejar. Por dia, a capital tem uma média de 245 reclamações. São 3.191 registros desde o dia 12 de junho, data em que as empresas deveriam aumentar o número de viagens na capital. Entre os principais questionamentos estão o descumprimento do quadro de horários, superlotação e questionamento quanto ao quadro de horários das viagens.

"Os ônibus demoram muito e quando passam estão todos cheios, lotados", relata a auxiliar de serviços gerais, Anália de Araújo, de 35 anos. Moradora do Conjunto Paulo VI, na região Nordeste da capital, ela utiliza várias linhas dos coletivos. "Todo dia eu pego um ônibus diferente, depende de onde tem serviço", conta.  Anália relata que ainda não percebeu melhorias no transporte público nos últimos 15 dias, período em que as empresas de ônibus da capital deveriam aumentar o número de viagens na cidade. "Não reparei e ainda tem ônibus estragado. Demora muito e, quando vem, estraga no meio do caminho", reclama. 

Desde o dia 12 de julho, as empresas do transporte coletivo da capital são obrigadas a oferecer um maior número de viagens, chegando a 19.203 diárias nos dias úteis típicos e 528 no período noturno, entre 0h e 3h59. O acordo prevê ainda que, na próxima quarta-feira (27), as empresas coloquem ainda mais ônibus nas ruas, chegando a 21.708 no horário diurno. A obrigatoriedade é decorrente do pagamento de subsídio de R$ 237 milhões. 
De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana (Sumob), o acordo está sendo cumprido pelas empresas que fazem o transporte público na capital. Na primeira semana, foram cerca de 19.300 viagens diurnas e 544 no período noturno. Ao todo, foram transportados cerca de 923 mil passageiros por dia, com uma média de 46 pessoas por viagem. A Sumob aponta uma redução de 8 pessoas por veículo em relação ao número de passageiros anterior a determinação. 

Uma volta pelo Centro da capital e o cenário é diferente aos números, com pontos de ônibus cheios e muitas reclamações entre os usuários. "Ele está sempre lotado. É assim durante a manhã e também a noite", desabafa a vendedora Amanda Dávila, usuária da linha 9101, que faz o itinerário Santa Lúcia/Alto Vera Cruz. "Geralmente, a noite, passam três ônibus juntos. Então demora mais, e mesmo assim continua continua lotado", explica.

Para o mestre de obras José Maria Barreto, usuário da linha 2102 Serra/Gameleira, o tempo de espera pelos ônibus parece ter aumentado. "Tem quase 30 minutos que estou aqui e ainda faltam 12 minutos", relata Barreto enquanto aponta o dedo para o painel em um ponto de ônibus da Avenida Amazonas que indica o tempo de espera pelo coletivo.

Veja as 10 linhas com mais reclamações

Linha 806 (Estação São Gabriel / Vista do Sol) - 73
Linha 823 (Estação São Gabriel / Vitória) - 72
Linha 62 (Estação Venda Nova / Savassi via Hospitais) - 65
Linha 51 (Estação Pampulha / Centro / Hospitais) - 60
Linha 808 (Estação São Gabriel / Paulo VI) - 57
Linha 815 (Estação São Gabriel / Conjunto Paulo VI) - 57
Linha 5250 (Estação Pampulha / Betânia) - 54
Linha 3055 (Estação Barreiro / Savassi via BH Shopping) - 50
Linha 5201 (Dona Clara / Buritis) - 47
Linha 9032 (Granja de Freitas) - 40

Veja as principais reclamações e em quais linhas elas ocorrem

1. Descumprimento de quadro de horários - 28%
Linha 806 (Estação São Gabriel / Vista do Sol) - 43
Linha 823 (Estação São Gabriel / Vitória) - 40
Linha 8150 (União / Serra) - 28
Linha 808 (Estação São Gabriel / Paulo VI) - 20
Linha 3055 (Estação Barreiro / Savassi via BH Shopping) - 20

2. Superlotação - 21%
Linha 62 (Estação Venda Nova / Savassi via Hospitais) - 32
Linha 815 (Estação São Gabriel / Conjunto Paulo VI) - 24
Linha 5250 (Estação Pampulha / Betânia) - 24
Linha 5107 (Estação Pampulha / Savassi ) - 22
Linha 5201 (Dona Clara / Buritis) - 17

3. Reclamação do quadro de horários - 14%
Linha 808 (Estação São Gabriel / Paulo VI) - 10
Linha 3055 (Estação Barreiro / Savassi via BH Shopping) - 10
Linha 51 (Estação Pampulha / Centro / Hospitais) - 9
Linha 823 (Estação São Gabriel / Vitória) - 8
Linha 62 (Estação Venda Nova / Savassi via Hospitais) - 7
Linha 9032 (Granja de Freitas) - 7

4. Descumprimento do ponto de embarque - 7%
Linha 4110 (Dom Cabral / Belvedere) - 11
Linha 9250 (Caetano Furquim / Nova Cintra via Savassi) - 10
Linha 5106 (Bandeirantes / BH Shopping) - 8
Linha 3055 (Estação Barreiro / Savassi via BH Shopping) - 8
Linha 30 (Estação Diamante / Centro) - 6

5. Estado de Conservação do Veículo - 5%
Linha 815 (Estação São Gabriel / Conjunto Paulo VI)  - 11
Linha 51 (Estação Pampulha / Centro / Hospitais) - 10
Linha 3029 (Regina / Centro) - 7
Linha 5250 (Estação Pampulha / Betânia) - 5
Linha 6350 (Estação Vilarinho / Estação Barreiro via Anel Rodoviário) - 5
Linha 5503A (Goiânia A) - 5

Onde reclamar
As reclamações podem ser feitas pelos usuários pelo aplicativo PBH APP, internet, whatsapp e email. É importante encaminhar o número da linha, número do veículo, dia e horário do acontecido, além de um breve relato.

Aplicativo gratuito PBH APP onde é possível registrar reclamação e realizar a avaliação com vários critérios. 
Portal de Serviços da PBH por meio do serviço Reclamação de ônibus (transporte coletivo)
Whatsapp: (31) 98472-5715
E-mail: subsidio@pbh.gov.br

Informações: O Tempo
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Grande Recife: Empresa recebe da Caio 20 ônibus Apache Vip geração V

A Itamaracá Transportes, tradicional cliente da marca Caio, atua há mais de 50 anos no transporte coletivo de passageiros. Neste mês de julho a empresa está recebendo 20 ônibus modelo Apache Vip geração cinco para operar pelo Conorte – Consórcio Norte, gerido pelo GRCT – Grande Recife Consórcio de Transportes.

Os ônibus zero km começam a rodar nos próximos dias na RMR – Região Metropolitana do Recife, que engloba as cidades de Recife, Olinda, Paulista, Abreu e Lima, Igarassu e Itamaracá.

Os ônibus Apache Vip produzidos para a Itamaracá possuem 12.700 mm, 3 portas com acesso dianteiro e capacidade para transportar até 81 passageiros.

O amplo salão interno abrange poltronas ergonômicas, além de janelas com vidros na cor fumê e limitação de abertura, que proporcionam conforto térmico e segurança durante os trajetos. Também são equipados com portas tipo fole, com acionamento pneumático e bloqueadores, os quais evitam abertura inesperada durante o trajeto.
Todos os ônibus são 100% acessíveis, compostas por elevadores e assentos reservados, que trazem o diferencial de possuírem uma gravação especial no próprio revestimento, informando que elas são preferenciais para pessoa idosa, com deficiência, com autismo e gestante. Box para cadeirantes e pessoas com cão-guia e os elevadores, completam os itens de acessibilidade.

Os ônibus têm itinerários eletrônicos instalados em diferentes pontos da carroceria para facilitar a visualização das linhas. Contam também com preparação para microcâmeras, rádio, catracas e validadores eletrônicos. A planta de pintura segue o padrão Conorte, evidenciando ainda mais o design do Apache Vip.

Além disso a marca Caio volta a compor a frota de ônibus de Jaraguá do Sul. Adquiridos pela Senhora dos Campos Concessionária, os usuários do transporte público receberão toda segurança, conforto e praticidade do modelo urbano mais vendido do país: o Apache Vip quinta geração.

A empresa de transportes é responsável pelo transporte público em toda a cidade de Jaraguá do Sul, município na região Norte/Nordeste do estado de Santa Catarina, com cerca de 180 mil habitantes.

Informações: Caio
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Em Fortaleza, 35 linhas de ônibus que passam pelo Centro têm a nomenclatura alterada


A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) alterou, no sábado (23), a nomenclatura de 35 linhas de ônibus com o Centro da capital entre os destinos.

Com a mudança, tanto as linhas provenientes dos bairros, como também aquelas oriundas dos terminais, receberam o acréscimo do nome "Centro", para facilitar a identificação do destino.

Outra mudança realizada pela Etufor foi a alteração do percurso da linha 913 - Papicu/Serviluz/Varjota. Os ônibus dessa linha tiveram seu itinerário alterado, acessando a Rua Prof. Silas Ribeiro e retornando para o bairro Serviluz pela Avenida Almirante Henrique Saboia (Via Expressa).

Veja as linhas que tiveram os nomes alterados:

101 - Beira Rio/Centro
102 - Vila Santo Antônio/Nossa Senhora Graças/Centro
108 - Santa Maria/Bairro Ellery/Centro
302 - Rodolfo Teófilo/José Bastos/Centro
303 - Igreja São Raimundo/Centro
307 - Itaóca/Jardim América/Centro
308 - Lagoa/Demócrito Rocha/Centro
310 - Campus Universitário/Panamericano/Centro
314 - Henrique Jorge/Centro
350 - Lagoa/José Bastos/Centro
355 - Siqueira/José Bastos/Centro
360 - Siqueira/João Pessoa/Centro
389 - Antônio Bezerra/Jovita Feitosa/Centro
390 - Parangaba/João Pessoa/Centro
403 - Parangaba/Expedicionários/Centro
404 - Aeroporto/Benfica/Rodoviária/Centro
407 - José Walter/Expedicionários/Centro
501 - Bairro de Fátima/Rodoviária/Centro
502 - Vila União/Centro
600 - Messejana/Frei Cirilo/Expresso/Centro
601 - Aerolândia/Centro
602 - Parque Pio XII/Ana Gonçalves/Centro
605 - José Walter/BR-116/Av. I/Centro
606 - José Walter/BR-116/Av. N/Centro
609 - Cidade dos Funcionários/Sítio São José/Centro
610 - Cidade dos Funcionários/Cj. Alvorada/Centro
611 - Cidade dos Funcionários/Cofeco/Lago Jacarey/Centro
612 - Cj. Tancredo Neves/Centro
613 - Barroso/Jardim Viôleta/Centro
625 - Parque Manibura/Centro
649 - Cidade dos Funcionários/Sítio São José/CMR/Centro
666 - Jardim Castelão/Centro
701 - Parque Americano/Centro
702 - Antônio Sales/Dionísio Torres/Centro
901 - Dom Luís/Papicu/Centro

Informações: G1 CE
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Prefeitura do Rio inicia obras do Terminal Intermodal Gentileza

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, acompanhou o início das obras do Terminal Intermodal Gentileza (TIG), no antigo terreno do Gasômetro, na Região Portuária, nesta quinta-feira (21/7). As edificações que restavam na parte desapropriada do terreno começaram a ser demolidas. As obras da plataforma do BRT avançam do lado de fora do terreno e, agora, se juntam à construção do terminal. Todo o sistema será finalizado até o fim de 2023 com a entrega das plataformas do VLT e dos ônibus municipais regulares.


– Aqui vai ser o verdadeiro terminal de integração da Transbrasil. Teremos a integração total com o VLT. O passageiro chega de BRT e, se for para o Centro, pode pegar o VLT. Se for para a Zona Sul ou Tijuca, pega um ônibus. A Transbrasil vai se encontrar com a Transolímpica em Deodoro, com a Transcarioca na altura de Ramos e com o VLT no Terminal Gentileza. Estes modais de transporte não só foram destruídos nos últimos quatro anos como também não foram integrados. Com eles, as pessoas terão suas vidas facilitadas, com bilhete integrado. Quem pegar um BRT não vai precisar pagar um novo bilhete para o VLT. Com o novo modelo de bilhetagem e subsídio, a Prefeitura vai conseguir fazer essa integração – afirmou Eduardo Paes.

A entrega está prevista para acontecer em etapas. O primeiro modal a entrar em operação será o BRT. Em seguida, os ônibus municipais passarão a fazer ponto final no local. Por último, será entregue a extensão do VLT, toda a estrutura do terminal e entorno no último trimestre de 2023. Circularão por hora no local até 95 ônibus do BRT, 21 composições do VLT e 137 ônibus municipais.

O Terminal Intermodal Gentileza vai integrar o BRT Transbrasil, 22 linhas de ônibus municipais e as linhas 1 e 2 do VLT, que será estendido por cerca de 700 metros até a área do antigo Gasômetro. A estimativa é que mais de 130 mil pessoas passem pelo terminal todos os dias integrando com o BRT, ônibus convencional e VLT.
As obras vão custar R$ 250 milhões e a estrutura metálica será de material reaproveitado do Centro Internacional de Transmissão (IBC), localizado no Parque Olímpico e utilizado durante a Rio 2016. A desmontagem das colunas segue o cronograma e deve ser finalizada até setembro.

– Das 130 mil pessoas previstas para passarem pelo terminal diariamente, metade deve pegar o VLT e a outra metade nos ônibus municipais. Queremos fazer uma integração de qualidade e conforto num terminal bastante amplo, em que os passageiros vão subir uma plataforma e escolher o modal em que vão integrar – disse o presidente da Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCPar), Gustavo Guerrante.

O nome e o projeto do Terminal fazem referência a José Datrino, o Profeta Gentileza. Ele ficou conhecido pelas inscrições que eternizou nas colunas dos viadutos do Gasômetro e da Perimetral. A mais famosa delas é a frase Gentileza gera Gentileza que hoje estampa camisetas, adesivos e, com a inauguração do TIG, também suas paredes.

BRT Transbrasil

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Infraestrutura, retomou a obra do BRT Transbrasil em agosto do ano passado. A obra ficou paralisada ao longo da última gestão e, atualmente, segue o cronograma previsto. A obra termina no final deste ano e o investimento total é de R$ 1,89 bilhão.

No total, serão 18 estações, quatro terminais – Deodoro, Margaridas, Missões e o intermodal Gentileza – e mais 22 intervenções como viadutos e alargamentos de pistas ao longo de 25 km de via. As estações já estão tomando forma, várias passarelas da Avenida Brasil foram substituídas e algumas estão na fase de fundação e fabricação para posterior colocação.

Os terminais Margaridas e Missões já estão em fase avançada e o de Deodoro teve a concretagem da laje da primeira etapa finalizada e agora segue com a execução da segunda etapa da superestrutura, onde estão sendo lançadas 15 vigas, variando entre 58 e 90 toneladas, comprimento entre 17 e 24m, com o apoio do guindaste com capacidade de 450 toneladas.

Informações: Prefeitura do Rio
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No DF, Mais 121 ônibus vão circular nas regiões administrativas neste mês

A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) liberou 121 novos ônibus para circularem nas linhas que atendem 13 regiões administrativas do Distrito Federal. Os usuários do transporte público coletivo da capital contam com os veículos, que fazem parte da renovação da frota das empresas Urbi e São José, a partir deste mês de julho.

Operada pela Urbi, 55 ônibus já circulam na área 3 do transporte coletivo em diversas linhas do Núcleo Bandeirante, Riacho Fundo I, Riacho Fundo II, Recanto das Emas e Samambaia. A empresa está em processo de liberação de 23 midiônibus, que têm capacidade para 40 passageiros, e outros 10 ônibus básicos.

As linhas operadas na área 5 são de responsabilidade da empresa São José, que está em processo de liberação de 33 ônibus básicos que vão circular nas regiões administrativas do SAI, SAAN, SOF Norte, Estrutural, Vicente Pires, Taguatinga, Ceilândia Norte e Brazlândia.

“Estamos acompanhando o processo de renovação dos ônibus com base no cronograma que as empresas apresentaram para cumprir o acordo feito com a Câmara Legislativa. A renovação da frota é uma obrigação contratual e a Secretaria tem exigido o cumprimento dessa importante medida para a melhoria do transporte coletivo do DF”, destacou o secretário da Semob, Valter Casimiro.

Com informações da Secretaria de Transporte e Mobilidade
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