Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Recife estuda implantar rodízio de veículos nos horários de pico

sexta-feira, 15 de março de 2013

O Recife realiza estudos para a adoção de um sistema de restrição de veículos. A Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano anunciou nesta sexta (15) o início de estudos para a implantação do esquema. O secretário João Braga disse que o rodízio será diferente do que ocorre em São Paulo e deve funcionar nos horários de pico, das 6h30 às 8h30 e das 17h às 19h.

Automóveis com placas terminadas em números pares ficariam livres para trafegar em dias pares, mas teriam restrições nos dias ímpares. A secretaria espera que a fórmula seja testada ainda na primeira metade deste ano e apenas em alguns corredores viários. Hoje, segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), a frota recifense é de 610.761 automóveis.

“Se o grande problema está nesses horários de pico, a gente pode distribuir melhor os veículos, saindo um pouco mais cedo ou mais tarde nos dias do seu rodízio”, explica Braga. O anúncio dos estudos para a implementação do projeto foi feito na noite da última quinta-feira (14) durante 1º Fórum de Gestão do Trânsito e Mobilidade Urbanak, na Faculdade Fafire, na Boa Vista, área central da cidade.

Por Wagner Sarmento
READ MORE - Recife estuda implantar rodízio de veículos nos horários de pico

CET SP implanta faixas reversíveis e exclusivas para ônibus no Corredor Inajar - Rio Branco-Centro

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai implantar faixas reversíveis e exclusivas para ônibus na Avenida Inajar de Souza, Ponte Freguesia do Ó e Avenida Comendador Martinelli, ambos os sentidos, a partir de segunda-feira (18/03), priorizando o transporte coletivo no Corredor Inajar- Rio Branco-Centro nos horários de maior movimento. O objetivo é reduzir os tempos de viagem e proporcionar maior conforto aos usuários do transporte público.

Por este trecho circulam 14 linhas de ônibus, com uma frequência de 121 ônibus/hora transportando, aproximadamente, 165 mil passageiros em um dia útil.

Alterações no sistema viário
Implantação de faixa reversível exclusiva para ônibus, nos seguintes locais:
Na Avenida Comendador Martinelli, incluindo a Ponte Freguesia do Ó (1200m de extensão), no sentido Bairro-Centro, de segunda a sexta-feira, entre 06h00 e 09h00.

Na Ponte Freguesia do Ó, no sentido Centro-Bairro, de segunda à sexta-feira, entre 17h00 e 20h00 (400m de extensão).

Implantação de faixa exclusiva para ônibus, no sentido Centro-Bairro, nos seguintes locais:

Faixa exclusiva à esquerda em período integral na Avenida Comendador Martinelli, exceto na Ponte Freguesia do Ó, e na Avenida do Inajar de Souza, entre a Avenida da Nossa Senhora do Ó e a Rua Pedra Bela (1300m de extensão).

Faixa exclusiva para ônibus à direita na Avenida do Inajar de Souza, entre Avenida Deputado Emilio Carlos e a Rua Edson Andrade Silva (400m de extensão), de segunda à sexta-feira, das 17h00 às 20h00.

Faixa exclusiva para ônibus à direita na Avenida Inajar de Souza, entre a Rua Edson Andrade Silva e o Terminal Cachoeirinha, em período integral (200m de extensão).

Recomendações ao público

Respeite a sinalização;
Dê preferência ao uso de transporte público (Metrô, Ônibus e Táxi);
Se necessitar pedir informações, proceda de forma a não atrapalhar a fluidez do trânsito;
Não estacione em locais proibidos, frente a guias rebaixadas, em canteiros centrais, em fila dupla ou onde haja canalizações com cones e cavaletes;
Não embarque ou desembarque em fila dupla ou afastado da calçada;
Ao avistar a canalização de orientação na pista, reduza a velocidade dos veículos para maior segurança;
Procure conhecer previamente as vias de acesso;
Caso não se dirija à região, busque utilizar vias alternativas, evitando passar nas imediações do evento.

A Engenharia de Campo da CET vai monitorar e orientar o tráfego na região, visando melhorar as condições de trânsito e preservar a segurança de pedestres e motoristas.

Para informações de trânsito, ligue 1188 – Fale com a CET. Atende 24 horas por dia para informações de trânsito, ocorrências, reclamações, remoções e sugestões.

Informações: Departamento de Imprensa - CET


Siga o Blog Meu Transporte pelo Facebook

READ MORE - CET SP implanta faixas reversíveis e exclusivas para ônibus no Corredor Inajar - Rio Branco-Centro

Em Fortaleza, Faixa de ônibus na Av. Bezerra de Menezes será ao lado do canteiro

As faixas preferenciais para ônibus na Avenida Bezerra de Menezes devem sofrer nova mudança até 2014. Com a nova alteração, as faixas próximas ao canteiro central devem se tornar as preferenciais para ônibus. Segundo o secretário de infraestrutura de Fortaleza, Samuel Dias, as faixas existentes atualmente são uma solução temporária para o congestionamento de trânsito da avenida.

“Essa solução não é a definitiva. Para implantar a definitiva, nós temos de terminar de construir toda a infraestrutura que nós estamos retomando agora com as obras do [terminal de ônibus] Antônio Bezerra e requalificação de vias. Pretendemos concluir essa infraestrutura até 2014”, disse o secretário.

Os ônibus serão adaptados para que os usuários possam subir e descer dos veículos também pelo lado esquerdo. Os ônibus e as paradas devem ser mais elevados, passando a ter alturas iguais. As paradas serão transformadas em estações e as passagens serão pagas já na entrada de cada uma.

Alguns motoristas ainda tentam se adaptar às faixas preferenciais implantadas há quatro meses. “Está horrível. Devia ficar como era antes”, disse Célio Dantas que passa pela avenida com frequência. Mas outros usuários entendem as mudanças como necessárias para melhorar o trânsito. “Eu imagino que eles tendem a melhorar”, destaca a estudante, Glauciene Mendonça.

De acordo com a Secretaria de Infraestrutura, as mudanças fazem parte de um pacote de cerca de R$ 160 milhões.

Informações: G1 CE, com informações da TV Verdes Mares


Siga o Blog Meu Transporte pelo Facebook
READ MORE - Em Fortaleza, Faixa de ônibus na Av. Bezerra de Menezes será ao lado do canteiro

Sistema BRT começa a ser implantado em Aracaju

Uma equipe do renomado escritório de arquitetura, Jaime Lerner Arquitetos e Associados, esteve no final da tarde dessa quarta-feira, dia 13, na sede Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) para começar a discutir a implantação do Transporte Rápido por Ônibus (Bus Rapid Transit - BRT) em Aracaju.

Nessa primeira visita os arquitetos irão analisar as condições do transporte público de Aracaju, o número de linhas, os itinerários e os terminais de integração. De acordo com Nelson Felipe, um dos principais objetivos é discutir o modelo de mobilidade a ser seguido pela capital. “Neste diálogo inicial vamos debater a mobilidade em Aracaju com uma visão mais humana, buscando sempre atender aos anseios da população. Os arquitetos começarão os primeiros estudos para garantir a viabilidade de implantação do BRT em nossa cidade”, afirma.

A arquiteta Giana de Rossi explica que os estudos servirão como base para as diretrizes da licitação do novo sistema de transporte público. “Estamos aqui para avaliar e construir o programa operacional do projeto do BRT em parceria com a Prefeitura de Aracaju. Nosso trabalho será pensar a adequação viária e o controle operacional do sistema. O estudo aqui realizado por nós servirá como referência para a licitação do BRT”, conta.

A arquiteta aponta as vantagens do BRT. “Entre as suas principais vantagens estão a agilidade, pelo fato do BRT transitar em uma canaleta exclusiva; o embarque de passageiros no mesmo nível dos ônibus, o que torna o embarque mais fácil principalmente para idosos, gestantes e pessoas com deficiência e o pagamento antecipada da tarifa. Todos estes aspectos garantem um maior número de passageiros, mais segurança e rapidez”, assegura Giana.

Por Bruno Almeida
READ MORE - Sistema BRT começa a ser implantado em Aracaju

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960