Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Curitiba vai testar ônibus movido a gás natural em linha do transporte público em abril

sexta-feira, 24 de março de 2023

O prefeito Rafael Greca conheceu nesta sexta-feira (24/3), no Smart City Expo Curitiba 2023, o ônibus movido 100% a gás natural apresentado pela Companhia Paranaense de Gás (Compagás) no espaço Tomorrow Mobility. Greca anunciou que o modelo deve ser testado por 30 dias na linha Cabral-Portão do transporte público curitibano.

Segundo a Urbanização de Curitiba (Urbs), os testes devem começar em 4 de abril. A linha Cabral-Portão transporta 10 mil pessoas por dia útil, com uma frota de 12 veículos que percorrem 26 km de itinerário. O ônibus a gás somará a essa frota.

A iniciativa se junta aos testes de ônibus elétricos que começaram no ano passado, continuam em 2023 e fazem parte do programa  municipal para reduzir a emissão de gases do efeito estufa. “Queremos cada vez mais energia limpa na nossa Curitiba, que, como cidade inteligente que é, busca alternativas para diminuir fontes poluidoras no transporte de passageiros”, disse Greca.

O ônibus movido 100% a gás, da fabricante Scania, está circulando desde o dia 3 de março pela Região Metropolitana de Curitiba, com exceção do período de exposição no Smart City Expo 2023, que termina hoje. 

“Escolhemos uma linha com grande movimento para esse teste que permitirá que a Urbs verifique indicadores de eficiência do modelo movido a gás natural e também a redução de poluentes” diz Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbs.
Segundo a Compagás, o gás natural, mesmo sendo de origem fóssil, é menos poluente do que os combustíveis líquidos em razão de sua queima mais limpa, com menos fuligem e menor geração de dióxido de carbono (CO2), um dos principais gases de efeito estufa (GEE).

Em comparação com o diesel, o veículo movido a gás natural pode emitir até 20% menos CO2, já a redução de óxidos de nitrogênio (NOx) é de quase 90% e a de material particulado chega a 85%.

De acordo com o presidente da Compagas, Rafael Lamastra Júnior, o uso do GNV em veículos do transporte coletivo e de cargas é uma realidade em diversas cidades do mundo, como Madri, Los Angeles e Bogotá. “A substituição de veículos movidos a diesel por gás natural contribui não apenas com o meio ambiente e com a saúde da população, mas também com a economia, visto a menor dependência do diesel importado, proporcionando um melhor custo operacional para frotas e empresas”, diz.

Energia limpa
Esse é segundo projeto anunciado pela Prefeitura de Curitiba no Smart City Expo envolvendo mobilidade sustentável, Na quarta-feira, o município anunciou uma paceria com o grupo Renault e a Agência Brasiliera de Desenvolvimento Industrial (ABDI) para o início de testes de táxis elétricos na cidade

Informações: URBS
READ MORE - Curitiba vai testar ônibus movido a gás natural em linha do transporte público em abril

Linha de ônibus é alterada para atender moradores da zona Centro-Oeste de Manaus

Para atender os moradores e trabalhadores do bairro Parque Mosaico, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), vai estender, a partir desta sexta-feira, 24/3, o itinerário da linha A204 que passa a ser denominada: ‘A204 – PQ. MOSAICO/ PLANALTO/ E2-ARENA’.

Com a mudança, a linha seguirá o seguinte itinerário nos sentidos de ida e volta: Terminal de bairro (conjunto Versalles), rua Fúlvio Pennachi, rua Noelmia Cabral, alameda Desembargador João Machado (avenida José Moacir), rua Sicilia, rua Fúlvio Pennachi (rua 12) e, em seguida, continua o Itinerário normal.
Esta é mais uma ação do IMMU para atender moradores do bairro Mosaico e demais bairros adjacentes na zona Centro-Oeste da capital.

O vice-presidente do IMMU, Alexandre Frederico, esclareceu que a medida visa atender um número maior de passageiros daquela região. “Nós recebemos uma demanda dos moradores sobre a necessidade de oferecer uma alternativa de transporte a este local. Então, foi realizado um estudo técnico que apontou a possibilidade de, neste primeiro momento, fazer esta mudança na linha A204”, destacou.

A representante da Associação Parque Mosaico da Amazônia, Cristina Remígio, elogiou a iniciativa do IMMU. “A associação representa os moradores do bairro e, aqui, teremos entre 20 a 22 condomínios. Atualmente, contamos com cinco mil moradores, mas este número irá crescer bastante. A gente percebe que a prefeitura está atuando para atender nossa demanda”, concluiu.

Informações: IMMU
READ MORE - Linha de ônibus é alterada para atender moradores da zona Centro-Oeste de Manaus

CPTM lança campanha de conscientização para embarque e desembarque de pessoas com deficiência (PCDs)

A partir desta segunda-feira (20/03), a CPTM inicia uma campanha de conscientização e orientação para pessoas com deficiência (PCDs) no embarque e desembarque dos trens. Por meio de avisos sonoros, TVs e redes sociais a companhia irá reforçar seu comprometimento com o atendimento humanizado e preferencial.

“Essas determinações visam oferecer aos nossos passageiros um atendimento provido de compreensão e empatia durante toda a sua jornada e nos momentos de interação com a empresa, assegurando o respeito a cada tipo de necessidade, o conforto e a segurança em seu trajeto”, explica Pedro Moro, presidente da CPTM.

O atendimento preferencial da CPTM é destinado aos seguintes passageiros:
• Pessoas com Deficiência (PCD);
• Pessoas com Restrição de Mobilidade (PRM);
• Pessoas que fazem qualquer tipo de tratamento oncológico;
• Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA);
• Gestantes, lactantes, pessoas com crianças de colo e obesos;
• Pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos. Idosos com idade superior a 80 (oitenta) anos terão atendimento prioritário.

A campanha de conscientização mostrará que o embarque e desembarque pode ser realizado pelas duas primeiras portas do primeiro carro. Isso garante mais autonomia e segurança ao passageiro, facilitando sua locomoção dentro do sistema ferroviário. Além disso, sem que haja interferência na sua autonomia, todas as estações têm um empregado disponível para auxiliar os passageiros, sempre que necessário ou quando solicitado.
Para uma melhor organização, a CPTM disponibiliza, de maneira prioritária, a 1ª porta do 1º carro do sentido da viagem para embarque e desembarque de pessoas em cadeira de rodas e a 2ª porta para uso preferencial de pessoas com deficiência visual. Desta forma, os colaboradores da CPTM estão orientados a encaminhar os passageiros para estes locais e a se comunicar com a estação de destino, para que eles possam ser devidamente recebidos por outros colaboradores, também preparados.

Informações: CPTM
READ MORE - CPTM lança campanha de conscientização para embarque e desembarque de pessoas com deficiência (PCDs)

Linha da EMTU que liga Guarulhos ao Metrô Tucuruvi ganha mais 12 viagens

A linha 532 Guarulhos (Terminal Metropolitano Taboão) -- São Paulo (Metrô Tucuruvi) via Guarulhos (Recreio São Jorge e Vila Galvão) / São Paulo (Jacanã), operada pelo Consórcio Internorte, terá mais dois ônibus reforçando a operação e 12 partidas adicionais a partir desta quinta-feira (23). Cerca de 3.800 passageiros que se deslocam diariamente entre os municípios serão beneficiados com viagem com intervalos menos espaçados.

A reprogramação foi definida com base nos acompanhamentos diários realizados pelo setor de fiscalização da EMTU, juntamente com informações obtidas no Centro de Gestão e Supervisão da empresa, que acompanha a operação dos ônibus intermunicipais em tempo real.

Informações adicionais sobre os novos horários das linhas podem ser obtidas no site ou no aplicativo EMTU Oficial, disponível para iOS e Android a partir desta quinta-feira (23).
Sobre a EMTU - Vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) é controlada pelo Governo de São Paulo. Fiscaliza e regulamenta o transporte metropolitano de baixa e média capacidade nas cinco regiões metropolitanas do Estado: São Paulo, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista e Vale do Paraíba / Litoral Norte. Juntas, as áreas somam 134 municípios.

Informações: EMTU
READ MORE - Linha da EMTU que liga Guarulhos ao Metrô Tucuruvi ganha mais 12 viagens

Emdec promove alteração no itinerário da linha 499 e ajustes nos horários de cinco linhas

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) promove alteração no itinerário da linha 499 – Iporanga. A partir da próxima segunda-feira, dia 27 de março, a linha não faz a transposição do entroncamento entre a Rua Santo Antônio da Alegria com a Avenida Baden Powell.

No novo trajeto, a linha segue pela Rua Santo Antônio da Alegria, acessa a Avenida Baden Powell, no sentido bairro – Centro (Prestes Maia), faz o retorno na chamada “Praça do Pastel”, na confluência com a Avenida Santa Bárbara do Rio Pardo, e retoma o itinerário pela Avenida Baden Powell, no sentido Centro – bairro (Washington Luiz), seguindo o trajeto habitual.

No novo traçado serão alocados dois novos locais de embarque e desembarque. Confira o novo itinerário no mapa abaixo.

Novas tabelas horárias

A Emdec promove ajustes nas tabelas horárias das linhas 164 – Parque Tropical, 320 – Real Parque II / Terminal Barão Geraldo, 324 – Real Parque / Terminal Barão Geraldo, 404 – Jardim Maria Rosa e 405 – Jardim Petrópolis. As alterações valem a partir da próxima segunda (27).
As novas tabelas horárias das linhas, ficarão disponíveis no site da Emdec, no endereço eletrônico www.emdec.com.br, em “Horários e Itinerários”. Para acessar, basta digitar o número da linha.

Dúvidas sobre a operação do sistema de transporte público coletivo podem ser esclarecidas pelos aplicativos CittaMobi e Moovit, disponíveis para sistemas operacionais Android e iOS. Eles informam, em tempo real, horários das linhas, itinerários, locais de pontos de embarque / desembarque e acessibilidade dos veículos, entre outras funcionalidades.

Informações: EMDEC
READ MORE - Emdec promove alteração no itinerário da linha 499 e ajustes nos horários de cinco linhas

No Recife, Outras duas linhas do TI Macaxeira começarão a fazer integração temporal

As linhas interterminais 1964 - TI Igarassu/TI Macaxeira e 1906 - TI Pelópidas/TI Macaxeira vão fazer integração temporal no TI Macaxeira a partir do próximo sábado (25). Sendo assim, o embarque passará a ser realizado pela porta da frente dos coletivos com a liberação da catraca por meio do cartão Vale Eletrônico Metropolitano (VEM). Também realizam integração temporal as linhas 901 - TI Abreu e Lima/TI Macaxeira, 902 - Mirueira/Macaxeira, 948 - Arthur Lundgren II/Macaxeira, 601 - Bola na Rede/Macaxeira e 604 - Alto Burity/Macaxeira. As demais sete linhas que atendem no terminal permanecem com embarque pelas portas do meio ou traseira dos coletivos.  

Para ter direito à integração temporal, o usuário deve utilizar o cartão VEM no momento do embarque. Pois, somente com a validação do cartão na catraca é possível calcular o tempo de até 2h do deslocamento por sentido da viagem (ida ou volta). Nesse período de tempo, o passageiro circula no sistema de transporte público (ônibus e metrô) com o pagamento de apenas uma passagem. 

Quem ainda não tem o VEM, deve procurar a equipe de distribuição no TI Macaxeira e adquirir o VEM Comum gratuitamente. É preciso, apenas, realizar um cadastro, apresentando documento oficial com foto que comprove o CPF e o nome da mãe.   

A bilhetagem eletrônica possibilita a identificação do usuário no momento do embarque e o mapeamento do seu trajeto, ajudando o Grande Recife Consórcio a sempre planejar melhor o trajeto das linhas de ônibus. 
Até o momento, o sistema de integração temporal está implantado de forma parcial nos TIs Joana Bezerra e Macaxeira. De forma integral, o sistema funciona em 21 dos 26 terminais integrados da Região Metropolitana do Recife. Em 2021 e 2022, foram integrados completamente os TIs Aeroporto, Jaboatão, Cajueiro Seco, Tancredo Neves, CDU, Cabo, Caxangá, Rio Doce, Camaragibe, Abreu e Lima e Igarassu. O sistema começou a ser implantado em 2017 e também está presente integralmente nos TIs Afogados, Xambá, TIP, Prazeres, Cosme e Damião, Getúlio Vargas, Santa Luzia, Recife, Largo da Paz e Cavaleiro.

DUPLA PASSAGEM - Nos casos de cobrança indevida de uma segunda tarifa antes do intervalo de 2h, os usuários têm direito ao ressarcimento do valor, desde que devidamente justificado. A orientação é que o passageiro entre em contato com a Urbana-PE, órgão responsável pela gestão da bilhetagem eletrônica, através do telefone 3125.7858. Devem ser informados dia, horário do fato e números do cartão VEM e do CPF para checagem dos dados. Confirmada a cobrança indevida, o valor do desconto será creditado de volta no cartão VEM do usuário.

Em caso de dúvidas, sugestões e reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente do Consórcio, das 7h às 19h, no número 0800 081 0158, apenas para chamadas de telefone fixo, ou pelo WhatsApp (9.9488.3999), das 5h30 às 21h30, para mensagens de texto, áudio, fotos ou vídeos, exclusivo para reclamações.

Imprensa Grande Recife
READ MORE - No Recife, Outras duas linhas do TI Macaxeira começarão a fazer integração temporal

Greve em SP: Metrô inicia plano de contingência com funcionamento parcial de linhas


O Metrô de São Paulo iniciou, às 6h45 desta manhã, um plano emergencial para manter a operação parcial das linhas Azul, Verde e Vermelha.

A ação foi feita porque o Sindicato dos Metroviários decidiu, na última noite, continuar a greve que já dura mais de 24 horas.

Nesta madrugada, o Metrô apresentou uma proposta aos grevistas para tentar encerrar a greve e o retorno de 100% dos funcionários.

A proposta inclui o pagamento em abril de abono salarial no valor de R$ 2 mil e a instituição de Programa de Participação nos Resultados de 2023, a ser pago em 204.

A votação dos metroviários deve ocorrer em assembleia do Sindicato, às 7h, e a expectativa do Metrô é que o serviço possa ser totalmente reestabelecido.

As linhas que estão funcionando sob o plano de contingência são:

Linha 1- Azul: entre as estações Ana Rosa e Luz
Linha 2- Verde: entre as estações Alto do Ipiranga e Clínicas
Linha 3-Vermelha: entre as estações Santa Cecília e Bresser- Mooca
A linha 15-Prata (monotrilho) permanece fechada
Além disso, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e o prefeito Ricardo Nunes (MDB) decretaram ponto facultativo para os servidores públicos estaduais e municipais.

Transtornos
Enquanto a greve se estende, a população enfrenta transtornos para tentar chegar ao local de trabalho. Na estação Itaquera, na linha Vermelha, o jardineiro Diogo Forte, de 37 anos, disse que esperava a resolução do impasse nesta manhã. Às 7h15, ele já estava mais de uma hora atrasado para o trabalho.

— Muita achou que a hoje ia estar aberto, que o governo ia entrar em acordo com o Metrô e ia liberar. Mas parece que não, né? Desse jeito fica difícil para a gente trabalhar. Patrão está me esperando — afirmou.

Informações: O Globo
READ MORE - Greve em SP: Metrô inicia plano de contingência com funcionamento parcial de linhas

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960