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Florianópolis terá esquema especial de ônibus durante a madrugada neste carnaval

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Entre a sexta (28) e a Quarta-feira de Cinzas (5), o transporte coletivo de Florianópolis terá alterações para as festas de Carnaval da cidade. As linhas de ônibus que operam na madrugada terão mais horários de funcionamento e o transporte executivo terá alterações de percurso, já que a Praça XV e o Terminal Urbano Cidade de Florianópolis estarão interditados para passagem.
Foto: Lisandra Nienkoetter/G1
Nas linhas de ônibus que operam durante o dia, os veículos da segunda-feira (3) farão os horários da escala dos sábados e na terça-feira (4) será aplicado o horário dos domingos. Na sexta, sábado e quarta-feira, as escalas diurnas são as usuais. Confira a relação e trajetos no site da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana.

No período, os pontos de táxis das Praças XV e Pereira Oliveira e do Mercado Público serão transferidos para as ruas João Pinto, dos Ilhéus e 7 de Setembro, respectivamente.

Confira relação de ônibus que terão mais horários durante a madrugada (com saída da plataforma C do TICEN):
200 – Madrugadão Norte:
Centro/Bairro – 00h45 – 1h30 – 2h – 2h30 – 3h.
Bairro/Centro – 1h – 3h40

600 - Madrugadão Continente:
Centro/Bairro – 00h45 (final de semana e feriado passa para 00h30) – 1h – 1h30 – 1h45 – 2h – 2h15 – 2h45 (final de semana e feriado passa para às 2h30) - 3h – 3h30 – 4h30.

604 - Madrugadão Continente:
Centro/Bairro – 00h45 (final de semana e feriado passa para 00h30) – 1h – 1h30 – 1h45 – 2h – 2h15 – 2h30 – 2h45 (final de semana e feriado passa para às 2h30) 3h – 3h30 – 4h30.

500 - Madrugadão Sul:
Centro/Bairro – 1h – 1h35 – 2h10 – 2h25 – 3h10 – 4h35
Bairro/Centro – 1h20 – 2h05 – 2h35 – 3h30

501 - Madrugadão Sul via Tapera:
Centro/Bairro – 1h – 1h35 – 2h10 – 2h25 – 3h10 – 4h35
Bairro/Centro – 1h20 – 2h05 – 2h35 – 3h30

D565 - Ribeirão da Ilha Direto:
Centro/Bairro – 2h20
Obs.: Ponto final na Caieira da Barra do Sul.

301 - Madrugadão Sambaqui via Saco Grande:
Centro/Bairro – 1h – 3hR

764 - Monte Serrat:
Centro/Bairro – 0h – 1h10 – 2h15 – 3h15R

765 - Morro da Queimada:
Centro/Bairro – 00h40 – 1h50 – 2h45

768 - Morro do Horácio: 
Centro/Bairro – 00h15 – 1h30 – 2h45R

D766 - Morro do 25 via Morro da Nova Trento:
Centro/Bairro – 00h55 – 2h10

136 - Volta ao Morro Carvoeira - saída Sul:
Centro/Bairro – 00h15 – 1h – 2h – 3h – 4h

100 - Madrugadão Centro:
Centro/Bairro – 00h45 (final de semana e feriado passa para 00h30)– 1h30 – 2h30 – 3h30 – 4h20 (final de semana e feriado passa para às 4h30)

300 – Madrugadão Leste:
Centro/Bairro – 1h – 1h30 – 2h – 2h30 – 3h – 3h30 – 4h – 4h30 – 5h – 5h30
Bairro/Centro – 1h20 – 1h50 – 2h20 – 2h50 – 3h20 – 3h50 – 4h20 – 4h50
R = Recolhe

Veja a mudança do trajeto dos executivos:
O itinerário de 1120 - Executivo Canasvieiras, 1121 - Executivo Ingleses, 1122 - Executivo Ponta das Canas, 1123 - Executivo Jurerê, 1125 - Executivo Rio Vermelho Sítio de Cima, 1127 – Executivo Gaivotas e 1128 - Executivo Costa do Moçambique, O itinerário no sentido bairro/bairro a partir da Rua Bocaiúva será: Rua Almirante Lamego, Rua Duarte Schutel, Rua Hoepcke, Rua Conselheiro Mafra, Rua Francisco Tolentino, Rua Pedro Ivo, Avenida Paulo Fontes, Avenida Osvaldo Rodrigues Cabral, seguindo seu itinerário normal.

Já para 1112 – Executivo Santa Mônica, 1113 – Executivo Parque São Jorge 1115 – Executivo Córrego Grande Gama D´Eça, 1117 – Executivo João Paulo via Centro Administrativo, 2120 – Executivo Barra da Lagoa e 2123 – Executivo Lagoa da Conceição, o itinerário no sentido bairro/centro a partir da Rua Bocaiúva será: Rua Almirante Lamego, Rua Duarte Schutel, Rua Hoepcke, Rua Conselheiro Mafra, Rua Francisco Tolentino, Rua Pedro Ivo, Avenida Paulo Fontes, TICEN (passagem), Rua Professor Abelardo Gomes (ponto final provisório). No sentido centro/bairro: Rua Abelardo Gomes (ponto final provisório), Avenida Paulo Fontes, Avenida Hercílio Luz, Rua Emílio Blum, Praça Getúlio Vargas, Avenida Rio Branco, Avenida Prefeito Osmar Cunha, Avenida Prof. Othon Gama D’Eça, após seguirá seu itinerário normal.

As linhas 1114 – Executivo Córrego Grande Mauro Ramos e 2124 – Executivo Sambaqui, que passam na Avenida Mauro Ramos, farão o seguinte itinerário Centro/Bairro: Rua Abelardo Gomes (ponto final provisório), Avenida Paulo Fontes, seguindo seu itinerário normal. No sentido bairro/centro: normal até a Avenida Mauro Ramos, Avenida Gustavo Richard, TICEN (passagem), Rua professor Abelardo Gomes (ponto final provisório).

Informações: G1 SC
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Metrô Rio terá funcionamento especial no Carnaval

Com a expectativa de receber cerca de 1 milhão de turistas para a festa mais popular do Brasil, o Rio de Janeiro armou um esquema de funcionamento especial de transporte público para o Carnaval 2014 tendo em vista a passagem dos blocos de rua pela cidade e também os desfiles das escolas de samba na Sambódromo.

Com as diversas interdições nas vias, principalmente do centro, o Metrô Rio se torna a melhor opção de deslocamento pela capital fluminense. A exemplo do que ocorre todos os anos, o serviço funcionará de forma ininterrupta a partir das 5h da próxima sexta-feira até 23h de terça-feira, sendo que as estações Central do Brasil e Praça Onze ficam abertas até 1h da Quarta-Feira de Cinzas.

Além disso, o folião poderá percorrer o percurso direto entre a estação Pavuna, na zona norte, até a General Osório, na zona sul, sem a necessidade de transferência entre as linhas vermelha e verde (1 e 2). A operação especial se repete ainda entre 5h de sábado e 23h de domingo para o Desfile das Campeãs.

Outra mudança importante diz respeito aos blocos de rua, que vão interferir no funcionamento específico de duas estações. Para a passagem do Cordão da Bola Preta, tradicional e centenário bloco do Rio, a estação Cinelândia do metrô permanecerá fechada ao longo de todo o sábado de Carnaval.

As opções serão as estações da Carioca (a 400 metros da Cinelândia) e Uruguaiana (distante 1,2 quilômetro). Na Carioca, o Metrô Rio montará um esquema de vendas de cartões unitários na parte externa da estação a fim de agilizar o fluxo de passageiros. O mesmo esquema volta a funcionar no dia 9 de março para a passagem do Monobloco pelo mesmo circuito.

Já em Ipanema, para as passagens do Simpatia Quase Amor e Banda de Ipanema, a estação General Osório funcionará em esquema distinto entre o sábado e terça-feira. O acesso pela rua dos Jangadeiros, praça General Osório e rua Teixeira de Melo servirá apenas para desembarque de passageiros. O embarque será realizado única e exclusivamente pela rua Sá Ferreira, já em Copacabana.

Estações fechadas
Ainda dentro deste novo esquema de funcionamento do Metrô Rio para o Carnaval, de acordo com a experiência adquirida pela concessionária ao longo dos anos, algumas estações ficarão fechadas por terem pouco acesso de passageiros e podendo ser compensadas por outras mais próximas. São elas: Presidente Vargas, Catete, e Maracanã, que estarão impedidas de receber passageiros entre 0h e 5h de sábado e fecharão às 0h de domingo.

O funcionamento destas estações será restabelecido às 5h da Quarta-Feira de Cinzas. Por questões de segurança, o Metrô Rio informou ainda que as bilheterias das seguintes estações estarão fechadas: São Francisco Xavier, Uruguaiana, Flamengo, São Cristóvão, Triagem, Maria da Graça, Engenho da Rainha, Thomaz Coelho, Colégio, Coelho Neto, Acari / Fazenda Botafogo e Engenheiro Rubens Paiva.

Por fim, a concessionária alerta os passageiros para que adquiram os cartões pré-pagos a fim de agilizar o fluxo nas estações, e que serão aceitos, normalmente, os cartões unitários, vale transporte, bilhete único estadual e os cartões de integração. 

Informações: Portal Terra

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Sem Acordo, Greve de ônibus em Curitiba continua

A reunião de conciliação entre grevistas e empresas do transporte coletivo de Curitiba que ocorria nesta quinta-feira (27) foi adiada para o dia 6 de março, depois do carnaval. Após duas reuniões entre motoristas, cobradores, representantes de empresas e do poder público, realizadas no Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR), não houve acordo e a greve foi mantida. Até lá, o percentual mínimo de 50% dos ônibus nos horários de pico e 30% nos demais horários continua valendo.

Com a continuidade da greve, o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, informou, via Twitter, que vai disponibilizar todos os carros oficiais da Prefeitura de Curitiba para o transporte dos moradores da capital. Os veículos devem ficar nos terminais e levar as pessoas de graça, com trajetos iguais aos das lotações provisórias autorizadas pela Urbs. "Nesta sexta-feira, dia 28, a Prefeitura disponibilizará ao longo do dia veículos da sua frota oficial para reforçar o transporte alternativo", postou Fruet às 18h14.

Por Antonio Senkovski e Raphael Marchiori
Gazeta do Povo

Logo após o anúncio, por volta das 18h30, a assessoria de imprensa da Prefeitura de Curitiba informou que não tinha condições de informar quantos carros e exatamente que tipo de veículos vão circular nesta sexta-feira (27). Durante o dia, será feita uma força-tarefa pelo órgão para liberar carros para auxiliar no transporte alternativo. Fazem parte da frota de Curitiba automóveis e alguns veículos com capacidade de mais passageiros, como Kombis. Não havia previsão de horário para que os carros oficiais estejam nas ruas nesta sexta-feira.

O cálculo para a circulação mínima de ônibus deve ser feita com base na tabela de horários para feriados da Urbs. As linhas com poucos ônibus devem ter o arredondamento da quantia de veículos em circulação para cima, conforme orientação acertada no fim da reunião.


Ao suspender a audiência, o TRT-PR não descartou a hipótese de a data da reunião ser antecipada, caso haja acordo entre as partes. Nesta tarde, a o sindicato que representa as empresas ofereceu no máximo 7,36% de aumento, o que equivale a 2,1% de ganho real. A classe dos trabalhadores quer, no mínimo, 10,5%, além reajuste em outros benefícios. A questão volta a ser debatida em uma semana.

A audiência começou, por volta das 14h30, com as empresas oferecendo, inicialmente, uma contraproposta de 7,36%. Isso representa 2,1% a mais que a primeira proposta, de reajuste apenas para cobrir a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que ficou em 5,26% nos últimos 12 meses. Com 7,36% de aumento, os salários dos motoristas iriam para R$ 1.783 e os dos cobradores para R$ 1.009.

Na mesma proposta do Setransp aos funcionários estava a limitação do pagamento de um anuênio (gratificação anual) que já é fornecido aos trabalhadores. Se for aprovado o plano da empresa, os funcionários contratados a partir de agora, vão receber anuênio de 2%. Mas este percentual subiria 2% ao ano, durante cinco anos, até fechar 10%, quando o benefício seria suspenso.

Outra proposta

Logo após a primeira proposta feita pelos representantes do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano e Metropolitano de Passageiros de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp), a desembargadora que conduz a reunião, Ana Carolina Zaina, sugeriu que a oferta de reajuste fosse elevada para 7,5%, uma redução de 3 pontos percentuais sobre a oferta de 10,5%, feita pela magistrada em reunião na quarta-feira (26).

O advogado do Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc), Elias Mattar Assad, disse que a proposta estava muito longe do reivindicado inicialmente. No começo, motoristas e cobradores queriam 16% e 22% de aumento acima da inflação em seus respectivos salários.

Logo após essa primeira discussão, no TRT, as partes presentes na reunião foram para salas reservadas para discutir as propostas e tentar chegar a um acordo. Na volta, o Ministério Público do Trabalho do Paraná (MPT-PR) sugeriu que os patrões paguem um aumento Ministério Público do Trabalho de 8,5% motoristas e 10,5% para cobradores. Isso ocorreu pouco antes de a audiência ser suspensa para semana que vem.

Segundo a Urbs, durante o horário de pico da manhã (das 6 às 8 horas) a quantidade de ônibus nas ruas não chegou a cumprir a decisão da Justiça, que determinou que 50% dos veículos trafegassem nesse horário. No período, a frota máxima detectada pela empresa foi de 44%, às 7h30.

Já ao longo do dia, a circulação de ônibus na capital estava em 55,45% por volta das 15 horas. Pela determinação da Justiça, nesse período o mínimo de ônibus que precisa circular é de 30% da frota.

Até as 18 horas, período considerado como horário de pico, a Urbs calcula que a circulação era de 45% da frota, abaixo da determinação do TRT.

De acordo com a assessoria de imprensa do Tribunal, todas as porcentagens estão sendo repassadas pela empresa municipal para a Justiça, que irá abrir um processo para a aplicação da multa. Neste caso, porém, o Sindimoc pode discordar dos números e apresentar contraprovas, como fotos e outros dados que contestem a os números da Urbs.

Por outro lado, a assessoria de imprensa do TRT declarou que não deu início ao processo para o julgamento da multa, já que o Tribunal prioriza a resolução da briga entre padrões e empregados.

Garagens da RMC são liberadas

Durante a manhã, duas garagens da região metropolitana foram bloqueadas por grevistas e ônibus não puderam sair para cumprir a determinação de frota mínima da Justiça. Os locais prejudicados foram a empresa Viação Tamandaré, na cidade de mesmo nome; e a empresa Viação do Sul, no bairro Abranches, em Curitiba.

Na primeira, às 11 horas o portão da garagem foi liberado para parte dos coletivos fazerem as linhas. Às 17 horas, 25 ônibus da empresa circulavam, entre eles ligeirinhos (como o Tamandaré-Curitiba), alimentadores e ônibus convencionais. Dois coletivos da Viação Antonina, que integra a empresa, também foram liberados.

Na segunda, a situação foi normalizada por volta das 13 horas e oito ônibus de três linhas operadas pela empresa voltaram a circular. Veículos das linhas Minérios, Vila Marta, Tanguá e Lamenha (Tamandaré-Curitiba) transportavam passageiros às 17 horas. Estavam sem ônibus nos itinerários as linhas Rio Branco-Curitiba, Itaperuçu-Rio Branco e Itaperuçu-Curitiba.

Informações: Gazeta do Povo

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Prefeitura de SP estuda proibir táxis nos corredores apenas em horário de pico

A Prefeitura de São Paulo estuda proibir a circulação de taxistas apenas em horários de pico e permitir que esses veículos continuem usando os espaços no restante do dia. A exclusão dos taxistas dos corredores foi pedida pelo Ministério Público de São Paulo à prefeitura, que apresentou um estudo mostrando que a velocidade dos ônibus é limitada em até 31,6% em razão dos táxis.

Agora, a prefeitura realizou um novo estudo separando o impacto para os ônibus nos horários de pico e nos entrepicos. “Até por recomendação do MP, decidiu-se segmentar. Separar o horário de pico do entrepico para verificar se há prejuízo para os ônibus se há prejuízo durante todo o dia ou se é possível flexibilizar”, disse Haddad.

O prefeito não especificou horário. Atualmente, o horário de pico em que o rodízio funciona na cidade é das 7h às 10 e das 17h às 20h.

Os corredores são as faixas voltadas a ônibus que ficam à esquerda de algumas avenidas da cidade, como Santo Amaro, Rebouças e Nove de Julho. Nas faixas exclusivas, os táxis já não podem circular.

Nesta quarta, o secretário dos Transportes, Jilmar Tatto, vai se reunir com o promotor Maurício Antônio Ribeiro Lopes para debater o tema. O MP deu prazo até o início de fevereiro para que a Prefeitura determinasse a retirada dos táxis dos corredores. A categoria protestou, e o promotor permitiu que os taxistas entregassem então um estudo encomendado pela categoria sobre o impacto dos táxis nos corredores.

A cidade tem atualmente 34 mil taxistas. Apesar da pressão da categoria, Haddad afirma que a decisão será técnica e que "não vai se fazer política porque é a mobilidade da cidade que está em jogo", disse.

Estudo
O primeiro estudo da Prefeitura de São Paulo mostrou que a velocidade do ônibus é limitada em 25,5% no sentido bairro-Centro e 31,6% no sentido Centro-bairro. “Se constatou o que é olhos vistos. Tudo que entra no corredor atrapalha o ônibus. A gente só não sabia o quanto. E verificamos que 1% dos usuários de carro atrapalham 99% dos usuários do transporte coletivo”, afirmou o secretário Jilmar Tatto no dia 17 de dezembro.

Na ocasião, o MP anunciou que daria prazo de 45 dias à Prefeitura de São Paulo para que os táxis perdessem a permissão de circular nos corredores.

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Em Santo André, Passageiros reclamam de superlotação

Superlotação e longo tempo de espera são as principais reclamações dos usuários do terminal de ônibus da Vila Luzita, em Santo André. A estação tem apenas duas plataformas de embarque e desembarque, o que aumenta a concentração de passageiros, principalmente nos horários de pico. O equipamento entrou em funcionamento em setembro de 2001 e é administrado pela concessionária Expresso Guarará, que também opera as 16 linhas municipais que atendem o local.

“A população da Vila Luzita cresceu muito nos últimos anos. O bairro virou praticamente um segundo Centro. Este terminal ficou pequeno e já não dá mais conta de atender a toda demanda”, opina a fotógrafa Jaqueline Silva dos Reis, 24 anos, que mora na região desde 1997.

A passageira relata que o aperto não ocorre somente nas plataformas, mas também no interior dos coletivos. “Nós vamos prensados dentro do ônibus. Principalmente de manhã.” A moradora observa também que há falhas na sinalização. “Em São Paulo, os terminais têm painéis eletrônicos que mostram o tempo de espera. Aqui, os funcionários sempre dizem que está chegando, mas é comum termos de aguardar mais meia hora, pelo menos”, lamenta.

Além da superlotação, a balconista Célia Ferraz da Silva, 27, classifica como desconfortável a área para espera dos veículos. “Não tem onde sentar. Os idosos são os que mais sofrem com isso, ainda mais que, quando tem algum lugar vago, ninguém respeita”, critica. Pelas duas plataformas estão espalhados 11 bancos, cada um com capacidade para quatro pessoas, totalizando 44 espaços.

A porteira Roseli Aparecida de Oliveira, 45, avalia que os sanitários foram colocados em posição que prejudica os usuários. “Os banheiros estão antes das catracas. Se alguém que já embarcou precisar usar o toalete, terá de sair e pagar outra passagem para retornar”, denuncia.

A equipe do Diário esteve no terminal no fim da tarde de ontem. O espaço de maneira geral é bem conservado, mas apresenta problemas. Um deles é a passagem em nível de uma plataforma para a outra. O acesso, que deveria ser utilizado apenas por idosos e deficientes, estava liberado para todos os passageiros, gerando risco de atropelamento ao atravessar a pista. A travessia deveria ser feita por um dos túneis disponíveis.

Empresa admite excesso de demanda

Responsável pela administração do Terminal da Vila Luzita, a Expresso Guarará reconhece o excesso de demanda na estação. O diretor da empresa, Francesco Tripicchio, afirma, entretanto, que qualquer mudança na quantidade de veículos destinada a atender à demanda da região necessita de autorização da SATrans, autarquia que gerencia o Transporte em Santo André.

“Nós trabalhamos com base na ordem de serviço operacional. A frota é definida de acordo com a mudança. É necessário estudo para que as alterações possam ser feitas”, explica o diretor. Ele afirma, no entanto, que o intervalo entre os veículos no horário de pico da manhã chega a quatro minutos nas linhas troncais – os itinerários que vão do bairro até o Centro.

Tripicchio salienta que a melhoria no sistema depende da fluidez nas faixas exclusivas para ônibus na região central, pois, sem congestionamento nesses espaços, os coletivos retornariam para o terminal em tempo menor, gerando menos transtornos. 

por Fábio Munhoz

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