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Prefeitura de Porto Alegre e Empresa Viamão celebram transferência da Carris

terça-feira, 23 de janeiro de 2024

Em ato para assinatura de contrato realizado nesta terça-feira (23), a Carris deixou de ser uma empresa pública. Aos 151 anos de existência a Companhia Carris Porto-Alegrense e suas 30 linhas urbanas, incluindo as tradicionais transversais: da T1 à T13, passam a integrar a Empresa de Transporte Coletivo Viamão Ltda.

A cerimônia ocorreu no Centro Administrativo Municipal, no Centro Histórico de Porto Alegre. O prefeito da Capital, Sebastião Melo destacou em sua fala que o sistema de transporte coletivo vem sendo fragilizado nos últimos anos por mudanças de cenário.

— Já estava falido. A pandemia escancarou esta situação. Até 2019 eram transportados 900 mil passageiros por dia. Na pandemia esta quantidade passou para 200 a 250 mil usuários. Hoje são quase 700 mil, sendo que 120 mil utilizam as linhas da Carris — pontuou.

Durante o discurso, Melo lembrou do peso da operação da Carris nas contas da prefeitura:

— A política precisa ter coragem para enfrentar temas difíceis. Enfrentamos a questão dos cobradores, que são trabalhadores e merecem o nosso respeito. Mas a continuidade interferia no custo da operação. Enfrentamos a questão do subsídio de dinheiro público, pois sem o aporte a passagem custaria R$ 6,80 ao invés dos R$ 4,80 — citou.

Mantidos horários e itinerários
Mesmo com a transferência do controle empresarial e acionário, a Carris prosseguirá sendo fiscalizada e regulada pelo setor público, pela gestão da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). Durante cerca de 90 dias, uma comissão composta por técnicos e gestores da prefeitura poderá auxiliar na operação dos serviços em caso de necessidade. Não estão previstas mudanças de itinerários para os passageiros.

Conforme o contrato determina, a empresa que realizou investimento inicial de R$ 60 milhões com a compra de 62 novos ônibus, sendo todos com ar-condicionado e seis deles articulados.

— Nossa prioridade é retomar a confiabilidade no serviço. Ou seja, atender os mais de 120 mil passageiros que utilizam as linhas da Carris com qualidade e garantia de que os horários sejam cumpridos — afirmou o empresário Leonel David Bortoncello.

Em entrevista ao programa Gaúcha Mais, o novo diretor-presidente da Carris disse que os novos veículos entram em operação até o final de maio. A frota operante da companhia hoje possui 249 ônibus.

Atualmente, a empresa tem 1.125 funcionários ativos. O edital garantiu a manutenção do vínculo empregatício para 718 servidores durante os primeiros 12 meses após a assinatura do contrato. Além disso, outros 177 cobradores não podem ser demitidos pelo mesmo período. Assim, 80% dos trabalhadores têm estabilidade garantida por ao menos um ano na gestão privada.

Informações: Zero Hora

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BRT Sorocaba oferece 152 pontos de acesso ao sistema por toda a cidade

O serviço de transporte do BRT Sorocaba oferece 152 pontos de acesso espalhados por toda cidade e cobertura auxilia mais de 50 mil pessoas por dia. De norte a sul, de leste a oeste e no centro da cidade, 76 ônibus circulam todos os dias levando os passageiros para diferentes bairros.

Com o BRT andar de ônibus se tornou muito mais rápido e fácil. Para embarcar no sistema, o passageiro possui três opções de bilhetagem disponíveis para escolher. Entre as quais, estão: cartão, bilhete eletrônico com QR Code e carteira digital via celular. Sendo este último, o mais dinâmico, atualizado em tempo real e que oferece inúmeras vantagens para quem anda de ônibus. 

Para embarcar com o celular, o passageiro deve fazer o download do aplicativo Cittamobi na Play Store ou na Apple Store, preencher o cadastro do usuário e informar seus dados. Em seguida, o passageiro precisa criar a sua Carteira Digital, colocar o saldo (PIX, boleto ou cartão de crédito) e pronto.

Após esse processo, ainda no aplicativo, o passageiro pode digitar para onde quer ir e escolher o melhor trajeto. Feito isso, o Cittamobi informará o local exato de onde poderá embarcar, o horário que o ônibus chegará ao ponto, onde descer e o tempo de deslocamento. Todas essas informações permitem que o passageiro planeje a sua rotina com mais previsibilidade, sem o risco de atrasos ou de perder o ônibus. 

Ao entrar em um dos ônibus, estações e terminais, basta abrir o aplicativo Cittamobi, clicar em pagamento de passagem, aproximar o celular do validador e a catraca será liberada. Ele poderá escolher pagar com saldo ou com o cartão cadastrado.

De acordo com Renato Andere, presidente da BRT Sorocaba, a chegada do sistema transformou a forma e a visão que se tinha sobre o transporte na cidade. “Antes, a pessoa sabia o horário que o ônibus ia passar pela rotina que tinha de estar no ponto todos os dias. Agora, com o aparato tecnológico que disponibilizamos, o passageiro consegue saber detalhes sobre o trajeto do veículo e, assim, programar a sua rotina com assertividade. Dá para calcular o tempo para sair de casa e saber exatamente o momento que o ônibus vai parar no ponto mais próximo. Cada minuto faz muita diferença na vida de uma pessoa ao longo do dia e, ganhar tempo é também ganhar vida. Isso porque, é um acréscimo de tempo para descansar, para estar com a família, para estudar, para se divertir com os amigos e para chegar em casa mais cedo”, destaca.

Neste primeiro semestre, 47 novos ônibus entrarão em linha, totalizando 123 veículos. Com uma maior oferta de veículos, mais dinâmico serão os deslocamentos. “A população tem muito a ganhar com essa ampliação da oferta. Aliás, a melhoria da frota de ônibus em Sorocaba vem ocorrendo de forma gradativa, assegurando mais conforto aos passageiros, com veículos 100% adaptados, equipados com elevador, ar-condicionado, wi-fi, tomadas USB”, aponta o diretor-presidente da Urbes – Trânsito e Transportes, Sergio Barreto.

Além de o passageiro ter um serviço de transporte eficiente, as viagens são realizadas em uma frota moderna, climatizada com ar-condicionado, monitorada por câmeras, acesso a tomadas USB e wi-fi liberado. Essas características proporcionam mais conforto e segurança, o que torna ainda mais atrativo andar de ônibus e aumenta a presença do sorocabano dentro do sistema.

Andere explica ainda que, a utilização do pagamento digital e o uso do celular como ferramenta que auxilia a comunicação entre empresa e passageiros, é uma tendência global para a modernização e melhoria dos serviços em todo o mundo.  

Informações: Pref. Sorocaba

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Governo se dispõe a criar novo modelo para o transporte coletivo de Campo Grande

O governo de Mato Grosso do Sul está disposto a contribuir mais com o transporte coletivo de Campo Grande. A ajuda que o governo do Estado está disposto a oferecer para resolver o problema da mobilidade urbana na Capital, segundo apurou o Correio do Estado, depende da vontade política da atual prefeita, Adriane Lopes (PP), de aceitar a oferta sob a condição fundamental de remodelar todo o sistema.


O entendimento do governador Eduardo Riedel (PSDB) é de que os estados devem ajudar mais na mobilidade urbana das grandes cidades e regiões metropolitanas, algo que ocorre em outros grandes centros brasileiros, como São Paulo e Rio de Janeiro. 

Por aqui, segundo ele, Campo Grande é a única cidade que já tem densidade populacional e demanda suficiente para se enquadrar na ajuda oferecida.

O suporte que o governo do Estado está disposto a oferecer vai muito além dos R$ 10 milhões que a administração estadual já aporta anualmente no sistema de transporte coletivo de Campo Grande em forma de subsídio. 

Ele viria com o governo emprestando sua expertise em modelar parcerias com a iniciativa privada para viabilizar investimentos, a partir de estudos factíveis, e poderia resultar, certamente, no rompimento do atual modelo de contrato existente, em que a prefeitura da Capital concede o serviço de transporte ao Consórcio Guaicurus, conjunto de quatro empresas (atualmente caminha para ser três) remanescentes das concessões de duas décadas atrás, que opera os ônibus na cidade.

O Correio do Estado apurou que, em conversas reservadas com seu núcleo mais próximo de secretários, Eduardo Riedel teria comentado algumas vezes sobre a necessidade de o Estado contribuir de maneira mais profunda na solução do sistema de transporte urbano da Capital, que vive uma situação tensa entre poder concedente e concessionário desde a segunda metade da década passada. 

Em dezembro, em entrevista ao Correio do Estado, Eduardo Riedel chegou a se manifestar sobre o tema. "Tem de haver uma parceria estado-município por uma participação mais transformadora", afirmou. 

"Não podemos resumir a melhora do serviço apenas com a aquisição de ônibus novos", complementou o governador. 

Atualmente, o governo de Mato Grosso do Sul aporta, por ano, aproximadamente R$ 10 milhões ao Consórcio Guaicurus em forma de subsídio. 

O dinheiro entra como pagamento do passe de estudante dos alunos da Rede Estadual de Ensino (REE) do município. 

CAMINHO
A ajuda na forma de subsídio começou na gestão de Reinaldo Azambuja, em 2022, e foi ampliada por Riedel em 2023, mas o entendimento é de que um novo suporte não pode ocorrer apenas na injeção de dinheiro em um modelo problemático.  

Uma das comparações sobre modelos ruins, em que os investimentos tendem a ser caros e com pouco retorno, foi o caso do primeiro leilão da BR-163, com a CCR MSVia. 

O fracasso do modelo leiloado na década passada e que se tornou insustentável e precisou ser repactuado, foi usado como exemplo por Riedel e seus aliados para guiar as parcerias executadas pelo Escritório de Parcerias Estratégias (EPE) do governo. 

Na área da infraestrutura, por exemplo, foram duas modelagens bem-sucedidas, sendo uma da MS-306 e outra da MS-112 e BR-158, aplicando uma razão entre o que pode ser executado, o que pode ser prometido ao público e o que pode ser pago pela população. 

A ideia no Parque dos Poderes é levar esse princípio para o transporte urbano de Campo Grande. Uma parceria público-privada (PPP) seria o caminho, mas, para isso, Adriane Lopes, caso seja reeleita, ou quem vier a substituí-la teria de aceitar a ajuda.

"Mais do que uma solicitação, é a vontade política, a prefeitura municipal quer? 'Quero'. O governo do Estado está disposto? Sim. Então, o governo está de porta aberta para desenhar esse modelo", disse Riedel.

O atual contrato do transporte coletivo e urbano de Campo Grande é de 2012, assinado pelo então prefeito da Capital, Nelsinho Trad.

No documento, ficou estabelecido que as empresas do consórcio seriam responsáveis pelo serviço pelos próximos 20 anos, ou seja, até 2032, podendo se renovar por mais 10 anos, o que significa que ela pode operar até 2042.

Informações: Correio do Estado

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Tarifa dos ônibus de Campo Largo vai ficar mais cara


Com reajuste de um real, a tarifa dos ônibus de Campo Largo vai ficar mais cara a partir desta quarta-feira (24). Agora, o valor de R$ 4,95 será de R$ 5,95.

O anúncio do aumento foi divulgado nesta segunda-feira (22). Além da passagem comum, o Cartão Cidadão aumenta de R$ 4,80 para R$ 5,80 e a tarifa para estudantes sai de R$ 2,45 para R$ 2,95.

As linhas do interior não sofrerão reajustes e seguem em R$ 8,75.

A Prefeitura de Campo Largo justificou o reajuste pela desigualdade da tarifa, em comparação com a média dos valores das passagens de Curitiba e outras cidades da Região Metropolitana.

Defasagem - Por contrato com a empresa Transpiedade Campo Largo, a tarifa é reajustada de acordo com a variação dos componentes que refletem no custo do Sistema Municipal Urbano de Transporte Coletivo e a aplicação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para correção de preços vigentes. De acordo com a empresa, a tarifa apresentava uma defasagem de 33,93% comparando-se com a média dos valores praticados na Capital e Região Metropolitana de Curitiba.

A partir desta justificativa, técnicos contabilistas e economistas do município analisaram o requerimento de revisão de valor apresentado pela Transpiedade chegando à conclusão de que para o reequilíbrio da tarifa da passagem de transporte público referente aos períodos de 2021/2022 e 2022/2023 implicaria num aumento para o valor de R$ 6,12 para as linhas urbanas. 

A empresa Transpiedade Campo Largo cita que a defasagem era de aproximadamente 34%. A companhia também informa que o reajuste leva em consideração as variações dos custos do Sistema Municipal Urbano de Transporte Coletivo e a aplicação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Informações: Prefeitura de Campo Largo

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CCR Metrô Bahia realiza operação especial para atender o público do Festival de Verão com 24h de funcionamento

Para garantir a segurança e o conforto dos clientes que vão de metrô para o Festival de Verão 2024 (FV24), a CCR Metrô Bahia montou uma estratégia especial de operação. No dia 27/01 a Estação Mussurunga do Metrô, que fica próxima ao local dos shows, vai funcionar 24h, enquanto as demais estações funcionarão após o horário de encerramento normal (0h) exclusivamente para desembarque.

Já na madrugada de segunda-feira (29), o fechamento da Estação Mussurunga será às 3h para atender ao grande público que vai curtir o último dia do Festival.

Durante a operação, haverá reforço no quadro de Agentes de Atendimento e Segurança na e o aumento da frota de trens de acordo com a demanda, assegurando assim mais conforto para os clientes.

A segurança também contará com o monitoramento eletrônico composto por mais de 2 mil câmeras distribuídas nas estações, trens, passarelas de acesso e terminais de ônibus, integradas ao Centro de Controle Operacional (CCO) da concessionária e às Salas de Supervisão Operacional (SSO) de cada estação, assim como pelas 220 câmeras corporais com recurso de áudio, acopladas ao fardamento dos Agentes de Atendimento e Segurança. 

Compra de passagens

Para agilizar o acesso ao Sistema Metroviário, os clientes que utilizam o cartão avulso (Cartão Unitário do Metrô) poderão realizar o pagamento das passagens por aproximação diretamente nas catracas das estações. Para utilizar o serviço basta aproximar cartões de crédito, débito, celular (com tecnologia NFC), smartwatches ou pulseiras de pagamento na parte inferior da catraca. Uma luz verde indicará a validação do pagamento e o acesso pelo bloqueio estará liberado. Ou, se desejar, pode emitir um QR Code pelo aplicativo da Recarga Pay ou direto das máquinas de autoatendimento. 

Já quem utiliza o Cartão Integração do Metrô tem a comodidade de efetuar a recarga por meio do WhatsApp, utilizando o Zap do Metrô. Para isso, é só acessar o atendimento virtual da CCR Metrô Bahia, adicionando o número (71) 9688-0714 em seu aparelho celular. Ao navegar pelas opções de compra de crédito na ferramenta, o cliente poderá realizar um pedido de recarga e efetuar o pagamento por meio de uma chave PIX. Outra possibilidade é fazer a recarga via aplicativos - Banco do Brasil (para correntista), PicPay, Recarga Pay, Cittamobi, Kim+ - e pela rede credenciada, composta por 2 mil pontos de vendas. Após a compra do crédito, a carga deverá ser efetivada nos validadores presentes em todas as estações. 

Serviço

O quê: Operação especial FV24
Quando: funcionamento 24h entre 27 e 28 de janeiro, com extensão de atendimento até 3h de 29 de janeiro

Informações: CCR

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