Foi concluída na madrugada desta quarta-feira (27), o transporte dos carros (vagões) do novo trem para o monotrilho da Linha 15-Prata do Metrô.
No total foram sete carretas que partiram de Santos ainda na noite de ontem, percorrendo trechos da Anchieta e Imigrantes e depois passando por importantes vias de São Paulo, com ponto final o Pátio do Oratório, na Zona Leste.
O comboio chegou por volta das quatro da madrugada e acessou o pátio, com o trem todo embalado para proteger de impactos e ações do tempo, ou outras interferências durante o transporte.
O trem da Série S (Innovia 300), prefixo S29, fabricado pelos chineses da CRRC faz parte de um lote com 19 unidades no total para ampliar a capacidade de atendimento e transporte de passageiros na Linha 15-Prata, que passa por expansão nos seus dois sentidos.
A compra foi realizada tendo em vista a construção de um novo pátio de armazenamento dos trens na Ragueb Chohfi e três novas estações, Ipiranga, Boa Esperança e Jacu-Pêssego.
Conforme o Metrô informou anteriormente, cada um destes novos trens possuem sistema com monitoramento por câmeras, iluminação LED e gestão inteligente de energia, além sistemas de controle e telecomunicações avançados, como o UTO (Unattended Train Operation), em que os trens funcionam de forma segura, sem a necessidade de um operador no controle, portanto, de forma automatizada.
Os próximos passos agora incluem a retirada de cada carro das carretas, uso de guindastes e o seu posicionamento em uma das vias do monotrilho no pátio para iniciar os testes dinâmicos, assim como o realizado atualmente com o primeiro novo trem da Linha 17-Ouro.
A entrega das 19 composições será concluída até 2026, com o processo sendo realizado de forma gradual, com cada trem realizando a viagem da China até o Brasil.
Informações: Diário nos Trilhos