Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Linha 17-Ouro do Metrô SP passará pela Imigrantes

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

A extensão da Linha 17-Ouro (São Paulo Morumbi-Jabaquara) para Diadema vai margear a Rodovia dos Imigrantes, passar pela Avenida Conceição, na Vila Élida, e encerrar no Terminal Diadema, no Centro. Com 5,6 quilômetros, o trajeto que terá como modal o monotrilho vai demandar R$ 1,4 bilhão de investimento.

A definição da ligação de Diadema com a rede metroviária e os valores envolvidos foram discutidos ontem à tarde em reunião do prefeito Lauro Michels (PV), da deputada estadual Regina Gonçalves (PV) e do titular de Transportes de Diadema, José Carlos Gonçalves (PR), com o secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, e o presidente do Metrô, Luiz Antonio Pacheco.


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Das seis paradas acertadas ontem, duas ficarão em Diadema, uma na Vila Élida e a do Terminal Diadema. Uma estação será construída ao lado do Centro de Exposição Imigrantes. Os bairros paulistanos Vila Encontro, Vila Fachini e Vila Clara receberão os demais pontos.

A Linha 17-Ouro terá início no bairro do Morumbi, passando em frente ao Estádio do São Paulo e desembocará na Estação Jabaquara, com integração na Linha 1-Azul. O trajeto também oferecerá interligação com o Aeroporto de Congonhas. Serão 18 estações, com custo estimado em R$ 3,2 bilhões (recursos do governo do Estado, da prefeitura de São Paulo e empréstimo da União) e previsão de entrega em 2016.

A interligação de Diadema com a rede de Metrô foi garantida pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) em outubro, em visita oficial ao Grande ABC.

Outros dois percursos estavam em análise na Secretaria de Estado de Transportes Metropolitanos e do Metrô. Um era aproveitando o modal de trólebus do Corredor Diadema-Brooklin, mas a hipótese foi rechaçada para não sobrepor o sistema já existente. A outra era atravessando o bairro Jabaquara, perto do Jardim Zoológico, passando pelo Jardim Campanário, porém, a alternativa foi descartada pelo alto impacto urbano e pelo alto valor em desapropriações.

“O trajeto pela Rodovia dos Imigrantes tem baixo impacto ambiental, pouca necessidade de desapropriações e se encaixa na linha política do PV de preservação do meio ambiente”, declarou Regina.

Secretário de Transportes de Diadema, José Carlos adiantou que, assim que houver publicação oficial do percurso da Linha 17-Ouro em Diadema, haverá remodelação do sistema de ônibus na cidade. “Vamos abastecer os terminais do monotrilho que ficarem em Diadema. Deixaremos as empresas (Mobibrasil e Benfica) avisadas sobre a possibilidade de adequação das linhas municipais de transporte coletivo.”

Informações: Diário do Grande ABC
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Trem-bala Barcelona-Paris começa a operar dia 15

A linha de trem-bala entre Barcelona e Paris será inaugurada em 15 de dezembro, anunciaram hoje em Madri o presidente da França, François Hollande, e o primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy.
Reunidos na capital espanhola, os dois líderes qualificaram a nova linha como um sinal de aproximação entre as duas nações.

A viagem entre Barcelona e Paris vai levar apenas seis horas. Isso irá eliminar problemas que viajantes atualmente enfrentam na mudança de trens, além de ser uma alternativa para o percurso que hoje dura pelo menos 11 horas.

Rajoy e Hollande fizeram um discurso nesta quarta-feira lembrando questões europeias, como a união bancária e o alto índice de desemprego entre os jovens.

O presidente francês disse que há urgência para que o Branco Central Europeu (BCE) encontre maneiras de facilitar o microcrédito, ao qual pequenas e médias empresas dos dois países hoje enfrentam dificuldade de acesso. Fonte: Associated Press.

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Metrô Rio levará usuários de ônibus à festa da Árvore de Natal da Lagoa

No próximo sábado (30), para a festa de inauguração da Árvore de Natal da Lagoa, na Zona Sul do Rio, o Metrô Rio vai montar um esquema especial de transporte. Serão colocados ônibus do Metrô de Superfície, que sairão da estação Siqueira Campos, em Copacabana, para a Lagoa, das 18h às 23h. No domingo (1º), esses ônibus vão circular das 18h às 22h. A inauguração acontece às 20h do dia 30.

Após o fim de semana, quem quiser visitar a Árvore da Lagoa poderá pegar o metrô até a estação Cantagalo, e caminhar cerca de 15 minutos pela Rua Miguel Lemos, em Copacabana, na Zona Sul pelo Corte do Cantagalo.
O esquema especial de transporte do metrô vai voltar a funcionar no último fim de semana da Árvore, nos dias 4 e 5 de janeiro, repetindo os horários da inauguração. Mas desta vez os ônibus vão partir da estação General Osório, em Ipanema, na Zona Sul, que já estará aberta ao público, segundo o Metrô Rio.

A tarifa do Metrô de Superfície será de R$ 3,20, incluindo a viagem nos trens das linhas 1 e 2 do metrô. Ao comprar a passagem na bilheteria das estações, o usuário deve informar que utilizará o serviço dos ônibus especiais para receber o cartão eletrônico que dá direito ao embarque no transporte.

O  pagamento também poderá ser feito diretamente nos ônibus com dinheiro, cartão pré-pago do metrô ou vale transporte eletrônico.

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Governo de Pernambuco assina contrato com empresas que vão operar BRTs e licita restante da frota

O Governador Eduardo Campos e o secretário das Cidades, Danilo Cabral, assinaram quarta-feira (27/11) o contrato com as Empresas que vão operar as linhas de ônibus que circulam nos corredores Norte/Sul e Leste/Oeste e suas alimentadoras. Na ocasião, também foi autorizada a publicação da licitação para operação das demais linhas que compõem o Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana (STPP/RMR). O evento foi realizado no salão de eventos do Centro de Convenções de Pernambuco, onde funciona a sede provisória do Palácio do Governo.

Para o secretário Danilo Cabral, a licitação das linhas do STPP/RMR é um marco porque estabelece normas claras de operação, investimento e fiscalização, tanto para as empresas concessionárias como para o órgão gestor. “Com esse contrato formal, as operadoras terão que cumprir indicadores de qualidade estabelecidos no próprio edital, o que vai garantir melhorias para os usuários do transporte público”, ressaltou o secretário.

O contrato com as empresas operadoras ganhadoras do processo licitatório dos lotes 1 e 2 (Corredores Norte/Sul e Leste/Oeste + suas alimentadoras) representa R$ 4,5 bilhões. Os dois corredores compreendem uma frota de 712 veículos, dos quais 170 são do modelo de BRT (Bus Rapid Transit), 39 são articulados e 503 são convencionais. Juntos, eles são responsáveis por 111 linhas de ônibus e pelo transporte de cerca de 732 mil passageiros.

O Governador de Pernambuco, Eduardo Campos, comemorou o momento. “Estamos trabalhando para garantir um serviço de qualidade que não exclua quem utiliza o Sistema de Transporte. Estamos pensando também na situação dos motoristas e cobradores, por meio da compra de veículos com cambio automático e ar-condicionado, o que não representa um luxo, mas sim uma questão de necessidade”, afirmou.

Segundo o Prefeito do Recife, Geraldo Júlio, o governo municipal vem trabalhando em diversas frentes para ajudar na mobilidade urbana do Recife. “Progressivamente o Recife tem sentido as mudanças que estamos implantando. Pesquisadores, arquitetos e agentes de trânsito foram contratados para atuar na Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU).  Calçadas e ruas estão sendo restauradas. Além disso, 450 placas de concreto estão sendo substituídos somente na Av. Mascarenhas de Moraes. Estamos trabalhando para que essas ações integradas as ações desenvolvidas pelo Governo do Estado possam somar ainda mais para a qualidade de vida dos Recifenses”, comentou o gestor.

Nova licitação - Já os demais lotes, (3,4,5,6,e 7) – representam um custo de R$ 10,5 bilhões. Estes somam 269 linhas – o equivalente a 70% da frota total do Sistema. Juntos, os cinco lotes atendem aos corredores da Av. José Rufino, Abdias de Carvalho, Mascarenhas de Moraes, Av. Rosa e Silva, Rui Barbosa, Avenida Norte, Beberibe, Presidente Kennedy, Domingos Ferreira e a BR-101 (do Cabo a Ipojuca) e representam uma frota de 1892 veículos, dos quais 1338 são convencionais e 554 articulados e “padron” (modelo de ônibus com motor traseiro, automático e com ar-condicionado com capacidade para 90 passageiros). Por esses corredores circulam mais de 1 milhão de usuários.


O edital de licitação para operação das linhas que circulam nesses corredores será publicado amanhã (28) nos Diários Oficiais da União, do Estado, nos jornais de grande circulação nacional e no Portal do BIRD (Envelopment Bussines), já que trata-se de uma licitação internacional. A expectativa é que, cumprindo os prazos legais, a assinatura do contrato aconteça em março de 2014 e início da operação ocorra 90 dias depois, em junho.
Critérios - O edital de licitação continua a se basear na menor remuneração como critério de avaliação, conforme estabelecido no processo dos lotes 1 e 2. Também exige a comprovação da qualificação técnica dos concorrentes e o cumprimento de todos os requisitos e indicadores de qualidade que estavam presentes no edital da primeira etapa, como a idade média máxima da frota, que continua a ser de 3,5 anos para ônibus convencionais e 8 anos para os articulados. Já a idade máxima dos ônibus será de 7 anos (convencionais) e 10 anos para os articulados. Será exigido para toda a frota o certificado de EURO 5 (redução de emissão de poluentes). Além disso, todos os veículos articulados e os “padron” terão ar-condicionado no prazo máximo de dois anos, sendo 50% da frota já no primeiro ano.

Atualmente, o Sistema opera com 385 linhas de ônibus e 3 mil veículos em regime de autorização. Neste novo modelo, de concessão, as empresas terão obrigações contratuais que, segundo o secretário Danilo Cabral, caso não sejam cumpridas, poderão ocasionar em penalidades como advertências escritas, multas, não renovação do contrato e até a perda da concessão. “No contrato estarão especificados quais os tipos de equipamentos a serem usados pelas operadoras e ainda os critérios para prestação dos serviços”, ressaltou o secretário, lembrando que toda a operação será comandada pelo Grande Recife Consórcio de Transporte.

Informações: Sec das Cidades PE



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BRT de São José dos Campos deve melhorar o transporte público

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

O prefeito de São José dos Campos anunciou nesta segunda-feira (25) que os recursos de R$ 800 milhões previstos inicialmente para o sistema de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) serão aplicados em um modelo de ônibus de trânsito rápido, o chamado BRT.

A alteração para outro modal de transporte rápido de massa, discutida em conjunto com o Ministério das Cidades, visa ampliar a capacidade de atendimento aos usuários do transporte coletivo por meio de um sistema mais ágil nos deslocamentos, sem perder as vantagens do modelo anterior.

Pelo VLT, os recursos disponibilizados pelo governo federal seriam suficientes para a implantação em um trecho de 15 quilômetros de vias entre o centro e o início do Jardim Satélite, na zona sul. A expansão para outras regiões dependeria de mais recursos.

Com a troca para o BRT, será possível o o atendimento a uma área maior do município, com abrangência na região central e nas zonas sul, leste e norte, a um custo menor e em menos tempo.

Outra vantagem da implantação do BRT é que as tarifas do transporte coletivo não sofrem alteração na integração com outros modais. Pelo VLT seriam necessários subsídios por parte da Prefeitura da ordem de R$ 30 milhões por ano para equacionar a diferença de tarifa de R$4,50 a R$ 5 do veículo leve, em relação a que é praticada hoje.
“Chegamos à conclusão que é melhor aplicar esse recurso, que não é pouco, para dar uma solução para a cidade toda. Com o VLT, demoraríamos muito a chegar a outras regiões, além de um comprometimento de 30 anos de financiamento para um pequeno trecho. Isso não pareceria responsável com o futuro da cidade”, afirmou o prefeito.

O prefeito acrescentou ainda que, pela demanda atual da cidade, o BRT está terá capacidade para atender para o crescimento da cidade. Para ele, o VLT deve ser avaliado como alternativa no futuro.

Projeto
Os estudos realizados até o momento para o VLT serão utilizados também para o BRT, uma vez que as análises consideraram cálculo de demanda e traçados para vias segregadas, com corredor exclusivo, para proporcionar maior velocidade ao transporte público.

A mudança do modelo não deve interferir no cronograma previsto. Após a análise do Tesouro Nacional, será elaborado o projeto funcional de todas as regiões da cidade e os procedimentos para a abertura de licitação para o projeto executivo. A intenção é iniciar as obras em 2015.

O sistema de BRT já é adotado hoje em Curitiba (PR) e em Bogotá, na Colômbia, onde é referência para outros municípios.

Informações: Portal R3



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Minas fará nova licitação para 342 linhas intermunicipais

Está previsto para o primeiro semestre de 2014, a licitação de 342 linhas intermunicipais no estado de Minas Gerais, pela Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop). Nesta terça-feira (26), uma audiência pública referente a licitação de 67 linhas foi realizada na sede do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER/MG). O objetivo é regularizar os contratos das linhas de ônibus do Transporte Coletivo Intermunicipal de Minas Gerais, e promover a melhoria do sistema por meio da otimização e adequação da frota operante.

A sessão atende as determinações da legislação de concessões de serviços públicos, sendo necessária para esclarecer e tornar público o processo licitatório. No dia 17 de outubro, foi realizada outra audiência referente a 275 linhas intermunicipais, das quais 23 serão novas. A previsão é de que no início do segundo semestre do próximo as empresas das 342 linhas já estejam operando com os novos contratos assinados.

Segundo o secretário-adjunto de Transportes e Obras Públicas da Setop, Fabrício Sampaio, como as linhas metropolitanas já foram licitadas, com estas licitações intermunicipais todo o Sistema de Transporte Coletivo de Minas Gerais terá seus contratos regularizados, de acordo com a Lei 8.987/95.

Para o diretor de Fiscalização do DER/MG, João Afonso Baeta, este é um passo importante do sistema de transporte coletivo, que vai refletir não só na melhoria do serviço que é prestado, como na oportunidade de novas delegatárias atuarem no sistema, gerando benefícios aos usuários.

O tempo de concessão será de 28 anos, de acordo com estudos de viabilidade técnica e financeira. A licitação terá dois tipos de editais, um modelo será pelo maior valor de outorga para exploração do serviço e no outro haverá a análise de técnica e preço. As empresas deverão ofertar serviços de melhor qualidade, com a adequação da frota para veículos com especificações próprias para o transporte, em condições de segurança, conforto e níveis mínimos de poluição ambiental.

Regiões

As 342 linhas vão atender a pelo menos 460 localidades, abrangendo todas as regiões do Estado. As linhas de maior percurso como, por exemplo, Uberlândia - Juiz de Fora (831,5 Km), Uberlândia - Montes Claros (630,6 Km), Ipatinga - Juiz de Fora (432,7 Km) e Montes Claros - Governador Valadares (543,3 Km), vão interligar as regiões do Triângulo, Zona da Mata, Norte e Rio Doce.  Partindo de Belo Horizonte serão 15 linhas, com destinos como Arcos (Centro-oeste), Coronel Murta (Jequitinhonha/Mucuri), Cruzília (Sul de Minas) e Tiros (Alto do Paranaíba).

Dados do Sistema

Nos últimos 12 meses cerca de 76,5 milhões de passageiros foram transportados no Sistema de Transporte Coletivo Rodoviário Intermunicipal em aproximadamente 3,3 milhões de viagens realizadas. Mais de 235 milhões de quilômetros foram percorridos por 4.733 veículos. Duzentas e quatorze empresas são responsáveis pelos 1.745 serviços existentes.

Informações: Hoje em Dia
(*) Com Agência Minas

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SMTU entrega 27 novos ônibus para população de Manaus

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, entregou 27 novos ônibus, na manhã desta terça-feira, 26, na Avenida das Torres, zona Norte. Os ônibus fazem parte das concessionárias Via Verde e Expresso Coroado e a frota vai substituir ônibus de 2007, que operam nas zonas Oeste, Centro-Oeste, Centro-Sul e parte da zona Leste.

Todos os veículos já vêm adaptados para pessoas com deficiência e poltronas com cores diferenciadas para passageiros idosos, gestantes ou com crianças de colo, além de câmeras de segurança que serão interligadas ao Centro de Segurança.
“Nós vamos priorizar o transporte coletivo porque é por aí que vamos dar uma resposta à demanda da população que espera menos fila, mais conforto, comodidade, menos tempo de viagem. Se temos um problema claro, temos que trabalhar pra trazer ônibus novos, recuperar estradas, abrir novas, ou seja, recuperar o sistema viário”, afirmou Arthur Neto.

Para o superintendente da SMTU, além dos novos ônibus, o poder público tem trabalhado para dotar o sistema com a infraestrutura necessária para reduzir o tempo de espera nas paradas e aumentar a velocidade média dos veículos.

“Hoje nós temos uma frota nova, mas ainda temos problemas de infraestrutura no transporte público. A recuperação das vias, criação de corredores exclusivos, implantação do BRS (Bus Rapid Service), reforma dor terminais, tudo isso faz parte da solução para esse problema. E nós estamos trabalhando para que tudo seja resolvido o mais rápido possível”, declarou Pedro Carvalho, superintendente da SMTU.

Somente este ano, já foram entregues 122 ônibus para atender todas as zonas cidade. Cada veículo custou em torno de duzentos e cinquenta mil reais.

Outros trinta ônibus deverão ser entregues na próxima semana. Os veículos já estão na cidade, em fase de emplacamento junto ao Departamento de Trânsito.

Reportagem: Leonardo Fierro | Fotos: Altemar Alcântara
Informações: Prefeitura de Manaus
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No DF, Rodoviários decidem encerrar paralisação nesta quarta-feira

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Após reunião com o Governo do Distrito Federal na tarde desta terça-feira (26/11), o Sindicato dos Rodoviários resolveu encerrar a paralisação dos ônibus à meia-noite de quarta-feira (27/11).

De acordo com o presidente do Sindicato, José Osório, o GDF se comprometeu a acelerar o processo de renegociação da data-base salarial, um dos principais motivos da greve . "O que foi tratado com o governo, foi o que ele poderia fazer", disse Osório. No entanto, eles não tiveram uma resposta ao principal ponto da negociação, o recebimento dos direitos trabalhistas e a garantia de que terão seus empregos nas novas companhias contratadas. 

Os rodoviários cruzaram os braços durante toda esta terça-feira (26/11). A paralisação é um apelo à decisão do GDF em manter contrato com apenas duas das atuais 13 empresas de transporte do DF.

No total, nove empresas - Pioneira, Planeta, Cidade Brasília, Satélite, Piracicabana, São José, Riacho Grande, Viplan e Condor - não rodaram pelas vias do DF.

Além da renegociação da data-base salarial, os rodoviários exigiam que a transição das novas empresas que vão operar no sistema público de transporte seja feita com cautela. Isso porque as companhias perdedoras das licitações alegaram que não dispõem de recursos para acertar os pagamentos referentes aos direitos trabalhistas com todos os empregados. Além disso, segundo o sindicato as empresas vencedoras disseram não aceitar contratar os trabalhadores enquanto não estiverem com a situação regularizada com a empresa anterior.

Desde o início da manhã, os usuários do transporte público encontraram bastante dificuldade para chegar ao trabalho. Muitas paradas de ônibus ficaram lotadas. Já quem se arriscou no transporte pirata teve que pagar até R$ 10 pela corrida.  

Para reduzir os impactos no trânsito, que tiveram mais carros que o habitual,  todas as faixas exclusivas do Distrito Federal estão liberadas também para o tráfego de veículos comuns. De acordo com o Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), a decisão foi tomada junto com o Departamento de Trânsito (Detran) e o Departamento de Estrada e Rodagem (DER).

Informações: Correio Braziliense


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