O prefeito de São José dos Campos anunciou nesta segunda-feira (25) que os recursos de R$ 800 milhões previstos inicialmente para o sistema de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) serão aplicados em um modelo de ônibus de trânsito rápido, o chamado BRT.
A alteração para outro modal de transporte rápido de massa, discutida em conjunto com o Ministério das Cidades, visa ampliar a capacidade de atendimento aos usuários do transporte coletivo por meio de um sistema mais ágil nos deslocamentos, sem perder as vantagens do modelo anterior.
Pelo VLT, os recursos disponibilizados pelo governo federal seriam suficientes para a implantação em um trecho de 15 quilômetros de vias entre o centro e o início do Jardim Satélite, na zona sul. A expansão para outras regiões dependeria de mais recursos.
Com a troca para o BRT, será possível o o atendimento a uma área maior do município, com abrangência na região central e nas zonas sul, leste e norte, a um custo menor e em menos tempo.
Outra vantagem da implantação do BRT é que as tarifas do transporte coletivo não sofrem alteração na integração com outros modais. Pelo VLT seriam necessários subsídios por parte da Prefeitura da ordem de R$ 30 milhões por ano para equacionar a diferença de tarifa de R$4,50 a R$ 5 do veículo leve, em relação a que é praticada hoje.
“Chegamos à conclusão que é melhor aplicar esse recurso, que não é pouco, para dar uma solução para a cidade toda. Com o VLT, demoraríamos muito a chegar a outras regiões, além de um comprometimento de 30 anos de financiamento para um pequeno trecho. Isso não pareceria responsável com o futuro da cidade”, afirmou o prefeito.
O prefeito acrescentou ainda que, pela demanda atual da cidade, o BRT está terá capacidade para atender para o crescimento da cidade. Para ele, o VLT deve ser avaliado como alternativa no futuro.
Projeto
Os estudos realizados até o momento para o VLT serão utilizados também para o BRT, uma vez que as análises consideraram cálculo de demanda e traçados para vias segregadas, com corredor exclusivo, para proporcionar maior velocidade ao transporte público.
A mudança do modelo não deve interferir no cronograma previsto. Após a análise do Tesouro Nacional, será elaborado o projeto funcional de todas as regiões da cidade e os procedimentos para a abertura de licitação para o projeto executivo. A intenção é iniciar as obras em 2015.
O sistema de BRT já é adotado hoje em Curitiba (PR) e em Bogotá, na Colômbia, onde é referência para outros municípios.
Informações: Portal R3
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