Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Chegada de novos ônibus marca nova fase do transporte coletivo de Toledo

quinta-feira, 10 de outubro de 2024

As ruas e avenidas da Capital Paranaense do Agronegócio ganharam novas cores nos últimos dias. Desde o fim de setembro estão circulando os novos ônibus da Viação Sorriso de Toledo, concessionária do transporte coletivo urbano que renovou o vínculo com a administração municipal em abril.

Até o momento, 23 dos 28 veículos novos adquiridos pela empresa já estão sendo utilizados – os outros 5 encontram-se na cidade e aguardam emplacamento. Além da cor diferente (azul e cinza, contrastando com o tradicional vermelho e cinza), estes carros disponibilizam recursos que oferecem um salto de qualidade em termos de conforto, acessibilidade, tecnologia e segurança.

Todos estes veículos têm elevador e espaço reservado para cadeira de rodas, ar-condicionado, sinal wi-fi, câmeras de videomonitoramento, reconhecimento facial, entrada USB para carregamento de celulares ou outros dispositivos móveis, estrutura para pagamento eletrônico da tarifa (incluindo roleta com contagem eletrônica), bancos com revestimento de alto padrão, GPS que possibilita acompanhamento do trajeto em tempo real pelo aplicativo “Busão na Mão – Toledo”, e informativos em LED nas partes interna e externa. “Estes veículos assinalam o início de uma nova fase no transporte coletivo urbano de Toledo, um salto de qualidade que fará Toledo oferecer, em breve, o melhor serviço do Brasil com a menor tarifa do Paraná”, destaca o prefeito Beto Lunitti.

De acordo com o gerente-geral da Viação Sorriso de Toledo, Daniel Kopicz, a renovação da frota e a disponibilidade destes recursos constam no contrato de concessão. “Entre as tecnologias embarcadas está a telemetria, com controle em tempo real de diversos parâmetros operacionais. São informações acompanhadas em tempo real pela empresa e compartilhadas com a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, que pode acionar a Guarda Municipal em casos mais urgentes”, explica.

Daniel pontua que a renovação da frota terá continuidade nos próximos anos. “Existe a obrigação contratual de que a idade média dos nossos veículos seja de cinco anos, com tempo máximo de circulação de 10 anos. Entregues estas 28 unidades zero quilômetro, vamos iniciar um processo gradual de troca dos outros 17 carros que operam o transporte coletivo urbano, o que deve levar entre dois a três anos”, explica. “Neste novo contrato temos um desafio, que é o mesmo enfrentado por outras cidades do Brasil, que entregar um serviço essencial, de grande qualidade, com nível de excelência suficiente para convencer as pessoas a deixarem o veículo próprio em casa e fazerem seus deslocamentos com transporte coletivo, o que também é uma questão de responsabilidade socioambiental.. As cláusulas da concessão caminham nesta direção, permitindo oferecer ainda mais confiável para a população”, analisa o gerente-geral.
 
Informações: Prefeitura de Toledo

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MetrôRio anuncia novos canais de comunicação para os clientes

O MetrôRio disponibilizará, a partir desta terça-feira (08/10), dois novos canais para ampliar as opções de comunicação com os clientes do sistema metroviário. Trata-se do app MetrôRio e do WhatsApp oficial da empresa. As plataformas reúnem informações importantes sobre os serviços, operações e iniciativas, além de outras novidades sobre a concessionária.

Com o novo aplicativo, os passageiros terão a opção de planejar suas viagens, sabendo, por exemplo, quando a composição chegará à estação de embarque, funcionalidade que conta com acessibilidade implementada para pessoas com deficiência visual. Os clientes também poderão acompanhar, em tempo real, o status de circulação das linhas 1, 2 e 4 do metrô. Entre outras funcionalidades do app, que integra a plataforma Giro, será possível consultar extratos e fazer recargas dos cartões Giro, por meio de Pix ou pagamento com cartão de crédito; conferir as vantagens e descontos das parcerias e ainda saber como chegar aos principais pontos turísticos da cidade de metrô.

O download do app MetrôRio está disponível para iPhone e Android. Quem já tem o Giro instalado no celular, basta atualizar a versão do novo aplicativo.

Outra novidade é a ferramenta de transmissão do WhatsApp, que oferece aos clientes uma maneira mais prática e rápida de receber informações atualizadas na palma da mão. Para ficar por dentro dos informes operacionais, notícias e outras novidades do sistema metroviário, é só clicar neste link (Link) e seguir o canal oficial do MetrôRio.

Além desses dois novos canais e das redes sociais, a concessionária conta com atendimento pelo 0800 595 1111, que funciona de segunda a sábado, das 5h à meia-noite; e aos domingos e feriados, das 7h às 23h.

Confira os principais recursos disponíveis no aplicativo MetrôRio:

  • Consulte o tempo de chegada dos trens em qualquer estação em tempo real;
  • Acompanhe a situação das linhas 1, 2 e 4 do metrô e saiba se a prestação do serviço está normal ou com velocidade reduzida, por exemplo;
  • Planeje sua viagem. Saiba qual é a melhor rota para chegar ao seu local de destino;
  • Recarregue o seu cartão Giro e acompanhe as vantagens e promoções.
Informações: Metrô Rio

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São Paulo avança com projeto da Linha 16-Violeta, que ligará zonas oeste e leste

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), publicou um edital de chamamento público para selecionar a empresa que será responsável pela elaboração dos estudos de viabilidade para a estruturação e implementação da linha 16-Violeta.

A publicação foi realizada na última sexta-feira (4/10). O projeto, qualificado no Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP) em setembro, vai realizar a construção, manutenção e operação do novo ramal de metrô. 

O ramal metroviário, de acordo com o governo, ajudará a melhorar a mobilidade dos usuários do transporte e moradores da zona leste da Capital, além de contribuir para a sustentabilidade, reduzindo a emissão de poluentes e melhorando a qualidade do ar na cidade.

O Governo também já divulgou o novo mapa de estações da linha 16-Violeta. de acordo com uma sugestão da construtora Acciona.

Elaboração dos projetos
As empresas deverão elaborar e apresentar os projetos, levantamentos, investigações e estudos técnicos à SPI em 120 dias. A etapa seguinte do processo é a preparação da modelagem, seguida da realização das audiências e consultas públicas, publicação do edital e realização do leilão.

Apresentação:
No estudo deverão constar o inventário das condições existentes em engenharia, ambiental e desapropriação, além da estimativa de investimentos, custos operacionais, receitas não tarifárias potenciais e value for money.

Podem submeter propostas pessoas físicas e jurídicas de direito privado, brasileiras ou estrangeiras, individualmente ou em consórcio, até o dia 6 de novembro.

Linha dos Parques
Conhecida também como a “Linha dos Parques”, a nova ligação terá estações próximas aos parques do Ibirapuera, Aclimação e Independência, fortalecendo as atividades culturais e o lazer em São Paulo, segundo informações do Governo do Estado.

Investimento:
Segundo o plano de Parceria Público-Privada (PPP), serão investidos R$ 24 bilhões durante o prazo de concessão de 30 anos, sendo oito anos para as obras e 22 de operação.

No total, o novo ramal beneficiará mais de 226,8 milhões de passageiros por ano, ligando a zona oeste à zona leste em 30 minutos.

Fases da nova linha:
A Fase 1 da nova linha de metrô contará com 16 estações e ligará a região do Aricanduva, na zona leste, a Oscar Freire, na zona oeste, em apenas 30 minutos de percurso, reduzindo em 60 minutos o trajeto atual.

Além disso, a linha contará com sete integrações, sem contar com a conexão com três terminais de ônibus.

  • Linha 1-Azul, na estação Ana Rosa
  • Linha 2-Verde, nas estações Ana Rosa e Anália Franco
  • Linha 4-Amarela, na estação Oscar Freire
  • Linha 6-Laranja e Linha 10-Turquesa, na estação São Carlos
  • Futura Linha 19-Celeste, na Estação Jardim Paulista

Em uma segunda fase, o projeto prevê a expansão do ramal, ligando Abel Ferreira até a Cidade Tiradentes.
 
Informações: Gazeta de SP

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Em Campinas, Videomonitoramento registra e coíbe evasão da tarifa na Estação BRT Bonfim

Por meio do sistema de monitoramento e segurança eletrônica (CFTV), a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) identificou e coibiu mais uma situação de evasão de tarifa nesta terça-feira, 8 de outubro, na Estação BRT Bonfim, no Corredor Campo Grande.

O caso foi registrado por volta de 9h. Ao todo, oito pessoas foram flagradas pelas câmeras acessando a estação sem pagar a tarifa. As imagens foram observadas pelas equipes de Segurança Patrimonial da Emdec, pela central de monitoramento.

Um profissional da área, que fazia rondas de fiscalização no entorno, foi enviado para a estação e fez a abordagem dos usuários. Eles são comunicados sobre o flagrante e orientados a retornar para as catracas e realizam, então, o acesso permitido, registrando o pagamento da tarifa.

“Esse é um comportamento que fere os princípios de cidadania e da coletividade. Também é a partir do número de passageiros contabilizado nas catracas que conseguimos programar a operação das linhas”, enfatiza o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.  

O comportamento não é isolado e outros flagrantes do tipo vêm sendo registrados pelo sistema de monitoramento, com a atuação das equipes de segurança patrimonial.
A Emdec vem adotando a orientação dos usuários sobre a ilegalidade da prática e a consciência cidadã sobre a importância do pagamento da tarifa. Os usuários flagrados são orientados a realizar o acesso correto, pelas catracas eletrônicas, registrando o pagamento da tarifa com Bilhete Único ou QR Code.

Segurança nas estações e terminais foi reforçada
Atualmente, 24 estruturas de 19 estações e terminais do BRT contam com um sistema de monitoramento por câmeras, que funciona 24 horas e, além da evasão, ajuda a identificar atos de vandalismo. Todos os pontos contam com sinalização informativa sobre a presença das câmeras, conforme prevê a legislação. 

No final de agosto, uma ocorrência de vandalismo às catracas do Terminal BRT Mercado também foi flagrada pelo sistema e resultou na detenção do suspeito.

Equipes de segurança patrimonial da Emdec também realizam rondas diárias e contam com a atuação da Guarda Municipal para coibir as situações identificadas.

Um projeto de melhoria dos bloqueios nas catracas foi testado na Estação BRT Aurélia e será replicado gradativamente em todas as estações e terminais BRT.  A Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc) está reforçando a segurança nos acessos, nas principais estações e terminais, por meio da fiscalização in loco nos horários de pico. 

Como denunciar  
A população pode relatar atos de evasão de tarifa e vandalismo contra as infraestruturas do transporte e de mobilidade diretamente para a Emdec, pelos canais do Fale Conosco Emdec – telefone 118, portal e, também, pelo WhatsApp (19) 3731-2910 e chatbot Emdec, disponível na página inicial do site da empresa. Denúncias que envolvem a segurança pública são recebidas pela Guarda Municipal, pelo telefone 153.
 
Informações: Prefeitura de Campinas

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Em Itajaí, Prefeitura instala 40 novos abrigos de ônibus

O Município de Itajaí, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Urbano e Habitação e de Obras, realizou a instalação de 40 novos abrigos de ônibus na cidade. Ao todo, serão 115 novos pontos de quatro modelos, que possuem variação de tamanhos. Além disso, foram realizadas outras ações como a sinalização de paradas com pinturas horizontais e colocação de placas em parceria com a Coordenadoria de Trânsito (Codetran).

Os 40 novos pontos de ônibus foram instalados nos bairros Centro, Vila Operária, São Judas, São João, Cidade Nova, Praia Brava e Fazenda. A previsão do Município é finalizar a instalação dos novos abrigos até o fim do mês de novembro.

Do total de abrigos de ônibus a serem instalados, 53 serão novos pontos e 62 substituições, que também podem incluir a realocação para melhor atender a demanda de usuários. Os modelos contam com estruturas metálicas equipadas com vidros temperados, telhas sanduíche de PVC e bancos de madeira. 

Melhorias em infraestrutura urbana

Além dos novos modelos de pontos de ônibus, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação vai realizar a instalação de novos mobiliários urbanos, como lixeiras, bicicletários e totens. Também há licitações prontas para serviços de engenharia, como calçadas para abrigos e estações, que devem iniciar em novembro. A ação inclui ainda os projetos para a reforma dos terminais dos bairros Cordeiros, Fazenda e Ressacada, que estão em fase de processos licitatórios.

A instalação dos novos abrigos possui um investimento de R$ 1.486.200,00, proveniente da outorga onerosa do direito de construir (Lei nº 214/2012), deliberado no Conselho Municipal de Gestão de Desenvolvimento Territorial (CMGDT). O recurso integra o montante de R$ 9.652.350,25, destinado à execução de infraestrutura urbana e de mobilidade como terminais urbanos, estações, abrigos de ônibus e calçadas do novo sistema de transporte público.
 
Informações: Prefeitura de Itajaí

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Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre

quinta-feira, 3 de outubro de 2024

Um novo modelo de ônibus 100% elétrico entrou em operação nesta segunda-feira (30) em Porto Alegre. Com 12 metros de comprimento, 32 assentos e capacidade para até 70 passageiros, o veículo se soma aos 17 que compõem a frota da linha 520.3 — Triângulo/24 de Outubro/Auxiliadora.

Em modalidade de teste, o ônibus será responsável por 20 viagens, sendo 10 por sentido, oferecidas em tabela extra, com previsão de percorrer cerca de 220 quilômetros por dia. Produzido pela fabricante chinesa Ankai, o coletivo circulou vazio na quinta e na sexta-feira (27) para fazer um teste do trajeto.

Com a implantação, Porto Alegre passa a contar com 13 ônibus elétricos na frota, sendo que 12 já estão em circulação desde 19 de agosto nas linhas E178 Praia de Belas, E703 Vila Farrapos e E378 Integradora Centro. Estas rotas são do programa-piloto de eletrificação da frota do transporte coletivo e são operadas com os modelos Caio Eletra eMillenium e Marcopolo Attivi Integral.

Já o ônibus elétrico da Ankai faz parte do chamamento público para fabricantes interessados em apresentar as suas tecnologias. Os testes são sempre na linha 520.3 para que haja uma base de comparação.

— Ela foi escolhida pela sua extensão e pela particularidade de andar em corredor. Tem aclive, declive, muitas paradas em calçadas. Ela tem uma boa similaridade com os modelos de linhas da nossa cidade, o que nos ajuda a verificar se vai se adaptar — explica o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior.

Conforme o secretário, a testagem serve para avaliar o desempenho e permite que o modelo seja considerado para um futuro contrato com o município. Os dois tipos de veículos adotados atualmente na Capital também participaram do projeto, que segue aberto.

Com estrutura monobloco em aço com manganês, o modelo Ankai OE-12 | Urbano é cerca de 2 toneladas mais leve e resistente do que os demais. O piso baixo, tipo low entry, com três portas, promete melhor conforto e acessibilidade aos passageiros.

A autonomia é de até 280 quilômetros rodados com ar-condicionado ligado. As baterias têm capacidade e tempo de recarga de duas horas e estão instaladas em locais isolados do compartimento de passageiros, como nas laterais ou no teto.

Redução de poluentes e custos
Os primeiros 30 dias de operação das linhas 100% elétricas de ônibus de Porto Alegre evitaram a emissão de 79,3 toneladas de gases poluentes resultantes da queima de 29.606 litros de diesel. Os dados da prefeitura se referem às rotas E178 Praia de Belas, E378 Integradora e E703 Vila Farrapos, no período de 19 de agosto a 19 de setembro, com os 12 ônibus do projeto de eletrificação da frota do transporte coletivo. A medida também gerou uma redução de gastos de R$ 51.855.

Conforme Castro Júnior, o combustível representa 25% do custo geral. Na comparação entre o diesel e a energia elétrica, ele estima uma economia de 60%.

— O custo do quilômetro rodado a diesel é de R$ 1,25, enquanto que o do elétrico é de R$ 0,46 a R$ 0,50 por quilômetros rodado — analisa.

O secretário ainda projeta que futuramente as reduções de gastos podem beneficiar os usuários, com reflexos na tarifa de ônibus.

— Eu acredito que, se toda a frota de Porto Alegre fosse elétrica hoje, a gente poderia ter uma economia de R$ 0,30 a R$ 0,40 na passagem como está hoje, direto. Além disso, a gente também espera uma redução no custo da manutenção, que pode ser 50% menor ao longo do tempo — calcula.

O preparo dos motoristas também é algo que precisa ser considerado nessa transição. Castro Júnior explica que a forma de dirigir precisa ser diferente do veículo a diesel para que haja uma economia adequada. Isso inclui movimentos como retirar o pé do acelerador próximo a um semáforo e deixar o ônibus se mover pela inércia.

— Aquela pisada lá no fundo do acelerador não é necessária e nem pode, porque é um consumo de energia desnecessário — ressalta.

Nos próximos meses, a prefeitura projeta testar um ônibus articulado elétrico e faz tratativas com a fabricante BYD, que tem crescido no mercado de carros elétricos. A Capital também foi contemplada no novo PAC, permitindo a aquisição de mais de cem ônibus elétricos. O projeto de lei está em fase de finalização e será encaminhado à Câmara de Vereadores.

Foram 39 viagens diárias, com quatro ônibus modelo Caio Eletra eMillenium, em trajeto circular entre os terminais Mercado e Borges de Medeiros (Centro Histórico) e Princesa Isabel (Azenha), passando pelos bairros Menino Deus, Praia de Belas e pelo Gasômetro

Trajeto de 178,6 quilômetros por veículo em um itinerário de 9,24 quilômetros no sentido bairro-centro e 8,57 quilômetros no sentido centro-bairro.

Foram percorridos 19.645 quilômetros com uma carga total de 22.627 kWh e um consumo médio de 1,38 kWh por quilômetro rodado.

Informações: Zero Hora

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Trens do Metrô de Salvador ganham nova identidade visual

Os trens do metrô Bahia ganharam uma nova identidade visual em celebração aos 10 anos de operação. De acordo com a CCR, empresa que administra o transporte, o novo layout, que já pode ser visto em circulação, traz um design mais moderno.

“O novo layout reflete o compromisso da CCR Metrô Bahia com a inovação e a simplicidade, ao mesmo tempo que mantém a identidade já conhecida pelos nossos clientes. Cada detalhe foi planejado para criar uma experiência de viagem ainda mais agradável e marcante”, comenta Renan Rodrigues, Analista de Comunicação Visual da CCR Metrô Bahia.

A empresa afirma que a previsão é a de que até o final de 2025, todos os 40 trens em operação no Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas estejam com a nova identidade visual implementada, reforçando o propósito da companhia de melhorar a vida das pessoas através da mobilidade.

Informações: A Tarde

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GDF vai desenvolver aplicativo para integrar meios de transporte e facilitar a mobilidade na capital

No Distrito Federal, dinheiro não anda de ônibus desde 1º de julho, mas a tecnologia tem andado lado a lado no trabalho de modernização do transporte público. Nesta segunda-feira (30), o Governo do Distrito Federal (GDF) avançou mais um passo nesse sentido, com a assinatura de um acordo entre o Banco de Brasília (BRB) e a operadora Visa para a criação de um aplicativo que integre os diferentes meios de transporte.

Chamado de Mobilidade Collab, o projeto vai desenvolver uma plataforma em que diversos serviços — como ônibus, metrô, transporte por aplicativo, táxis, bicicletas, estacionamento e pedágios — possam ser combinados e sugeridos para a melhor experiência do cidadão.

Segundo a proposta, os usuários poderão escolher entre vários modais de transporte e personalizar percursos de acordo com as necessidades, utilizando recursos de geolocalização. Essa funcionalidade tende a tornar os deslocamentos mais ágeis e eficientes, além de facilitar a adoção de pagamentos digitais no transporte público de maneira simplificada. Serão investidos cerca de R$ 15 milhões no projeto e o acordo tem validade de dois anos.

Ao assinar a parceria, o governador Ibaneis Rocha destacou o trabalho feito pela mobilidade desde 2019, quando passou a gestão da bilhetagem do transporte público do DFTrans para o Banco de Brasília (BRB). Ele falou também sobre a renovação da frota e do trabalho de expansão das linhas de metrô.

Ibaneis Rocha: “Sabemos que os grandes modais precisam avançar. Vamos conseguir com a obra de expansão do metrô na Samambaia e temos a previsão da licitação da expansão do metrô em Ceilândia”

“A gente vem fazendo um processo de transformação na mobilidade. Evoluímos muito na tecnologia, nas formas de pagamento e agora nessa parceria da Visa com o BRB queremos trazer novas tecnologias e avançar cada vez mais na questão do transporte público”, disse o governador Ibaneis Rocha. “Sabemos que os grandes modais precisam avançar. Vamos conseguir com a obra de expansão do metrô na Samambaia e temos a previsão da licitação da expansão do metrô em Ceilândia. Com isso, a gente traz a maior parte da população para dentro do sistema seguro, melhorando a capacidade que nós temos nos nossos trens”, acrescentou.

O evento ocorreu na sede do BRB Lab, no Parque Tecnológico (Biotic), onde todo o trabalho será desenvolvido. O presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, lembrou que o DF já dispõe de um sistema que aceita todos os tipos de cartão, de débito, crédito, de mobilidade e até criptomoedas. Agora, o trabalho é para a integração dos meios de transporte e ir além.

“A grande mudança é a criação desse aplicativo e a integração de todos os modais. Estamos falando muito de transporte aqui, mas no final a gente quer que, inclusive, as atrações da cidade estejam integradas”

Paulo Henrique Costa, presidente do BRB

“A grande mudança é a criação desse aplicativo e a integração de todos os modais. Estamos falando muito de transporte aqui, mas no final a gente quer que, inclusive, as atrações da cidade estejam integradas. Ou seja, quem vai ao estádio, na Arena BRB, quem vai na Torre de TV, quem vai a um ponto turístico, por exemplo, poderá, num único local, ter cadastrado seus meios de pagamento. Imagine um celular passando em todos esses lugares de maneira alinhada, simples e até oferecendo os descontos de maneira automática. Esse tipo de transformação vai acontecer e Brasília vai estar à frente, sendo pioneira e disputando tecnologia com as maiores capitais do mundo”, projetou.

Modernização do sistema

Hoje, cerca de 87% dos usuários do sistema de transporte público utilizam meios eletrônicos para pagar suas passagens. O uso de cartões de transporte, cartões bancários e bilhete avulso segue crescendo desde 1º de julho, quando teve início a implantação do sistema 100% eletrônico, sendo que 28% das linhas estão adaptadas ao sistema digital.


Ainda de acordo com a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob), o DF tem 1,1 milhão de acessos diários nos três mil veículos responsáveis por transportar passageiros em 926 linhas, com mais de 20 mil viagens por dia.

“A pessoa tem que ir para uma parada de ônibus ou para o terminal sabendo exatamente a hora que o ônibus vai passar e hoje existe essa lacuna. Com o governo lançando esse aplicativo a gente preenche essa lacuna e oferece uma experiência melhor para o usuário”, destaca o titular da pasta, Zeno Gonçalves. “Nós temos mais de 1,1 milhão de acessos por dia. São três mil veículos transportando passageiros em 926 linhas, com mais de 20 mil viagens por dia. É um volume grande”, acrescenta Zeno Gonçalves.

Para o diretor regional da Visa, Nuno Lopes, o aplicativo representa um ganho de tempo no dia a dia. “Com o projeto estamos devolvendo um tempo precioso para as pessoas, e devolvendo ao Estado os recursos para serem reinvestidos na qualidade de vida do cidadão. Se conseguirmos poupar meia hora da vida de cada um, devolveremos um dia por mês para que essas pessoas passem com suas famílias e possam se dedicar a outros aspectos da vida”, ponderou.

Informações: Agência Brasília

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