Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Em Campinas, Videomonitoramento registra e coíbe evasão da tarifa na Estação BRT Bonfim

quinta-feira, 10 de outubro de 2024

Por meio do sistema de monitoramento e segurança eletrônica (CFTV), a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) identificou e coibiu mais uma situação de evasão de tarifa nesta terça-feira, 8 de outubro, na Estação BRT Bonfim, no Corredor Campo Grande.

O caso foi registrado por volta de 9h. Ao todo, oito pessoas foram flagradas pelas câmeras acessando a estação sem pagar a tarifa. As imagens foram observadas pelas equipes de Segurança Patrimonial da Emdec, pela central de monitoramento.

Um profissional da área, que fazia rondas de fiscalização no entorno, foi enviado para a estação e fez a abordagem dos usuários. Eles são comunicados sobre o flagrante e orientados a retornar para as catracas e realizam, então, o acesso permitido, registrando o pagamento da tarifa.

“Esse é um comportamento que fere os princípios de cidadania e da coletividade. Também é a partir do número de passageiros contabilizado nas catracas que conseguimos programar a operação das linhas”, enfatiza o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.  

O comportamento não é isolado e outros flagrantes do tipo vêm sendo registrados pelo sistema de monitoramento, com a atuação das equipes de segurança patrimonial.
A Emdec vem adotando a orientação dos usuários sobre a ilegalidade da prática e a consciência cidadã sobre a importância do pagamento da tarifa. Os usuários flagrados são orientados a realizar o acesso correto, pelas catracas eletrônicas, registrando o pagamento da tarifa com Bilhete Único ou QR Code.

Segurança nas estações e terminais foi reforçada
Atualmente, 24 estruturas de 19 estações e terminais do BRT contam com um sistema de monitoramento por câmeras, que funciona 24 horas e, além da evasão, ajuda a identificar atos de vandalismo. Todos os pontos contam com sinalização informativa sobre a presença das câmeras, conforme prevê a legislação. 

No final de agosto, uma ocorrência de vandalismo às catracas do Terminal BRT Mercado também foi flagrada pelo sistema e resultou na detenção do suspeito.

Equipes de segurança patrimonial da Emdec também realizam rondas diárias e contam com a atuação da Guarda Municipal para coibir as situações identificadas.

Um projeto de melhoria dos bloqueios nas catracas foi testado na Estação BRT Aurélia e será replicado gradativamente em todas as estações e terminais BRT.  A Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc) está reforçando a segurança nos acessos, nas principais estações e terminais, por meio da fiscalização in loco nos horários de pico. 

Como denunciar  
A população pode relatar atos de evasão de tarifa e vandalismo contra as infraestruturas do transporte e de mobilidade diretamente para a Emdec, pelos canais do Fale Conosco Emdec – telefone 118, portal e, também, pelo WhatsApp (19) 3731-2910 e chatbot Emdec, disponível na página inicial do site da empresa. Denúncias que envolvem a segurança pública são recebidas pela Guarda Municipal, pelo telefone 153.
 
Informações: Prefeitura de Campinas

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960