A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTRANS) e do Programa “A tela e o texto” da Faculdade de Letras da UFMG, ampliam o projeto "Leitura para Todos", que hoje está presente em 307 veículos de 22 linhas de ônibus. O objetivo dos idealizadores do projeto é expandi-lo para todas as linhas de ônibus de Belo Horizonte despertando a atenção e interesse pela leitura em pessoas de diferentes faixas etárias, tornando a viagem de ônibus mais divertida e atraente.
A BHTRANS e a UFMG estão empenhadas em buscar parceiros dispostos a apoiar a expansão do projeto.O projeto Leitura para Todos teve início em 02/12/2004 e tem como objetivo levar, de forma gratuita e descontraída, mais arte à população de Belo Horizonte, por meio de textos da literatura brasileira, que vão desde autores consagrados contemporâneos e de domínio público a iniciantes. Dentre eles podemos citar Silviano Santiago, Dieter Ross, Aluísio de Azevedo, Augusto dos Anjos, dentre outros.
Os textos são afixados na parte traseira dos bancos dos ônibus com cordões de nylon, apresentados no formato A4 e plastificados permitindo que o usuário tenha acesso às obras literárias durante a sua viagem. Nessa nova etapa do projeto foram afixadas cerca de 5526 lâminas e foram incluídos mais 34 textos novos.Em 2007, o "Leitura para Todos" foi o vencedor do Prêmio "VivaLeitura" dos Ministérios da Cultura e Educação na categoria "Sociedade: empresas, ONGs, pessoas físicas e universidades", concorrendo com 1860 projetos de todo o Brasil. Esse é o mais importante prêmio de incentivo à leitura no país.
0 comentários:
Postar um comentário