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Promotores reprovam conduta para instalação do VLT em Cuiabá

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Promotores do Ministério Público de Mato Grosso, Clóvis de Almeida Júnior e Domingos Sávio reprovam a maneira como o Governo de Mato Grosso tem se movimentado em relação à construção do VLT em Cuiabá e Várzea Grande para a Copa do Mundo de 2014. 

A construção do VLT em Cuiabá e Várzea Grande virou assunto nacional nesta semana, após denúncia do jornal O Estado de São Paulo, que acusa o Ministério das Cidades de fraudar documentação para a construção do VLT em restrição ao BRT.

De acordo com o jornal, o Ministério enviou o "parecer técnico" favorável ao VLT com o mesmo número de páginas do contrário ao modal, além do documento possuir a mesma numeração oficial (nota 123/2011) do parecer do BRT. Para o promotor Clóvis de Almeida Júnior, o Governo do Estado é o principal responsável pelas denúncias de fraudes em documentações para a aprovação do VLT. “O que interessa é que essa pressa em realizar uma obra causa problemas. O que está acontecendo agora é fruto de todo esse atropelo”. 

Em setembro, durante audiência pública realizada pela Assembleia Legislativa para discutir qual dos dois modais seria o melhor para Mato Grosso, o promotor Domingos Sávio de Arruda declarou que o Executivo estadual precisa priorizar investimentos em outras áreas, antes de efetuar um gasto de R$ 1,2 bilhão no modal de transporte para a Copa do Mundo. 

“Nós, no estado de Mato Grosso, com tantas carências em saúde, segurança pública, educação, moradia, nós não podemos nos dar ao luxo de colocar um sistema dessa natureza em meio a tantos problemas. Nós teríamos uma joia em Cuiabá em meio a um Estado espatifado, falido, sem qualquer obra de cunho social que possa contemplar os reais interesses da sociedade matogrossense como um todo”, disparou o promotor. 

Presidente da Assembleia Legislativa e um dos principais apoiadores do VLT em Mato Grosso, o deputado estadual José Riva (PSD) alega que a necessidade de investimento nas demais áreas públicas não impede o estado de gastar um valor bilionário no transporte urbano da região metropolitana, até porque, segundo o deputado, a diferença de valores entre os dois modais é mínima. 

“Os gastos com infraestrutura urbana seriam os mesmos para BRT ou VLT. Por exemplo, são necessárias obras viárias na Prainha, melhorar a Avenida da FEB. Tudo isso é necessário para implantar um ou outro. O que estão fazendo é incorporar infraestrutura no VLT e não incluí-la no BRT. A diferença não é essa”. 

Em relação às denúncias de fraudes em documentação, o Ministério das Cidades enviou comunicado à imprensa, por meio de nota, garantindo que não existiram irregularidades e que o projeto do VLT foi aprovado em regime colegiado. O Ministro Mário Negromonte afirma que as acusações são fruto da vontade de enfraquecer o governo Dilma Rousseff (PT). O Ministério se comprometeu em abrir sindicância para apurar o caso.





Fonte: André Anelli PnB Online


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Expresso Carioca dispara na eleição para escolha de nome dos ônibus dos BRTs

domingo, 27 de novembro de 2011

A criatividade dos leitores vai além da simples participação na enquete promovida pelo EXTRA para batizar os novos ônibus dos futuros BRTs. Muitos entraram na brincadeira e sugerem até outros nomes para os coletivos, que não constam na lista de votação. A campanha corre solta no site do Extra Online. Há ideias para todos os gostos, comprovando a criatividade do morador do Rio. Mais de 3.500 votos já foram registrados.

Há os que defendem algumas alternativas, como Expresso Carioca — que lidera a disputa, com mais de mil votos. "Expresso Carioca, porque tem que ser um nome em português, pois daqui a pouco vão querer colocar o nome do ônibus em inglês", opinou um internauta. E com ele concorda um dos maiores craques do futebol mundial.

— Gostei do Expresso Carioca! — diz o hoje comentarista Júnior, ex ídolo do Flamengo e da Seleção Brasileira.

Muitos apresentaram opções como Carioquinha, Expressinho e Rio Maravilha. Há também as gírias, como Buzum, e Sanfoninha, "pois lembra uma safona também", observou um leitor.

Aliás, a aparência influencia. Tanto que propuseram Azulão, Tranca Rua e, na ideia da sanfona, Gonzagão, em homenagem ao rei do baião. Viram até um Lagartão ali, "alongado como uma iguana". E teve um gaiato (ou puxa saco!) que disparou Duduzão, referindo-se ao prefeito Eduardo Paes.

— A prefeitura tem 155 quilômetros de vias projetadas para quatro corredores: TransOeste (de Santa Cruz e Campo Grande à Barra da Tijuca), TransCarioca (Barra-Penha-Aeroporto Internacional), TransOlímpica (Recreio-Deodoro) e TransBrasil (Deodoro-Centro), que vão compor uma rede de transporte e promover uma transformação na mobilidade de população — diz o secretário de Transportes, Alexandre Sansão, estimando em 1,3 milhão de passageiros por dia no sistema, acrescentando que se absterá de votar.

"Pra passar seu tempo tem rádio e televisão, só falta aeromoça pra ficar igual avião". Para tentar desbancar a liderança do Expresso Carioca, a equipe da Furacão 2000 aposta no funk para virar a eleição com o Ligeirão — o preferido do prefeito Eduardo Paes, apesar do rival Duduzão.

A proposta surgiu há três meses, quando representantes da prefeitura encomendaram um funk para explicar a construção dos corredores exclusivos de ônibus em linguagem simples e direta. A missão coube aos MCs Tevez, Novinho, Decão e Tonzão, que criaram o jingle "Ligeirão".

A letra diz assim: "Lançamento da prefeitura, novidade pra todo povão / É o BRT, o famoso Ligeirão! É rapidinho hein! / Se tu não sabe (sic) o que é BRT, o povo vai ficar ciente / É o Ligeirão carioca com três linhas diferentes".

— Essa letra surgiu de uma encomenda da prefeitura para facilitar a explicação dessas obras para o povo, porque ninguém sabe o que é BRT, esse Bus Rapid sei lá o quê. Falaram para inventarmos algo. Como é um ônibus comprido, rápido, ligeiro, surgiu o Ligeirão — conta MC Decão.

Até ontem, os nomes mais votados eram: Expresso Carioca, disparado na liderança, seguido de Papa Léguas, Batidão, Ligeirão, RioExpress, GG, Compridão e Viagrão. Por sugestão dos leitores, surgiram três novos concorrentes: Minhocão, Gonzagão e... Duduzão!

 

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Sistema BRT em Manaus é aprovado ambientalmente

A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Manaus (Semmas) emitiu licença para implantação do Bus Rapid Transit (BRT) em Manaus. A emissão foi divulgada no Diário Oficial do Município (DOM) neste sábado (26). A autorização é referente à construção civil do transporte público de passageiros e tem validade de um ano.

De acordo com informações do Ministério das Cidades, o sistema BRT integrará a Zona Leste ao Centro de Manaus e comporá o sistema de integração da capital para a Copa de 2014 com o monotrilho nos terminais de integração Largo da Matriz, no centro da cidade,  e Jorge Teixeira, Zona Leste, formando um “anel” de transporte público coletivo na capital amazonense. O sistema do BRT deve atingir uma extensão de 23 km.

Segundo informações do Portal da Transparência do Governo Federal, o valor de contrato do BRT é de R$ 5,30 milhões. Os projetos são iniciativas do projeto urbano da Prefeitura de Manaus.


Fonte: G1 Manaus

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Diadema inaugura nova frota de ônibus com catraca livre no domingo

A prefeitura de Diadema (SP), na região do ABC paulista, vai liberar as catracas dos ônibus neste domingo (27) para marcar a implementação da nova frota da cidade. A partir deste sábado (26) já circulam 111 veículos zero quilômetro adaptados para pessoas com deficiência física. Em 8 de dezembro, aniversário do município, entrarão em circulação mais 83 unidades, o que completará o ciclo de substituição da frota atual da Empresa de Transporte Coletivo de Diadema (ETCD), com 194 veículos. As informações foram divulgadas pelo prefeito Mário Reali na sexta-feira (25), durante o 1º Congresso da Cidade, que ocorre no Teatro Clara Nunes.

A empresa Benfica – Transportadora Turística ganhou o processo licitatório aberto em 2010 e concluído em junho passado com finalidade de renovação e modernização da frota. Vai operar oito linhas, totalizando 40% do volume total. Os restantes 60% até então operados pela Viação Imigrantes, estão agora a cargo da empresa Metropolitana, que adquiriu o direito de operar as linhas sob a condição de renovar a frota.

Segundo o secretário de Transportes, Ricardo Perez, o investimento das empresas deve ser de aproximadamente R$ 80 milhões. "Os recursos são das empresas concessionárias, que estão nesse novo sistema porque atenderam ás exigências da prefeitura: veículos novos, acessibilidade e tecnologia", afirmou.

Os novos veículos estarão equipados com câmeras para inibir ações criminosas. Também serão monitorados por GPS. A proposta é que uma Central de Monitoramento fiscalize o cumprimento dos horários.

A partir de janeiro de 2012 a Secretaria de Transportes promete fazer debate público para readequar as linhas e horários dos ônibus para diminuir o tempo de espera e melhorar a qualidade do serviço. Também devem ser instalados painéis de controle de tempo de espera nos terminais, itinerários e com os horários das viagens. O secretário Perez afirmou que os 194 ônibus dão conta da demanda da cidade.

Para março próximo a prefeitura também pretende colocar em vigência a integração temporal. Pelo sistema, os passageiros poderão descer do ônibus e voltar a utilizá-lo dentro de 45 minutos.

Mobilidade no ABC
Segundo informou o jornal Repórter Diário na sexta, o deputado federal José de Fillipi Júnior (PT) revelou que uma de suas emendas ao orçamento de 2012 será destinada ao Consórcio Intermunicipal do Grande ABC. A autarquia receberá R$ 500 mil para a realização de estudos sobre a mobilidade urbana nos sete municípios da região: Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Mauá, Diadema, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

De acordo com a reportagem de Leandro Amaral, o ex-prefeito de Diadema, em recente viagem à  Europa, teria colhido sugestões de modelos viários para enfrentar a dificuldade de mobilidade na região. Como o Consórcio, presidido pelo prefeito de Diadema, Mário Reali, atua desde 2010 como autarquia pública, pode receber verbas e protagonizar licitações em prol dos municípios da região.



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Recife: Vestibular UFPE 2012 contará com 64 linhas reforçadas

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Pensando nos candidatos que irão realizar as provas do Vestibular 2012 da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o Grande Recife Consórcio de Transporte preparou uma programação especial de ônibus para atuar no domingo (27/11) e na segunda (28/11). No total, 64 linhas operarão com 698 veículos e 10.207 viagens nos dois dias. Além disso, 10 ônibus extras estarão à disposição em três terminais de integração.

Para os feras chegarem aos locais de prova no domingo, 81 coletivos extras estarão em operação, realizando 772 viagens a mais que nos domingos normais, totalizando 404 ônibus e 4.202 atendimentos. Outro reforço na operação foi a ativação de cinco linhas que geralmente não operam aos domingos e a modificação no itinerário de três outras linhas para atender ao interior do campus da UFPE (veja lista completa abaixo).

Além desta programação, também no domingo, 10 ônibus estarão à disposição dos usuários em três terminais de integração, sendo seis no TI da Macaxeira, três no da PE-15 e mais um no TI do Barro. Essa estocagem funciona como uma reserva especial de coletivos em um local fixo, geralmente terminal de integração (TI), preparados para atuar nas linhas (qualquer linha do terminal) que apresentarem maior demanda de passageiros.

Já para as provas que serão realizadas na segunda (28/11), a programação de dia útil será mantida. Assim, 698 ônibus realizarão 6.005 atendimentos aos diversos locais de prova. Somados à operação de domingo, um total de 698 ônibus irá realizar 10.207 viagens nos dois dias.

Para saber mais sobre os horários que os ônibus saem do seu terminal e os itinerários das linhas, o candidato pode ligar para a Central de Atendimento ao Cliente, pelo telefone 0800 081 0158, ou acessar o site www.granderecife.pe.gov.br.

LISTA DE LINHAS REFORÇADAS*

COD Linha
20 - CANDEIAS / DOIS IRMÃOS
32 - SETUBAL CONDE DA BOA VISTA
40 - CDU/BOA VIAGEM/CAXANGÁ
60 - SHOPPING/CDU*
61 - PIEDADE
62 - JARDIM PIEDADE
116 - CIRCULAR (PRÍNCIPE)*
124 - VILA DO SESI
125 - CORREGO DA GAMELEIRA
132 - UR-02 (IBURA)
135 - UR- 10
136 - UR- 05
137 - UR - 11
138 - ZUMBI DO PACHECO
142 - ALTO DOIS CARNEIROS
143 - UR - 06
151 - JARDIM JORDÃO
152 - JORDÃO BAIXO
164 - CONJUNTO MARCOS FREIRE
181 - CABO (COHAB)
202 - BARRO/ MACAXEIRA (VÁRZEA)
203 - ZUMBI DO PACHECO/ BARRO (LOTº.)
205 - UR- 05/ BARRO (BR- 101)
207 - BARRO/ MACAXEIRA (BR- 101)
211 - VILA TAMANDARÉ
212 - JARDIM SÃO PAULO
221 - VILA CARDEAL E SILVA
222 - JARDIM UCHÔA
232 - CAVALEIRO
243 - VILA DOIS CARNEIROS
272 - COLONIA/ JABOATAO
302 - CURADO II / CAXANGÁ
303 - CURADO II / CAXANGÁ (BR-232)**
312 - MUSTARDINHA
313 - SAN MARTIN (A . DE CARVALHO)
314 - MANGUEIRA
315 - BONGI
321 - JARDIM SÃO PAULO (A . CARVALHO)
324 - JARDIM SÃO PAULO (PIRACICABA)
330 - CASA AMARELA / CDU*
331 - TOTÓ PLANALTO
351 - CURADO II
424 - CDU/TORRÕES (VIA SAN MARTIN)*
431 - CIDADE UNIVERSITÁRIA*
432 - CDU (VÁRZEA)
442 - JARDIM PRIMAVERA (VALE DAS PEDREIRAS)
445 - TABATINGA
446 - UR - 07
450 - CAMARAGIBE (CONDE DA BOA VISTA)
459 - LOT. SANTOS COSME E DAMIÃO
460 - CAMARAGIBE (PRINCIPE)
469 - CAMARAGIBE/CDU*
490 - CAMARAGIBE/MACAXEIRA
522 - DOIS IRMÃOS (RUI BARBOSA)
710 - BEBERIBE/DERBY
722 - CAMPINA DO BARRETO
723 - CAJUEIRO
724 - CHÃO DE ESTRELAS
731 - BEBERIBE (ESPINHEIRO)
741 - DOIS UNIDOS
742 - LINHA DO TIRO
743 - ALTO JOSÉ BONIFÁCIO (J. B.)
746 - ALTO DO CAPITÃO
920 - RIO DOCE / CDU**

TOTAL - 64 LINHAS

*OBSERVAÇÃO: AS LINHAS QUE NÃO OPERAM AOS DOMINGOS NORMAIS E FORAM ATIVADAS EXCEPCIONALMENTE PARA O VESTIBULAR DA UFPE.

**OBSERVAÇÃO:LINHAS QUE ATENDERÃO AO INTERIOR DO CAMPUS.
 
Informações do GRCT

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Empresas de Transporte Coletivo do Grande ABC preparam pedido de reajuste nas tarifas

Serão iniciadas nas próximas semanas as negociações entre as empresas de ônibus e as prefeituras da região para discutir os percentuais de reajustes nas tarifas cobradas nas linhas municipais. Segundo o diretor jurídico do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo do Grande ABC, Francisco Bernardino Ferreira, as propostas de aumento deverão ser enviadas às administrações até a próxima semana.

Ferreira informa que ainda não é possível adiantar a taxa que será reivindicada pelas companhias. "Cada viação e cada cidade têm a sua realidade. As empresas estão finalizando as planilhas de custos." Na opinião do diretor, o preço da passagem cobrado na região é defasado. "A tarifa pode parecer elevada aos olhos de quem paga, mas quem recebe sabe que ela não recompõe os gastos", acrescenta.

O diretor do sindicato patronal compara os pisos salariais do Grande ABC aos da Capital para ressaltar a necessidade do aumento. Na região, motoristas de veículos leves recebem R$ 1.505, enquanto os de convencionais ganham R$ 2.047. O salário dos cobradores é de R$ 1.182. Em São Paulo, condutores recebem piso de R$ 1.676, enquanto cobradores têm remuneração de R$ 968. "Essa diferença impacta na nossa decisão de pedir reajuste, com certeza. Em São Paulo a Prefeitura subsidia a tarifa, o piso é menor e, ainda assim, a passagem sai a R$ 3, portanto, mais cara do que no Grande ABC.", comenta.

Outro fator apontado pelo dirigente é o excesso de gratuidades, que, segundo ele, não têm os valores repostos pela municipalidade. Apesar das leis municipais que determinam os subsídios, são poucas as cidades que cumprem o compromisso. Em Diadema, a Prefeitura informa que subsidia as passagens de 3% do total de usuários. São Bernardo afirma que 15% da demanda equivale às gratuidades, e que esse montante é compensado à empresa operadora. Mauá e São Caetano não fornecem subsídios. Os demais municípios não responderam aos questionamentos do Diário.

SANTO ANDRÉ

Na terça-feira, a Associação das Empresas do Sistema de Transporte de Santo André protocolou pedido de aumento de 17,6% no valor da tarifa. Caso o índice seja aceito, a passagem municipal passará dos atuais R$ 2,90 para R$ 3,41.


Informações: Diário do Grande ABC

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Cartões do metrô e do RioCard vão fazer integração

Até o fim do ano, o tíquete de papel metrô-ônibus Expresso, que garante integração entre coletivo municipal e metrô a R$ 4, será extinto. O benefício será garantido por qualquer cartão RioCard ou do metrô. Um prazo entre os dois embarques ainda será estipulado, assim como já existe no Bilhete Único.

Com o acordo entre Metrô Rio e Fetranspor, as empresas pretendem pôr fim à fraude milionária denunciada desde segunda-feira por O DIA, em que bilhetes Expresso desviados ou roubados são vendidos no mercado paralelo.

“Vamos fazer a compatibilização dos sistemas para permitir que cartões do metrô sejam aceitos nos coletivos e também para que os validadores instalados nos ônibus sejam programados para entender a integração e fazer a cobrança em cima do valor (R$ 4)”, disse Homero Quintais, diretor executivo da RioCard.

Com os sistemas integrados, a primeira passagem será cobrada a preço comum (R$ 2,50 no ônibus ou R$ 3,10 no metrô), mas a segunda, se o embarque estiver dentro do período estipulado, apenas completará o que falta para chegar a R$ 4. Metrô e viação repartirão a receita.

A integração digitalizada deve representar duro golpe na quadrilha, já que os ‘atravessadores’ teriam que correr contra o tempo para vender cartões válidos. Hoje, os bilhetes fraudados são vendidos sem prazo. Para passageiros, aumenta o risco de comprar no mercado negro bilhete já sem validade.

Acesso a informação sobre usuários
Com os cartões magnéticos, será possível verificar o número real de usuários do benefício e até mesmo o tamanho do prejuízo que as empresas vinham tendo com a fraude, que rendia para os rodoviários envolvidos no esquema lucro de R$ 0,50 por tíquete negociado. Os integrantes do bando que revendiam os vales faturavam até R$ 1.

Ao receber a passagem comum de usuários (R$ 2,50), rodoviários completavam para retirar o tíquete: R$ 1,50. Em seguida, vendiam por R$ 2 para a atravessadores, que o repassavam por até R$ 3 nas estações do metrô. Cinco foram detidos na segunda-feira perto de quatro estações.



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São Bernardo terá mais corredores de ônibus

São Bernardo deve anunciar nos próximos dias a construção de mais dois corredores de ônibus que interligarão a cidade com Diadema. A meta é aliviar a demanda por transporte público, que tem provocado o aumento do número de veículos em circulação na cidade.

Uma das linhas deve ter início na Praça dos Bombeiros, localizada no fim da avenida Prestes Maia, e a outra ligará a Estrada do Alvarenga até o bairro Piraporinha.

Segundo o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, as obras terão investimentos dos governos federal e estadual, e serão anunciadas oficialmente em dezembro, em solenidade com a presença do governador Geraldo Alckmin e da presidente Dilma Rousseff.

“Os dois corredores estarão interligados com a linha 18 do Metrô, que ligará São Bernardo à Estação Tamanduateí”, explicou. O projeto prevê que a estação final da nova linha fique localizada no bairro Alvarenga. Marinho ressaltou ainda que deve buscar financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

De acordo com o prefeito, duas vias também devem ser duplicadas em São Bernardo. A Estrada do Alvarenga, além de passar por duplicação, terá o trecho final asfaltado.

Em evento no ABC, a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, comentou a relevância da obra e ressaltou que o governo deve anunciar em breve pacote de cidades selecionadas para receber aportes para projetos de mobilidade urbana. “Serão R$ 18 bilhões em incentivos para esses projetos e 24 cidades beneficiadas. Se tratam de demandas antigas dos municípios para melhorar a malha urbana”, afirmou Miriam.

Na região, o projeto do Metrô Leve que passará pelas cidades de São Caetano, Santo André e São Bernardo já recebeu R$ 1,8 milhão de investimento. O monotrilho cruzará importantes avenidas, como Faria Lima, Café Filho, Capitão Casa, Pereira Barreto e Guido Aliberti.




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