Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Ministério oficializa VLT como transporte de massa em Cuiabá

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Em meio a crise que envolve a Agência Estadual de Execução dos Projetos da Copa do Mundo do Pantanal – Fifa 2014, o Governo Federal oficializou a implantação sistema Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) como principal obra de mobilidade urbana para Cuiabá. O aval foi dada na quinta-feira, 8, ao governador Silval Barbosa pelo Ministério dos Transportes em comunicado feito pelo ministro dos Esportes, Orlando Silva. Agora, o Governo deverá correr contra o tempo e provar que existe tempo hábil para implantação integral do projeto.

Fonte: 24 Horas News


O aval do Governo Federal significa, na prática, ter aceitado sobstituir o modal de transporte coletivo de passageiros. Anteriormente, esse modal previsto era o Bus Rapid Transport, o BRT,  operado por ônibus articulado, considerado antigo e, também de gastos mais elevados para Cuiabá em função do número elevado de desapropriações na sua faixa de operação. O VLT é tido como mais moderno, confortável e ecologicamente correto.

Além de Cuiabá, a cidade de Salvador, capital da Bahia, também obteve aval do Governo Federal para implantação do VLT. Assim como Cuiabá, a população soteropolitana se manifestava contrária a implantação do BRT e exigiam um sistema de transporte mais ágil e moderno.

Silval garante que o projeto fica pronto até o fim deste mês e que vai entregar o VLT no prazo estipulado - dezembro de 2013. O VLT é parte das obras previstas no Plano de Mobilidade Urbana das 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014.

O anúncio coloca fim as eventuais divergências que havia entre dirigentes da Agecopa sobre o sistema modal, pivô de um “racha” na diretoria.  Ao se debater o sistema de mobilidade urbana para a Copa em audiência pública, semana passada, na Assembléia Legislativa, o presidente da agência, Eder Moraes, e o de Infraestrutura, Carlos Brito, travaram um duro “bate-boca”. Brito disse desconhecer o projeto do VLT e que o assunto vinha sendo tratado exclusivamente pelo presidente da agência.

A discussão descambou para temas de ordem pessoal e Moraes chegou a pedir a demissão de Brito do cargo por entender que o diretor estaria se posicionando a favor do BRT e contra a proposta do Governo Silval Barbosa.

A decisão do Governo Federal em aceitar mudar a matriz de responsabilidade do Governo brasileiro perante a Federação Internacional de Futebol Associados para implantar o VLT nas duas capitais, por outro lado, deve provocar ainda mais a ira do promotor Domingos Sávio de Barros, de Meio Ambiente. Polêmico, anunciou que poderia até ingressar com medidas judiciais, na condição de cidadão, pelo fato de ter sido descartado pelo Governo a proposta do BRT.

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960