Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto

domingo, 7 de abril de 2024

Criada em janeiro deste ano, a empresa SulTrens quer criar uma linha de trem ligando Porto Alegre a Gramado. A proposta foi apresentada nesta semana ao secretário de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Ernani Polo. Porém, ela não está vinculada a qualquer projeto de mobilidade urbana, tendo objetivos puramente turísticos.

Administrador da SulTrens, Renato Grillo Ely, explica que o projeto surge na esteira da Lei das Ferrovias, aprovado em 2021, que prevê a exploração de linhas de trem por entidades privadas. “A partir disso, nossas três empresas estão associadas, estão estudando, e chegaram à conclusão que é viável a implantação desse sistema com as características proposta”, explica.

Quanto ao atendimento à população, Ely é taxativo ao destacar que o projeto não está vinculado ao atendimento de transporte à população. “O objetivo é o atendimento a uma demanda turística. A demanda de passageiros de transporte urbano é atendida até Novo Hamburgo pelo Trensurb”, resume o administrador. 

Michel Teló canta com gaúcha finalista do The Voice Kids e encanta público em Novo Hamburgo
Em compensação, de acordo com o administrador da SulTrens, não será necessário qualquer investimento público já que o projeto pretende atender a demanda privada. “ Ao governo cabe analisar os projetos, orientar o desenvolvimento dos estudos ambientais e, após aprovar os estudos ambientais, conceder as licenças. O papel do governo é fundamental, mas não há nenhum aporte financeiro.”

O trajeto
Mesmo sem valores definidos, tanto em investimentos quanto de passagem, Ely diz que já um plano traçado em relação a como vai funcionar o atendimento e também quanto ao trajeto. A expectativa da empresa é colocar um trem com capacidade de 250 passageiros, que funcionaria todos os dias. “Não temos nem o orçamento definitivo, só vamos ter no final do projeto de engenharia que estiver concluído.”

Um cronograma otimista aposta que em menos de 120 meses, ou seja 10 anos, a linha de trem já esteja em pleno funcionamento. A ideia é que as viagens comecem a partir das 7 horas com intervalos de uma hora entre cada partida da estação que ficaria posicionada no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre.

Depois das 10 horas os intervalos reduziram para partidas a cada meia hora até às 19 horas. O trecho a ser percorrido pelo trem passaria por trás das áreas urbanas de Canoas, Sapucaia, Novo Hamburgo, Taquara, seguindo por Nova Hartz até chegar a Gramado.

Bem visto
Na próxima semana a empresa deve se reunir mais uma vez com representantes do governo estadual para apresentar o projeto. O titular da Sedec, Ernani Polo, aponta para uma avaliação positiva da proposta. “Nos parece interessante isso porque em qualquer país ou outros estados também, que tem um desenvolvimento mais acelerado, os trens são uma realidade no transporte, na locomoção”, avalia.

Polo considera que, apesar de a proposta não ser voltada para o atendimento direto à população, a mesma será beneficiada. “O Estado não tem qualquer ingerência, interferência, mas é para a população, porque com certeza tendo esse transporte disponível é mais uma alternativa que ela vai ter”, avalia o secretário.

Informações: ABC Mais

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960