Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Ônibus de três andares vem fazendo sucesso no Paquistão

domingo, 7 de abril de 2024

Um inédito ônibus de três andares vem fazendo sucesso no Paquistão. A novidade é da empresa do setor de turismo Al Munir. Segundo a companhia, trata-se do primeiro ônibus de uma futura frota que oferece três níveis de espaços para passageiros. As informações e fotos são do site paquistanês inews.id.

Seja como for, embora tenha, supostamente, três andares, o ônibus é um double decker (dois andares), mas com três níveis para passageiros. Porém, para isso não há assentos convencionais, mas do tipo leito. Ou seja, os passageiros têm de viajar com as pernas esticadas - não é possível dobrá-las.

Outra curiosidade são as cabines do "primeiro piso", no espaço onde normalmente ficam os bagageiros. Aliás, há três de cada lado, com portas individuais vindas de automóveis - a até espelhos retrovisores (!?). Em cada uma há espaço para duas pessoas. Ou seja, nessa área podem viajar até 12 passageiros.

Esses ocupantes contam com uma TV grande (cerca de 40 polegadas), frigobar, sistema de ventilação e tomadas elétricas. Uma janela entre as duas cabines de cada fileira permite que esses passageiros possam se comunicar. Caso a ideia seja manter a privacidade, basta deixar a cortininha de pano fechada.

Porém, quem estiver no "primeiro piso" deve esquecer a possibilidade de ir ao banheiro durante a viagem, por exemplo. Da mesma forma, o passageiro que estiver na parte interna tem de esperar o "da janela" sair ou passar sobre ele se quiser deixar o ônibus.

Embora a Al Munir não divulgue detalhes técnicos, o canal ARF Bus Channel, no YouTube, informa que o ônibus de três andares é baseado em um modelo feito na China. Trata-se de um chassi produzido pela Yutong, gigante chinesa do setor de ônibus. A companhia iniciou a exportação de veículos em 2006.

O ônibus de três andares que roda no Paquistão é baseado no veículo vendido no mercado chinês como Coach C13 PRO. A importação fica a cargo da paquistanesa Master Motor Corporation. Depois de receber as modificações para virar "triple decker", o ônibus da Al Munir é rebatizado de Yutong Master Nova.

Conforme a Yutong, o chassi tem cerca de 12,5 metros de comprimento. Além disso, o motor é o Weichai WP10.375, um turbodiesel de 9,7 litros e seis-cilindros em linha. De acordo com a fabricante, a potência é de 375 cv e o torque, de 149 mkgf. O câmbio é manual fornecido pela ZF e a tração, enviada ao eixo traseiro, da Meritor - o dianteiro é da Molead.

Por sua vez, a suspensão é a ar, com seis bolsas e freios com sistema ABS, entre outros itens. De acordo com a fabricante, o tanque tem capacidade para cerca de 600 litros de diesel. E, segundo sites do setor de transporte de passageiros do Paquistão, o ônibus da Al Munir opera uma rota cuja viagem leva em torno de 10 horas para ser concluída.

Informações: Estradão

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960