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Em São Paulo, Faixa preferencial à esquerda na Avenida Comendador Martinelli diminui tempo de viagem

quinta-feira, 30 de junho de 2011

A SPTrans informa que com a implantação da faixa preferencial à esquerda na Avenida Comendador Martinelli, Zona Norte, priorizando o tráfego dos coletivos, a travessia da Ponte da Freguesia do Ó teve um ganho de 45% no tempo do percurso. Com a implantação dos pontos à esquerda, os ônibus que trafegam pelo corredor da Av. Marquês de São Vicente seguirão à esquerda na Av. Comendador Martinelli, utilizando paradas desmembradas.
Do mesmo modo, os ônibus que seguem para o centro vindos pela Av. Inajar de Souza, pelo corredor, passam a utilizar os pontos à esquerda antes da ponte e logo após, evitando o cruzamento da via para acessar os pontos do lado direito. Esta medida ajudou a melhorar também a fluidez dos automóveis que não disputam mais o viário com os ônibus.

Para informações sobre linhas e trajetos de linhas consulte itinerários ou ligue 156.

Paradas e linhas:

Parada Ponte Freguesia do Ó (Plataforma Central – à esquerda)

8214-10 Jd. Paulistano – Praça do Correio
8528-10 Jd. Guarani – Praça do Correio
9501-10 Term. V.N Cachoeirinha – Paissandu
978A-10.Term. V.N. Cachoeirinha – Metrô Barra Funda
117Y-10 Cohab Antártica – Pinheiros
8542-10 Brasilândia – Praça do Correio
8548-10 Jardim das Cunhas – Praça do Correio

Parada Ponte Freguesia do Ó (Ponto Lateral – à direita)
8542-10 Brasilândia – Praça do Correio
8545-10 Penteado – Metrô Barra Funda
8548-10 Jd. Dos Cunhas – Praça do Correio
8549-10 Taipas – Praça do Correio
9012-10 Itaberaba – Terminal Lapa
9014-10 Morro Grande – Terminal Lapa
9014-42 Jd. Iracema – Terminal Lapa
938L-10 Term. V.N Cachoeirinha – Lapa
957T-10 Cohab Taipas – Itaim Bibi
9181-10 Vila Terezinha – Lapa
938P-10 Vila Penteado – Metrô Barra Funda
938V-10 Jd. Vista Alegre – Metrô Barra Funda
9785-10 Vila Terezinha – Terminal Barra Funda
978T-10 Jd. Guarani – Terminal Barra Funda
148L-10 Cachoeirinha – Lapa
148L-41 Mandaqui – Lapa
148R-10 Cohab Jd. Antártica – Lapa
118Y-10 Lauzane Paulista – Lapa
128Y-10 Jd. Pery Alto – Lapa

Parada Martinelli (Plataforma Central – à esquerda)
8214-10 Jd. Paulistano – Praça do Correio
8528-10 Jd. Guarani – Praça do Correio
9501-10 Term. V.N. Cachoeirinha – Paissandu
978A-10 Term. V.N. Cachoeirinha – Metrô Barra Funda
117Y-10 Cohab Antártica – Pinheiros

Parada Martinelli (Ponto Lateral - à direita)
8542-10 Brasilandia - Praça Do Correio
8545-10 Penteado - Metrô Barra Funda
8548-10 Jd. Dos Cunhas - Pca. Do Correio
8549-10 Taipas - Praça Do Correio
9012-10 Itaberaba - Terminal Lapa
9014-10 Morro Grande - Terminal Lapa
9014-42 Jd Iracema - Terminal Lapa
938L-10 Term. V.N.Cachoeirinha - Lapa
957T-10 Cohab Taipas - Itaim Bibi
9181-10 Vila Terezinha - Lapa
938P-10 Vila Penteado - Metrô Barra Funda
938V-10 Jd. Vista Alegre - Metrô Barra Funda
978T-10 Jd. Guarani - Metrô Barra Funda
148L-10 Cachoeirinha - Lapa
148L-41 Mandaqui - Lapa
148R-10 Cohab Jd. Antártica - Lapa
118Y-10 Lauzane Paulista - Lapa
128Y-10 Jd. Pery Alto – Lapa

Assessoria de Imprensa – SPTrans


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Anunciadas melhorias no transporte coletivo de Porto Alegre

Os avanços e as novidades do transporte coletivo de Porto Alegre e Região Metropolitana foram tema de coletiva de imprensa na manhã de hoje, 28, no Paço Municipal. O prefeito José Fortunati anunciou as melhorias para os usuários dos ônibus da Capital e do trem metropolitano.

A partir de 1º de julho entram em vigor a segunda passagem integrada grátis, inclusive para estudantes; a implantação do cartão SIM Vale-transporte da Trensurb; a integração do TRI e do SIM com desconto para usuários do vale-transporte e da passagem antecipada e, em 15 de julho a compra dividida de créditos escolares. Durante o evento foram assinados os decretos que autorizam a gratuidade do segundo trecho e o fracionamento da venda de passes escolares.Também foi apresentada a campanha publicitária sobre as  inovações.

Segundo o prefeito, as novidades vão facilitar o deslocamento e trazer economia para a população. "Serão beneficiadas especialmente as pessoas que tem menor renda, que acabam caminhando um trecho, por vezes bastante grande,  para não pagar a segunda passagem", afirmou ao salientar que estas iniciativas são avanços e agregam mais qualidade ao transporte coletivo da cidade juntamente com ações como a renovação da frota.

"Desde 2010 foram  substituídos 142 ônibus em Porto Alegre e 58 novos foram agregados à frota", destacou Fortunati.
Atualmente, 1650 veículos fazem parte da frota de ônibus de Porto Alegre, divididos em mais de 350 linhas. Para Kasper, a integração entre o TRI e o SIM representa uma facilidade para os usuários que utilizam os dois modais. "Agora a integração poderá ser feita com qualquer linha da Capital", disse o presidente da Trensurb.

O presidente da ATP falou da parceria que proporciona a efetivação dos avanços. "A Prefeitura, a ATP e a Trensurb unem esforços para concretizar ações que melhoram o transporte coletivo na cidade", frisou Reis.

Melhorias no transporte coletivo de Porto Alegre e Região Metropolitano:

Segunda passagem grátis: possibilita o desconto integral na tarifa do segundo ônibus. Atualmente, quem desce do primeiro coletivo e embarca no seguinte em até 30 minutos, recebe 50% de desconto na passagem. A partir do dia 1° de julho, o desconto será de 100% para quem faz o embarque dentro do tempo da integração. Além disso, o benefício será estendido aos estudantes e professores.

Atualmente são cerca de 223 mil usuários do cartão TRI escolar e 515 mil usuários do cartão de vale-transporte e de passagem antecipada. Esses números indicam que mais de 700 mil pessoas estarão aptas a realizar o segundo percurso com isenção da tarifa. Por mês, dois milhões de viagens já são feitas com o abatimento de 50% no segundo trajeto.
Integração TRI e SIM: o lançamento do cartão de vale-transporte da Trensurb dá continuidade à implantação do SIM - Sistema Integrado Metropolitano. Em dezembro de 2009 foi criado o cartão SIM de passagem antecipada e em novembro de 2010 o cartão SIM para idosos, sendo que com este último teve início a integração do TRI com o SIM.

No dia 1° de julho começará o cadastramento para usuários do vale-transporte do trem. A implantação do cartão SIM de vale-transporte trará também a inclusão de uma nova vantagem  para passageiros do trem e do ônibus: o passageiro terá desconto de 10%  quando utilizar os dois meios de transporte. Os usuários do cartão TRI de  vale-transporte e de passagem antecipada acrescidos aos usuários do cartão  SIM de passagem antecipada resultam em quase 525 mil pessoas que poderão se  beneficiar da integração logo no primeiro dia de lançamento.
Compra fracionada de passagem escolar: A compra dividida de créditos  escolares terá início no dia 15 de julho. A mudança consiste na  possibilidade de mais de uma compra de passagens por mês. No momento, o  professor ou estudante pode realizar apenas uma recarga. Com a alteração, será possível fazer até quatro compras mensais, desde que não exceda o  limite de créditos permitido, que é de 75 passagens ou 150 para quem comprova necessidade.



Fonte: JornalVS


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Em Curitiba, Sai Licitação para extensão da Linha Verde Sul

O prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, autorizou nesta quarta-feira a publicação do edital de licitação do primeiro lote de obras de implantação da extensão da Linha Verde Sul, no trecho entre o Terminal do Pinheirinho e a Rua Isaac Ferreira da Cruz.
O edital de licitação estará publicado nos jornais desta quinta-feira (30). As obras têm custo total de R$ 15,2 milhões e fazem parte do PAC da Copa.
Numa extensão de 1,7 quilômetro o eixo da BR-476 vai se transformar numa via urbana com a implantação de 10 pistas de rolamento, sendo duas para canaletas exclusivas para o transporte coletivo, seis para o sistema viário (três em cada sentido) e duas vias locais de passagem (uma em cada sentido), ciclovia, além de iluminação renovada, paisagismo e calçadas.
No trecho, que vai da altura do terminal do Pinheirinho até a Issac Ferreira da Cruz haverá a estação Winston Churchill de integração do transporte coletivo.
Integração metropolitana - A extensão da Linha Verde Sul tem, no total, dois lotes de obras dentro dos limites de Curitiba.

Além da ligação de 1,7 quilômetros do primeiro lote há o trecho que vai desde a Isaac Ferreira da Cruz até o trevo do Contorno Leste, numa extensão de 1,6 quilômetros. Ainda não há data prevista para a licitação do segundo trecho de obras.
Para além dos limites de Curitiba estão previstas as obras de extensão da Linha Verde Sul até o município de Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana. A intervenção no trecho sob concessão da OHL, também prevê a reserva de área para a linha exclusiva de transporte num trecho de 11,8 quilômetros até Fazenda Rio Grande e a duplicação da rodovia prosseguindo até o município de Mandirituba.
A Prefeitura é a responsável pelo investimento de R$ 13,5 milhões na construção das alças de acesso à rodovia nas proximidades da Ceasa e a OHL por 15,8 milhões para a execução da trincheira no local. 



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Salvador deverá ter rede de ciclovias de 215km, sendo a maior malha cicloviária do Brasil

Além de um sistema sobre trilhos- que pode ser o metrô ou o monotrilho- e o BRT entre as alternativas de mobilidade urbana para Salvador que foram contempladas dos projetos enviados ao Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), está a construção e recuperação de ciclovias, o que representará um total de 215 km de faixas exclusivas para bicicletas, segunda maior malha da América Latina, atrás apenas de Bogotá, na Colômbia.
Segundo o secretário Especial da Copa do Mundo de 2014, Ney Campello, esta proposta, avaliada em R$ 40 milhões, está no modelo integrado de mobilidade que prevê captação de recursos via Ministério das Cidades, como parte das obras para a Copa do Mundo de 2014.
“Teremos as ciclovias até 2014, que serão integradas com o sistema sobre trilhos. Nas estações deverá haver bicicletários ou até espaços para bicicletas serem levadas dentro dos vagões”, explicou o gestor. Ele considera ainda que o sistema de transporte via bicicletas pode ajudar a custear a manutenção da Arena Fonte Nova, em um modelo similar ao adotado no Estádio Olímplico de Amsterdã, na Holanda, em que as cerca de mil vagas construídas no subsolo da arena esportiva seriam utilizadas, durante a semana, para o comércio da região. “O cidadão para o carro no estádio e vai ter um bicicletário lá para que ele vá para seu trabalho”, projetou. Campello revela ainda ter ouvido a proposta de uma empresa chinesa de construir uma fábrica de bicicletas na Bahia, caso as ciclovias sejam construídas. “Podemos também pensar em linhas de financiamento para bicicletas para incentivar a população”, disse.



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Fiscalização eletrônica melhora fluxo do transporte público

A tecnologia usualmente aplicada para monitorar o trânsito e registrar a infração de quem abusa da velocidade ou infringe outras regras de trânsito está sendo aplicada também à gestão de transporte: para o monitoramento de corredores exclusivos.
     A prática dos chamados Bus Rapid Transit (BRTs), comum em alguns países e cidades brasileiras como Curitiba, Goiânia e São Paulo, é uma solução que está sendo ampliada, a exemplo de Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Nestas cidades, o projeto já considera a fiscalização nas faixas exclusivas de tráfego - este ano a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET–Rio) implantou um sistema de monitoramento teste na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, e a BHTrans terá 12 equipamentos para registrar os veículos que invadem o espaço destinado aos ônibus.
     O corredor exclusivo para transporte coletivo da capital carioca ganhou uma adaptação e outro nome: Bus Rapid System (BRS). As vias seletivas ocupam duas das quatro faixas e trabalham num sistema interessante: porque Copacabana é uma região residencial, os engenheiros de trânsito criaram um sistema em que o motorista pode acessar o BRS para virar na primeira via que der mão à direita ou acessar garagens e só é multado se dois dispositivos seguidos flagrarem o veículo no corredor. 


Richele Cabral, diretora de Mobilidade Urbana da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor), explica que as obras foram feitas pensando nos grandes eventos internacionais que estão por vir: “A Prefeitura começou a trabalhar os sistemas de exclusividade pelo advento da Copa e das Olimpíadas, como forma de organizar e planejar melhor o trânsito numa cidade com três milhões de usuários de ônibus, e 208 empresas de transporte atuando. E, em pouco tempo, já podemos notar que os motoristas absorveram a cultura de respeito à segregação dos transportes. Um mês após a implantação, quando as multas começaram a ser computadas, notamos um número baixo de infrações, o que demonstra o respeito dos motoristas à nova orientação”, diz.
     No Zona Sul do Rio, a fiscalização é feita por 23 câmeras espalhadas pela via e cerca de 70 guardas municipais. Richele pontua os benefícios da ação: “Apesar de nossa primeira opção ser sempre a construção de um corredor exclusivo para o trânsito dos transportes coletivos, quando falamos de vias já existentes, o controle por esses dispositivos se mostra extremamente eficaz, em contrapartida das outras opções, que seria a construção de uma barreira física. Temos estimativas de que o tempo que se levava para percorrer a Avenida Nossa Senhora de Copacabana reduziu 40% após o início das atividades de fiscalização. Antes, um carro levava 40 minutos, agora leva, em média, 17 minutos”, aponta.

Fiscalização da velocidade dos ônibus     

A solução da tecnologia para garantir a medida restritiva dos corredores funciona bem e pode ir além. Segundo José Mario de Andrade, especialista em trânsito e diretor da Perkons, “A eficácia comprovada da fiscalização eletrônica no fluxo dos BRTs também suscita uma polêmica. Há quem defenda a utilização desses dispositivos posicionados nas vias especiais também na vigilância dos próprios ônibus. E os acidentes graves, cada vez menos espaçados, e com várias vítimas, colocam essa possibilidade dentro do cabível. Nem só por conta das penalidades, que, antes de alcançar o infrator, passariam por um grande processo burocrático, mas pela imposição de respeito que a presença do aparelho causa. Se o motorista sabe que está sendo fiscalizado, não vai abusar da velocidade, o que garante facilmente a segurança do usuário de transporte público”, sugere.
     O professor Coca Ferraz, Coordenador do Núcleo de Estudos de Segurança no Trânsito da USP - São Carlos, acredita que somente as ferramentas disponíveis hoje para conter a velocidade dos ônibus poderiam ser reforçadas. “Os órgãos responsáveis pelo trânsito costumam controlar a velocidade dos ônibus com tacógrafos, dispositivos que registram e armazenam as velocidades desenvolvidas pelo veículo. Essas podem ser verificadas após o período de operação. Assim, o tacógrafo atua de maneira eficaz para o controle da velocidade, uma vez que o condutor sabe que se ultrapassar o limite permitido o fato ficará registrado”, explica.
     No entanto, aponta o especialista, que vários acidentes com ônibus em corredores exclusivos são causados por alta velocidade. “Sem dúvida, a fiscalização eletrônica seria uma solução para a segurança dos usuários desse transporte, pois contribuiria para um maior controle da velocidade e redução dos acidentes, sobretudo se os ônibus não tivessem operando com tacógrafo”, pontua.
     Sobre a hipótese de contrassenso de implantação de fiscalização eletrônica em corredores com veículos com velocidade controlada, na medida em que o governo é responsável por ambas as áreas (transporte coletivo e controle de tráfego), o professor desmistifica a questão: “O controle com fiscalização eletrônica se somaria ao controle com tacógrafo, inibindo ainda mais o emprego de velocidade acima do permitido”, conclui.


Fonte: Perkons

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Projeto de lei que liberava circulação de carros de passeio e de táxis nos corredores exclusivos de ônibus de Blumenau é vetado

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara de Vereadores vetou nesta terça-feira o projeto de lei que pretendia liberar a circulação de carros de passeio e de táxis nos corredores exclusivos de ônibus. O projeto foi considerado inconstitucional. De acordo com a procuradoria jurídica do Legislativo, só o Executivo poderia ter encaminhado a proposta.

Foto:Artur Moser / Agencia RBS
O projeto de lei nº 6123, de autoria do vereador Jovino Cardoso Neto (DEM), previa que os corredores fossem liberados aos sábados, a partir das 13h, domingos e feriados o dia todo, e segundas-feiras até 5h. Táxis poderiam circular em qualquer dia e horário. A proposta segue o modelo de cidades como Joinville e São Paulo.
Desde que foi protocolado na Câmara, o projeto gerou polêmica. O vereador Jovino alegou que aos finais de semana, por terem pouco uso, os corredores de ônibus poderiam ser liberados para carros de passeio. Para ele, a mudança agilizaria o trânsito.
Contrários à ideia, o secretário de Planejamento, Walfredo Balistieri, e o presidente do Seterb, Rudolf Clebsch, afirmaram que, como há pouco trânsito nos finais de semana, as outras pistas estariam livres e não haveria necessidade de liberar o espaço para outros veículos.


Fonte: JORNAL DE SANTA CATARINA

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Em Fortaleza, Terminal da Parangaba conta com mutirão de organização de filas

O mutirão de organização de filas está de volta ao Terminal da Parangaba durante toda esta semana. O objetivo é dar continuidade ao trabalho realizado por cerca de 60 agentes operacionais da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), que orientam o embarque de passageiros, objetivando mais segurança durante a entrada nos coletivos.
O efetivo atua nas filas das linhas de maior demanda nos horários de pico, de 5h às 9h. A ação, que percorre todos os terminais de integração da cidade, busca incentivar o respeito entre as pessoas nos terminais de integração.


Fonte: Prefeitura de Fortaleza

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Linha 4-Amarela do Metrô de SP começa a funcionar até 21h

Foi ampliado nesta quarta-feira o horário comercial das estações Paulista, Faria Lima, Pinheiros e Butantã da Linha 4-Amarela, que passa a operar até as 21h, de segunda a sexta-feira, em São Paulo (SP). O serviço inaugurado no ano passado - após atrasos e um acidente com uma cratera durante as obras, que deixou sete pessoas mortas - fucionava apenas das 4h40 às 15h. O anúncio foi feito pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), durante uma vistoria da nova estrutura da estação Pinheiros da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que nos últimos meses passou por várias intervenções para a integração entre metrô e trem.

Na solenidade, Alckmin também definiu que a entrega de mais duas estações será antecipada: "nós vamos inaugurar em 30 dias duas estações novas: a estação República e Luz. Estavam programadas para outubro, elas virão para setembro e aí o horário vai para meia-noite e todos os finais de semana", assegurou.

Apesar de estar pronta para circular até o início da madrugada, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos optou por operar a Linha 4-Amarela até as 21h, enquanto ocorrem testes de operação em toda a linha, incluindo as estações República e Luz. Com a medida, será possível garantir a entrega das novas estações no próximo mês de setembro e, assim, antecipar a integração com as linhas 3-Vermelha (Palmeiras/Barra Funda-Corinthians/Itaquera) e 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi).

Com as mudanças, o número de passageiros atendidos por dia salta de 10 mil para 150 mil. "Finalizando a instalação de alguns equipamentos e detalhes da comunicação visual, acabamento e limpeza, as estações República e Luz estarão praticamente prontas", disse o secretário dos Transportes Metropolitanos de São Paulo, Jurandir Fernandes.

Até setembro, o Metrô de São Paulo deve contratar a segunda fase da Linha 4-Amarela, que compreende a complementação das estações Fradique Coutinho, Oscar Freire, Higienópolis/Mackenzie, São Paulo/Morumbi e a implantação de mais 1,5 km de linha da estação e do terminal de ônibus de Vila Sônia. A segunda fase da linha, que inclui a aquisição de mais 15 trens pela concessionária Via Quatro, será entregue gradativamente à população até 2014 e atenderá a mais de 900 mil passageiros/dia.


Fonte: Terra

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Guarulhos ganha novos ônibus e serviço de atendimento telefônico 24 horas

Mais 20 novos ônibus, da empresa Vila Galvão, irão entrar em operação no sistema de transporte coletivo, em substituição a veículos antigos da viação. Assim que começarem a circular – encontram-se em processo de emplacamento e de regularização de documentação –, todos os 211 veículos da Vila Galvão estarão devidamente equipados para permitir o acesso de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. A previsão é que toda frota municipal de ônibus e micro-ônibus esteja adaptada até o final do ano.

A cerimônia de entrega dos novos ônibus ocorreu na manhã desta quarta-feira (29) no Paço Municipal. O ato teve presença do prefeito Sebastião Almeida; do secretário de Transportes e Trânsito, Atílio Pereira; do diretor da empresa Vila Galvão, José Roberto Yasbek; do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Autônomos em Lotação (Sindlotação), Cícero Augusto, conhecido como Mossoró; além de diversas outras autoridades.

Novas Linhas

Além da apresentação dos ônibus, o prefeito comunicou a criação de três novas linhas: 436 – Aeroporto/Centro, 441 – Santa Paula/Santa Clara (via Taboão) e 494 – Lavras/Pimentas. O prefeito falou ainda da adaptação feita em outras duas: a 440 – Parque Santos Dumont/Centro (via Taboão) passa a circular normalmente e não mais somente nos horários de pico, e a ampliação até a Vila Carmela do itinerário da linha 812, que passa a cobrir o trecho Vila Carmela/Centro. Todas essas mudanças, promovidas a partir de sugestões das comunidades locais, passam a vigorar já nesta quinta-feira (30).

Serviço 24H

A cerimônia serviu ainda para anunciar o início do Disque Transporte e Trânsito. Trata-se de uma ampliação do modelo de atendimento telefônico montado no início das operações do Bilhete Único de Guarulhos. O serviço funcionará diariamente 24 horas por meio do número 2475-6996. O objetivo é estabelecer um canal direto com a população para receber sugestões e considerações sobre todos os serviços da Secretaria de Transportes e Trânsito.
Uma novidade é que haverá acesso rápido com a Central de Controle Operacional (CCO), o que agilizará a verificação e a busca por solução para as demandas apontadas. Será possível ainda gerar relatórios dos registros feitos, o que contribuirá para melhorar a qualidade dos serviços prestados.

O Disque Transporte e Trânsito trará, entre outros itens, informações sobre os serviços oferecidos pelo Fácil Transportes e Trânsito, o sistema de transporte coletivo municipal (itinerários e horários das linhas de ônibus e micro-ônibus) e a Escola Pública de Trânsito (dúvidas sobre campanhas de trânsito, palestras e outras atividades educativas). O serviço também atenderá e encaminhará as observações da população em relação ao transporte e ao trânsito (pedidos de fiscalização, manutenção de sinalização viária, recursos de autuações etc.).

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Em Juiz de Fora, Nove linhas de ônibus têm horários e/ou itinerários alterados

A partir da próxima sexta-feira, dia 1º de julho, nove linhas do transporte coletivo urbano passarão por alterações nos horários e/ou itinerários. São elas: 129 (Previdenciários); 145 (Centenário / Santa Efigênia); 443 e 444 (Nossa Senhora de Lourdes); 603 (Carlos Chagas); 708 (Vale dos Lírios); 716 (Distrito Industrial); 740 (Humaitá) e 741 (Valadares).

Confira as mudanças:

  • 1 – A linha 129 (Previdenciários) ganhará um novo veículo, o que permitirá a inclusão de novos horários para a população. Além disso, para adequação do tempo de viagem da linha, todo o quadro de horário será modificado. Confira como fica:
Sentido Bairro / Centro (dias úteis):
4h30 / 5h10 / 5h50 / 6h10 / 6h30 / 7h10 / 7h30 / 7h50 / 8h30 / 8h50 / 9h10 / 9h50 / 10h30 / 11h10 / 11h50 / 12h30 / 13h10 / 13h50 / 14h30 / 15h10 / 16h / 14h40 / 17h10 / 17h40 / 18h20 / 18h50 / 19h20 / 20h / 20h30 / 21h / 21h40 / 22h20 /23h / 23h40 / 00h20 / 00h55
Sentido Bairro / Centro (sábados):
5h10 / 5h50 / 6h30 / 7h10 / 7h50 / 8h30 / 9h10 / 9h50 / 10h30 / 11h10 / 11h50 / 12h30 / 13h10 / 13h50 / 14h30 / 15h10 / 15h50 / 16h30 / 17h10 / 17h50 / 18h30 / 19h10 / 19h50 / 20h30 / 21h10 / 21h50 / 22h30 / 23h10 / 23h50
Sentido Bairro / Centro (domingos): será incluído o horário de 00h55
Sentido Centro / Bairro (dias úteis):
5h10 / 5h50 / 6h30 / 6h50 / 7h10 / 7h50 / 8h10 / 8h30 / 9h10 / 9h50 / 10h30 / 11h10 / 11h50 / 12h30 / 13h10 / 13h50 / 14h30 / 15h10 / 15h50 / 16h20 / 17h30 / 18h / 18h30 / 19h10 / 19h40 / 20h10 / 20h50 / 21h40 / 22h20 / 23h / 23h40 / 00h20
Sentido Centro / Bairro (sábados):
5h50 / 6h30 / 7h10 / 7h50 / 8h30 / 9h10 / 9h50 / 10h30 / 11h10 / 11h50 / 12h30 / 13h10 / 13h50 / 14h30 / 15h10 / 15h50 / 16h30 / 17h10 / 17h50 / 18h30 / 19h10 / 19h50 / 20h30 / 21h10 / 21h50 / 22h30 / 23h10
Sentido Centro / Bairro (domingos): será incluído o horário de 00h20

  • 2 – A linha 145 (Centenário / Santa Efigênia), nos dias úteis, terá os seguintes horários alterados:
Os horários de 22h e 23h30, com saída do Santa Efigênia, serão alterados para 22h10 e 23h35. Já o horário de 22h45, com saída do Centenário, será modificado para 22h55.

  • 3 – A linha 443 (Nossa Senhora de Lourdes) terá seu itinerário e seu horário alterados para adequação do tempo de viagem das linhas.
Itinerário sentido Bairro / Centro: rua Horácio de Melo Brandão (ponto final), rua Joaquim Pavão, rua Maria Gonçalves Torres, rua Antenor Celso Rizzato, rua Emergina E. Guilherme, rua Francisca Bechllufft Santos, rua Lemos Monteiro, …
Horários sentido Bairro / Centro: 5h20 / 6h10 / 7h / 7h50 / 8h40 / 9h30 / 10h20 / 11h10 / 12h / 12h50 / 13h40 / 14h30 / 15h20 / 16h10 / 17h / 17h50h / 18h40 / 19h30 / 20h20 / 21h10 / 22h / 22h50 / 23h40 / 00h30
Horário sentido Centro / Bairro: 5h43 / 6h33 / 7h23 / 8h13 / 9h03 / 9h53 / 10h43 / 11h33 / 12h23 / 13h13 / 14h03 / 14h53 / 15h43 / 16h33 / 17h23 / 18h13 / 19h03 / 19h 53 / 20h43 / 21h33 / 22h23 / 23h13 / 00h03
Empresa de ônibus é condenada a pagar R$ 15 mil à passageira ofendida por motoristaVinte e uma linhas de ônibus sofrem alterações provisórias no itinerário

  • 4 – A linha 444 (Nossa Senhora de Lourdes) terá seu itinerário e seu horário alterados para adequação do tempo de viagem das linhas.
Itinerário sentido Centro / Bairro: …, rua Lemos Monteiro, rua Francisca Bechllufft Santos, rua Emergina E. Guilherme, rua Antenor Celso Rizzato, rua Maria Gonçalves Torres, rua Joaquim Pavão, rua Horácio de Melo Brandão à direita até o viradouro (ponto final).
Horários sentido Bairro / Centro: 5h45 / 6h35 / 7h25 / 8h15 / 9h05 / 9h55 / 10h45 / 11h35 / 12h25 / 13h15 / 14h05 / 14h55 / 15h45 / 16h35 / 17h25 / 18h15 / 19h05 / 19h55 / 20h45 / 21h35 / 22h25 / 23h15 / 00h05
Horários sentido Centro / Bairro: 6h09 / 6h59 / 7h49 / 8h39 / 9h29 / 10h19 / 11h09 / 11h59 / 12h49 / 13h39 / 14h29 / 15h19 / 16h09 / 16h59 / 17h49 / 18h39 / 19h29 / 20h19 / 21h09 / 21h59 / 22h49 / 23h39

  • 5 – A linha 603 (Carlos Chagas) terá seus horários alterados nos dias úteis para adequar o tempo de viagem da linha.
Horários sentido Bairro / Centro: 5h38 / 6h00 / 6h22 / 6h43 / 7h05 / 7h27 / 7h48 / 8h10 / 8h32 / 8h53 9h15 / 9h37 / 9h58 / 10h20 / 10h42 / 11h03 / 11h25 / 11h47 / 12h08 / 12h30 / 12h52 13h13 / 13h35 / 13h57 / 14h20 / 14h45 / 15h13 / 15h40 / 16h05 / 16h35 / 17h05 / 17h30 / 17h55 / 18h25 / 18h50 / 19h15 / 19h45 / 20h10 / 20h50 / 21h20 / 21h50 /22h20 / 22h50 / 23h20
Horários sentido Centro / Bairro: 6h10 / 6h32 / 6h54 / 7h15 / 7h37 / 7h59 / 8h20 / 8h42 / 9h04 / 9h25 / 9h47 / 10h09h / 10h30 / 10h52 / 11h14 / 11h35 / 11h57 / 12h19 / 12h40 / 13h02 / 13h24 / 13h45 / 14h07 / 14h29 / 14h55h / 15h20 / 15h48 / 16h15 / 16h40 / 17h10 / 17h40 / 18h05 / 18h30 / 19h / 19h25 / 19h50 / 20h15 / 20h40 / 21h20 / 21h50 / 22h20 / 22h50 / 23h20 / 23h50

  • 6 – A linha 708 (Vale dos Lírios), nos dias úteis, terá as seguintes alterações para adequação do tempo de viagem da linha:
O horário de 07h20, com saída do Vale dos Lírios, será alterado para 07h35.
O horário de 08h10, com saída do Centro, será alterado para 08h30.

  • 7 – A linha 716 (Distrito Industrial) terá as seguintes alterações:
O horário de 06h40, com saída do Centro, estenderá até a usina da Empav nos dias úteis.
O horário de 11h05, com saída do Distrito Industrial, estenderá até a Usina da Empav aos sábados.

  • 8 – A linhas 740 (Humaitá) realizará, nos horários a seguir, o seguinte itinerário nos dias úteis:
Saída do Centro (23h) – Extensão à Igrejinha: …, BR-267, rua Arno Krambeck Duque, Rua “G” – Vila Paraíso, BR-267, …

  • 9 – A linha 741 (Valadares) terá as seguintes alterações:
Saídas do Centro (22h45 e 23h30) – Extensão à Igrejinha: …, BR-267, rua Arno Krambeck Duque, rua “G” – Vila Paraíso, BR-267, …


Fonte: Acessa.com

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No Rio, Passageiros do Metrô e da Supervia enfrentam transtornos nas estações

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Passageiros do Metrô e dos trens da SuperVia enfrentaram transtornos na manhã desta quarta-feira.  As concessionárias alegaram defeito nas composições, o que provocou atrasos de 10 minutos nos ramais de Japeri e Santa Cruz e de 1h37 em Saracuruna. Na linha 1 do Metrô, o intervalo das composições subiu de seis para 10 minutos nos sentidos zonas Sul e Norte. Não houve tumulto nas plataformas.

No intervalo de uma hora, duas composições da Concessionária Metrô-Rio apresentaram defeito e os usuários foram obrigados a desembarcar para seguir viagem.  Às 9h03, o trem em direção à Zona Sul parou na  estação do Catete. Às 10h6, o mesmo aconteceu no Largo do Machado, sentido Saens Peña. A operação de transferência para outra composição atrasou a viagem em quatro minutos.

Um
trem sem passageiros da SuperVia, que seguia para a Oficina de São Diogo, no Centro, parou na estação do Engenho Novo, o que gerou atraso de 10 minutos entre as composições, entre 9h05 e 11h20, nos ramais de Japeri e Santa Cruz.

Entre 6h e 7h37, a circulação entre Saracuruna-Vila Inhomirim foi suspensa por questões operacionais devido ao problema em uma locomotiva, segundo informou a SuperVia através de nota.  Técnicos da concessinária estiveram no local para fazer o conserto.



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Operação do Detro recolhe 23 ônibus em situação irregular na Baixada Fluminense

O Detro (Departamento de Transportes Rodoviários) com 38 fiscais realizou uma força-tarefa para fiscalizar na manhã desta quarta-feira (29) os terminais da Baixada Fluminense. A operação chamada Tempestade no Deserto recolheu às garagens das empresas 23 veículos e aplicou 48 infrações. De acordo com o presidente do Detro, Rogério Onofre, as linhas da baixada apresentam grande número de reclamações.
        
Entre as irregularidades anotadas nesta manhã estão ar-condicionado defeituoso, falta de adesivos obrigatórios, limpador de para-brisa defeituoso, abandono do veículo em via pública, iluminação externa queimada, falta de equipamentos de segurança e de pneus reserva, instalação de roleta em ônibus rodoviário, rampa para portadores de deficiência defeituosa.

Fonte: R7.com

Em Duque de Caxias, as empresas Única, Vera Cruz, Cavalcanti e Fabios tiveram ônibus recolhidos. Já as empresas Jurema, Limousine Carioca e Máster foram multadas.
No terminal de Nova Iguaçu, foram apreendidos veículos da Expresso Mangaratiba, Nossa Senhora da Penha, Master, Rio Minho, Transmil, além de um veículo infracionado da Normandy.
No município de São João do Meriti, tiveram  ônibus recolhidos as empresas São José, Flores, Vera Cruz, Cruzeiro do Sul, Vila Rica e, ainda, um ônibus da Beira-Mar infracionado. Em Nilópolis, foram recolhidos ônibus da Cruzeiro do Sul, Ponte Coberta, Santa Teresinha e Nilopolitana.

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Salvador: Metrô de 6 km tem novo prazo para inauguração: início de 2012

A interminável obra do Metrô que liga a Estação da Lapa ao Acesso Norte, de apenas 6 km, tem mais um novo prazo para começar a funcionar. Desta vez quem assumiu o compromisso com a data não foi o prefeito João Henrique (PP), que já isentou-se de fazê-lo, mas o secretário de Transportes e Infraestrutura (Setin), José Mattos.

Em entrevista ao jornal Correio, o titular informou que faltam R$ 28 milhões para inaugurar a obra – segundo ele, a verba já estaria acertada para sair dos cofres do Ministério das Cidades. O custo da obra já ultrapassou a casa de R$ 1 bilhão, mas o trecho 1 original, que ligava a Lapa à Estação Pirajá, foi desmembrado em dois tramos para que fosse possível a conclusão no curto prazo – o que não veio acontecer. “Até dezembro, todos os testes e o treinamento da operacionalização do sistema também serão concluídos.

A previsão é que, no começo do ano que vem, o meio de transporte seja entregue à população”, acredita Mattos. Devido à pouca quantidade de passageiros que utilizariam o sistema tão curto, há quem duvide da viabilidade financeira de sua operacionalização, como Paulo Roberto Silva, secretário-geral do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil e Pesada (Sintepav).





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Usuários do transporte público de Porto Alegre vão ter a segunda passagem integrada grátis

A partir do dia 1 de julho, os usuários de ônibus de Porto Alegre e do trem metropolitano poderão contar com uma facilidade: a segunda passagem integrada grátis, incluindo os estudantes e professores. Ao mesmo tempo, o prefeito José Fortunati anunciou a implantação do cartão SIM vale-transporte da Trensurb, a integração do TRI e do SIM com desconto de 10% para usuários do vale-transporte e da passagem antecipada, e, a partir do dia 15, a permissão da compra fracionada de créditos escolares.

O anúncio dos novos benefícios para os usuários do transporte coletivo de Porto Alegre e da Região Metropolitana é resultado de uma parceria entre a prefeitura, a Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb) e a Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP).

O usuário que fizer o embarque dentro do período de integração - tempo estimado do percurso acrescido de 30 minutos - não pagará a segunda tarifa. O benefício será estendido aos estudantes e professores, que totalizam cerca de 223 mil usuários do cartão TRI Escolar. Outros 515 mil utilizam o cartão vale-transporte e de passagem antecipada. Esses números indicam que mais de 700 mil pessoas estarão aptas a realizar o segundo trajeto com isenção total da tarifa. De acordo com os números divulgados pela prefeitura, dois milhões de passageiros por mês utilizam o serviço, atualmente tarifado em 50% da passagem.

"São novidades importantes que agregam qualificação ao transporte público da Capital", definiu Fortunati. O prefeito enalteceu o transporte coletivo da cidade, que é tido como um dos melhores do País, servindo de referências para outros municípios. "O benefício atingirá, especialmente, os usuários com menor renda, que acabam caminhando um trecho para não pagar a segunda passagem", explicou.

Além desta vantagem, o prefeito aproveitou para explicar os pontos positivos aos usuários de vale-transporte e da passagem antecipada. Será possível o cidadão acessar o trem com um cartão TRI de ambos, ou embarcar no ônibus com um cartão SIM dos mesmos perfis. Além disso, o passageiro será agraciado com um desconto quando utilizar os dois meios de transporte. Por exemplo, quem entrar em qualquer ônibus de Porto Alegre até 30 minutos após descer do trem, ou o inverso, terá um desconto de 10% sobre a soma das duas tarifas. Com o valor atual de R$ 4,40, somando ônibus (R$ 2,70) e trem (R$ 1,70), há uma redução de R$ 0,44. No total, aproximadamente 525 mil pessoas poderão se beneficiar da integração.

Outro pedido feito pelos usuários do transporte escolar da Capital era a possibilidade da compra fracionada de créditos, o que será possível a partir do dia 15 de julho. A mudança consiste na viabilidade de mais de uma compra por mês. Com a alteração, será possível até quatro compras mensais, desde que não exceda o limite de créditos permitidos, que é de 75 passagens ou 150, conforme a necessidade comprovada.

O presidente da ATP, Enio dos Reis, ressaltou a constante modernização do transporte coletivo, o que vem a facilitar a vida de quem depende do ônibus em Porto Alegre. "Estamos dando início a este processo de interoperabilidade dos dois tipos de transporte, e quem ganha com tudo isso é o usuário", disse o presidente.

Para 2012, a meta é integrar o sistema de ônibus da Região Metropolitana com o Trensurb. "Primeiro faremos a avaliação de todo esse processo de mudanças e, logo a seguir, analisaremos as falhas para aperfeiçoar a integração dos sistemas de ônibus da Região Metropolitana com trem", explicou Reis.




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Grande Vitória: Governo autoriza implantação de corredores urbanos em Cariacica

O Governo do Espírito Santo autorizou o início das obras de implantação dos Corredores Sudeste e José Sette, em Cariacica. As obras serão realizadas por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Espírito Santo (DER-ES), autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), e têm estimativa de serem concluídas em dezoito meses, desconsideradas interferências externas, como períodos de chuva prolongados.
Esses corredores contribuem significativamente para a estruturação do território de Cariacica, criando importante ligação transversal à BR 262, funcionando como eixo norte-sul da cidade, revitalizando áreas atualmente propícias a processos de transformação e valorização urbana e, ao mesmo tempo, oportunizando o adensamento de áreas atualmente subutilizadas.
O Corredor Sudeste vai ligar a Avenida Alice Coutinho Santos à Rodovia Leste Oeste e tem 3,92 quilômetros de extensão, criando mais uma alternativa de trajeto para os bairros do entorno.
Já as obras na rodovia José Sette, o Governo do Espírito Santo vai realizar obras de duplicação que vão melhorar a mobilidade urbana na região.
As obras compreendem o trecho que vai de Alto Laje até o bairro Tucum, num trecho de aproximadamente seis quilômetros.
A ordem de início será assinada nesta terça feira, e a partir deste prazo as empresas terão até trinta dias para montar canteiro de obras e contratar pessoal.
Juntas as obras dos dois corredores somam um investimento de aproximadamente R$ 31 milhões.


Fonte: Governo do Estado do Espirito Santo

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Metrô de Teresina volta a funcionar no dia 5 de julho

O diretor técnico da Companhia Metropolitana, Antonio Sobral, confirmou hoje (28) que o metrô volta a funcionar em uma semana, no dia 05/07. Em mais de um mês de paralisação ordenada pelo governador Wilson Martins, a Companhia fez a troca de cerca de 3 mil dormentes.

Além da troca, foram tomadas medidas para facilitar a drenagem ao longo da linha. Em entrevista ao vivo no Jornal do Piauí, Antonio Sobral declarou que, inicialmente, serão feitas 12 viagens por dia, metade do que era feito antes.

Antes da retomada das viagens, a Companhia fará dois testes na linha: um sábado e outro na segunda. Esses testes dinâmicos serão para dar segurança aos usuários.
"Foram feitos diversos serviços complementares como drenagem da linha para melhorar a condição de tráfego. São feitos levantamentos periódicos na linha e estava precisando de reposição. Não que o trem não pudesse circular. Foi uma decisão do governo para questão de segurança. Optou-se pela paralisação para que o serviço fosse agilizado", explicou.

O diretor garante também que o preço da passagem não será alterado, continua R$ 0,80.

Leilane Nunes - CidadeVerde.com

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Prefeitura de Salvador duvida de projeto do estado para Copa

Se o governo do estado quiser mesmo colocar 22 quilômetros de metrô nos trilhos até a Copa de 2014, vai ter que contar com a boa vontade de uma empreiteira que tope fazer o serviço sem saber quanto, quando e se vai receber pela obra.

Isso porque, apesar de o sistema ter sido anunciado na terça-feira passada, pelo secretário estadual do Planejamento, Zezéu Ribeiro, o Ministério das Cidades ainda não decidiu quanto dos R$ 18 bilhões do PAC da Mobilidade virá para Salvador.

O valor total será dividido (não igualmente) entre 24 cidades, que podem conseguir de de zero a R$ 2,4 bilhões. Por serem sedes de regiões metropolitanas com mais de 3 milhões de habitantes, nove delas - Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Recife, Fortaleza, Salvador e Curitiba - têm a chance de receber o teto de R$ 2,4 bilhões.

A decisão será anunciada apenas no final do ano, mas, otimista, o governo do estado já conta com o valor máximo. Pelo orçamento preliminar do Grupo de Trabalho Executivo (que avaliou  sete projetos apresentados por sete empresas diferentes e não se decidiu por nenhum), a obra custará entre R$ 2,6 e R$ 3 bilhões. Mas o “dono” do dinheiro, o ministro Mário Negromonte,  não está tão otimista assim. “Se o projeto for mesmo de trilhos, em 2014 não vai estar pronto, não dá tempo”, disse ontem, ao CORREIO.

Some-se a isto o fato de que os R$ 570 milhões que o estado já tem nas mãos, pelo PAC da Copa, são para a execução de um projeto de BRT (ônibus de trânsito rápido), apresentado no início do ano pela prefeitura. Resultado: não há um centavo garantido para materializar o sonho de um dia ter trilhos na avenida Paralela.

“Isso tudo são pedras no meio do caminho. Tenho certeza de que vamos resolver”, disse ontem o confiante Zezéu, revelando, entretanto, que não tem um plano B, para o caso de a verba não sair.

Incrédula, a prefeitura apresentou um projeto alternativo, de asfaltar as laterais do canteiro da avenida Paralela e implantar corredores de BRT para a Copa. “Depois, com mais calma, a infraestrutura seria aproveitada para a implantação do metrô”, explica o secretário da Casa Civil, João Leão.

Cronograma
O Ministério das Cidades, porém, também tem até 31 de dezembro para definir as cidades que recebem e quanto recebem do PAC da Mobilidade, o que cria um impasse, uma vez que o estado pode licitar a obra sem nem mesmo saber se terá a verba disponível.  “Não tenho como contratar sem dinheiro, mas esse é o prazo máximo, vamos torcer para que (a verba) saia antes”, diz Zezéu.

Como se não bastasse, outro percalço promete perturbar o sono do pessoal do Palácio de Ondina. Segundo Negromonte, uma condição crucial para a liberação da verba pelo governo federal é que estado e prefeitura concordem com o projeto. As duas esferas, porém, não se entendem.

Depois que Zezéu anunciou o sistema de trilhos, na semana passada, João Leão andou dando declarações contra o projeto.  “O cronograma é irreal, não tem nem verba garantida para isso”, disse, antes de anunciar o projeto alternativo de BRT da prefeitura. Mas Zezéu não quer conversa. “A proposta aprovada é aquela de conhecimento de todos e vamos batalhar por isso”, diz.
Ele critica a atitude do representante da prefeitura. “Foi ruim a postura dele. Isso é criar uma insegurança que não existe”, disse.

Decisão - Para liberar o dinheiro, um grupo de técnicos dos ministérios do Planejamento e das Cidades (o chamado GPAC) vai analisar se o projeto de cada município atende a critérios  como viabilidade, integração com o resto do sistema e capacidade de resolver problemas de trânsito.
O prazo para a decisão era no início de junho, mas como em 4 de abril a maioria das cidades (inclusive Salvador) apresentou projetos pouco objetivos, o cronograma foi estendido até o final do ano.

- Pelo calendário da Secretaria do Planejamento do estado, um termo de referência especificando detalhes do sistema de trilhos e BRT está sendo preparado e deve ficar pronto em agosto. Em seguida, começa o processo licitatório. Até o fim do ano, a empresa vencedora tem que estar contratada.

Fonte: iBahia.com

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