Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Anunciadas melhorias no transporte coletivo de Porto Alegre

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Os avanços e as novidades do transporte coletivo de Porto Alegre e Região Metropolitana foram tema de coletiva de imprensa na manhã de hoje, 28, no Paço Municipal. O prefeito José Fortunati anunciou as melhorias para os usuários dos ônibus da Capital e do trem metropolitano.

A partir de 1º de julho entram em vigor a segunda passagem integrada grátis, inclusive para estudantes; a implantação do cartão SIM Vale-transporte da Trensurb; a integração do TRI e do SIM com desconto para usuários do vale-transporte e da passagem antecipada e, em 15 de julho a compra dividida de créditos escolares. Durante o evento foram assinados os decretos que autorizam a gratuidade do segundo trecho e o fracionamento da venda de passes escolares.Também foi apresentada a campanha publicitária sobre as  inovações.

Segundo o prefeito, as novidades vão facilitar o deslocamento e trazer economia para a população. "Serão beneficiadas especialmente as pessoas que tem menor renda, que acabam caminhando um trecho, por vezes bastante grande,  para não pagar a segunda passagem", afirmou ao salientar que estas iniciativas são avanços e agregam mais qualidade ao transporte coletivo da cidade juntamente com ações como a renovação da frota.

"Desde 2010 foram  substituídos 142 ônibus em Porto Alegre e 58 novos foram agregados à frota", destacou Fortunati.
Atualmente, 1650 veículos fazem parte da frota de ônibus de Porto Alegre, divididos em mais de 350 linhas. Para Kasper, a integração entre o TRI e o SIM representa uma facilidade para os usuários que utilizam os dois modais. "Agora a integração poderá ser feita com qualquer linha da Capital", disse o presidente da Trensurb.

O presidente da ATP falou da parceria que proporciona a efetivação dos avanços. "A Prefeitura, a ATP e a Trensurb unem esforços para concretizar ações que melhoram o transporte coletivo na cidade", frisou Reis.

Melhorias no transporte coletivo de Porto Alegre e Região Metropolitano:

Segunda passagem grátis: possibilita o desconto integral na tarifa do segundo ônibus. Atualmente, quem desce do primeiro coletivo e embarca no seguinte em até 30 minutos, recebe 50% de desconto na passagem. A partir do dia 1° de julho, o desconto será de 100% para quem faz o embarque dentro do tempo da integração. Além disso, o benefício será estendido aos estudantes e professores.

Atualmente são cerca de 223 mil usuários do cartão TRI escolar e 515 mil usuários do cartão de vale-transporte e de passagem antecipada. Esses números indicam que mais de 700 mil pessoas estarão aptas a realizar o segundo percurso com isenção da tarifa. Por mês, dois milhões de viagens já são feitas com o abatimento de 50% no segundo trajeto.
Integração TRI e SIM: o lançamento do cartão de vale-transporte da Trensurb dá continuidade à implantação do SIM - Sistema Integrado Metropolitano. Em dezembro de 2009 foi criado o cartão SIM de passagem antecipada e em novembro de 2010 o cartão SIM para idosos, sendo que com este último teve início a integração do TRI com o SIM.

No dia 1° de julho começará o cadastramento para usuários do vale-transporte do trem. A implantação do cartão SIM de vale-transporte trará também a inclusão de uma nova vantagem  para passageiros do trem e do ônibus: o passageiro terá desconto de 10%  quando utilizar os dois meios de transporte. Os usuários do cartão TRI de  vale-transporte e de passagem antecipada acrescidos aos usuários do cartão  SIM de passagem antecipada resultam em quase 525 mil pessoas que poderão se  beneficiar da integração logo no primeiro dia de lançamento.
Compra fracionada de passagem escolar: A compra dividida de créditos  escolares terá início no dia 15 de julho. A mudança consiste na  possibilidade de mais de uma compra de passagens por mês. No momento, o  professor ou estudante pode realizar apenas uma recarga. Com a alteração, será possível fazer até quatro compras mensais, desde que não exceda o  limite de créditos permitido, que é de 75 passagens ou 150 para quem comprova necessidade.



Fonte: JornalVS


0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960