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Blumenau faz ajustes em nove linhas do transporte coletivo

segunda-feira, 20 de janeiro de 2025

Nove linhas do transporte coletivo de Blumenau terão alterações nos horários ou em trajetos a partir de segunda-feira, dia 20. Conforme a Secretaria de Trânsito e Transportes (SMTT), as mudanças foram realizadas para atender demandas da comunidade.

Uma das alterações acontece na Linha 300, que terá o trajeto prolongado no horário das 19h11 durante os dias úteis. Até então, a linha saia do Terminal da Velha, passando pelo Terminal da Água Verde e finalizando a viagem no Terminal do Aterro. A partir de segunda-feira, o ônibus seguirá até o Terminal da Fortaleza após o Terminal do Aterro, passando pela Rua Siderópolis durante o trajeto. 

As demais mudanças estão relacionadas aos horários de oito linhas (confira abaixo). As tabelas de horários podem ser consultadas no site (blumob.com.br), no aplicativo da BluMob e nos terminais de ônibus. Para mais informações entre em contato pelos telefones (47) 3381-7000, ramal 2466 (em horário comercial) ou 0800 008 9090 (BluMob).

Alterações de horários

Linha 80: das 22h02 para 22h03 (dias úteis) – Terminal Aterro/Pedro Zimmermann/Terminal Itoupava;
Linha 109: das 22h10 para 22h12 (dias úteis) – Terminal Itoupava/Por Sol/Terminal Aterro;
Linha 155: das 3h50 para 3h45 (dias úteis) – Terminal Aterro/Badenfurt/Ilha do Salto/Terminal Aterro;
Linha 305: Das 20h45 para 20h50 (dias úteis) – Terminal Velha/Rua H. Kratz /F. Muller (E. Wehmuth)/Terminal Velha;
Linha 509: das 3h50 para 3h45 (dias úteis) – O. Burger/Zendron/Terminal Fonte;
Linha 509: Das 4h06 para 4h01 (dias úteis) – Terminal Fonte/Zendron/Terminal Fonte;
Linha 605: das 4h38 para 4h40 (dias úteis) – Terminal Fortaleza/Rodoviária/H. Hosang/Terminal Proeb;
Linha 617: da 17h27 para 17h32 (dias úteis) – Terminal Fortaleza/Via Expressa/São João/2 de Setembro/25 de Julho/Terminal Fortaleza;
Linha 802: das 13h50 para 13h52 (dias úteis) – Terminal Itoupava/Margem Esquerda/Terminal Itoupava.

Ampliação do trajeto

Linha 300 – alteração percurso das 19h11 (dias úteis) – Terminal Velha/Terminal Água Verde/Terminal Aterro/Rua Siderópolis/Terminal Fortaleza

Informações: Prefeitura de Blumenau

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Metrô de Salvador será ampliado com recursos do novo PAC

No dia 9 de janeiro o governo da Bahia assinou um Termo de Compromisso com o Ministério das Cidades para ampliação do metrô de Salvador com recursos do Novo PAC. Por meio da parceria firmada entre a Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia e a União, representada pela Caixa Econômica Federal, o Sistema Metroviário Lauro Freitas crescerá 1,2 quilômetros (km) no sentido sul da cidade. 

Conforme a publicação feita no Diário Oficial do governo, a expansão do metrô de Salvador custará R$ 1.518.586.194,68. Desse valor, R$ 28.944.175,93 virão do Novo PAC, que é um programa de investimentos coordenado pelo governo federal, em parceria com o setor privado, estados, municípios e movimentos sociais. Além disso, o Termo de Compromisso prevê que não haverá contrapartida financeira à União.

A princípio, a expansão será de 1,2 km a partir da estação Lapa, no sentido sul de Salvador. Ou seja, a nova via do metrô, que será totalmente subterrânea, vai conectar o bairro Piedade aos bairros Campo Grande, Garcia e Vitória. Não há informações sobre a quantidade de estações que serão construídas.

Também não foram divulgadas previsões para o início das obras ou lançamento do edital.

Cresce número de usuários
Conforme a empresa que administra o metrô de Salvador, a CCR Mobilidade, o modal apresentou crescimento no número de usuários em dezembro de 2024. Portanto, mais pessoas utilizaram o meio de transporte coletivo. Segundo a CCR Mobilidade, o metrô da capital baiana teve crescimento de 17,4% comparado ao mesmo período do ano anterior. 

Informações: Estadão

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Em SP, Começam as intervenções na Av. Alcântara Machado para implantação do BRT Radial Leste

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), dará início nesta segunda-feira (20) às intervenções viárias na Av. Alcântara Machado, na Zona Leste da cidade. As ações são necessárias para o avanço das obras do BRT Radial Leste.

Os trabalhos estão localizados entre as ruas da Figueira e Wandenkolk para que o novo corredor possa ser entregue em 2026.

Desvios no trânsito
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai monitorar o trânsito nas imediações da Avenida Alcântara Machado, que será interditada parcialmente no sentido centro, entre as ruas Wandenkolk e da Figueira, na Mooca, zona central da cidade, a partir de segunda-feira (20), para mais uma etapa das obras do BRT Radial Leste I

Interdições - Avenida Alcântara Machado, sentido centro, duas faixas da esquerda, entre as ruas Wandenkolk e da Figueira.

Alternativas - O fluxo de trânsito será canalizado para as faixas da direita.

A Engenharia de Tráfego da CET vai monitorar a interdição e orientar o trânsito na região, visando manter as condições de fluidez e preservar a segurança dos usuários da via.

Parada de ônibus provisória
A partir de segunda-feira (20), o ponto de parada localizado na Avenida Alcântara Machado n.º 35 - lateral, próximo à Rua da Figueira, com atendimento à esquerda, será remanejado temporariamente para a mesma via, no nº 91- lateral, com atendimento à direita, no Brás, região central da cidade, devido ao início das obras do BRT Radial Leste – Fase I. As linhas de ônibus que trafegam pela região não terão seus itinerários alterados.

Novo BRT Radial Leste
O novo corredor de ônibus se estenderá do Parque Dom Pedro II, na região central, até a Estação Penha do Metrô, na Rua Professor Miguel Russiano, Zona Leste da Capital. A expectativa é que até 400 mil passageiros utilizem o BRT todos os dias, reduzindo o tempo de viagem entre o centro e a Zona Leste em até 50%.

Com um investimento de R$ 385,9 milhões e 9,8 km de extensão, a nova via exclusiva para ônibus permitirá mais agilidade nos trajetos, além de ampliar a capacidade de usuários transportados.

O novo corredor terá faixas exclusivas à esquerda em pavimento rígido, mais durável e adequado para o tráfego pesado de ônibus. Serão implantadas faixas de ultrapassagem nas paradas, passeios acessíveis, melhorias no sistema de iluminação, paisagismo e semáforos inteligentes, que aumentarão a velocidade operacional. Para melhorar a segurança e a estética urbana, as redes de energia elétrica e de telecomunicações serão enterradas.

Ao longo de toda a extensão do BRT será implantada uma ciclovia equipada com totens de segurança. Esses totens terão botões de alarme, câmeras de vídeo e um sistema de comunicação direta com as estações e a Central de Controle, permitindo acionamento imediato em caso de emergência. Além disso, haverá a implantação da faixa azul, garantindo maior segurança para motociclistas que utilizam as vias da região.

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo 

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Em Campinas, Usuários do Terminal Campo Grande ganham novo acesso

Os usuários do Terminal BRT Campo Grande contarão com mais uma opção de acesso ao espaço, a partir da quarta-feira, 22 de janeiro. Localizada no sentido bairro-centro da avenida John Boyd Dunlop, a entrada lateral servirá principalmente ao fluxo de pessoas gerado pela unidade educacional CEI Campo Grande (Espaço do Amanhã). Nada muda na operação das linhas que atendem ao terminal.

Para garantir que a circulação dos pedestres seja realizada com segurança, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) reativa a travessia semaforizada, acionada por botoeiras, na altura do acesso ao terminal. Os equipamentos serão religados na próxima terça-feira, 21 de janeiro, a partir das 11h.

A partir da liberação, agentes da mobilidade urbana e educadores vão orientar usuários no entorno do terminal e da unidade de ensino sobre a correta utilização das travessias. 

Equipes próprias da Emdec já trabalham nos ajustes necessários para promover a abertura do novo acesso com segurança: instalação de portão, proteção lateral e gradis.

As catracas eletrônicas instaladas no novo acesso vão receber validadores. Os usuários deverão utilizar Bilhete Único ou QR Code impresso em papel ou na tela do smartphone. As recargas ou compras de créditos devem ser realizadas no posto de atendimento ao público da Transurc, que fica no sentido centro-bairro.

Terminal Campo Grande

O Terminal BRT Campo Grande foi ativado em outubro de 2022, quando recebeu toda a operação do antigo terminal, que foi desativado. O espaço atual tem área total de 30 mil metros quadrados. Conta com acessibilidade (rampas, corrimões e piso tátil), iluminação em LED, bancos, plataformas padrão BRT e BRS integradas, guichê de atendimento e Central de Controle Operacional (CCO).

Atualmente, são 23 linhas do transporte público coletivo atendidas: 123, 200, 201, 202, 203, 204, 205, 206, 207, 208, 209, 210, 211, 212, 213, 214, 215, 216, 217, 218, 220, BRT20 e BRT21. Juntas, elas transportaram, no último mês de novembro, mais de 36 mil passageiros em dias úteis. 

Informações: Prefeitura de Campinas

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Marcopolo acrescenta hidrogênio à sua oferta global de ônibus

A Marcopolo mantém um robusto planejamento de retomada dos negócios no exterior e um importante pilar dessa estratégia está na oferta de veículos quem tenham algum tipo de propulsão alternativa à combustão. Afora a oferta de veículos a diesel, biodiesel e elétricos plug-in, a empresa também espera vender ônibus com chassis equipados com célula de hidrogênio.

De acordo com Andre Armaganijan, diretor de mercado externo e futuro CEO da companhia, os veículos eletrificados representam uma boa oportunidade de prospectar novos negócios no exterior, sobretudo em países que sejam signatários de algum tipo de meta de redução de emissões de CO2. 

Marcopolo fez parceria por hidrogênio
Um deles é a Austrália, onde a Marcopolo fechou parceria com a empresa Wrightbus para desenvolvimento de um ônibus elétrico com geração da energia por hidrogênio. A expectativa da encarroçadora é de produzir este tipo de veículo movidospor célula de combustível naquele país a partir de 2023.

“Não seremos um fabricante de chassis elétricos no futuro. Nosso modelo de negócio está baseado em parcerias com outros fornecedores tradicionais que possam nos ajudar a atender às demandas dos clientes em termos de descarbonização”, disse Armaganijan.

Ainda que para o mercado brasileiro a empresa considera ofertar um modelo elétrico que ainda está em desenvolvimento, o seu grande foco em termos de eletrificação está nos mercados vizinhos na América Latina, sobretudo Colômbia e Chile. Segundo os cálculos da empresa, é possível que até o final do ano entrem em circulação no continente 400 ônibus elétricos.

Resultados
A Marcopolo, no primeiro trimestre, exportou 369 veículos montados no Brasil e produziu 371 ônibus nas demais fábricas mantidas no exterior. O volume representou 27% da produção total da companhia no período. Em termos de receita, as exportações injetaram R$ 370 milhões no caixa, cerca de 39% do faturamento total no janeiro-março.

Informações: Automotive Business

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EPTC faz parceria com o Waze para divulgação de locais do radar móvel

Os pontos em que ocorrem a Operação Radar passarão a ser informados pelo Waze a partir desta segunda-feira, 20, além dos meios oficiais da prefeitura. A parceria entre o aplicativo e a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) foi fechada durante reunião entre o diretor-presidente da EPTC, Pedro Bisch Neto, e o time Waze, dentro do programa Waze for Cities, que permite o compartilhamento de dados entre o aplicativo e as agências governamentais.

“A parceria permite mais transparência das ações de fiscalização e o aumento da consciência dos usuários e respeito à sinalização, fundamentais para a redução de acidentes”, destaca o diretor-presidente da EPTC, Pedro Bisch Neto.

No Waze, os pontos aparecerão com o ícone de polícia e a descrição mostrará o radar móvel indicando a velocidade máxima da via. 

Operação Radar entre os dias 20 e 26 de janeiro:

Avenida Assis Brasil, av. Dom Pedro II, av. Severo Dullius,  av. Edvaldo Pereira Paiva, av. Juca Batista, av. Diário de Notícias, av. Senador Tarso Dutra, av. Bento Gonçalves, av. Baltazar de Oliveira Garcia, av. Sertório, av. Ipiranga, Sertório,  rua Pereira Franco, av. Padre Cacique, av. Nilo Peçanha, av. Ernesto Neugebauer e av. Borges de Medeiros.

Informações: EPTC

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Prefeitura de SP apreende 18 motos no terceiro dia de operação contra mototáxi clandestino

A Prefeitura de São Paulo apreendeu 18 motocicletas no terceiro dia consecutivo de operação para inibir o transporte clandestino de passageiros por motocicletas realizado por aplicativo. Realizadas nesta sexta-feira (17), as blitze do Departamento de Transporte Públicos (DTP), com apoio da Guarda Civil Metropolitana, ocorreram em todas as regiões da cidade. As 18 apreensões de motos que atuavam na prestação do serviço irregular por meio do aplicativo da empresa 99 ocorreram nas seguintes regiões: 8 na Zona Norte, 6 na Zona Sul e 4 na Zona Leste.  

Essa modalidade de transporte é proibida por decreto municipal de 2023. O transporte individual de passageiros remunerado sem autorização do município é clandestino, conforme as leis 15.676/2012 e 16.344/2016. Nos dois primeiros dias de blitze, 15 e 16/1, foram apreendidas 23 motocicletas, totalizando 41 apreensões desde o início das operações. Nas blitze realizadas nesta sexta-feira, foram fiscalizadas 322 motocicletas. 

Para estabelecer a proibição desse tipo de transporte na capital, a Prefeitura se baseou em dados concretos sobre o aumento de sinistros, mortes e lesões com o uso de motocicletas na cidade. O crescimento de sinistros e mortes é proporcional ao da frota, que teve um salto de 35% nos últimos dez anos, passando de 833 mil em 2014 para de 1,3 milhão em 2024. O número de mortes cresceu 22% de janeiro a novembro de 2023, com 350 óbitos, para 427 no mesmo período de 2024, mesmo com a Faixa Azul e outras medidas importantes de segurança adotadas pela Prefeitura.  

Operação

Na Zona Norte, foram apreendidas 8 motocicletas. Os agentes realizaram a ação na altura do número 3.000 da Avenida Braz Leme, onde eram verificadas motocicletas que levavam pessoas na garupa. No período da manhã, foram 6 apreensões, sendo que 4 delas foram de motocicletas que faziam viagens com origem e destino dentro da cidade de São Paulo e duas iniciadas fora da cidade, nos municípios de Osasco e Santana do Parnaíba, com destino à Zona Norte.

No período da tarde, uma das motocicletas realizava transporte de passageiro remunerado por aplicativo 99 entre dois bairros da Zona Norte (Vila Ester e Jardim Japão), enquanto a outra viagem irregular flagrada havia partido do Jardim Elisa Maria com destino à Penha, na Zona Leste, com uma corrida no valor de R$ 33.  

Na Zona Sul, as ações dos agentes do DTP e GCM foram feitas na Avenida João Dias. Das 6 motocicletas apreendidas por realizar transporte irregular de passageiro, 3 foram flagradas no período da manhã.

Em um dos casos, o serviço ilegal era prestado mesmo com o motociclista carregando uma enorme mochila para entrega de comida e a moto sendo equipada com um pequeno baú. A viagem havia sido iniciada no município de Embu e tinha o bairro de Santo Amaro como destino. Uma outra apreensão da região também teve a viagem iniciada fora da cidade de São Paulo, no município de Osasco, com destino ao Largo 13 de Maio, em Santo Amaro.

No período da tarde, foram mais 3 apreensões, de motocicletas que realizavam o transporte pelo aplicativo 99, duas delas com origem e destino na própria Zona Sul: Santo Amaro - Jardim Umarizal e Santo Amaro - Jardim São Luiz. A outra corrida era entre a Avenida João Dias e a Avenida Giovanni Gronchi. 

Na Zona Leste, a operação realizada na Avenida Águia de Haia foi finalizada com quatro motocicletas que realizavam o transporte clandestino de passageiros apreendidas. Duas das apreensões ocorreram no período da manhã e duas à tarde. Na Zona Oeste, na Avenida Doutor Gastão Vidigal, não foi constatada nenhuma motocicleta realizando transporte irregular. 

Informações: Prefeitura de SP

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Em Manaus, Terminal 5 ganha reforço na iluminação e recebe elogios dos usuários

Os usuários do transporte público que passam pelo Terminal de Integração 5 (T5), no bairro São José, já perceberam a diferença na iluminação do T5 nos últimos dias. A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), promoveu uma revitalização com trocas de lâmpadas e instalação de novos pontos de iluminação.

A diferença na iluminação do T5 já é sentida por quem transita pelo local. O industriário Gilmar Pontes, 34 anos, faz integração quase todos os dias no Terminal e elogiou.

“Antes a gente tinha até medo de passar por aqui. Agora está melhor, está quase todo iluminado. A prefeitura está de parabéns”, destacou o usuário do transporte.

O fiscal de Transporte João Luiz trabalha no local e destacou a atuação da equipe de manutenção do IMMU para melhorar a iluminação do T5 .

“Há algumas semanas houve um problema técnico que causou uma queda de energia e o desarme do quadro. Com isto, várias lâmpadas foram queimadas. Em seguida informamos ao IMMU que prontamente começou a trabalhar para fazer as substituições das lâmpadas. Nesta semana, as trocas foram concluídas. Quem trabalha aqui está elogiando bastante, assim como os usuários do transporte público. A nova iluminação do T5 está show”, frisou do fiscal do IMMU.

Informações: Prefeitura de Manaus

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