No dia 9 de janeiro o governo da Bahia assinou um Termo de Compromisso com o Ministério das Cidades para ampliação do metrô de Salvador com recursos do Novo PAC. Por meio da parceria firmada entre a Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia e a União, representada pela Caixa Econômica Federal, o Sistema Metroviário Lauro Freitas crescerá 1,2 quilômetros (km) no sentido sul da cidade.
Conforme a publicação feita no Diário Oficial do governo, a expansão do metrô de Salvador custará R$ 1.518.586.194,68. Desse valor, R$ 28.944.175,93 virão do Novo PAC, que é um programa de investimentos coordenado pelo governo federal, em parceria com o setor privado, estados, municípios e movimentos sociais. Além disso, o Termo de Compromisso prevê que não haverá contrapartida financeira à União.
A princípio, a expansão será de 1,2 km a partir da estação Lapa, no sentido sul de Salvador. Ou seja, a nova via do metrô, que será totalmente subterrânea, vai conectar o bairro Piedade aos bairros Campo Grande, Garcia e Vitória. Não há informações sobre a quantidade de estações que serão construídas.
Também não foram divulgadas previsões para o início das obras ou lançamento do edital.
Cresce número de usuários
Conforme a empresa que administra o metrô de Salvador, a CCR Mobilidade, o modal apresentou crescimento no número de usuários em dezembro de 2024. Portanto, mais pessoas utilizaram o meio de transporte coletivo. Segundo a CCR Mobilidade, o metrô da capital baiana teve crescimento de 17,4% comparado ao mesmo período do ano anterior.
Informações: Estadão
0 comentários:
Postar um comentário