A Prefeitura de São Paulo apreendeu 18 motocicletas no terceiro dia consecutivo de operação para inibir o transporte clandestino de passageiros por motocicletas realizado por aplicativo. Realizadas nesta sexta-feira (17), as blitze do Departamento de Transporte Públicos (DTP), com apoio da Guarda Civil Metropolitana, ocorreram em todas as regiões da cidade. As 18 apreensões de motos que atuavam na prestação do serviço irregular por meio do aplicativo da empresa 99 ocorreram nas seguintes regiões: 8 na Zona Norte, 6 na Zona Sul e 4 na Zona Leste.
Essa modalidade de transporte é proibida por decreto municipal de 2023. O transporte individual de passageiros remunerado sem autorização do município é clandestino, conforme as leis 15.676/2012 e 16.344/2016. Nos dois primeiros dias de blitze, 15 e 16/1, foram apreendidas 23 motocicletas, totalizando 41 apreensões desde o início das operações. Nas blitze realizadas nesta sexta-feira, foram fiscalizadas 322 motocicletas.
Para estabelecer a proibição desse tipo de transporte na capital, a Prefeitura se baseou em dados concretos sobre o aumento de sinistros, mortes e lesões com o uso de motocicletas na cidade. O crescimento de sinistros e mortes é proporcional ao da frota, que teve um salto de 35% nos últimos dez anos, passando de 833 mil em 2014 para de 1,3 milhão em 2024. O número de mortes cresceu 22% de janeiro a novembro de 2023, com 350 óbitos, para 427 no mesmo período de 2024, mesmo com a Faixa Azul e outras medidas importantes de segurança adotadas pela Prefeitura.
Operação
Na Zona Norte, foram apreendidas 8 motocicletas. Os agentes realizaram a ação na altura do número 3.000 da Avenida Braz Leme, onde eram verificadas motocicletas que levavam pessoas na garupa. No período da manhã, foram 6 apreensões, sendo que 4 delas foram de motocicletas que faziam viagens com origem e destino dentro da cidade de São Paulo e duas iniciadas fora da cidade, nos municípios de Osasco e Santana do Parnaíba, com destino à Zona Norte.
No período da tarde, uma das motocicletas realizava transporte de passageiro remunerado por aplicativo 99 entre dois bairros da Zona Norte (Vila Ester e Jardim Japão), enquanto a outra viagem irregular flagrada havia partido do Jardim Elisa Maria com destino à Penha, na Zona Leste, com uma corrida no valor de R$ 33.
Na Zona Sul, as ações dos agentes do DTP e GCM foram feitas na Avenida João Dias. Das 6 motocicletas apreendidas por realizar transporte irregular de passageiro, 3 foram flagradas no período da manhã.
Em um dos casos, o serviço ilegal era prestado mesmo com o motociclista carregando uma enorme mochila para entrega de comida e a moto sendo equipada com um pequeno baú. A viagem havia sido iniciada no município de Embu e tinha o bairro de Santo Amaro como destino. Uma outra apreensão da região também teve a viagem iniciada fora da cidade de São Paulo, no município de Osasco, com destino ao Largo 13 de Maio, em Santo Amaro.
No período da tarde, foram mais 3 apreensões, de motocicletas que realizavam o transporte pelo aplicativo 99, duas delas com origem e destino na própria Zona Sul: Santo Amaro - Jardim Umarizal e Santo Amaro - Jardim São Luiz. A outra corrida era entre a Avenida João Dias e a Avenida Giovanni Gronchi.
Na Zona Leste, a operação realizada na Avenida Águia de Haia foi finalizada com quatro motocicletas que realizavam o transporte clandestino de passageiros apreendidas. Duas das apreensões ocorreram no período da manhã e duas à tarde. Na Zona Oeste, na Avenida Doutor Gastão Vidigal, não foi constatada nenhuma motocicleta realizando transporte irregular.
Informações: Prefeitura de SP
0 comentários:
Postar um comentário