A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), dará início nesta segunda-feira (20) às intervenções viárias na Av. Alcântara Machado, na Zona Leste da cidade. As ações são necessárias para o avanço das obras do BRT Radial Leste.
Os trabalhos estão localizados entre as ruas da Figueira e Wandenkolk para que o novo corredor possa ser entregue em 2026.
Desvios no trânsito
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai monitorar o trânsito nas imediações da Avenida Alcântara Machado, que será interditada parcialmente no sentido centro, entre as ruas Wandenkolk e da Figueira, na Mooca, zona central da cidade, a partir de segunda-feira (20), para mais uma etapa das obras do BRT Radial Leste I
Interdições - Avenida Alcântara Machado, sentido centro, duas faixas da esquerda, entre as ruas Wandenkolk e da Figueira.
Alternativas - O fluxo de trânsito será canalizado para as faixas da direita.
A Engenharia de Tráfego da CET vai monitorar a interdição e orientar o trânsito na região, visando manter as condições de fluidez e preservar a segurança dos usuários da via.
Parada de ônibus provisória
A partir de segunda-feira (20), o ponto de parada localizado na Avenida Alcântara Machado n.º 35 - lateral, próximo à Rua da Figueira, com atendimento à esquerda, será remanejado temporariamente para a mesma via, no nº 91- lateral, com atendimento à direita, no Brás, região central da cidade, devido ao início das obras do BRT Radial Leste – Fase I. As linhas de ônibus que trafegam pela região não terão seus itinerários alterados.
Novo BRT Radial Leste
O novo corredor de ônibus se estenderá do Parque Dom Pedro II, na região central, até a Estação Penha do Metrô, na Rua Professor Miguel Russiano, Zona Leste da Capital. A expectativa é que até 400 mil passageiros utilizem o BRT todos os dias, reduzindo o tempo de viagem entre o centro e a Zona Leste em até 50%.
Com um investimento de R$ 385,9 milhões e 9,8 km de extensão, a nova via exclusiva para ônibus permitirá mais agilidade nos trajetos, além de ampliar a capacidade de usuários transportados.
O novo corredor terá faixas exclusivas à esquerda em pavimento rígido, mais durável e adequado para o tráfego pesado de ônibus. Serão implantadas faixas de ultrapassagem nas paradas, passeios acessíveis, melhorias no sistema de iluminação, paisagismo e semáforos inteligentes, que aumentarão a velocidade operacional. Para melhorar a segurança e a estética urbana, as redes de energia elétrica e de telecomunicações serão enterradas.
Ao longo de toda a extensão do BRT será implantada uma ciclovia equipada com totens de segurança. Esses totens terão botões de alarme, câmeras de vídeo e um sistema de comunicação direta com as estações e a Central de Controle, permitindo acionamento imediato em caso de emergência. Além disso, haverá a implantação da faixa azul, garantindo maior segurança para motociclistas que utilizam as vias da região.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
0 comentários:
Postar um comentário