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Prefeitura de Montes Claros renova frota com 13 novos ônibus

segunda-feira, 9 de dezembro de 2024

A Prefeitura de Montes Claros deu um importante passo para melhorar a mobilidade urbana da cidade. Com um investimento de R$ 9,75 milhões em recursos próprios, foram adquiridos 13 novos e modernos ônibus que serão incorporados à frota do Consórcio Mocbus, responsável pelo transporte coletivo local. 

A entrega oficial dos veículos será realizada no próximo dia 12, às 11h, em frente à Prefeitura Central, na avenida Cula Mangabeira. Após a solenidade, os ônibus serão integrados ao serviço, oferecendo mais conforto e segurança aos usuários. 

Cada veículo custou R$ 750 mil e foi projetado para atender as necessidades da população, sendo uma iniciativa estratégica para aprimorar o transporte coletivo e evitar reajustes tarifários. Além disso, a renovação da frota permitirá a retomada do passe-livre para estudantes que anteriormente tinham direito ao meio-passe, ampliando o acesso à educação e à mobilidade urbana. 

Com esta ação, a Prefeitura reafirma seu compromisso com a qualidade de vida da população de Montes Claros, oferecendo um transporte público mais eficiente e acessível. A iniciativa é uma resposta às demandas da comunidade e reforça o papel do município como promotor de melhorias significativas para a cidade. 

Informações: Rede Gazeta

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Marabá recebe novo Terminal de Integração com frota de ônibus velhos

A chegada de oito ônibus usados em Marabá tem gerado indignação entre os passageiros, especialmente considerando a inauguração do primeiro terminal de integração da cidade, marcada para amanhã, dia 6 de dezembro. Os veículos, que vêm de cidades como Brasília, Goiânia e Anápolis, são modelos Caio Apache VIP 2, que já estão desgastados após anos de operação em outros locais.

A prática de transferir ônibus antigos de capitais para cidades do interior, embora comum, tem sido vista como uma afronta pelos marabaenses. A população, que enfrenta um sistema de transporte precário, agora se vê com veículos que já cumpriram suas funções em outras regiões. Para muitos, isso é uma clara demonstração de que Marabá recebe o que sobrou de outras localidades, em vez de um investimento sério em transporte público de qualidade.

“É um desrespeito! Pagamos a mesma tarifa e recebemos ônibus velhos que já rodaram em outros lugares. O mínimo que a gente espera é um transporte melhor, que atenda nossas necessidades”, desabafou uma passageira.

Apesar das tentativas das empresas em manter os veículos em condições mínimas de operação, a insatisfação persiste. Com o crescimento da cidade e o aumento da demanda por transporte público, muitos acreditam que Marabá merece um sistema mais moderno, com ônibus novos e confortáveis, que atendam realmente à sua população.

A inauguração do terminal de integração, embora vista como um avanço, não apaga as críticas em relação à frota que será utilizada. A cidade precisa de soluções urgentes para seu transporte público, e a chegada desses ônibus usados tem gerado um clima de desconfiança sobre as reais intenções por trás dessa renovação da frota.

Informações: Portal Cidade Atual

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Prefeitura lança aplicativo ‘Sou Estudante Manaus’ para facilitar o acesso dos estudantes a serviços de transporte público

Com intuito de proporcionar uma nova experiência tecnológica – com serviços e funcionalidades -, a estudantes e gestores de escolas da capital, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), em parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amazonas (Sinetram), lançou, na manhã desta terça-feira, 3/12, o aplicativo “Sou Estudante Manaus”. A cerimônia de lançamento foi realizada na escola municipal Vicente de Paula, no bairro Japiinlândia, zona Sul da cidade.

A nova ferramenta possibilita identificar se o aluno possui o cartão PassaFácil Estudantil e, em caso negativo, permite a solicitação gratuitamente, com a opção de retirada em terminais ou entrega em casa, com taxa de envio. Além disso, o aplicativo facilita a emissão da primeira e segunda via online. O aplicativo já pode ser baixado direto nos celulares com sistema Android e, em breve, estará disponível para IOS.

De acordo com o diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins, a ferramenta torna o transporte público mais conectado ao alunos e pais. “Estamos oferecendo agora, para a população, o aplicativo ‘Sou Estudante Manaus’. Esse é um aplicativo pelo qual cada estudante vai poder controlar, saber quanto ele tem de passagem, solicitar a gratuidade, os pais vão poder fazer o controle e você vai poder fazer toda solicitação, compra, tudo pelo aplicativo sem precisar sair de casa, sem precisar ir ao Sinetram. Então, ele facilita a vida das pessoas, dos estudantes, dos alunos, facilita a vida dos pais para fazer um controle mais efetivo. É a Prefeitura de Manaus avançando para que você tenha um dia a dia melhor”, enfatizou Paulo Henrique.

Praticamente todo o atendimento para estudantes poderá ser feito pelo aplicativo “Sou Estudante Manaus” e o deslocamento a locais de atendimento não será mais necessário.

Um alerta importante é que as escolas, cursos livres e faculdades terão que fazer o recadastramento para garantir o direito dos estudantes a meia-passagem. As escolas devem fazer o cadastro no novo sistema pelo site: http://souestudante.sinetram.com.br. Para fazer o cadastramento, é necessário seguir estes passos: administrativo/esqueci a senha/entrar com o CNPJ da instituição e realizar a atualização do cadastro.

A secretária municipal de Educação, Dulce Almeida, destacou o trabalho conjunto das pastas em benefício da população. “Isso é extremamente importante e só corrobora com aquela fala do nosso prefeito David, que a prefeitura toda trabalha para o bem comum da nossa sociedade manauara. Então, os amigos do IMMU pensaram nesse aplicativo que vai dar mais segurança para as crianças e para as suas famílias também que vão poder acompanhar. É fantástico”, destacou a secretária.

No caso das escolas da rede pública municipal e estadual, o cadastro dos alunos no sistema do Sinetram já é feito de forma automática, o que garante aos alunos o direito ao passe-livre para os estudantes que moram a mais de um quilômetro da escola, e meia-passagem para os demais.

Sempre ligados a novas tecnologias o aplicativo foi sucesso entre os alunos. É o caso da estudante Samantha Esquerdo, 14 anos, que aprovou a novidade. “Eu adorei o aplicativo ‘Sou Estudante Manaus’! Ele irá facilitar muito a minha vida. Agora eu consigo consultar meus créditos e acompanhar o saldo do meu cartão estudantil de um jeito super-rápido e prático. É muito bom para a gente que depende do transporte público. Está aprovado!”, elogiou.

Serviços

Outro destaque é a funcionalidade, que permite aos pais ou responsáveis gerir os cadastros de estudantes. O aplicativo também oferece a conveniência de solicitar mensalmente os créditos de gratuidade para alunos das redes públicas de ensino e a meia-passagem para estudantes de escolas privadas, eliminando a necessidade de deslocamento aos postos do Sinetram, exceto em casos específicos, como bloqueios por biometria.

Ao entrar com o login e senha, o estudante terá acesso à página do Perfil completo onde, pelo aplicativo, será possível o estudante visualizar todas as suas informações, fazer atualização de fotos e dados. Por meio do aplicativo também será possível solicitar mensalmente os créditos da gratuidade de alunos das redes municipal e estadual de ensino.

O aplicativo “Sou Estudante Manaus” também terá a opção de compra de crédito de meia-passagem estudantil para estudantes de escolas privadas, universidades e cursos livres.

Informações: Prefeitura de Manaus

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Em Ponta Grossa, Pagamento do ônibus coletivo muda em janeiro

A Prefeitura de Ponta Grossa, por meio do Departamento de Transportes, da Secretaria Municipal de Planejamento e Infraestrutura, informa que a partir de 1º de janeiro o transporte coletivo não aceitará mais dinheiro em espécie na cobrança da tarifa. Serão aceitas as funções de cartões de crédito e débito por aproximação. As modalidades existentes do cartão de Vale-Transporte e Vale Estudante continuam em funcionamento. Somente nos terminais o usuário do serviço ainda poderá pagar em dinheiro.

A prefeita Elizabeth Schmidt destaca que Ponta Grossa vive um momento de transformação do transporte coletivo. Segundo ela, as mudanças são parte de um plano maior de modernização do serviço, que auxiliará ainda na segurança da população que usa o sistema.

“A partir do momento que disponibilizamos as funções de crédito e débito, temos a certeza de que a utilização de dinheiro em espécie se torna obsoleta. Em virtude disso, por enquanto, o dinheiro em espécie só será aceito nas catracas dos terminais. O usuário que não tiver a possibilidade de utilizar estas ferramentas poderá adquirir, sem custo algum, um cartão do transporte coletivo e colocar créditos, fazendo assim o pagamento em dinheiro, crédito, débito e PIX, se entender necessário”, explica a prefeita.

Mais informações sobre o transporte coletivo em Ponta Grossa

O secretário municipal de Planejamento e Infraestrutura, Luiz Henrique Honesko, explica que no mês de outubro, considerando um universo de mais de dois milhões de utilizações do serviço, 51,27% do pagamento vem do Vale-Transporte; 13,82% de isentos; 12,32% de passe livre; 3,94% de meia-passagem para estudantes; 1,1% de integração entre terminais PLRs e 17,55% do dinheiro.

“Entendemos que grande parte dos usuários que ainda utilizam dinheiro fazem isso porque, até o momento, não estavam disponíveis as funções de débito e crédito. Em virtude disso, acreditamos que esta porcentagem irá diminuir significativamente, tornando totalmente viável essa migração para o pagamento somente eletrônico”, finaliza Honesko.

Informações: Correio dos Campos

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EMTU moderniza linhas com 38 novos ônibus 0km para a Região Metropolitana de São Paulo

As linhas gerenciadas pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo) na Região Metropolitana de São Paulo receberam 38 novos ônibus 0km mais modernos e confortáveis para atender mais de 21 mil passageiros que utilizam os serviços contemplados.

Ao menos 11 linhas metropolitanas serão beneficiadas, modernizando a frota do atendimento a Guarulhos, Franco da Rocha, Cajamar, Francisco Morato, Santana de Parnaíba, Barueri, Cotia, Osasco e São Paulo.

A renovação da frota foi feita pelas empresas Serveng Transportes (5 veículos) e TipBus (10 veículos) - do Consórcio Internorte -, e Caieiras (5 veículos), Urubupungá (15 veículos), ETT Carapicuíba (3 veículos) - do Consórcio Anhanguera.
Todos os novos ônibus, já cadastrados e inspecionados pela EMTU, são equipados com ar-condicionado, plataformas elevatórias de acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, suspensão pneumática e entrada USB para carregamento de celular e dispositivos móveis. Além disso, possuem motor Euro 6 a diesel, tecnologia mais moderna e limpa, com menor emissão de poluentes.

Para a região de Guarulhos, a empresa Serveng Transportes modernizou a frota do Serviço Airport Bus Service, linhas que atendem o Aeroporto Internacional de São Paulo. Serão ao todo cinco novos veículos, sendo três rodoviários, um micro-ônibus e um urbano. Além de ar-condicionado, os rodoviários são equipados com bancos estofados e reclináveis, banheiro, wifi e entrada USB nas poltronas, oferecendo o máximo conforto aos usuários.

Com as inclusões, as linhas gerenciadas pela EMTU nas cinco regiões metropolitanas onde atua já somam 712 novos veículos zero km recebidos desde janeiro de 2023. Somente em 2024, já foram 365 novos veículos.

Confira abaixo as linhas beneficiadas a modernização da frota:

472 - Guarulhos (Aeroporto Internacional de São Paulo)/São Paulo (Terminal Rodoviário Barra Funda) 
257 - Guarulhos (Aeroporto Internacional de São Paulo)/ São Paulo (Metrô Tatuapé) 
258 - Guarulhos (Aeroporto Internacional de São Paulo)/ São Paulo (Aeroporto de Congonhas) 
472EX1 - Guarulhos (Aeroporto Internacional de São Paulo)/ São Paulo (Terminal Rodoviário Tiete) 
426 - Franco da Rocha (Centro)/ Cajamar (Polvilho)
852 - Francisco Morato (Centro)/ Santana de Parnaíba (Terminal Rodoviário da Fazendinha) 
080 - Osasco (Jardim Bonança)/ São Paulo (Pinheiros)
138 - Osasco (Munhoz Junior)/ São Paulo (Metrô Vila Madalena)
228 - Barueri (Alphaville 3 / Bradesco)/ São Paulo (Lapa)
439 - Barueri (Alphaville)/ Sao Paulo (Pirituba) 
260 - Barueri (Alphaville)/ Cotia (Km 30 Rodovia Raposo Tavares)

Informações: EMTU

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Governo de Minas entrega primeiro lote de 66 novos ônibus com ar-condicionado e câmeras de segurança

O Governo de Minas entregou, nesta quinta-feira (5/12), 66 novos ônibus para o sistema de transporte público da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), em cerimônia no Terminal São Benedito, em Santa Luzia, que contou com a presença do governador Romeu Zema.

Outros 784 veículos novos serão entregues até o final de 2025, renovando cerca de 33% da frota total e melhorando a qualidade do serviço para a população. “Para mim, é uma felicidade muito grande estar aqui neste momento, que é o pontapé inicial na substituição de 850 ônibus metropolitanos”, disse o governador de Minas, que destacou ainda as melhorias que a população deve observar.
 
"São veículos mais confortáveis, ágeis e seguros que vão propiciar uma melhora no transporte coletivo da região metropolitana. Por isso, eu quero agradecer ao empenho de todos os órgãos que fizeram parte dessa entrega", afirmou Romeu Zema.

Essa aquisição dos novos ônibus faz parte do acordo assinado, em setembro de 2024, junto ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e ao Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCE-MG), sob intermediação da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), da Controladoria-Geral do Estado (CGE-MG) e da Advocacia-Geral do Estado (AGE-MG).

Para a compra de 600 novos veículos estão sendo destinados, integralmente, R$ 382 milhões, a título de indenização para reequilibrar os contratos de transporte coletivo em função dos impactos causados pela pandemia. Além disso, as concessionárias que operam o transporte público da RMBH assumiram o compromisso de adquirir, com recursos próprios, mais 250 ônibus em 2025.

Renovação

Até o fim do próximo ano, com a entrada dos novos veículos, haverá redução da idade média da frota de 2,4 mil ônibus, passando dos atuais 11 anos para seis anos. Os critérios para a alocação dos ônibus novos, entre as 640 linhas do transporte público da RMBH, foram estabelecidos em comum acordo com os consórcios e a Seinfra, respeitando proporção entre as sete Redes Integradas de Transporte que compõem o Sistema Metropolitano.

O secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno, ressaltou a melhoria na qualidade das viagens oferecidas aos usuários do transporte coletivo com os novos veículos nas ruas.

"Com essa entrega, nós vamos reduzir a idade média da frota que são 11 anos para seis. Estar aqui entregando esses novos ônibus é uma realização para nós do Governo de Minas", explicou o secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno.

Nesse primeiro lote, serão 38 novos ônibus direcionados para a região de Santa Luzia, Ribeirão das Neves, Taquaraçu de Minas e Jaboticatubas, outros 11 veículos para linhas que atendem à região de Contagem e 17 ônibus para linhas das regiões de Mateus Leme, Azurita, Juatuba e Betim.

A distribuição levou em consideração a idade dos veículos que serão substituídos, quantidade de reclamações e volume de passageiros transportados.

Impacto

O processo de renovação da frota foi diretamente impactado pela diminuição do número de passageiros durante a pandemia de covid-19, o que também elevou significativamente o custo da operação.

Antes da pandemia, o transporte coletivo da Região Metropolitana de Belo Horizonte transportava uma média de 850 mil passageiros por dia. Atualmente, a média de passageiros transportados por dia é de 570 mil.

Informações: Governo de Minas Gerais

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Ônibus é pior opção para chegar ao trabalho e carro ganha até do metrô em SP

Trânsito congestionado, poluição, gastos com combustível, seguro e manutenção. Muitos são os motivos para trocar o carro pelo transporte público em São Paulo, mas o que se vê na prática é uma frota crescente de automóveis nas ruas da cidade.

A resposta para o paradoxo é dada por uma pesquisa que traduz em números o que moradores de áreas afastadas do centro percebem no dia a dia: é mais rápido chegar à maior parte dos postos de trabalho se o trajeto for feito de carro.

Elaborado pelo Instituto Cidades Responsivas, o Indicador de Mobilidade Urbana aponta que o carro permite ao paulistano acessar quatro vezes mais postos de trabalho em um tempo de deslocamento de até 45 minutos em comparação ao transporte público, considerando ônibus e metrô.

Transformando isso em um índice, o automóvel tem uma nota 1,03, sendo que 1 representa a existência de vagas de emprego em quantidade similar à de residências. Já o indicador do transporte público é de 0,23.

O automóvel ainda alcança sete vezes mais empregos no mesmo intervalo quando o trajeto considera áreas em que o ônibus é a única opção de transporte público. Ou seja, neste caso, o indicador do ônibus é de 0,14. É o segundo pior do Brasil entre as capitais avaliadas, perdendo apenas para o Rio de Janeiro, cujo índice é de 0,13.

A eficiência média do carro cai quando comparada ao metrô de São Paulo, que tem indicador de mobilidade de 0,41. Mesmo assim, o veículo individual ainda alcança duas vezes mais empregos do que se o percurso fosse realizado pelos trilhos.

O estudo contabiliza os postos de trabalho acessíveis em deslocamentos de até 45 minutos a partir de residências localizadas em São Paulo e em outras sete capitais brasileiras.

Para chegar aos índices, pesquisadores cruzaram dados do Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos, do IBGE, e da Rais (Relatório Anual de Informações Sociais), do Ministério do Trabalho. O estudo não considera empregos informais.

O tempo dos deslocamentos realizados entre 6h30 e 8h em dias úteis foi obtido a partir de simulações feitas nas plataformas Mapbox, para os realizados com automóveis, e de rotas do Google, para o transporte público.

A explicação para tamanha vantagem do automóvel está no histórico do planejamento urbano da cidade, especialmente pela construção das marginais dos rios Tietê e Pinheiros, segundo os responsáveis pela pesquisa.

Cortando a capital de leste a oeste e de oeste a sul, esses eixos rodoviários tornam significativamente mais postos de trabalho acessíveis em intervalos mais curtos para quem mora longe do centro expandido, segundo Guilherme Dalcin, cientista de dados do Instituto Cidades Responsivas.

Desenvolvida para privilegiar o transporte individual, a malha viária de São Paulo possibilita não somente alcançar de carro mais áreas distantes em até 45 minutos dentro da cidade, mas também destinos em municípios vizinhos.

Também joga a favor do automóvel a concentração de empregos em poucas áreas da cidade em contraposição à maior presença de moradias nas periferias, segundo a diretora do Cidades Responsivas, Luciana Fonseca. “Há lugares com mais empregos e com o carro você vai direto para eles”, comenta.

São exemplos disso as regiões das avenidas Brigadeiro Faria Lima e Engenheiro Luiz Carlos Berrini. Localizadas no eixo da marginal do rio Pinheiros, entre as zonas oeste e sul da capital, as vias são dois grandes polos geradores de empregos, mas possuem baixa oferta de metrô.

O crescente número de carros chegando às ruas de São Paulo anualmente, enquanto a frota de ônibus vem caindo, reflete a percepção da população quanto à baixa eficiência dos meios coletivos.

Em 2010, a frota de ônibus da capital era de 15.003. Esse número vem diminuindo ano a ano e, em 2023, chegou a 13.300, segundo dados da São Paulo Transportes compilados pela Secretaria Municipal de Urbanismo.

Existem menos ônibus porque o número de passageiros também é menor. Os embarques diários caíram de 10 milhões para 7,3 milhões, segundo a prefeitura.

No mesmo intervalo, a quantidade de automóveis subiu de 5 milhões para 6,2 milhões, de acordo com números do Detran, também organizados pelo setor de urbanismo da prefeitura.

Se por um lado o uso do carro parece eficiente para o cidadão, por outro, a escolha é ruim para a eficiência da cidade.

Mudar essa lógica depende do planejamento urbano. Para Fonseca, São Paulo deu passos na direção certa ao aprovar, em 2014, e manter, em 2023, um Plano Diretor que estimula construções de residências e postos de trabalho próximos ao transporte público.

A pesquisadora ainda destaca que aproximar moradias do trabalho não é a única estratégia para tornar a cidade mais compacta. Ela defende a criação de postos de trabalho em áreas com grande concentração de moradias e revisões em intervalos mais curtos do planejamento urbano para correções mais certeiras do crescimento das cidades.

Nesse sentido, Fonseca diz ser positivo que o planejamento paulistano, refeito a cada 15 anos, conte com uma revisão intermediária. “Acho que é preciso ler a cidade em tempo real, e o Plano Diretor de São Paulo tem essa preocupação”, diz.

Sobre a eficiência do transporte coletivo paulistano, a gestão do prefeito Ricardo Nunes (MDB) diz ter melhorado o sistema com ônibus maiores e mais modernos, além de ter implantado 54 quilômetros de faixas exclusivas e ter inaugurado o transporte aquático na represa Billings.

A Secretaria dos Transportes Metropolitanos, subordinada ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirma ter quatro linhas de metrô e trem em obras que vão garantir 20 novas estações e mais 24,7 quilômetros de trilhos.

CLAYTON CASTELANI / Folhapress

Informações: Folha de São Paulo

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Bilhete de metrô para o Réveillon do Rio será digital, em QR Code

A venda de bilhetes especiais para a noite de Réveillon no Rio de Janeiro começará na próxima segunda-feira (9). A concessionária MetrôRio anunciou nesta quinta (5) que, na virada do ano, os bilhetes serão digitais e poderão ser comprados pelo aplicativo ou site da empresa. A partir das 19h do dia 31 até as 5h do dia 1º de janeiro, só poderá utilizar o metrô quem tiver os bilhetes digitais já comprados anteriormente. 

A venda especial de bilhetes para a noite de ano novo, quando a Praia de Copacabana recebe milhões de visitantes, é uma prática já consolidada no Rio de Janeiro para agilizar o embarque e reduzir as filas nas estações. A Operação Especial de Réveillon já ocorre há 25 anos, e o metrô é a principal forma de chegar à Praia de Copacabana pelas linhas 1, 2 e 4.

Nem mesmo os cartões unitários, pré-pago, Giro, Riocard Mais (Bilhete Único e Vale-Transporte) serão mais aceitos durante a operação especial. Nesse período, também não será possível embarcar pagando por aproximação.

QR Code
Os bilhetes digitais adotados neste ano terão formato de QR code, que os passageiros deverão mostrar para entrar nas estações nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro. Por conta da novidade, a MetrôRio também vai disponibilizar a possibilidade de venda presencial, do dia 9 a 24 de dezembro, em quatro estações do MetrôRio: Pavuna, Central do Brasil, Carioca e Jardim Oceânico, das 9h às 20h. Nessas bilheterias, o passageiro poderá comprar o QR Code impresso em papel.   

A partir de 25 de dezembro, só será possível comprar os bilhetes digitais pelo aplicativo ou site, e a venda digital será encerrada às 18h do dia 31 ou antes, caso as passagens se esgotem. 

Pessoas com deficiência (PCD), menores de seis anos acompanhados de um adulto com cartão válido de gratuidade ou bilhete digital, e maiores de 65 anos devem apresentar um documento oficial comprobatório nas catracas para embarque nas estações durante a Operação Especial de Réveillon. 

A passagem do metrô do Rio de Janeiro custa R$ 7,50, e o preço do bilhete digital será o mesmo dos dias comuns. Ida e volta, portanto, custarão R$ 15.

Cada cliente poderá comprar até 10 unidades por transação, tanto na venda digital quanto nas bilheterias. Os bilhetes especiais serão válidos apenas durante a noite de Réveillon, sem a possibilidade de reembolso ou uso posterior.   

Horários
No caso da ida para Copacabana, os clientes devem definir uma faixa de horário em que irão embarcar já no momento da compra dos bilhetes digitais. Estarão disponíveis cinco opções: 19h às 20h; 20h às 21h; 21h às 22h; 22h às 23h; e 23h à meia-noite. 

Já na volta, o embarque acontece sem horário fixo, com a utilização do bilhete digital, válido da meia-noite até as 5h do dia 1º de janeiro. 

Tanto na ida quanto na volta, a concessionária recomenda que os passageiros deem preferência à estação Siqueira Campos/Copacabana.  

A partir de meia-noite, só estarão disponíveis para embarque as estações Cardeal Arcoverde/Copacabana, Siqueira Campos/Copacabana, Cantagalo/Copacabana, General Osório/Ipanema e Jardim Oceânico/Barra da Tijuca. 

Informações: Agência Brasil EBC

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