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Passagem de ônibus será mantida em R$ 4,30 na Grande Goiânia

segunda-feira, 8 de janeiro de 2024

A tarifa do transporte coletivo será mantida em R$ 4,30 neste ano na Grande Goiânia. Neste modelo de bilhetagem, a prefeitura paga 41,2% da diferença entre o valor pago e o valor real da passagem. O colgelamento do valor foi aprovado pela Câmara Municipal na última semana. 
 

Além disso, a Prefeitura de Goiânia irá manter o programa Passe Livre do Trabalhador, que permite que os funcionários de empresas cadastradas realizem até oito viagens diárias no mês inteiro, inclusive em finais de semana e feriados, pelo valor único de R$ 180 por mês, por funcionário. De acordo com a Companhia Metropolitana do Transporte Coletivo (CMTC), esse valor representa desconto de 20% para as empresas. Já são 55,4 mil trabalhadores cadastrados. 
 
Outro benefício que será mantido será o Cartão Família, criado para que até cinco membros de uma mesma família possam usufruir do transporte coletivo aos finais de semana e feriados. E, a cada viagem, é cobrado apenas o valor de uma passagem, R$ 4,30, em um único cartão principal. Os demais membros embarcam de graça até quatro vezes no mesmo dia. A adesão é feita pelo site Sitpass.
 
Desde dezembro de 2021, quem embarca nos ônibus na Capital e Região Metropolitana pode realizar o pagamento da passagem por aproximação de crédito e débito. Também é possível comprar as passagens pelo WhatsApp, PIX e QR Code embarcado. Os ônibus foram equipados com biometria facial, destinada aos idosos, pessoas com deficiência e estudantes beneficiados com gratuidade, que têm o embarque liberado imediatamente.
 
Terminais
Em julho de 2022, com investimentos de R$19,5 milhões, o prefeito Rogério inaugurou o novo Terminal Isidória. Também foram inaugurados nesta gestão o Terminal de Integração Rodoviária Paulo Garcia e o Terminal de Integração Hailé Pinheiro, na Avenida Goiás Norte. 

Informações: A Redação

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Ônibus elétrico da Higer chega a Cuiabá para testes

sexta-feira, 5 de janeiro de 2024

A TEVX Higer inicia um período de testes em Cuiabá com o ônibus elétrico Azure A12BR a convite da MTU e da Prefeitura da cidade. O veículo fará a operação nas linhas 711, 609, 508, 410, 313 e 10 e será testado pelos operadores Caribus, Integração, Rápido Cuiabá e VPAR.

Tecnologia internacional – O mesmo modelo que chega a Cuiabá foi recentemente utilizado na COP 28 em Dubai, recebendo elogios pelo seu sistema de ar-condicionado ecológico, sem dutos e com saídas de ar individuais nas laterais, que oferece um ambiente uniformemente climatizado no interior do veículo em qualquer estação do ano, comodidade que que é complementada por vidros com tratamento UV e isolamento térmico nas paredes do veículo. 

“Esse é um modelo padrão para uso urbano que além de promover um transporte ambientalmente responsável, ter excelente performance e custo operacional, tem como prioridade o conforto total dos passageiros desde o primeiro passo ao embarcar no veículo. Queremos proporcionar a população de Cuiabá a mesma experiência em qualidade, conforto e tecnologia, que outras cidades brasileiras já testaram e aprovaram, inclusive em regiões de extremo calor” explica Adriana Taqueti, gerente de vendas e marketing da TEVX Higer, marca que está presente em 138 países, com mais de 9000 unidades vendidas.

A linha Azure ainda conta ainda com piso baixo total e um exclusivo sistema de “ajoelhamento” de suspensão que proporciona maior segurança, conforto e facilidade no embarque e desembarque de passageiros. Facilidade que é ampliada pelos corredores largos e rampa de acesso na porta central, fundamentais para os passageiros com mobilidade reduzida.

Luzes coloridas de LED trazem o benefício da cromoterapia aos passageiros, wi-fi e carregadores USB posicionados nas laterais para quem viaja sentado e nos balaústres para quem circula em pé são alguns dos benefícios que os passageiros podem aproveitar em seus trajetos. 

O veículo elétrico operará na cidade durante 30 dias, nesta primeira fase, oferecendo viagens normais em dias úteis, sábados e domingos. Todos os motoristas e operadores envolvidos receberam um treinamento ministrado pelos instrutores da fabricante com foco na direção defensiva e inteligente para maximizar a performance do veículo, como o sistema de freios regenerativos que podem aumentar a autonomia em até 30%, incrementando a disponibilidade do veículo e reduzindo o custo da operação.

Informações: Informações a imprensa

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Transporte coletivo no Recife a beira do caos devido a falta de investimentos

quinta-feira, 4 de janeiro de 2024

Não é novidade que o sistema de transporte coletivo da Região Metropolitana do Recife vem passando por uma das maiores crises que já se ouviu no sistema. Os problemas são os mais diversos possíveis que vai desde o sucateamento da frota, retirada de 200 ônibus, falta de investimentos e a falta da licitação do sistema junto às empresas emperrada desde 2014.  

Hoje o sistema de transporte público que tem o Governo do Estado como gestor está sem nenhum amparo legal, ou seja, a qualquer momento é possível que haja uma diminuição drástica de frota, visto que, não existe nenhuma lei ou medida que venham assegurar a oferta dos ônibus que atendem a população em detrimento ao fim da lei de remuneração 17.878/22 que teve sua data final dia 31 de dezembro de 2023.

Tá faltando do Governo do Estado uma política pública mais transparente e convincente junto aos usuários, o que na verdade não tem, pois o mais grave está acontecendo visto que as empresas de ônibus estão operando sem nenhuma garantia, ou seja, não tem neste momento nenhum documento ou medida política através de uma lei que assegure a remuneração das empresas e essa situação é preocupante porque não havendo tais medidas, não existe garantias para ofertar a população uma quantidade de ônibus mínima por parte das empresas permissionárias, estima se que a retirada pode chegar a 300 ônibus se nada for feito.

Essa situação já vem se arrastando desde que o novo Governo assumiu e até agora não houve nenhuma medida plausível para melhorar de fato a vida dos usuários. O fato é que vermos hoje um sistema sem renovação da frota gerando sucateamento da mesma e consequentemente a perda de qualidade.

Segundo informações dos técnicos, caso não ajuste os repasses de imediato ainda neste mês de janeiro, o Governo do Estado ficará entre aumentar a tarifa consideravelmente, pois tal repasses subsidiados apenas atenuam o real preço da chamada tarifa técnica que fica em torno dos R$ 7 reais, ou uma combinação junto as empresas visando diminuir drasticamente o número de ônibus já somados com os mais de 200 retirados ano passado pelo atual governo.

No mais, é esperar qual será a posição do governo nos próximos dias.

Blog Meu Transporte

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Justiça suspende aumento na tarifa dos ônibus da Região Metropolitana de BH

A Justiça de Minas Gerais deferiu, nesta terça-feira (2), o pedido de liminar que suspende o aumento das passagens de ônibus na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Com a decisão, a tarifa volta a R$ 7,20 a partir desta quarta-feira (3). Passageiros pagam R$ 7,70 desde 29 de dezembro.

A decisão, que atendeu ao pedido de deputados estaduais, federais e de vereadores da capital, é assinada pelo juiz Henrique Mendonça Schvartzman. Nela, o magistrado argumenta que o aumento não é válido, uma vez que a “tarifa do serviço de transporte coletivo deve ser revista com periodicidade mínima anual”.

Na decisão, Schvartzman também entende que o valor não condiz “com a inflação do período ou com a variação de preços dos insumos utilizados”.

Um dia após o Natal, o Governo de Minas anunciou o aumento das tarifas do sistema de transporte coletivo da Região Metropolitana da capital, que atende aos 34 municípios da RMBH.

Na época, o Estado informou que o aumento está previsto em um contrato que determina a revisão anual dos valores. A Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) recebeu das empresas que operam o sistema o pedido de reajuste de 29,13%. No entanto, o aumento autorizado foi de 7,15%.

Informações: Hoje em Dia


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Passagem intermunicipal na Região Metropolitana de Porto Alegre fica mais cara

As passagens dos ônibus que circulam entre os municípios da região metropolitana de Porto Alegre estão mais caras desde a madrugada desta quarta-feira (3). Entrou em vigor um reajuste de 5,6% na tarifa das 22 empresas que circulam em 34 municípios. A medida vale apenas para coletivos da modalidade comum. Outras categorias, como executiva e semidireto, permanecem com o mesmo valor.

O preço das passagens varia conforme empresa e linha. Um bilhete da principal linha da empresa Viamão, por exemplo, custava R$ 6,50. Com o reajuste passa a ser de R$ 6,85 — alta de R$ 0,35.

O aumento ocorre cinco meses após o último reajuste, de 6%, do transporte comum. Segundo a Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan), ligada ao governo do Estado e responsável por determinar o preço das passagens, trata-se de uma correção de cerca de 12% dividida em duas parcelas, especificamente para o transporte comum, que abrange em torno de 80% dos 220 mil passageiros diários. Nas demais modalidades, o aumento de 24% foi feito em parcela única em agosto.

A medida faz parte de um acordo feito com as empresas, já que não houve correção no preço da passagem durante a pandemia. Com isso, em 2022, o governo estadual calculou a necessidade de um reajuste de 20,74%. Para evitar um repasse ainda maior para os usuários, foi aplicado um subsídio de R$ 80 milhões no sistema de transporte, sendo R$ 42 milhões em recursos estaduais e R$ 38 milhões do governo federal.

O índice vale somente para o transporte metropolitano, ônibus que circulam entre municípios, não considerando a circulação interna em cada cidade.

Informações: gauchazh


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Etufor transfere 27 linhas de ônibus para novo terminal provisório do Papicu

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) transfere os pontos de embarque de 27 linhas de ônibus para o novo terminal provisório do Papicu a partir desta segunda-feira (08/01) (ver relação abaixo). A nova plataforma do terminal está localizada ao lado do terminal antigo, próximo ao mercado de atacado Sam’s Club. O Terminal Papicu é um dos mais movimentados da cidade, com cerca de 160 mil passageiros/dia.

As linhas passam a operar distribuídas somente em duas plataformas, sem prejuízo à operação do terminal. A mudança acontece para viabilizar as obras de construção da nova Estação Papicu da Linha Leste do Metrofor, que devem iniciar no próximo dia 08 de janeiro. A plataforma provisória conta com banheiros públicos, sala de descanso dos operadores e 35 vagas de estacionamento dos ônibus.

A entrada de pedestres, ou seja, a bilheteria, continua funcionando normalmente somente pela Rua Pereira de Miranda. Com a nova distribuição das linhas, o acesso dos ônibus será realizado pela Rua Pereira de Miranda (entrada e saída da plataforma A), Av. Jangadeiro (entrada e saída da plataforma improvisada) e Av. Engenheiro Santana Júnior (entrada também da plataforma improvisada). Para interligar as duas plataformas, será construída uma passarela para pedestres na Rua Lauro Nogueira, que será interditada, sem fluxo de veículos, a partir da Av Engenheiro Santana Jr.

Sem custos à Prefeitura Municipal de Fortaleza, a nova plataforma foi construída pela Secretaria da Infraestrutura do Governo do Ceará (Seinfra) do Governo do Estado do Ceará com a finalidade de viabilizar os serviços de fundação, sondagem e instalação da mureta-guia da futura Estação Papicu da Linha Leste do Metrofor.

Linhas transferidas para nova Plataforma Papicu 

027 – SIQUEIRA / PAPICU / AEROPORTO
087 – EXPRESSO / SIQUEIRA / PAPICU
030 – SIQUEIRA / PAPICU / 13 DE MAIO
823 – BOM JARDIM / MONTESE / ALDEOTA
038 – PARANGABA / PAPICU
089 – EXPRESSO / PARANGABA / PAPICU
044 – PARANGABA / PAPICU / MONTESE
094 – EXPRESSO / PARANGABA / ALDEOTA
076 – CJ CEARÁ / ALDEOTA / PAPICU
096 – EXPRESSO / CJ CEARÁ / PAPICU
086 – BEZERRA DE MENEZES / SANTOS DUMONT
286 – EXPRESSO / ANTÔNIO BEZERRA / SANTOS DUMONT
092 - ANTÔNIO BEZERRA / PAPICU / PRAIA DE IRACEMA
016 – CUCA BARRA / PAPICU
810 – PRAIA DO FUTURO / PAPICU
813 – PRAIA DO FUTURO / PAPICU / ED
841 – HGF / PAPICU / RIOMAR
831 – CIDADE 2000 / HOSPITAL GERAL / ED
031 – AV. BORGES DE MELO / PAPICU I
042 – ANTONIO BEZERRA / FRANCISCO SÁ / PAPICU
045 – CJ CEARÁ / PAPICU / MONTESE
051 – GRANDE CIRCULAR I
069 – LAGOA / PAPICU / VIA EXPRESSA
680 – JOSÉ WALTER / PAPICU / CIDADE JARDIM
814- CASTELO ENCANTADO/PAPICU
901 – DOM LUIS / PAPICU / CENTRO
903 – VARJOTA / CENTRO
913 – SERVILUZ/ PAPICU

Informações: Etufor

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SPTrans desvia itinerários de linhas temporariamente na Avenida Itaquera, Zona Leste

A SPTrans informa que a partir de quinta-feira (4) 11 linhas terão desvios em seus itinerários devido à interferência viária na Av. Itaquera, entre a Rua Harry Dannemberg e a Av. Dr. Francisco Munhoz Filho, na Cidade Líder, Zona Leste da cidade.  


Confira as mudanças:  

407J/10 Jd. Soares - Metrô Tatuapé

Ida: normal até Av. Itaquera, R. Harry Dannenberg, Av. Afonso de Sampaio e Souza, R. Arcádia Paulistana, R. Inácio Bernardes, R. Elói Porteli, R. Francisco Jorge da Silva, Av. Dr. Francisco Munhoz Filho, Av. Itaquera, contorno, Av. Itaquera, Av. Líder, seguindo normal

Volta: normal até Av. Líder, Av. Dr. Francisco Munhoz Filho, R. Francisco Jorge da Silva, R. Inácio Bernardes, R. Arcádia Paulistana, R. Toledo Castellanos, R. Venâncio Lisboa, Av. Afonso de Sampaio e Souza, R. Harry Dannenberg, Av. Itaquera, prosseguindo normal.

4010/10 Jd. Nsa. Sra. Do Carmo - Term. Vl. Carrão

A linha deverá operar com ponto terminal na  Av. Itaquera, esquina com a  Rua Vale do Ipojuca

Ida:  Av. Itaquera, Av. Líder, acesso, R. Sebastião Miguel da Silva, R. Rafael da Silva e Sousa, Av. Maria Luiza Americano, R.Lopes de Medeiros, prosseguindo normal.

Volta: normal até a Av. Maria Luiza Americano, Av. Líder, retorno, Av. Itaquera.

N405/11 Term. Vl. Carrão - Metrô Itaquera

Ida: normal até Av. Líder, Av. Dr. Francisco Munhoz Filho, R. Francisco Jorge da Silva, R. Inácio Bernardes, R. Arcádia Paulistana, R. Toledo Castellanos, R. Venâncio Lisboa, Av. Afonso de Sampaio e Souza, R. Harry Dannenberg, Av. Itaquera, seguindo normal.

Volta: normal até Av. Itaquera, R. Harry Dannenberg, Av. Afonso de Sampaio e Souza, R. Arcádia Paulistana, R. Inácio Bernardes, R. Elói Porteli, R. Francisco Jorge da Silva, Av. Dr. Francisco Munhoz Filho, Av. Itaquera, contorno, Av. Itaquera, Av. Líder, seguindo normal.

4314/10 Inácio Monteiro - Term. Pq. D. Pedro II
4314/21 Inácio Monteiro - Term. Vl. Carrão
3020/10 Cohab José Bonifácio - Shop. Aricanduva
3722/10 Cohab José Bonífacio - Metrô Penha

Ida: normal até Av. Itaquera, R. Harry Dannenberg, Av. Afonso de Sampaio e Souza, R. Arcádia Paulistana, R. Inácio Bernardes, R. Elói Porteli, R. Francisco Jorge da Silva, Av. Dr. Francisco Munhoz Filho, Av. Itaquera, contorno, Av. Itaquera, Av. Líder, seguindo normal.

Volta normal até Av. Líder, Av. Dr. Francisco Munhoz Filho, R. Francisco Jorge da Silva, R. Inácio Bernardes, R. Arcádia Paulistana, R. Toledo Castellanos, R. Venâncio Lisboa, Av. Afonso de Sampaio e Souza, R. Harry Dannenberg, Av. Itaquera, seguindo normal.

Atenção

Aos sábados, devido à realização de feira livre na Av. Dr. Francisco Munhoz Filho, todas as linhas deverão trafegar nos dois sentidos pela Rua Antônio Maria Bessa, conforme segue:
Sentido Centro: normal até Av. Itaquera, R. Harry Dannenberg, Av. Afonso de Sampaio e Souza, R. Arcádia Paulistana, R. Inácio Bernardes, R. Elói Porteli, R. Francisco Jorge da Silva, Av. Dr. Francisco Munhoz Filho, Pça. Miguel Melo Alvim, Av. Líder, seguindo normal.

Os usuários do Corredor Itaquera, sentido Centro, aos sábados, entre a R. Harry Dannemberg e Av. Maria Luiza Americano poderão utilizar a linha 3734/10 Cid. Líder - Metrô Artur Alvim  que atende os pontos à direita e realizar a transferência para as linhas do Corredor, a partir da Parada Maria Luiza Americano.

Já no sentido bairro, nos dias úteis, sábados e domingos, os passageiros deverão desembarcar das linhas do corredor na Parada Maria Luiza Americano e realizar a transferência no ponto de parada à direita para a linha 3734-10.

Pontos desatendidos no sentido bairro                     

Opção
(Corredor Itaquera) 
Parada Francisco Munhoz Filho  /  Av. Líder, 1.724
Parada Miguel Melo Alvim  /  Av. Líder, 1.724

Informações: SPTrans

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Passe livre no transporte é adotado em 99 cidades brasileiras

quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

O Brasil inicia 2024 sem a cobrança da passagem do usuário no transporte coletivo público urbano em 99 municípios. Um salto no número de cidades com gratuidade da passagem foi dado em 2023, o ano com o maior avanço desta política no país, adotada por 35 cidades. Antes disso, o ano com mais adesões tinha sido 2021, com 15. Das 99, uma adotou entrou para a lista na segunda-feira, dia 1º de janeiro de 2024.

A relação diz respeito aos municípios que adotam o "passe livre pleno", quando a passagem não é cobrada do usuário durante todos os dias e para toda a população. Os dados são do pesquisador Daniel Santini, da Universidade de São Paulo (USP). A relação das cidades que oferecem transporte público gratuito é atualizada permanentemente por Santini e pode ser conferida aqui.

Duas cidades do Rio Grande do Sul estão na lista: Parobé, no Vale do Paranhana, que adota a medida desde março de 2022, e Pedro Osório, no Sul do Estado, que oferece transporte gratuito desde novembro de 2018. Ao todo 12 estados têm cidades com passe livre no transporte, sendo a maior concentração em São Paulo, com 30, e em Minas Gerais, com 26, seguidos por 11 no Rio de Janeiro e em Curitiba. Santa Catarina integra a lista com sete cidades.

Em entrevista concedida à Agência Brasil no fim de dezembro passado, Santini destaca o "momento de expansão da política de tarifa zero no Brasil". Para ele, "existe aí uma multiplicação de experiências, tem o que a gente chama de efeito contágio, ou seja, uma cidade vizinha influencia a outra, que influencia a outra, e a coisa vai se multiplicando".

O pesquisador ressalta que o crescimento do número de cidades com tarifa zero no país ocorre dentro de um contexto de queda acentuada no número de passageiros do transporte público e da consequente crise do sistema de financiamento baseado na cobrança de passagens. Dados da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) mostram que, no mês de outubro de 2013, foram transportados 398,9 milhões de passageiros no país. Em outubro de 2022, essa quantidade caiu para 226,7 milhões, com redução de 43%.

Santini aponta que a situação é um círculo vicioso. Para manter a mesma receita com menos passageiros é necessário aumentar o valor da passagem; o aumento da passagem, no entanto, faz reduzir o número de passageiros. "O modelo de financiamento baseado na receita das catracas não se sustenta mais. A gente tem vivido repetidos ciclos de perdas de passageiros, e isso tem uma influência direta aí na manutenção e gestão dos sistemas. E a tarifa zero surgiu como uma alternativa, como uma possibilidade, e é uma política especialmente interessante por reunir uma dimensão que ela é social e ambiental ao mesmo tempo", defende o pesquisador.

Exemplo para os municípios mais populosos

Das cidades com passe livre, 11 têm população acima dos 100 mil habitantes, conforme os dados do Censo 2022, e seis adotaram a medida em 2023. É o caso de São Caetano do Sul, na Região Metropolitana de São Paulo, que tem 165 mil habitantes. A prefeitura informa que dobrou o número de usuários do sistema de transporte, passando de 25 mil por dia, em média, para 52 mil, com picos de 54 mil.

Ainda conforme a prefeitura informou à Agência Brasil, a estimativa de custo com a medida é de R$ 35 milhões anuais, o que corresponderá a 1,5% do orçamento total do município previsto para 2024. Lá o programa "tarifa zero" é bancado pelo Fundo de Apoio ao Transporte da prefeitura, composto por recursos de multas de trânsito, exploração de ações publicitárias envolvendo o sistema de transporte e dotações orçamentárias próprias de fontes relacionadas à mobilidade urbana e à sustentabilidade socioambiental.

Para Daniel Santini, pesquisador da USP, "existe agora uma maior percepção de que é possível estruturar tarifa zero também em cidades mais populosas, com redes de transporte público mais complexas". Um ponto favorável apontado por ele é que as cidades mais populosas costumam ter orçamento maior do que cidades menores.

Repercussão do caso de Porto Alegre

Porto Alegre, que já teve um domingo de passe livre por mês, esteve na origem de um debate nacional em 2022, quando veio à tona a medida da prefeitura de não oferecer gratuidade no transporte no dia da eleição. O fim dos dias sem cobrança de tarifa haviam sido aprovados pelo Legislativo no fim de 2021, a partir de projeto do governo municipal.

Com a repercussão nacional e ações na Justiça, o prefeito Sebastião Melo (MDB) voltou atrás e recolocou na lei a previsão de gratuidade em "dia de eleição com voto obrigatório". A capital gaúcha tem passe livre também no feriado de Nossa Senhora de Navegantes (2 de fevereiro) e nos sábados com campanha de vacinação chamadas de "Dia D", mediante decreto do Executivo.

Exemplo da capital paulista

Em São Paulo, capital, o passe livre passou a ser adotado aos domingos desde o dia 17 de dezembro do ano passado. No primeiro dia com tarifa zero, foi registrado um crescimento de 35% no número de passageiros em relação aos domingos anteriores.

Informações: Jornal do Comércio

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