Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Transporte coletivo no Recife a beira do caos devido a falta de investimentos

quinta-feira, 4 de janeiro de 2024

Não é novidade que o sistema de transporte coletivo da Região Metropolitana do Recife vem passando por uma das maiores crises que já se ouviu no sistema. Os problemas são os mais diversos possíveis que vai desde o sucateamento da frota, retirada de 200 ônibus, falta de investimentos e a falta da licitação do sistema junto às empresas emperrada desde 2014.  

Hoje o sistema de transporte público que tem o Governo do Estado como gestor está sem nenhum amparo legal, ou seja, a qualquer momento é possível que haja uma diminuição drástica de frota, visto que, não existe nenhuma lei ou medida que venham assegurar a oferta dos ônibus que atendem a população em detrimento ao fim da lei de remuneração 17.878/22 que teve sua data final dia 31 de dezembro de 2023.

Tá faltando do Governo do Estado uma política pública mais transparente e convincente junto aos usuários, o que na verdade não tem, pois o mais grave está acontecendo visto que as empresas de ônibus estão operando sem nenhuma garantia, ou seja, não tem neste momento nenhum documento ou medida política através de uma lei que assegure a remuneração das empresas e essa situação é preocupante porque não havendo tais medidas, não existe garantias para ofertar a população uma quantidade de ônibus mínima por parte das empresas permissionárias, estima se que a retirada pode chegar a 300 ônibus se nada for feito.

Essa situação já vem se arrastando desde que o novo Governo assumiu e até agora não houve nenhuma medida plausível para melhorar de fato a vida dos usuários. O fato é que vermos hoje um sistema sem renovação da frota gerando sucateamento da mesma e consequentemente a perda de qualidade.

Segundo informações dos técnicos, caso não ajuste os repasses de imediato ainda neste mês de janeiro, o Governo do Estado ficará entre aumentar a tarifa consideravelmente, pois tal repasses subsidiados apenas atenuam o real preço da chamada tarifa técnica que fica em torno dos R$ 7 reais, ou uma combinação junto as empresas visando diminuir drasticamente o número de ônibus já somados com os mais de 200 retirados ano passado pelo atual governo.

No mais, é esperar qual será a posição do governo nos próximos dias.

Blog Meu Transporte

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960