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Projeto que propôe 'Tarifa Zero para todos' em Belo Horizonte chega à Câmara

segunda-feira, 7 de agosto de 2023

Projeto de lei que prevê passagem gratuita para toda a população de Belo Horizonte será apresentado a vereadores, representantes da prefeitura de BH e pesquisadores nesta terça-feira (8). Mais de 40 organizações e entidades, dentre elas o “Tarifa Zero BH”, assinam o documento que propõe uma mudança no financiamento do transporte público coletivo da capital.

Um dos principais pontos do projeto é substituir o vale transporte e financiar o sistema de transporte de forma integral com uma tarifa paga por todas as empresas com dez ou mais funcionários. Pela proposta, todos os empregadores deverão contribuir com uma ‘taxa de disponibilização do transporte público’, estipulada em R$ 172,15 por mês, por funcionário empregado.

Além disso, as entidades afirmam que a arrecadação pelo executivo será de R$ 2 bilhões, o que vai permitir a ampliação das viagens em 30%.

Segundo os movimentos populares, o valor da taxa proposta é menor que o atual custo de vale-transporte para 90% das empresas de BH. Os grupos defendem que a proposta aproxima-se de modelos internacionais e propõe a criação de uma “fonte estável e robusta” de receita orçamentária para o financiamento integral do transporte coletivo, tornando o sistema “universalmente gratuito” para os passageiros. 

Veja os principais pontos do projeto de lei:

Vale-transporte zerado: A contribuição determinada pela legislação federal do vale-transporte é zerada, tanto para empregadores como para empregados, pois é vinculada à tarifa pública do sistema.

Financiamento empresarial: A medida prevê uma arrecadação total de R$2 bilhões, a partir da aplicação da taxa a todas as empresas com mais de 9 funcionários atuantes no município.

Isenção do pequeno e médio empresário: A proposta prevê isenção da taxa para até 9 funcionários por empregador. A medida torna totalmente isentos de contribuição cerca de 80 mil estabelecimentos.

Justiça e progressividade tributária: Grandes empregadores passariam a contribuir proporcionalmente mais ao sistema do que atualmente.

Todos funcionários contam no cálculo: A contribuição do empregador deixa de ser vinculada ao salário do funcionário. Hoje, salários acima de R$3.300,00 deixam de receber contribuição patronal do vale-transporte.

Tarifa Zero com mais ônibus e qualidade: O volume de arrecadação da taxa prevê a ampliação em 30% da oferta de transporte coletivo da cidade.

Informações: Hoje em Dia
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Em Campinas, Trajetos de mais sete linhas mudam para reduzir circulação pela Campos Sales

Outras sete linhas do transporte público coletivo terão os itinerários alterados no Centro, na próxima semana. A medida adotada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) busca reduzir a circulação de veículos e melhorar o desempenho dos ônibus pela avenida Dr. Campos Sales, que recebe obras de revitalização.  

A partir da próxima segunda-feira, 7 de agosto, haverá mudanças nos trajetos das linhas 173 (Jardim São Vicente / Parque Itália), 380 (Terminal Central / Cambuí) e 382 (Cambuí / Campinas Shopping). E a partir da próxima quinta-feira, 10 de agosto, terão os itinerários alterados as linhas 240 (Jardim Garcia / Shopping Dom Pedro), 271 (Jardim Pacaembú), 362 (Parque Brasília I) e 386 (Rodoviária). Juntas, elas transportaram, no mês de junho, cerca de 18,3 mil passageiros diariamente.  

As linhas 173 (sentido Jardim São Vicente) e 382 (sentido Cambuí) seguem os trajetos atuais até a avenida João Jorge e Viaduto Miguel Vicente Cury. E o itinerário da linha 380 (sentido Cambuí) muda após o atendimento ao Terminal Central e passagem pelo Viaduto Miguel Vicente Cury. As três linhas passam a acessar a Moraes Salles (corredor interno), José Paulino e General Osório, retomando o itinerário normal a partir da Francisco Glicério.  
Vindo da Campos Sales, as linhas 240 (sentido Shopping Dom Pedro) e 362 (sentido Shopping Iguatemi) passam a acessar a Senador Saraiva, Dr. Moraes Salles, José Paulino e General Osório, retomando o trajeto atual pela Irmã Serafina.  

Já as linhas 271 (sentido Terminal Mercado) e 386 (sentido Cambuí) seguirão da Campos Sales para a Senador Saraiva, Moraes Sales, José Paulino, General Osório, retomando o trajeto normal a partir da Glicério e Conceição.  

Confira as mudanças nos pontos de parada: 
 
Linhas 173, 380 e 382 
 
- Passam a atender ao ponto da José Paulino, anterior à Campos Sales. 
- Deixam de atender ao ponto da Saldanha Marinho e dois na Campos Sales.   
 
Linhas 240 e 362 
 
- Passam a atender pontos na Senador Saraiva (anterior à Costa Aguiar), José Paulino (anterior à Campos Sales) e na General Osório (anterior à Irmã Serafina).  
 
- A 240 deixa de atender a dois pontos na Campos Sales, um na Glicério, Moraes Sales e Irmã Serafina. 
- A 362 deixa de atender a dois pontos na Campos Sales e um na Conceição.  

Linhas 271 e 386 
 
- Passam a atender pontos na Senador Saraiva (anterior à Costa Aguiar) e na José Paulino (anterior à Campos Sales).  
- Deixam de atender dois pontos na Campos Sales.  

Cartazes informativos foram distribuídos pela Emdec nas linhas impactadas. Assim que as mudanças começarem a valer, os usuários poderão consultar os novos trajetos no endereço portal.emdec.com.br/consultalinha.     

Onze linhas migram paradas na José Paulino 
 
Para escalonar o atendimento aos usuários na José Paulino, 11 linhas municipais terão mudanças nas paradas realizadas na via: 132 (Terminal Vida Nova), 136 (Terminal Vida Nova / Rodoviária), 171 (Campinas Shopping / Shopping Dom Pedro), 212 (Terminal Itajaí), 220 (Terminal Campo Grande), 256 (Parque Fazendinha), 257 (Parque São Jorge), 311 (Jardim Santa Mônica), 312 (Vila Esperança), 361 (Jardim Chapadão) e 377 (Vila Marieta / Shopping Dom Pedro). Somadas, elas transportaram, no mês de junho, mais de 21 mil passageiros diariamente, em dias úteis.  

A partir de segunda (07/08), elas deixam de atender ao ponto da José Paulino, anterior à Campos Sales, e passam a realizar embarque e desembarque no ponto anterior à Ferreira Penteado (Corpo de Bombeiros) e posterior à Bernardino de Campos (próximo ao Hospital e Maternidade Santa Tereza). Os itinerários permanecem inalterados. 

Migração gradativa 
 
As alterações nos trajetos das linhas que atendem a Campos Sales são realizadas gradativamente. Antes de efetivar e anunciar as migrações, a Emdec realiza estudos que envolvem infraestrutura para paradas e análise do viário para definição dos novos itinerários.  

No mês de julho, outras 15 linhas tiveram os itinerários alterados, gradativamente, com a mesma finalidade:  241 (Vila Padre Manoel da Nóbrega), 242 (Jardim Miranda), 253 (Swift / Boa Vista), 273 (Jardim Eulina), 341 (Jardim São Gabriel), 342 (Jardim Aliança), 344 (Estação Parque Prado), 349 (Vila Formosa), 352 (Bairro Bananal), 355 (Vila Gênesis), 366 (Vila Orosimbo Maia), 368 (Jardim Itatiaia), 383 (Leroy Merlin via Planalto), 403 (Jardim Nova Europa) e 499 (Iporanga).  

Consulte sua linha 
 
Quem usa o transporte público pode utilizar os aplicativos “Cittamobi” e “Moovit” para consultar horários e itinerários das linhas municipais; bem como a estimativa de chegada do ônibus no ponto. 

Para esclarecer dúvidas sobre trânsito e transporte, acesse os canais do Fale Conosco Emdec: telefone 118; site (portal.emdec.com.br/faleconosco); aplicativo “Emdec”, disponível no Google Play e na App Store; chatbot da Emdec, disponível na página inicial (www.emdec.com.br); e WhatsApp (19 3731-2910). O número também recebe chamadas realizadas a partir de outra cidade ou DDD. 

Informações: Prefeitura Municipal de Campinas
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mobizapSP lança campanha de taxa zero para motoristas

O mobizapSP, aplicativo de mobilidade urbana, lança campanha de taxa zero para motoristas no mês de agosto. Ou seja, os trabalhadores ficarão com 100% dos valores das corridas. O objetivo do projeto é, além de atrair mais parceiros e valorizar os condutores, redefinir as perspectivas financeiras dos profissionais e abrir novas oportunidades de ganhos.  

Lançado em março desse ano, o mobizapSP conta com taxa fixa de administração de 10,95% para o motorista, sendo uma das menores do mercado. Apesar disso, a iniciativa da taxa zero é mais um dos reconhecimentos do app, que sabe da importância e esforços prestados pelos parceiros durante esses quatro meses de operação. Isso se traduz em uma maior motivação para oferecer um atendimento excepcional aos passageiros, tornando a experiência de viagem ainda mais positiva. 

“O mobizapSP tem trabalhado diariamente para fornecer aos passageiros e motoristas um serviço rápido e com qualidade. Por isso, investimos constantemente em tecnologia, segurança e inovação para aprimorar a experiência de todos. A decisão de implementar a taxa zero é mais uma prova desse compromisso em criar um ambiente mais justo e vantajoso para os motoristas, ao mesmo tempo em que oferece melhores condições aos usuários”, comenta Thiago Hidalgo, CEO do Consórcio 3C, empresa desenvolvedora do mobizapSP. 
Os motoristas interessados em fazer parte do time e desfrutar de todos os benefícios do mobizapSP precisam instalar a versão atualizada do “mobizapSP Motorista”, disponível para sistemas Android e IOS. Também é essencial enviar informações para a validação dos dados. O retorno sobre o cadastro pode levar até 10 dias. 

Sobre o mobizapSP 

O mobizapSP é um aplicativo de mobilidade urbana da Prefeitura de São Paulo, que oferece benefícios para a população. Tem com o objetivo garantir mais segurança e preços justos a motoristas e passageiros. O mobizapSP conta com taxa fixa de administração de 10,95% para o motorista e monitoramento de todos os veículos em tempo real, e em 80% das viagens o app é o mais barato do mercado. O mobizapSP pode ser acessado via aplicativo disponível para Android e iOS. 

Informações: mobizapSP
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João Pessoa recebe mais 20 ônibus zero-quilômetro e menos poluentes nesta segunda-feira

A Prefeitura de João Pessoa entrega, nesta segunda-feira (7), mais 20 ônibus zero-quilômetro que serão incluídos na operacionalidade do transporte público, melhorando a prestação do serviço aos passageiros. A iniciativa, que faz parte da comemoração dos 438 anos da cidade e beneficiará os cerca de 200 mil passageiros que se deslocam diariamente, manterá o mesmo padrão que a gestão municipal já vem implantando, de veículos mais modernos e menos poluentes.

Agora, com esta importante medida, apenas nos últimos quatro meses, subirá para 60 o número de ônibus zero-quilômetro à disposição da população, tendo em vista que no mês de maio foram entregues os primeiros 20 ônibus e, no mês de junho, outros 20 novos veículos também foram integrados ao sistema de transporte da Capital.
O evento ocorrerá às 7h30, no Ponto de Cem Réis, Centro, com presença do prefeito Cícero Lucena. “Em menos de quatro meses, já são 60 ônibus zero-quilômetro que estamos disponibilizando aos usuários do transporte público de João Pessoa, sem sombra de dúvidas, um investimento importante para promover a melhoria da qualidade nos deslocamentos das pessoas todos os dias”, afirmou o prefeito.

De acordo com o superintendente de mobilidade urbana da Capital, Expedito Leite Filho, os novos veículos também são mais modernos e menos poluentes, assim como, os demais já entregues pela gestão municipal neste ano. “Em diálogo com o SinturJP, vamos disponibilizar os ônibus no mesmo padrão Mercedes-Benz de motor a diesel com motor Euro 6 e com tecnologia BlueTec 6. Isso significa uma redução em 80% na emissão de óxido de nitrogênio e em 50% a emissão de material particulado”, ressaltou.

Informações: WSCOM
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Saiba como será o trajeto do BRT em Cuiabá e Várzea Grande

O novo modal de transporte coletivo de Cuiabá e Várzea Grande, o BRT, vai contar com cinco serviços, sendo três de linhas expressas e dois de linhas com paradas em estações para atender a população. Para o trajeto, o modal vai utilizar um corredor expresso, no canteiro central, preservando o número de pistas que já existem nas vias das cidades.

O secretário adjunto de Gestão e Planejamento Metropolitano, Rafael Detoni, explica que não haverá redução no número de faixas em nenhum trecho do BRT em relação ao que existe hoje para o tráfego geral, tanto em Cuiabá como em Várzea Grande.

“Não haverá redução de capacidade. Nas vias onde tem duas faixas por sentido, continuará as duas faixas por sentido, só que agora vai ter uma terceira faixa no canteiro central para o transporte coletivo. E onde tem parada, onde tem estação, haverá a implantação de uma faixa de ultrapassagem entre os ônibus, mas essa faixa de ultrapassagem não vai entrar na faixa de tráfego geral”, ressaltou.

Em Várzea Grande o trajeto inicia na Avenida da FEB, entra na Avenida Couto Magalhães, seguindo pela Travessa Maracaju até o novo terminal André Maggi, retornando pela Avenida Filinto Muller até novamente a Avenida da FEB.

A linha 1, chamada de paradora, vai sair do terminal André Maggi e seguir até o Terminal do CPA, e vice e versa, parando em todas as estações no meio do caminho. Da mesma forma, a linha 4 irá parar em todas as estações entre o Terminal do Coxipó até o Centro de Cuiabá.


Já a linha expressa 2, vai sair do Terminal do CPA e fazer uma parada na Avenida Rubens de Mendonça, imediações do Centro Político, até chegar ao centro de Cuiabá. Já a Linha 3, também expressa, sai do Terminal André Maggi e vai parar apenas nas estações Dom Bosco e Bispo Dom José, antes de acessar a Avenida Getúlio Vargas. Por fim, a linha 5 sairá do Terminal do Coxipó e fará paradas apenas na UFMT e Morro da Luz, antes de chegar até a Avenida Getúlio Vargas.

O secretário adjunto de Obras Especiais da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística, Isaac Nascimento Filho, ressalta que as obras estão em ritmo acelerado na Avenida da FEB, em Várzea Grande, e têm previsão de conclusão ainda este ano.

“Conforme o cronograma das obras, a previsão de conclusão era para janeiro do ano que vem, mas estamos trabalhando para adiantar e entregar ainda este ano. Conforme as obras forem andando, a normalidade no trânsito irá voltando gradativamente”.

Audiência

No dia 22 de agosto, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) realizará duas audiências públicas para apresentar o Estudo e o Relatório de Impacto de Vizinhança (EIV/RIV) para a implantação dos corredores estruturais de Transporte Coletivo Metropolitano em Cuiabá e Várzea Grande.

As audiências serão realizadas de forma presencial e remota, podendo ser acompanhadas também pelo YouTube.

“Vamos apresentar o relatório final do estudo de impacto de vizinhança e também fazer mais uma apresentação do anteprojeto de implantação do BRT. É uma oportunidade para que toda a sociedade de Cuiabá e Várzea Grande participe, conheça e acompanhe tudo o que está sendo feito”, ressalta Detoni.
A primeira audiência será em Cuiabá, das 08h às 12h, no Auditório da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Rua Engenheiro Edgar Prado Arze, Quadra 01, Lote 05, Setor A, CPA. Para quem pretende participar de forma remota pode acessar o Google Meet aqui.

A audiência em Várzea Grande será das 14h às 18h, na Câmara de Vereadores, na Avenida Alzira Santana, nº 1741, Bairro Água Limpa. A participação também pode ser de forma remota pelo Google Meet aqui. 

Para quem quiser fazer perguntas e tirar dúvidas podem ser feitas pelo e-mail sagpm@sinfra.mt.gov.br ou whatsapp (65) 98167-6534.

Informações: Governo do Mato Grosso
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Trem Sorocaba-Votorantim tem projeto pronto

O projeto +Mobi+Tempo, de reativação da linha férrea entre Sorocaba e Votorantim, foi selecionado para uma rodada de financiamento em Brasília, no dia 10, durante o evento FinanCidades: rodada de negócios de projetos urbanos. Desenvolvido pela Agência Metropolitana de Sorocaba, com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH), o projeto é dividido em duas fases.

Na fase 1 seria a implantação, na sua forma mais simples, mas de grande impacto devido à revitalização de uma área de extrema degradação. Nesta fase, o projeto considera duas estações, uma em Sorocaba, com a restauração da Estação Paula Souza e outra em Votorantim, com a construção de um anexo ferroviário junto ao terminal de ônibus.

Todos os materiais históricos ou com potencial passarão a compor um museu dinâmico na fase 1. Segundo o anteprojeto, a operação permite transferir cerca de 5 mil automóveis e 10 mil passageiros que circulam entre as duas cidades. Essa primeira etapa consiste em 6,5 km de extensão e trem com velocidade mínima de 50 km/h. A tarifa estabelecida é de R$ 3,00. O projeto apresenta 5 viagens por hora, por sentido, e 90 viagens diárias por sentido. No projeto constam cinco carros, com capacidade para 80 passageiros em cada um, somando 500 passageiros por viagem, sendo 400 sentados e 100 em pé.

A demanda potencial foi avaliada em 150 mil passageiros. “Uma demanda mais que suficiente para justificar a iniciativa”, disse o engenheiro responsável pelo projeto, José Carlos Carneiro. O estudo considera fluxos de 150 mil, 20 mil e 5 mil passageiros por dia. “Essas demandas poderão se alterar ao longo do tempo conforme a aceitação do sistema até atingir o limite do potencial”.
Quanto ao formato da operação e principalmente a configuração do material rodante, o projeto considera duas hipóteses, são elas: Solução A, considerado um padrão internacional para projetos de Veículo Leve sobre Trilho (VLT) e a via duplicada e a Solução B, com material rodante histórico de posse da Sorocabana -- Movimento de Preservação Ferroviária, devidamente restaurado.

O engenheiro disse que o projeto se sustenta não só do ponto de vista do investidor, como do interesse público. Carneiro ressalta que a ligação ferroviária entre Sorocaba e Votorantim devolve às duas cidades qualidades urbanas surpreendentes e com investimento baixo, além de aumentar a mobilidade com menor custo e reduzir a emissão de dióxido de carbono na fase 1 e eliminação total na fase seguinte. Quanto a parte histórica, ele destaca que o projeto entrega uma via segura para o tráfego do trem turístico e patrocina a preservação do material histórico com ganhos para a história e turismo.

“Também há o aspecto da requalificação urbana da Estação Paula e seu entorno, com a restauração da estação e a criação de um mirante na área de cota mais alta para a praça Lions, que é um hub importante da cidade, pois ali passa a avenida Dom Aguirre e o rio Sorocaba”, disse Carneiro.

11 estações
Na segunda fase do projeto, o sistema assume o formato de uma linha VLT convencional, com mais estações e obras para integração com o sistema de transporte público de Sorocaba. No projeto constam 11 estações: Votocel, Velangieri, Vila Dominguinho, Tabajara, Ângelo Vial, Parada do Alto, Barcelona, Vila Assis, Terminal São Paulo, Paula Souza e Terminal Santo Antônio.

Para essa outra fase do projeto, serão necessárias obras como o prolongamento da via até o Votocel, acrescentado mais 4 quilômetros de via; duplicação da via e obras acessórias; implantação da eletrificação (apesar de originalmente elétrica, toda a fiação foi roubada, e mesmo assim haveria necessidade de reforço nas subestações); nova ponte sobre a avenida Afonso Vergueiro, na praça Lions; requalificação da plataforma de embarque da estação da Sorocabana para permitir a conexão com o Terminal Santo Antônio; implantação de oficina de manutenção; sistema de sinalização e comunicação e sistema de bilhetagem.

A proposta de operação do projeto consiste em uma viagem de 13,2 minutos, em uma velocidade de 50 km/h e 11 quilômetros de extensão.

“São duas fases. O primeiro ou fase 1 é bem simples e utiliza o material rodante já disponível da Associação de Preservação, e liga apenas as estações terminais da Paula Souza e Votorantim, em um custo estimado de R$ 20 milhões e retorno dentro do projeto. A fase 2 prevê um VLT padrão com extensão até Votocel e 11 paradas, com possibilidade também de conectar os terminais São Paulo e Santo Antônio. O custo é de R$ 560 milhões e depende de subsídios”, explica Carneiro. (Virginia Kleinhappel Valio)

Informações: Jornal Cruzeiro
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Seis linhas de ônibus voltam a rodar em Natal nesta segunda

Seis linhas de ônibus voltam a circular a partir desta segunda-feira (7), em Natal. A medida visa ampliar a cobertura do transporte público, que havia sido afetada devido à pandemia de Covid-19. A informação foi anunciada, na última sexta-feira (4), pelo prefeito Álvaro Dias.

As linhas que voltarão a operar são a N-61 (Soledade/Ribeira, via Av. das Fronteiras), 581 (Vila Verde/Santa Catarina, via Av. Pompéia), 585 (Encanto Verde/Village do Prata, via Planalto), 587 (Guarapes/Vila do Prata, via Planalto), 589 (Felipe Camarão/Nova Cidade, via Rodoviária/Jardim América) e 593 (Circular Residencial Redinha).

Com a retomada da linha N-61, a linha N-64 (Nova Natal/Ribeira, via Petrópolis) retornará ao itinerário anterior ao da pandemia, nos dias úteis e sábados.

Itinerários e Horários

N-61 – Soledade/Ribeira, via Av. das Fronteiras
Ida: Terminal de Integração do Soledade, Rua Palmeiras, Rua Jequiriçá, Av. Senhor do Bonfim, Av. Blumenau, Av. Padre Tiago Theisen (antiga Av. Florianópolis), Rua Paranduva, Rua Ilhéus, Av. Maranguape, Av. das Fronteiras, Rua Santa Luzia, Rua Pres. Médici, Av. Bel. Tomaz Landim, Ponte de Igapó, Av. Felizardo Firmino Moura, Rua Jandira, Rua Dr. Mário Negócio, Rua Pres. Leão Veloso (Av. 05), Av. Cel. Estevam (Av. 09), Rua Cel. José Bernardo, Av. Rio Branco e Rua Sachet.

Volta: Rua Sachet, Praça Augusto Severo, Av. Câmara Cascudo, Rua Padre João Manoel, Rua Padre Pinto, Rua Mermoz, Rua Cel. José Bernardo, Rua Fonseca e Silva, Rua Amaro Barreto, Rua Dr. Mário Negócio, Av. Felizardo Firmino Moura, Ponte de Igapó, Av. Bel. Tomaz Landim, Viaduto de Igapó, Av. Bel. Tomaz Landim, Rua Pastor Joaquim Batista de Macedo, Rua Santa Luzia, Av. das Fronteiras, Av. Maranguape, Rua Ilhéus, Rua Paranduva, Av. Padre Tiago Theisen (antiga Av. Florianópolis), Av. Blumenau, Av. Senhor do Bonfim, Rua Jequiriçá, Rua Palmeiras e Terminal de Integração do Soledade.
> N-64 – Nova Natal/Ribeira, via Petrópolis, com o seguinte itinerário:

Ida: Av. do Baião (Terminal), Av. das Cirandas, Rua do Pastoril, Rua do Fandango, Av. dos Caboclinhos, Rua da Lapinha, Rua dos Coroas, Rua da Araruna, Av. Cidade Praia, Rua Serra Negra, Rua Jequiriça, Av. Senhor do Bonfim, Rua Paranduva, Rua Ilhéus, Rua Guadalupe, Av. Doutor João Medeiros Filho, Túnel Ulisses de Góis, Av. Bacharel Tomaz Landim, Ponte de Igapó, Av. Felizardo Firmino Moura, Rua Jandira, Rua Doutor Mário Negócio, Rua Presidente Leão Veloso, Av. Coronel Estevam, Rua Coronel José Bernardo, Av. Rio Branco, Rua Ulisses Caldas, Rua Mossoró, Av. Prudente de Morais, Av. Nilo Peçanha, Rua General Gustavo Cordeiro de Farias, Av. Tavares de Lira e Av. Duque de Caxias.

Volta: Av. Duque de Caxias, Praça Augusto Severo, Av. Câmara Cascudo, Rua Padre João Manoel, Rua Padre Pinto, Rua Mermoz, Rua Coronel José Bernardo, Rua Fonseca e Silva, Rua Amaro Barreto, Rua Doutor Mário Negócio, Av. Felizardo Firmino Moura, Ponte de Igapó, Av. Bacharel Tomaz Landim, Av. Doutor João Medeiros Filho, Rua Guadalupe, Rua Ilhéus, Rua Paranduva, Av. Senhor do Bonfim, Rua Jequiriça, Rua Serra Negra, Av. Cidade Praia, Rua Los Angeles, Av. Centenário da Abolição, Rua da Araruna, Rua dos Coroas, Rua da Lapinha, Av. dos Caboclinhos, Rua do Fandango, Rua do Pastoril, Av. da Chegança, Av. das Cirandas, Rua dos Congos, Rua dos Sassafras e Av. do Baião (Terminal).

> 581 – Vila Verde/Santa Catarina, via Av. Pompéia, com o seguinte itinerário:

Ida: Av. Mar do Norte (Terminal), Av. Moema Tinoco da Cunha Lima, Rua dos Imigrantes, Rua Trindade, Rua Tenente Souza, Rua Auriverde, Rua Shalom, Rua Santo Elias, Rua Padre João Maria, Rua Dr. Amaro Ienaga, Rua San Marino, Rua Santa Catarina de Sena, Rua Norte Brasil, Av. Gov. Antônio de Melo e Souza (Av. Pompéia), Av. Dr. João Medeiros Filho, Av. Padre Tiago Theisen (antiga Av. Florianópolis) e Rua Paranduva.

Volta: Rua Paranduva, Av. Guadalupe, Av. Dr. João Medeiros Filho, Praça Pres. Juscelino Kubitschek, Rua do Catetinho, Av. Gov. Antônio de Melo e Souza (Av. Pompéia), Rua Norte Brasil, Rua Santa Catarina de Sena, Rua San Marino, Rua Dr. Amaro Ienaga, Rua Padre João Maria, Rua Santo Elias, Rua Shalom, Rua Auriverde, Rua Tenente Souza, Rua Trindade, Rua dos Imigrantes, Av. Moema Tinoco da Cunha Lima e Av. Mar do Norte (Terminal).

A linha 581 vai atender as comunidades do Santa Cecília, Além Potengi e Parque Floresta, que eram atendidas antes da Pandemia de COVID-19 pelas linhas 81 e 592 e, desde então, estavam sem atendimento. A linha vai passar na Av. Dr. João Medeiros Filho, onde circulam as linhas N-02, N-08, N-15, N-29, N-35, N-43, S-50, N-60, N-64, N-73, N-78 e N-79, permitindo deslocamento para as demais áreas da cidade.

> 585 – Encanto Verde/Village do Prata, via Planalto, com o seguinte itinerário:
 
Ida: Rua Dr. Nelson Benício da Mata (Terminal), Rua Manoel Bandeira de Moura, Rua Antônio Etelvino da Costa, Rua Nezinho Alves, Rua São Patrick, Rua Monte Rei, Rua Mira Mangue, Rua Eng. João Hélio Alves da Rocha, Rua Araguaiana e Anel Viário do Village do Prata.

Volta: Anel Viário do Village do Prata, Rua Araguaiana, Rua Eng. João Hélio Alves da Rocha, Rua Mira Mangue, Rua Monte Rei, Rua São Patrick, Rua Nezinho Alves, Rua Antônio Etelvino da Costa, Rua Jéssica Débora Bezerra, Rua Paulo de Alves Oliveira, Rua Ronaldo Pereira Shalon e Rua Dr. Nelson Benício da Mata (Terminal).

A linha 585 vai atender o Encanto Verde e o Village do Prata, ligando as localidades ao Terminal do Planalto – de onde partem as linhas O-24, O-33, O-33A, O-38 e O-40 – e as áreas comerciais localizadas no bairro, facilitando o deslocamento da população dessas comunidades.

> 587 – Guarapes/Village do Prata, via Planalto, com o seguinte itinerário:

Ida: Rua da Lagoa Nova (Terminal), Rua Novo Guarapes, Rua dos Cometas, Rua Eng. João Hélio Alves da Rocha, Rua Araguaiana e Anel Viário do Village do Prata.
 
Volta: Anel Viário do Village do Prata, Rua Araguaiana, Rua Eng. João Hélio Alves da Rocha, Rua dos Cometas, Rua Novo Guarapes, Rua da Lagoa Seca, Rua da Candelária e Rua da Lagoa Nova (Terminal).

A linha 587 vai atender o Village do Prata e o Guarapes, passando no Terminal do Planalto – de onde partem as linhas O-24, O-33, O-33A, O-38 e O-40 –, e permitindo o acesso aos serviços de educação e saúde da população do Village do Prata, os quais se localizam no Guarapes.

> 589 – Felipe Camarão/Nova Cidade, via Jardim América/Rodoviária, com o seguinte itinerário:

Ida: Rua Maristela Alves (Terminal), Rua Prof. Antônio Trigueiro, Rua José Vicente, Rua Padre Cícero, Rua São Sebastião, Rua Todos os Santos, Rua São João, Av. Nossa Senhora do Livramento, Rua Santa Maria Madalena, Rua Pai Celestial, Rua Prof. Aureliano de Medeiros Filho, Rua Santa Clara, Rua Santa Maria Goretti, Rua São José, Travessa São José, Rua Córdoba, Av. Brasil, Rua Oeste, Rua Pelotas, Av. Rio Grande do Norte, Av. Cap.-Mor Gouveia, Av. Int. Mário Câmara, Rua Francisco Varela e Rua dos Potiguares.

Volta: Rua dos Potiguares, Rua Manoel de Castro, Av. Int. Mário Câmara, Rua Manoel de Castro, Rua Adolfo Gordo, Rua dos Caicós, Av. Cap.-Mor Gouveia, Av. Rio Grande do Norte, Rua Pelotas, Rua Oeste, Av. Brasil, Rua Córdoba, Travessa São José, Rua São José, Rua Santa Maria Goretti, Rua Santa Clara, Rua Prof. Aureliano de Medeiros Filho, Rua Pai Celestial, Rua Santa Maria Madalena, Rua Santa Cristina, Rua Sem Nome, Av. Nossa Senhora do Livramento, Rua São João, Rua Todos os Santos, Rua São Sebastião, Rua Padre Cícero, Rua José Vicente, Rua Prof. Antônio Trigueiro, Rua Maristela Alves, Rua Rainha do Mar, Rua Antônio Carolino, Rua Mirassol e Rua Maristela Alves (Terminal).

A linha 589 vai atender Jardim América, Nova Cidade e parte de Felipe Camarão, passando na Rodoviária de Cidade da Esperança – onde passam as linhas N-08, O-21, O-38, O-39, O-40, O-41A, O-63 e 599 – permitindo o deslocamento da população para as demais áreas da cidade.

> 593 – Circular Residencial Redinha, com o seguinte itinerário:

Ida: Rua Cristais de Gelo (Terminal), Rua Jaraguá, Rua dos Lírios, Av. Dr. João Medeiros Filho, Av. Moema Tinoco da Cunha Lima, Rua Jorge Tavares da Silva, Rua Wilian Marinho de Leiros, Av. Dr. João Medeiros Filho, Av. Paulistana e Av. das Fronteiras.

Volta: Av. das Fronteiras, Av. Maranguape, Rua Ilhéus, Av. Guadalupe, Av. Dr. João Medeiros Filho, Av. Gov. Antônio de Melo e Souza (Av. Pompéia), Rua das Prímulas, Rua Construtor Severino Bezerra, Rua Luiz Justino de Oliveira e Rua Cristais de Gelo (Terminal).

A linha 593 vai atender as localidades de Alto da Torre e Residencial Redinha, passando na Av. Dr. João Medeiros Filho, onde circulam as linhas N-02, N-08, N-15, N-29, N-35, N-43, S-50, N-60, N-64, N-73, N-78 e N-79, permitindo deslocamento para as demais áreas da cidade.

Informações: Tribuna do Norte
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Florianópolis estuda adotar tarifa zero para transporte público

Já imaginou andar de ônibus em Florianópolis sem pagar nada? É o que pretende a prefeitura da Capital, que estuda internamente a possibilidade de adotar ao programa “Tarifa Zero”. Atualmente, a passagem comum no transporte coletivo é de R$ 6 paga no dinheiro.

A ideia, de acordo com a Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade, é possível, mas só poderia ser implantada com apoio financeiro. “A viabilidade da medida depende da fonte de financiamento para tal benefício, principalmente através do Governo Federal, a qual o município já vem buscando há tempo, principalmente após a pandemia” afirmou em nota.

Movimento Tarifa Zero
De acordo com o presidente da frente parlamentar pela Tarifa Zero em Florianópolis, o vereador Afrânio Boppré (PSol), o plano de trabalho para a implantação do projeto é dividido em três fases.

“Na primeira delas, nós fizemos um levantamento de dados e informações sobre a realidade de Florianópolis: como está a operação do sistema na cidade, quais os números de passageiros, o custo do sistema e como a prefeitura subsidia o transporte mês a mês” explica o vereador.
Segundo Afrânio, a segunda fase já deve ser implantada no mês de setembro, com visitas técnicas a alguns dos 78 municípios brasileiros que já adotaram a tarifa zero. Posteriormente, na terceira etapa, a ideia do grupo é formular um projeto sólido e apresentar propostas reais para Florianópolis.

“Cada município tem suas especificidades, e por isso, não tem um modelo único. O que a gente quer é ouvir exemplos, ouvir entidades, universidades, e adaptar a tarifa zero ao que se vive aqui” afirma.

Outras cidades catarinenses já zeraram a tarifa do transporte coletivo, como Balneário Camboriú, Garopaba, Gov. Celso Ramos e Forquilhinha.
No começo do mês de agosto, foi a vez da cidade de Balneário Piçarras, no Litoral Norte, decidir que o transporte público municipal continuará gratuito. A nova linha de ônibus funcionaria sem cobrança até o final de julho, mas o prazo foi estendido por mais 12 meses.

Incentivos ao uso de ônibus
Em janeiro deste ano, a prefeitura de Florianópolis realizou o reajuste mais recente nos valores das passagens. Para quem utiliza o transporte convencional no cartão, a passagem subiu de R$ 4,38 para R$ 4,98. Já no dinheiro, a tarifa foi de R$ 4,50 para R$ 6,00.

Em contrapartida, a administração municipal afirma que tem realizado esforços para incentivar o uso do transporte público com medidas extras. Uma delas é o “Domingo na faixa”, que traz gratuidade nas passagens em todo último domingo do mês.

Além disso, ainda na temporada de verão, a prefeitura realizou um “teste” do que seria a realidade da Capital com tarifas zeradas, quando abonou o preço das passagens em todos os finais de semana.

Informações: NDMais
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