Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Em Florianópolis, Linhas de ônibus têm mudanças de horário e nomenclatura

terça-feira, 30 de junho de 2015

A Secretaria de Mobilidade Urbana de Florianópolis anunciou mudanças em linhas do transporte coletivo. Algumas das alterações devem passar a valer a partir do próximo domingo (6). Entre as novidades, estão a junção de linhas, adequações de nomes e novos horários de ônibus.
Foto: Petra Mafalda/PMF
No dia 6 de julho serão reajustados os horários das linhas 165-Itacorubi e 177-Santa Mônica. Nos dias úteis, a saída da linha 165 do Titri, que antes era às 7h22, passará para 7h25. A linha 177, que saía às 6h45, passará para 6h43.

Todas as mudanças nos horários das linhas estão disponíveis no portal da Prefeitura de Florianópolis na internet.

Nomenclatura e junção de linhas
No dia 20 de julho começam a valer as mudanças na nomenclatura de oito linhas. O Canasvieiras Direto terá a nomenclatura alterada para 210-TICAN/TICEN Direto. Já a linha Santo Antônio Direto será modificada para 212-TISAN/TICEN Direto.

A mesma incorporará o quadro da linha 310 Santo Antônio, que será suspensa temporariamente. As linhas 471, 608, 842 e 8428 também não devem operar mais a partir do dia 20.

A linha 280 Cachoeira Escolar terá a nomenclatura modificada para 280 Cachoeira /Tican.
Já a linha 296 Santinho Escolar muda de nome para 296 - Circular Santinho /Ingleses.

O transporte da 470 Tapera/TITRI irá incorporar o quadro da 471 Tapera/TITRI. A linha 847 – TIRIO/TITRI irá incorporar o quadro da 848 – TITRI/TIRIO. Após a modificação, as linhas 471 e 848 serão suspensas.

Informações: G1 Rio

READ MORE - Em Florianópolis, Linhas de ônibus têm mudanças de horário e nomenclatura

No Recife, Fiscalização na faixa azul da Mascarenhas de Moraes é adiada mais uma vez

A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) prevê para a segunda quinzena deste mês a instalação dos equipamentos eletrônicos que vão flagrar os condutores que insistirem em transitar pela faixa azul da Avenida Mascarenhas de Moraes, na Zona Sul do Recife, exclusiva para o transporte coletivo.
Foto: Diego Nigro/JC Imagem
O prazo previsto inicialmente para começar a operação era o fim de junho, mas, segundo a CTTU, as chuvas que caíram no Recife este mês dificultaram a implantação da fiscalização.

Quando os equipamentos estiverem funcionando, motoristas que invadirem o corredor serão multados em R$ 53,20. O objetivo da faixa azul é promover maior eficiência para o transporte publico através da prioridade na circulação.

O trecho da avenida monitorado será entre a Ponte Motocolombó e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Nele, apenas onde a linha branca é tracejada, sinalização geralmente próxima aos pontos onde há cruzamentos e é possível entrar à direita, é permitido usar a faixa azul.

Em maio, quando anunciou a assinatura da ordem de serviço, o gerente geral de Trânsito do Recife, Agostinho Maia, afirmou que a CTTU quer que a fiscalização chegue aos três corredores - além da Mascarenhas, na Avenida Domingos Ferreira, na Zona Sul, e na Rua Cosme Viana, na Zona Sul. "Mas, com o orçamento limitado, fizemos a opção de começar por lá. É onde tem mais invasão de faixa, principalmente pela manhã, no sentido Centro", explicou.

Ao todo, o Recife tem 21,4 quilômetros de faixas azuis. Só em 2014, foram registradas 3.980 multas por invasão da faixa.

Nos cálculos da CTTU, o corredor, implantado em janeiro de 2014, representou um fanho de 23,8% no sentido Centro/subúrbio e de 21,8% na direção oposta, onde há mais desrespeito à sinalização. Quarenta e duas linhas de ônibus passam pela Mascarenhas de Moraes, que é uma das vias com menor velocidade média da capital pernambucana nos horários de pico.

Informações: JC Trânsito

READ MORE - No Recife, Fiscalização na faixa azul da Mascarenhas de Moraes é adiada mais uma vez

Governo do Rio descarta BRT no lugar do Monotrilho

segunda-feira, 29 de junho de 2015

O governo desistiu de construir o BRT no trajeto que daria lugar à Linha 3 do metrô e vai retomar os estudos para ligar Niterói e São Gonçalo com transporte sobre trilhos. A decisão foi informada nesta quinta-feira pelo secretário de Estado de Desenvolvimento, Marco Capute, em audiência pública na Assembleia Legislativa (Alerj). 

De acordo com Capute, o governador Luiz Fernando Pezão e o secretário de Transportes, Carlos Roberto Osorio, concluíram que o BRT não seria suficiente para dar conta da demanda da região. O projeto que previa a construção de um sistema de monotrilho, que tem menor capacidade do que o metrô, também foi descartado. 

“Definimos que o metrô é a melhor solução para a população de Niterói e São Gonçalo fazendo a conexão com as barcas. Construir o BRT seria mais rápido e barato, mas não adianta investir em um projeto de eficácia momentânea”, afirma Capute. A meta do governador, segundo ele, é ter o projeto pronto até ano que vem e iniciar as obras em 2017 ou 2018. A previsão é que elas levem cinco anos.

Osorio ressaltou que o metrô deve ser implantado em estrutura suspensa, seguindo o traçado da antiga linha férrea da região. O plano de fazer um BRT na estrada RJ-104 (Niterói-Manilha), que passa por outro eixo de Niterói e São Gonçalo, está mantido. 

“O BRT da RJ-104 faria integração em Alcântara e em Arariboia com a Linha 3. Ele entra em Niterói pela Alameda São Boaventura e seria expandido até Manilha. A ideia é fazer uma grande estação em Tribobó, sendo ponto de integração da RJ-104 com a RJ-106, que vai até o centro de Maricá.” 

O secretário frisou que o metrô só será construído se o governo federal não cortar os recursos prometidos. O sistema em monotrilho estava orçado em R$ 3,9 bilhões e o BRT, em R$ 1,7 bilhão. A estimativa do custo do metrô só será conhecida quando o novo projeto for concluído.

Por Gustavo Ribeiro
READ MORE - Governo do Rio descarta BRT no lugar do Monotrilho

Liberada verba para construção do BRT de Feira de Santana

A construção do sistema BRT (Bus Rapid Transit) de Feira de Santana foi autorizada na manhã desta segunda-feira (29) com a assinatura da ordem de serviço pelo  governador Rui Costa e pelo ministro das Cidades, Gilberto Kassab, em evento realizado no bairro Sítio Novo. 

De acordo com o governo, o sistema de transporte, que deve ser concluído em janeiro de 2017, vai beneficiar 56 mil passageiros que atualmente utilizam o tradicional serviço de ônibus. O BRT contará com dois corredores – João Durval, com 4,8 quilômetros de extensão, e o Corredor Getúlio Vargas, com 4,45 quilômetros, totalizando 9,25 quilômetros que vão ligar três terminais, também parte do projeto.

De acordo com o secretário municipal de Trânsito e Transporte, Ebenezer Tuy, com a construção do BRT, toda a cidade será interligada. “Já temos os terminais do Norte, Sul e Central. Depois da obra concluída vamos ter mais três, que serão fundamentais para que a acessibilidade melhore em Feira de Santana", explicou. 

Ao todo, 20 ônibus especiais, com acessibilidade, GPS, ar-condicionado e capacidade para atender até cem passageiros, por viagem, vão circular pelos corredores exclusivos. A construção conta com um investimento de aproximadamente R$ 87 milhões, financiados pela Caixa Econômica Federal.

"A responsabilidade do Governo Federal é com os mais necessitados. Temos o entendimento de que se o Governo não estiver próximo aos municípios, as grandes obras, como a do BRT, não seriam possíveis. Um bom exemplo é no campo da habitação com o Programa Minha Casa, Minha Vida, que aqui em Feira [de Santana] já entregou 39 mil unidades habitacionais contratadas", lembrou o ministro Gilberto Kassab.

READ MORE - Liberada verba para construção do BRT de Feira de Santana

Modernização da rede de trólebus segue em SP, diz SPTrans

Recentemente muito se falou nas redes sociais e em fóruns de discussão sobre uma possível paralisação na modernização da rede elétrica de trólebus na cidade de São Paulo, sobretudo na região do Ipiranga.

No entanto, a SPTrans nega qualquer tipo de suspensão da reforma: “os serviços seguem em andamento, sendo que, até o momento, já foram executados 60% dos serviços de modernização de toda rede” – diz nota da empresa gerenciadora do transporte paulistano ao portal Via Trolebus.

De acordo ainda com a SPTrans, a região do Ipiranga deve receber uma Estação Transformadora Retificadora (ETR) para “equalizar o potencial elétrico da região, bem como a modernização de 14,9 km da Rede de Contato”. O prazo inicial para conclusão dos trabalhos na região é até o final deste ano.

Terminal Vila Prudente

Continua indefinido o ponto final da linha 3160 (Terminal Vila Prudente – Terminal Parque dom Pedro II). O Terminal anexo às estações do Metrô e do Monotrilho deve ser inaugurado, porém de acordo com a SPTrans, não existe previsão de levar os trólebus ao local.

Diminuição de panes

As panes na rede de trólebus caíram de 75 por mês em média no ano de 2012 para 13 registros no mês de setembro após o início dos trabalhos, representando 83% de redução nas falhas.

Por Renato Lobo
Informações: Portal Via Trolebus
READ MORE - Modernização da rede de trólebus segue em SP, diz SPTrans

Simulador mede impactos em possíveis mudanças no sistema da mobilidade urbana

domingo, 28 de junho de 2015

Quais seriam os benefícios adquiridos se uma parcela da população de uma determinada cidade substituísse, por exemplo, o uso do automóvel pelo transporte público? O Simulador – Software DM Impactos, disponível para consulta on-line, consegue fazer uma estimativa dos ganhos. Por exemplo, se 10% da população de Brasília substituísse o carro pelo ônibus, haveria uma redução na emissão de 5% dos poluentes locais e as pessoas gastariam somente 1% a mais de tempo.

Desenvolvido pela ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos), em parceria com a WWF Brasil, o simulador tem como principal objetivo sensibilizar as pessoas e os gestores públicos quanto às variações que podem ocorrer na mobilidade de uma cidade quando se altera a quantidade de viagens em benefício de algum meio de transporte em detrimento de outro. 

De acordo com a associação, a intenção básica é contribuir para as discussões sobre como transformar a mobilidade urbana para que as cidades sejam mais ambientalmente saudáveis e sustentáveis. 

Por meio do simulador, é possível obter porcentagens sobre o tempo gasto nos deslocamentos, o consumo do espaço viário, de energia, emissão de poluentes locais e do gás carbônico. Ele considera cinco modos usados no ambiente urbano: a pé, bicicleta, ônibus, motocicleta e automóvel. 

Segundo a ANTP, os valores foram estimados por processos estatísticos, para sensibilização a respeito da ordem de grandeza dos impactos. A associação alerta que os resultados não devem ser usados para definir ações ou projetos. 

Para ter acesso ao simulador, clique aqui

Thays Puzzi
READ MORE - Simulador mede impactos em possíveis mudanças no sistema da mobilidade urbana

Deficientes visuais reclamam da falta de sinal sonoro no metrô de Fortaleza

Usuários que precisam utilizar a linha sul do Metrô, que faz o trajeto Fortaleza a Pacatuba, reclamam dos problemas sonoros que o equipamento vem apresentando. De acordo com relatos dos passageiros, os vagões não estão mais anunciando as chegadas e partidas nas estações, o que dificulta a vida dos deficientes visuais que utilizam o equipamento.

Em nota, o Metrofor diz que as falhas no sistema sonoro dos trens em operação na linha Sul do Metrô já foram identificadas e registradas. A empresa Ansaldobreda, responsável pelo serviço, foi notificada desde novembro de 2014, mas ainda não solucionou o problema. Diariamente, 16 mil pessoas utilizam a linha Sul do metrô.

Informações: Tribuna do Ceará

READ MORE - Deficientes visuais reclamam da falta de sinal sonoro no metrô de Fortaleza

GDF entrega novo terminal de ônibus no Riacho Fundo II

O governo do Distrito Federal entregou um novo terminal de ônibus no Riacho Fundo II neste sábado (27). Ele fica na QS 18, Área Especial, e deve atender cerca de 40 mil pessoas todos os dias das 5h20 às 0h40.
Foto: Dênio Simões/Agência Brasília
O terminal tem dez pontos de embarque e desembarque, 40 vagas para ônibus, 20 vagas para bicicletas, lanchonetes e banheiros. Os funcionários das empresas que atuam na região terão uma sala separada para comer e descansar.

O governador do DF, Rodrigo Rollemberg, participou da cerimônia junto a secretários e representantes do GDF. Segundo a Secretaria de Mobilidade, mais oito terminais devem ser inaugurados até o final do ano em Sobradinho II, Ceilândia, Gama Leste, Samambaia Sul e Norte e Recanto das Emas I e II.

Os projetos são financiados com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento. Outras nove plataformas passam por reformas e devem ficar prontas em 2016. Elas ficam no Guará I e II, Núcleo Bandeirante, Ceilândia (P Sul), Paranoá, Taguatinga (M Norte), Taguatinga Sul, Planaltina e no Cruzeiro Novo.

Informações: G1 DF

READ MORE - GDF entrega novo terminal de ônibus no Riacho Fundo II

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960