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Grande Florianópolis enfrenta 2º dia de greve de ônibus

terça-feira, 11 de junho de 2013

No segundo dia de greve no transporte coletivo da Grande Florianópolis, os ônibus novamente não saíram das garagens na manhã desta terça-feira (11). Em reunião na noite de segunda (10), o sindicato dos trabalhadores decidiu não cumprir a frota mínima de 100% em horários de pico e 50% nos demais estabelecida pelo Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina (TRT/SC).

Os participantes do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Urbano, Rodoviário, Turismo, Fretamento e Escolar de Passageiros da Região Metropolitana de Floriantópolis (Sintraturb) votaram no final da noite de domingo (9) pela greve. Na segunda (10), os ônibus não saíram das garagens.


Nesta terça, a Secretaria Municipal de Transportes de Florianópolis vai disponibilizar novamente um transporte alternativo através de vans que saem do Centro em direção aos bairros. Sobre o preço das passagens para esses veículos, que custam entre R$ 5 e R$ 7, o secretário Valmir Piacentini afirmou, em entrevista ao Bom Dia Santa Catarina, que "não dá para comparar a capacidade um ônibus e de uma van. Há um custo para ser dividido por menos pessoas do que no ônibus". Ele também disse que a posição do executivo da capital é "determinar ao Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros do Município de Florianópolis (Setuf) que coloquem os ônibus nas ruas".
A Justiça convocou uma rodada de negociações com todos os envolvidos para as 14h desta terça (11).

Sem acordo
O secretário de comunicação do Sintraturb, Dionísio Linder, disse que os grevistas só cumprirão a decisão com a catraca livre. Já o presidente do Setuf, Waldir Gomes da Silva, afirmou que fez a chamada dos empregados e disponibilizou a frota, mas aqueles que queriam trabalhar foram impedidos por colegas. A proposta de 'catraca livre' feita pelo Sindicato dos Motoristas e Cobradores de ônibus de Florianópolis na tarde desta segunda-feira (10) foi considerada uma "palhaçada" pelo secretário de Transportes, Mobilidade e Terminais da prefeitura, Valmir Piacentini, que defendeu a manutenção de frota mínima determinada pela Justiça.

Trânsito
Às 7h da manhã desta terça (11), o trânsito já começava a ficar complicado na capital. A situação já era de congestionamento na Via Expressa em direção à Ilha, até a Ponte Pedro Ivo Campos. O fluxo também já começava a ficar lento nas saídas do Continente, em Coqueiros e no Estreito, também indo para a Ilha. Havia lentidão também na Avenida Beira-Mar Norte.
O trânsito fluía bem na Avenida Gustavo Richard e na SC-401, no Norte da Ilha. É preciso lembrar, porém, que a partir das 9h o fluxo deve ficar em meia pista no quilômetro 19 devido às obras que estão sendo realizadas na chamada "curva da morte".

Transporte alternativo
A Prefeitura elaborou um plano de ação para o transporte dos usuários. Serão cerca de 200 vans e micro-ônibus do serviço de turismo e escolar, distribuídos em cinco pontos da cidade, todas com saída do centro em direção aos bairros. Para levar os passageiros às regiões da capital, entre às 6h e 23h, a condução terá dois valores: R$ 5 e R$ 7.

Os veículos que vão para o Continente saem da frente do Terminal Rodoviário Rita Maria, com o custo de R$ 5. Já os que têm destino ao Centro-Leste, partem da parada de ônibus localizada embaixo da passarela da Avenida Paulo Fontes. Será cobrado R$ 5 de quem desembarcar até o ponto do Morro da Lagoa e R$ 7 para quem descer nas paradas posteriores. As pessoas que vão ao Norte da Ilha devem embarcar em frente ao camelódromo do Terminal de Integração do Centro. O camelô defronte ao Terminal Cidade de Florianópolis será o ponto do moradores do Sul. Ambas as viagens terão o custo de R$ 7.

Segundo a Secretaria Municipal de Transportes, os veículos cadastrados na Prefeitura tem número de registro colado na traseira. Além disso, está sendo fixado no para-brisa dos veículos um papel com a bandeira da cidade durante o período em que as vans e micro-ônibus estiverem operando.

Informações: G1 SC
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Prefeitura de Curitiba abre licitação para obras na Avenida das Torres e na Marechal Floriano

A Prefeitura de Curitiba lançou nesta quarta-feira (5) dois editais de licitação para a execução de obras em projetos financiados pelo PAC da Copa (Programa de Aceleração do Crescimento do governo federal). O primeiro edital contempla quatro trechos de pavimentação da Avenida das Torres, o corredor Rodoferroviária/Aeroporto. O segundo seleciona empresas para a execução de alargamento de viaduto da Avenida Marechal Floriano.

Os editais fazem parte do esforço da Prefeitura para acelerar as obras de mobilidade previstas para a Copa do Mundo de 2014. "Encontramos várias obras atrasadas e assumimos com o governo federal o compromisso de acelerar e concluir no prazo as obras do PAC da Copa", disse o prefeito Gustavo Fruet.


Na Avenida das Torres serão executados quatro trechos de pavimentação, entre a Vila Torres e a divisa com São José dos Pinhais. Estão previstos, entre outros, serviços de drenagem, calçamento e instalação de fibras óticas. Essas obras complementam as já em andamento - o viaduto Estaiado e a trincheira Guabirotuba - e fazem parte da revitalização da avenida que dá acesso ao Aeroporto Internacional Afonso Pena.

No corredor da Avenida Marechal Floriano será feito o alargamento do viaduto sobre a linha férrea, após o terminal do Boqueirão, com a duplicação das pistas. O objetivo é melhorar o tráfego da rua, tornando-a uma alternativa de ligação com São José dos Pinhais e acesso ao aeroporto.

Um primeiro trecho de obras já está sendo executado na Marechal Floriano, entre os terminais do Carmo e do Boqueirão, com reformas do asfalto, calçadas e  iluminação.

O diretor do Departamento de Pavimentação da Secretaria Municipal de Obras Públicas, Mario Padovani, disse que as obras trarão grande ganho em termos de mobilidade. "Dependendo de onde a pessoa estiver em Curitiba, ela poderá também utilizar a Marechal Floriano para ter acesso ao aeroporto, não precisado passar pela Avenida das Torres. A obra dará maior fluidez ao trânsito, principalmente no viaduto, que vai ser alargado e terá duas faixas em cada sentido", afirmou.

A entrega das propostas para as obras previstas nos editais deve ser feita, de forma presencial, no dia 27 de junho, nos seguintes horários: às 9h30 para o edital da Avenida das Torres e às 14h30 para o da Marechal Floriano. As propostas devem ser entregues na sede da Secretaria Municipal de Obras Públicas, na Rua Emílio de Menezes, 450.

Informações: URBs
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Em Salvador, Batida entre dois ônibus na região do Dique deixa 21 feridos

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Uma batida entre dois ônibus na região do Dique do Tororó deixou 21 pessoas feridas nesta segunda-feira (10), segundo informações da Prefeitura de Salvador.

O acidente aconteceu por volta das 16h30 e envolveu um Ônibus da empresa VSA e outro da Verdemar, próximo ao restaurante A Porteira, no sentido Bonocô. O ônibus da VSA, da linha Lapa-Camaçari, bateu no fundo do coletivo da Verdemar, que seguia o roteiro Sete de Abril-Lapa. A pista estava molhada no momento do acidente.

Segundo informações de testemunhas, a batida aconteceu porque dois carros que estavam na pista frearam bruscamente. O cobrador da Verdemar disse que para evitar se chocar com eles, o motorista foi obrigado a frear também. O motorista da VSA, Manoel Santana, informou que não conseguiu desviar do outro coletivo após a parada repentina.

Quatro ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram socorrer as vítimas. A Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador) também esteve no local organizando o tráfego.

Segundo nota da assessoria da prefeitura, uma pessoa está internada em estado grave e os demais tiveram apenas escoriações leves.

Domingos Pereira de Souza, 60 anos, foi a vítima que sofreu ferimentos graves. Ele foi socorrido para o Hospital Geral do Estado (HGE). Ele, que estava no ônibus de trás, foi resgatado pelo Corpo do Bombeiros.

Informações: Correio 24 Horas

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Greve de ônibus em Florianópolis, Justiça determina frota mínima nos horários de pico

Em audiência de conciliação com os grevistas, o desembargador Gilmar Cavalieri determinou que os ônibus voltem a circular com frota mínima e, nos horários de pico (das 5h30 às 8h e das 17h30 às 20h), com todos os veículos. 

O Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Coletivo (Sintraturb) irá decidir em assembleia se irá ou não acatar à decisão da justiça. Caso os ônibus não saiam das garagens nesta terça-feira, o Ministério Público vai encaminhar um pedido de penhora dos bens das empresas e dos dois sindicatos (Sintraturb e Setuf), além da multa diária de R$100 mil.

A reunião iniciou às 17h na sede do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e terminou sem acordo. Em resposta à determinação da justiça, o Sintraturb argumentou que não é possível organizar uma logística para o cumprimento da frota mínima e que os grevistas só cumprirão a decisão com a catraca livre. 

Além do desembargador Gilmar Cavalieri, o procurador Alexandre Medeiros da Fontoura Freiras, do Ministério Público do Trabalho, e Gustavo Mello Guimarães, da OAB/SC, também estavam na audiência. 

Informações: DIÁRIO CATARINENSE

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Justiça suspende reajuste da tarifa de ônibus em Goiânia

Uma liminar solicitada pela Superintendência Estadual de Proteção aos Direitos do Consumidor (Procon/Goiás) foi deferida pelo juiz Fernando de Mello Xavier, da 1ª Vara da Fazenda Pública Estadual de Goiânia, suspendendo de imediato a cobrança do valor de R$ 3,00 da tarifa. 

O reajuste foi autorizado pela Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), um órgão da Prefeitura, e vigora na rede que cobre a Região Metropolitana de Goiânia (RMG), com 20 municípios. Desde maio que o Procon sustenta, com base em um estudo, que a nova tarifa não poderia superar R$ 2,90. 

Com a liminar concedida nesta segunda, na prática, as empresas de ônibus devem voltar aos R$ 2,70 da tarifa cobrada antes, pelo menos até uma decisão final. O magistrado fixou multa diária de R$ 100 mil para as empresas que descumprirem a determinação judicial. 

No julgamento da ação civil pública ajuizada pelo Procon/Goiás contra a CMTC, o juiz viu elementos abusivos no aumento da passagem de ônibus, e a necessidade de revisão do cálculo. Ele ponderou sobre a medida de desoneração pelo Governo Federal com impacto sobre os cálculos do reajuste da tarifa de ônibus e ainda citou que a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos considera que o combustível representa entre 22 a 25% do custo do transporte urbano, enquanto que, pela planilha apresentada pela CMTC, o peso do óleo diesel foi de 35%. 

Para o juiz, a manutenção do valor da nova tarifa de ônibus acarretará prejuízo irreparável aos usuários do serviço de transporte coletivo da RMG. 

— O porcentual do reajuste aplicado pode parecer pequeno, mas supera a capacidade de pagamento daqueles que sobrevivem com apenas um salário mínimo mensal e dependem do transporte coletivo urbano, que é um dos itens de maior peso nas despesas das famílias de baixa renda — frisou. 

Informações: ZERO HORA


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Operação dá licença para o ônibus - CET E SPTrans implantam nova faixa exclusiva de ônibus no Butantã

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a São Paulo Transporte (SPTrans) vão implantar faixa exclusiva para ônibus na Rua MMDC e na Rua Reação, sentido Rodovia Raposo Tavares, das 6h00 às 22h00. A intervenção valerá de segunda a sábado, em uma extensão de 450 metros. A ativação da faixa exclusiva terá início a partir desta segunda-feira (10/06) e está inserida na Operação Dá Licença Para o Ônibus. 
Foto: Portal R7.com
Durante todo o período, das 6h00 às 22h00, a faixa funcionará à direita, no sentido da Rodovia Raposo Tavares, na Rua MMDC, entre a Avenida Professor Francisco Morato e a Rua Reação; e, na Rua Reação, entre as Rua MMDC e Rodovia Raposo Tavares.


Pela Rua MMDC circulam 20linhas de ônibus transportando aproximadamente 140 mil passageiros em um dia úti, com frequência média de 47 ônibus na hora mais carregada do dia. Já pela Rua Reação circulam 18linhas de ônibus transportando aproximadamente 146 mil passageiros em um dia útil, tendo a frequência média é de 77 ônibus na hora mais carregada do dia.

A faixa exclusiva de ônibus será implantada à direita da via, mantendo-se a faixa restante destinada ao tráfego geral de veículos. Vale lembrar que de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar na faixa exclusiva à direita de ônibus é uma infração leve, com perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20.

Recomendações ao público
·         Respeite a sinalização;
·         Dê preferência ao uso de transporte público (Metrô, Ônibus e Táxi);
·         Se necessitar pedir informações, proceda de forma a não atrapalhar a fluidez do trânsito;
·         Não estacione em locais proibidos, frente a guias rebaixadas, em canteiros centrais, em fila dupla ou onde haja canalizações com cones e cavaletes;
·         Não embarque ou desembarque em fila dupla ou afastado da calçada;
·         Ao avistar a canalização de orientação na pista, reduza a velocidade dos veículos para maior segurança;
·         Procure conhecer previamente as vias de acesso.

A Engenharia de Campo da CET e da SPTrans vão monitorar e orientar o tráfego na região, visando melhorar as condições de trânsito e preservar a segurança de pedestres e motoristas.
Para informações de trânsito, ligue 1188 - Fale com a CET. Atende 24 horas por dia para informações de trânsito, ocorrências, reclamações, remoções e sugestões. Ou ligue 156 para informações de transporte coletivo, informações que também estão no site www.sptrans.com.br.

Blog Meu Transporte
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Terminal Integrado do Xambá, em Olinda, será um dos maiores da Região Metropolitana

Mais uma previsão de entrega foi anunciada para o Terminal Integrado de Xambá, em Olinda, concluído desde o ano passado, o funcionamento ainda depende de ajustes na avenida Presidente Kennedy, principal via por onde circularão os ônibus da benfeitoria. O terminal, por onde já deveria estar sendo usado por 70 mil pessoas por dia, atualmente, conta apenas com um funcionário vigiando o lugar para evitar depredações.

Quem passa pela Presidente Kennedy facilmente observa ações de carga e descarga irregular, bem como estacionamento em local indevido, além de outras irregularidades. “Uma via paralela, a Agamenon Magalhães, deverá ser usada como alternativa para melhorar a circulação de veículos na Presidente Kennedy. A Secretaria das Cidades se comprometeu a fazer a pavimentação da via.

Na entrega da 1ª etapa do terminal do Barro, o Secretário Danilo Cabral informou que em julho será entregue o Terminal Integrado de Xambá, em Olinda, que será um dos maiores do Sistema Estrutural Integrado (SEI). De acordo com Danilo Cabral, as obras já foram concluídas. “Estamos só aguardando a Prefeitura de Olinda fazer a requalificação da Avenida Presidente Kennedy e adequar o controle urbano”, concluiu o secretário.

A previsão é que o TI atenda 85 mil pessoas diariamente. Serão cerca de 21 linhas de ônibus.

Algumas Linhas deste terminal

803 T.I.Xambá/T.I. Macaxeira
810 T.I.Xambá /Encruzilhada
820 T.I.Xambá (Cabugá)
831 Aguazinha /T.I.Xambá  
841 Nova Olinda /T.I.Xambá
842 Águas Compridas /T.I.Xambá
843 Alto da Bondade /T.I.Xambá
844 Santa Casa /T.I.Xambá
847 Alto Nova Olinda /T.I.Xambá
851 Córrego do Abacaxi /T.I.Xambá
852 Caixa D'água /T.I.Xambá
860 T.I.Xambá (Principe )
861 T.I.Xambá/TI Joana Bezerra
870 T.I.Xambá /Afogados
881 T.I.Xambá/T.I. Rio Doce (Getúlio Vargas)
882 T.I.Xambá/T.I. Rio Doce (C. Lima Cavalcanti)
883 T.I.Xambá /T.I. Rio Doce (PE-15)

Blog Meu Transporte
Com Informações da Folha PE

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Metrô SP define empresa para operar bicicletários

O Diário Oficial do Estado de São Paulo publicou nesta sexta-feira, dia 6, o credenciamento da empresa FGTV Produções para  operar os dez bicicletários nas seguintes estações do Metrô: Liberdade, Paraíso, Sé, Vila Madalena, Tamanduateí, Brás, Carrão, Corinthians-Itaquera, Guilhermina-Esperança e Santa Cecília. O serviço deverá  ter início em 5 de julho próximo.

Com isso, os três bicicletários existentes nas estações Anhangabaú, Guilhermina - Esperança e Palmeiras - Barra Funda serão fechados a partir deste domingo.

A FGTV Produções deverá disponibilizar em todos os bicicletários, no mínimo, dez vagas de estacionamento para o equipamento. Nesta modalidade, as 12 primeiras horas são gratuitas. Após esse período, haverá cobrança de R$ 2 por hora de uso. Na modalidade empréstimo, os primeiros 30 minutos serão gratuitos e após este período haverá cobrança de R$ 2 por hora.

A empresa também ficará responsável por ocorrências como dano, roubo ou furto dos equipamentos e deverá providenciar seguro para cobertura de responsabilidade civil.

O serviço funcionará diariamente, das 7h às 22h.

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