Novo ônibus elétrico começa a circular em Natal *** Metrô de SP prevê crescimento para 280 km de rede e 12 linhas até 2040 *** Transporte público de Belém ganha 300 ônibus novos com Ar Condicionado *** No Grande Recife, Terminal integrado de Igarassu é finalmente entregue *** Aquático-SP ganha embarcação nova e maior para viagens mais confortáveis *** Jundiaí terá novas linhas de trem para SP e Campinas *** SuperVia atinge maior marca de passageiros diários pós-pandemia *** Expansão da Linha-4 Amarela vai ligar centro à cidade de Taboão da Serra *** Metrô de Salvador terá vagões exclusivos para mulheres *** Conheça nossa página no Instagram

No Rio, Primeiro dos 19 novos trens do metrô chega na próxima semana

segunda-feira, 16 de abril de 2012

O primeiro dos 19 novos trens (114 carros no total) da concessionária MetrôRio comprados da China chega ao Porto carioca entre os dias 20 e 21 de abril, dependendo das condições marítimas. Embarcado no país asiático em 27 de fevereiro, passará por testes e começará a operar em agosto de 2012. Segundo a concessionária, até o final do ano, oito trens estarão em operação, e, em março de 2013, todas as novas composições já se encontrarão à disposição dos usuários da Linha 2, que passará a ter, então, 28 trens (168 carros), enquanto a Linha 1 permanecerá com 19. A promessa da concessionária é que os novos trens reduzam os intervalos do sistema dos atuais seis minutos nas pontas de linha e três minutos no trecho compartilhado (entre Botafogo e Central), para, respectivamente, quatro e dois minutos.

Os novos trens representam um aumento do 63% na frota da concessionária e custaram R$ 320 milhões. Segundo a empresa, as composições terão ar-condicionado 33% mais potente, fazendo com que a temperatura média dentro dos carros seja de 23ºC. Cada composição terá um sistema de refrigeração com potência de 336 mil BTUs, equivalente a 33 aparelhos de ar-condicionado de 10.000 BTUs ligados ao mesmo tempo. O espaço interno dos carros também é 10% maior que o dos trens atuais, graças à distribuição longitudinal dos bancos, conforme o desenho do metrô em outros países. E, através de um sistema passagens sanfonadas, chamadas gangways, os passageiros terão mais facilidade de circular e se distribuir entre os carros. Todos veículos terão câmeras internas, e painéis de LED informarão o mapa das estações. Os passageiros de baixa estatura terão pega mãos para aumentar a segurança. Os bancos também ganharam nova cor, escolhida pelos usuários em concurso na Internet.

Para a operação dos novos trens, a concessinária irá treinar 585 funcionários, até julho de 2013, para atuar nas áreas de tráfego, no Centro de Controle e na manutenção. Serão capacitados para operar os novos trens 290 condutores e 30 controladores de tráfego. Todo o efetivo da manutenção, de 265 colaboradores, será treinado.


0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960