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Em Manaus, Tarifa abusiva de R$ 5,50 é imposta pela prefeitura aos operadores

domingo, 30 de outubro de 2011

Denúncias de que alguns ônibus "executivos" não estariam cobrando a tarifa de R$ 5,50, estabelecida pela Prefeitura de Manaus, farão com que a Superintendência Municipal de Transporte Urbano (SMTU) aumente a fiscalização nos veículos. Segundo o superintendente da SMTU, Marcos Cavalcante, as punições aos coletivos que descumprirem a determinação judicial serão graves.
Foto: Fábio Melo/TV Amazonas
Diante as denúncias de que alguns "executivos" estariam cobrando a tarifa antiga, no valor de R$ 3,00, Cavalcante afirmou que os motoristas flagrados descumprindo a medida terão veículo apreendido. "O carro será ainda descaracterizado: depois de pagar multa, o dono do veículo terá que emplacá-lo como carro de uso pessoal e este não poderá mais ser utilizado para nenhum tipo de sistema de transporte pago", completou.

Os motoristas dos ônibus "executivos" protestam contra o aumento da tarifa. O presidente da Federação das Cooperativas de Transporte Executivo do Amazonas (Fecootram), Equias Sobrinho, informou que com o aumento do valor houve uma queda de 90% no faturamento dos coletivos.

Em entrevista ao G1, Sobrinho declarou que "o aumento é uma jogada para acabar com este transporte. Se continuar assim, vamos precisar parar e eles não vão dizer que eles que acabaram, mas sim que nós desistimos de trabalhar com o transporte executivo".

Negociação da tarifa
Uma solicitação de reunião entre o prefeito de Manaus, Amazonino Mendes, a SMTU e representantes da Fecootram será protocolada, na próxima quinta-feira (3), no Ministério Público do Estado (MPE/AM). A data precisou ser adiada devido ao ponto facultativo decretado para órgãos estaduais na segunda-feira (31).

De acordo com o superintendente da SMTU, Marcos Cavalcante, a Prefeitura debaterá com os representantes do transporte executivo a diminuição da tarifa do sistema para o valor de R$ 4,00, sugerido pela Fecootram.

Cavalcante informou que Amazonino Mendes só participará de reuniões com os motoristas dos "executivos" com a presença do MPE/AM. O encontro, que segundo a Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom) poderia ter acontecido na sexta-feira (28),  não tem data prevista para ser realizado.

O presidente da Fecootram disse que aguarda a reunião para debater o assunto. "Vamos apresentar dados que mostram a queda no nosso faturamento na audiência com o MPE. Nós mostraremos que o valor que a Prefeitura quer aplicar é aleatório, sem cálculo técnico", destacou.



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Urbs altera trajeto de duas linhas de ônibus de Curitiba

Duas linhas de ônibus convencionais – Fanny e Parque Industrial – terão parte de seus percursos alterados pela Urbs – Urbanização de Curitiba S/A, a partir deste sábado (29), para um melhor atendimento à população usuária e moradora em regiões densamente habitadas. Como os coletivos circularão em novos trechos de algumas ruas, os pontos de parada também foram relocados, para que os passageiros embarquem e desembarquem a apenas poucos metros dos pontos antigos.

Ônibus da linha Fanny vindos pela rua Coronel Izaltino Pinto e que seguiam pela rua Castro, nos dois sentidos, agora seguem pela Coronel Izaltino Pinto e por mais uma quadra, com circulação pela rua Omílio Monteiro e Roberto Faria, voltando ao caminho normal.

A população usuária da linha Parque Industrial também é beneficiada. No sentido terminal / bairro, o itinerário será alterado par a rua Amilcare Bientinezi. Com a relocação dos pontos de parda, moradores de ruas mais distantes agora reduzem o tempo de caminhadas até o local de embarque / desembarque, graças à mudança do traçado.

Já no sentido bairro / terminal, o roteiro muda par as ruas Jaime Rodrigues da Rocha e José Silva de Lima, com pontos de parada de forma circular na rua Amilcare Bientinezi.

Informações da URBS

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Licitação do transporte coletivo é suspensa em Jaú

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo suspendeu a licitação para a concessão do transporte coletivo de passageiros na cidade de Jaú.

A corte acatou uma representação do advogado Ivan Henrique Moraes Lima, que apontou supostas irregularidades no edital de licitação.
São três os itens citados pelo advogado: a não permissão de participar do certame as companhias que fazem fretamento, a falta de previsão sobre a soma de atestados na comprovação mínima de 90 meses, com frota mínima de 25 veículos e execução de no mínimo 1.679.850 viagens e o descumprimento da lei federal 8.987/95 sobre a realização de todos os levantamentos de valores não amortizados à atual concessionária.

Em sua decisão, a conselheira do Tribunal de Contas, Silvia Cristina Monteiro Moraes disse que “as questões suscitadas estão a demonstrar indícios suficientes de confronto com a legislação de regência e jurisprudência deste Tribunal”.

Defesa / Foi ela quem determinou a suspensão do processo, até que o assunto possa ser melhor analisado.

Foto: Galazzini
“Tendo em conta que a sessão de recebimentos dos envelopes está marcada para a data de 08 de novembro próximo, com fundamento no § 2º, do artigo 113, da Lei nº 8.666/93, bem como no artigo 221, parágrafo único, do Regimento Interno deste Tribunal, determino a paralisação do certame, até a ulterior deliberação por esta Corte, devendo a Comissão de Licitação abster-se da realização ou prosseguimento de qualquer ato a ele relacionado”, sentenciou.

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Transporte público em Angra dos Reis é alvo de reclamação dos usuários

A qualidade do serviço de transporte coletivo em Angra dos Reis tem sido questionada pelos usuários no município. O excesso de passageiros, de velocidade e a presença de baratas nos ônibus vêm preocupando a população.
- Já tive hematomas no corpo por ter me machucado no ônibus. A Rodovia Rio-Santos (BR-101) possui curvas muito acentuadas e alguns motoristas não reduzem ao trafegar por estes pontos da via. Assistimos com frequência cenas em que as pessoas quase caem do banco, imagine as que viajam em pé. Isso é um absurdo - reclamou a professora Lucia Silva.
- Ficamos enojados em utilizar um serviço de transporte público que possui baratas no interior - reclamou a esteticista Ana Cardoso.
A Polícia Rodoviária Federal realiza a fiscalização da rodovia tendo como base o Código de Trânsito Brasileiro. Porém, para o agente Edson Carneiro, são identificados dois problemas crônicos no trecho correspondente à cidade de Angra dos Reis. O primeiro seria o excesso de velocidade com que os ônibus urbanos circulam pela BR-101, além da quantidade de passageiros dentro de um mesmo coletivo.
- Quando recebemos uma reclamação de passageiros ou presenciamos este tipo de ação, interceptamos o condutor para orientações e executamos as medidas previstas pela legislação - disse.
A situação, segundo Carneiro, poderia ser resolvida de forma mais eficiente se houvesse uma parceria entre o município e a PRF.
- Eu desconheço que haja uma regulamentação municipal em Angra sobre o transporte coletivo. O Código de Trânsito permite que as cidades criem normatizações de acordo com as necessidades da localidade. Falta um trabalho em cooperação entre as duas instâncias - destacou.
Outra questão ressaltada pelo policial é a situação dos veículos terceirizados que realizam o transporte dos trabalhadores das empresas da cidade.
- Este tipo de transporte também deveria ser fiscalizado pela prefeitura. Algumas empresas que prestam este serviço utilizam veículos de outras firmas que não faziam parte do contrato de prestação de serviço. Desta forma, temos o problema de veículos piratas que circulam pelas vias. A PRF autua estas irregularidades, mas cabe ao município zelar pela população - ressaltou.

Empresa diz não receber reclamações

Apesar da reclamação de populares, a empresa Senhor do Bonfim - responsável pelo transporte público urbano de passageiros em Angra dos Reis - informou que realiza a fiscalização dos ônibus para que estes problemas críticos sejam resolvidos. Segundo o gerente geral da empresa, Flaviano Ferreira, a Senhor do Bonfim não tem registro de reclamações sobre estas questões no telefone gratuito disponibilizado pela viação.
- Não temos o registro de reclamações. Inclusive é importante que a população comunique as dificuldades vivenciadas para que possamos tomar as devidas providências. O telefone é o 0800-286-1500 - destacou.
De acordo com Ferreira, os ônibus são obrigados por lei a serem equipados com tacógrafos - que, segundo ele, são vistoriados diariamente.
- Não temos registros de ônibus que tenham excedido o limite de velocidade (80 quilômetros por hora) - disse.
Questionado sobre a reclamação de que os ônibus trafegam de maneira insegura pela Rio-Santos, o gerente explicou que há pontos da rodovia em que o condutor deve diminuir a velocidade, ainda que esteja dirigindo dentro dos limites estabelecidos.
- Sabemos deste problema. Em curvas acentuadas, por exemplo, o motorista deve reduzir a velocidade. Os fiscais de rua são responsáveis por verificar se o coletivo está cometendo esta irregularidade - disse.
Para solucionar o problema das baratas nos coletivos, uma firma de dedetização licenciada pelo Inea (Instituto Estadual do Meio Ambiente) foi contratada para realizar o serviço.
- Pedimos aos passageiros que não deixem lixo jogado nos coletivos. Vamos resolver este problema - afirmou.

Mais onze ônibus são retirados de circulação

A operação de fiscalização da Superintendência de Transporte e Trânsito de Angra dos Reis completou uma semana de autuação e, segundo o responsável pela superintendência, Robson Oliveira, foram entregues 30 notificações, uma multa por descumprimento de notificação e a retirada de 11 veículos de circulação. A iniciativa tem como objetivo verificar a situação do serviço de transporte público no município.
Cerca de 500 pessoas responderam ao questionário e apontaram como problemas críticos do serviço oferecido o descumprimento dos horários em que os coletivos deveriam passar e o excesso de passageiros dentro dos veículos. Outros itens avaliados foram cordialidade no atendimento, conforto, limpeza, serviço de atendimento ao consumidor, estado de conservação e segurança na condução do ônibus.
- Os usuários respondem a um formulário com perguntas relativas ao destino, frequência e razão da viagem. A pesquisa está sendo aplicada no Centro por 12 agentes da superintendência. A previsão é que a verificação seja implementada também nos demais bairros - ressaltou.
Oliveira declarou que serão instalados GPS em todos os veículos que realizam o transporte público. A iniciativa será mais uma forma de verificar a velocidade com que os coletivos estão realizando o percurso.
De acordo com o gerente geral da empresa Senhor do Bonfim, a partir da terça-feira 20 novos ônibus estarão em circulação.


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Trajetos de sete linhas do transporte coletivo são alterados em Goiânia

sábado, 29 de outubro de 2011

Sete linhas do sistema de transporte coletivo de Goiânia vão ser alteradas neste sábado (29) pela Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC). As mudanças acontecem em função da obra realizada pela Agência Municipal de Trânsito (AMT) na Praça Dom Prudêncio, entre os setores Cidade Jardim e Rodoviário.

As linhas que sofrerão mudanças são:
005
- T. Bandeiras / Campinas – Eixo Pio XII
052 - Vera Cruz / Campinas / Centro
151 - T. Dergo / São Francisco
153 - T. Dergo / Pq. Ind. João Braz
164 - T. Gyn Viva / Centro / St. Universitário
307 - T. Vera Cruz / T. Gyn Viva / T. Dergo
607 - Maysa / Campinas / Centro

Segundo a AMT, o projeto visa dar mais fluidez ao trânsito. Para isso, a Praça Dom Prudêncio foi cortada ao meio, e a intenção é interromper o giro feito pelos veículos na praça, seguindo o mesmo modelo adotado na Praça do Cruzeiro, no Setor Sul. As linhas do transporte que tinham como itinerário o giro da praça passarão a utilizar ruas paralelas próximas ao local. De acordo com a CMTC, Pontos de Embarque e Desembarque (PEDs) serão desativados e outros ativados para que o usuário não tenha mais transtornos.

Confira como fica o trajeto das linhas com as mudanças:
Linha 005 - T. Bandeiras / Campinas – Eixo Pio XII (Foto: Divulgação/CMTC)
Linha 005 - T. Bandeiras / Campinas – Eixo Pio XII (Foto: Divulgação/CMTC)
Linha 052 - Vera Cruz / Campinas / Centro (Foto: Divulgação/CMTC)
Linha 052 - Vera Cruz / Campinas / Centro (Foto: Divulgação/CMTC)
Linha 151 - T. Dergo / São Francisco (Foto: Divulgação/CMTC)
Linha 151 - T. Dergo / São Francisco (Foto: Divulgação/CMTC)
Linha 153 - T. Dergo / Pq. Ind. João Braz (Foto: Divulgação/CMTC)
Linha 153 - T. Dergo / Pq. Ind. João Braz (Foto: Divulgação/CMTC)

Linha 164 - T. Gyn Viva / Centro / St. Universitário (Foto: Divulgação/CMTC)
Linha 164 - T. Gyn Viva / Centro / St. Universitário (Foto: Divulgação/CMTC)
Linha 307 - T. Vera Cruz / T. Gyn Viva / T. Dergo (Foto: Divulgação/CMTC)
Linha 307 - T. Vera Cruz / T. Gyn Viva / T. Dergo (Foto: Divulgação/CMTC)
Linha 607 - Maysa / Campinas / Centro (Foto: Divulgação/CMTC)
Linha 607 - Maysa / Campinas / Centro (Foto: Divulgação/CMTC)


Fonte: G1 GO

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Recife: Linhas Vila do Ipsep e Vila da Sudene não vão para o Terminal Integrado Tancredo Neves

Que o sistema estrutural integrado de transporte (SEI) é almejado por muitas comunidades isso não temos dúvidas, e com o avanço do serviço com a construção de vários terminais vão possibilitar o acesso de muitas comunidades a este serviço que permite o usuário chegar a muitos lugares da região metropolitana pagando apenas uma tarifa, porém informações repassadas ao Blog Meu Transporte dão certo que as linhas Vila do IPSEP e Vila da SUDENE não vão ser beneficiadas com o novo Terminal Tancredo Neves que será inaugurado nos próximos meses e conseqüentemente não farão parte do SEI. Segundo informes, apenas as comunidades do Ibura serão ouvidas pelo GRCT nos próximos dias.

Mais informações sobre as futuras linhas deste terminal em breve aqui no Blog. 

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Rio tem a melhor mobilidade urbana do Brasil

O Rio de Janeiro é a cidade brasileira que apresenta os melhores indicadores de mobilidade urbana sustentável. É o que aponta um estudo realizado a partir da coleta de dados de nove capitais nacionais pelo Mobilize Brasil. Com base em informações de órgãos governamentais, institutos de pesquisa, universidades e entidades independentes, a pesquisa tem o objetivo de fomentar o debate e estimular a criação de políticas públicas sustentáveis nas metrópoles brasileiras.

Em uma escala de zero a dez, o Rio obteve uma pontuação de 7,9, e se destacou pela baixa parcela de deslocamentos com veículos individuais. De acordo com a pesquisa, apenas 13 % dos cariocas usam carro ou moto para se locomover, e cerca de  65 % das viagens são feitas através do transporte coletivo. Além disso, outro fator decisivo para a pontuação foi o programa de implantação de ciclovias, que já somam 240 km de vias no município. A segunda cidade colocada, Curitiba, marcou 7.0 pontos.

A pesquisa levou em consideração os seguintes aspectos: a porcentagem de vias adaptadas à circulação de bicicletas; as razões entre a renda média mensal e a tarifa simples de ônibus urbano, e entre os deslocamentos individuais motorizados e o número total de viagens; porcentagem de ônibus municipais adaptados para deficientes; e a proporção anual de acidentes para cada 100 mil habitantes.



Informações da SETRANS Rio

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No Recife e Jabotão, Mesmo com desvio, trânsito flui na Estrada da Batalha

Flui normalmente, na manhã deste sábado (29), o trânsito no desvio da Estrada da Batalha, na divisa entre os municípios de Jaboatão dos Guararapes e Recife, onde o alagamento de um túnel que está sendo construído afundou o pavimento da via, na quinta-feira (27). Num final de semana prolongado por causa do feriado do Dia do Funcionário Público, na sexta (28), muitos motoristas optaram por rotas alternativas para chegar às praias do Litoral Sul. O Departamento de Estradas e Rodagens (DER) deve divulgar, ainda nesta manhã, o prazo para que o conserto da obra seja concluído.

"O calculista da obra teve um problema de voo, só chegou ontem à tarde. Estamos aguardando o calculista para discutir o plano de ataque, darmos um cronograma e fazermos a liberação das vias o mais rápido possível para facilitar a vida da população", informou o diretor de operações do DER, José Carlos Antunes. A previsão é de que a reunião termine por volta das 10h.

Responsabilidade
O secretário de Transporte de Pernambuco, Isaltino Nascimento, afirmou, na sexta, que a construtora Camargo Corrêa vai se responsabilizar pelos prejuízos em decorrência do alagamento do túnel, que resultou no afundamento do asfalto.
Em nota divulgada também nesta sexta, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) informou que a construtora havia reparado o cano após um acidente com uma retroescavadeira, mas que o reparo não suportou a pressão elevada da água do Sistema Pirapama, que está em fase de testes operacionais.
"Essa tubulação ainda não estava funcionando devido às obras de Pirapama. Houve esse incidente e foi feita uma retificação na tubulação. Quando a água chegou de Pirapama, houve o rompimento da tubulação", explicou Nascimento.

Vias de acesso
A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) orienta aos condutores utilizarem outras rotas para chegar ou sair do Recife com destino a Jaboatão dos Guararapes.

Quem estiver vindo dos bairros de Piedade ou Candeias deve utilizar a Avenida Boa Viagem e a Avenida Conselheiro Aguiar. Outra opção é sair por Prazeres e pegar a BR-101. Já os motoristas que estiverem vindo de Boa Viagem deverão optar pela Avenida Domingos Ferreira e Avenida Visconde de Jequitinhonha.

Aqueles que estiverem na Avenida Recife com destino a Piedade, Candeias e Cabo podem pegar a Avenida Dois Rios e, na sequência, a BR-101. Quem estiver na Mascarenhas de Morais e quiser acessar Boa Viagem para também chegar a Piedade e Candeias deve utilizar a Rua Joaquim Bandeira, que faz binário com a Rua Antônio Falcão, logo depois pegar a Rua Félix de Brito e Melo e girar à direita na Avenida Desembargador José Neves (canal do Jordão) ou seguir em frente e pegar a Avenida Fernando Simões Barbosa (canal de Setúbal).



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