Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

GPS completa um ano no transporte público de Jundiaí

domingo, 8 de janeiro de 2012

Ônibus mais pontuais, menor tempo de espera nos pontos aos domingos, reforço na frota durante a semana nos horários de pico, integração fora dos terminais com o pagamento de apenas uma única passagem. Estas foram apenas algumas das melhorias alcançadas pelo transporte coletivo de Jundiaí, com a adoção da moderna tecnologia de monitoramento, o GPS.

A nova ferramenta, utilizada em poucas cidades brasileiras, foi implantada pela Prefeitura e pelas empresas concessionárias na frota da cidade em dezembro de 2010 e entrou em operação logo em seguida, depois de período de testes e ajustes realizado pela Secretaria de Transportes. Hoje, o GPS se transformou em importante ferramenta de gestão e informação, orientando novas ações de aprimoramento dos serviços.

O GPS não serve para “orientar” o motorista sobre rotas e itinerários, mas para alimentar a Central de Monitoramento de Transportes com informações sobre a frota circulante, isto é, se o ônibus está cumprindo o seu horário, se está fazendo as paradas nos pontos nos horários previstos, se concluiu seu trajeto. O equipamento dá a localização exata do ônibus em determinado horário, e mostra se o veiculo enfrenta congestionamento ou acidente. Essa tecnolgia está garantindo uma eficiência da ordem de 98% na pontualidade dos ônibus.

“Essas informações ajudam na operacionalização do sistema e permitem a agilização das soluções”, disse o secretário de Transportes Roberto Salvador Scaringella. Também por meio do GPS é possível fiscalizar o atendimento e cobrar das empresas concessionárias, com a aplicação de multas nos casos de falhas.

Com o GPS na frota, outras inovações foram implantadas, como o GPS online, que permite ao usuário a consulta instantânea, via internet, dos horários de todas as linhas do sistema. Essa nova ferramenta vem conquistando cada vez mais adeptos, sendo que de agosto (mês de implantação) a outubro deste ano o GPS online teve quase 4 mil acessos. Menos de dois meses depois (em dezembro), esse índice saltou para 8.500 acessos, um crescimento de mais de 100%, sendo que a média mensal é de 1.600 acessos.

Leslie Litano Tealdi, diretor de Transportes, ressalta que ainda há muito o que se fazer na área de transportes. “Agora estamos iniciando a instalação de painéis eletrônicos nos terminais, semelhantes aos dos aeroportos, para avisar os usuários sobre os horários das chegadas e partidas dos ônibus”, disse. E nos próximos meses já está prevista a liberação de infomações sobre horários também pelo celular, por meio de SMS.

Quem usa
Luciana de Almeida Samoza, moradora de Jundiai, utiliza as linhas que servem o Novo Horizonte, o Distrito Industrial, Parque Industrial e também a que vai para o Terminal Central. Neste um ano de implantação do GPS ela confirma que o cumprimento dos horários melhorou muito. “Agora é mais difícil ter atrasos”, contou. “E para quem anda de ônibus o horário é fundamental”.

Na opinião dos motoristas da Viação Leme, Adevar Xavier de Carvalho e Cícero Lopes dos Santos, o GPS trouxe uma vantagem importante: quando acontece algum problema na linha, a empresa fica sabendo automaticamente e já manda ajuda. “Se o carro fica parado, já sabem e mandam outro para fazer a viagem”, contou Xavier, que também é fiscal. Além disso, permanecem no terminal um ônibus e um motorista reservas para atender emergências.

Fonte: Prefeitura de Jundiaí



0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960