Ônibus mais pontuais, menor tempo de espera nos pontos aos domingos, reforço na frota durante a semana nos horários de pico, integração fora dos terminais com o pagamento de apenas uma única passagem. Estas foram apenas algumas das melhorias alcançadas pelo transporte coletivo de Jundiaí, com a adoção da moderna tecnologia de monitoramento, o GPS.
A nova ferramenta, utilizada em poucas cidades brasileiras, foi implantada pela Prefeitura e pelas empresas concessionárias na frota da cidade em dezembro de 2010 e entrou em operação logo em seguida, depois de período de testes e ajustes realizado pela Secretaria de Transportes. Hoje, o GPS se transformou em importante ferramenta de gestão e informação, orientando novas ações de aprimoramento dos serviços.
O GPS não serve para “orientar” o motorista sobre rotas e itinerários, mas para alimentar a Central de Monitoramento de Transportes com informações sobre a frota circulante, isto é, se o ônibus está cumprindo o seu horário, se está fazendo as paradas nos pontos nos horários previstos, se concluiu seu trajeto. O equipamento dá a localização exata do ônibus em determinado horário, e mostra se o veiculo enfrenta congestionamento ou acidente. Essa tecnolgia está garantindo uma eficiência da ordem de 98% na pontualidade dos ônibus.
“Essas informações ajudam na operacionalização do sistema e permitem a agilização das soluções”, disse o secretário de Transportes Roberto Salvador Scaringella. Também por meio do GPS é possível fiscalizar o atendimento e cobrar das empresas concessionárias, com a aplicação de multas nos casos de falhas.
Com o GPS na frota, outras inovações foram implantadas, como o GPS online, que permite ao usuário a consulta instantânea, via internet, dos horários de todas as linhas do sistema. Essa nova ferramenta vem conquistando cada vez mais adeptos, sendo que de agosto (mês de implantação) a outubro deste ano o GPS online teve quase 4 mil acessos. Menos de dois meses depois (em dezembro), esse índice saltou para 8.500 acessos, um crescimento de mais de 100%, sendo que a média mensal é de 1.600 acessos.
Leslie Litano Tealdi, diretor de Transportes, ressalta que ainda há muito o que se fazer na área de transportes. “Agora estamos iniciando a instalação de painéis eletrônicos nos terminais, semelhantes aos dos aeroportos, para avisar os usuários sobre os horários das chegadas e partidas dos ônibus”, disse. E nos próximos meses já está prevista a liberação de infomações sobre horários também pelo celular, por meio de SMS.
Quem usa
Luciana de Almeida Samoza, moradora de Jundiai, utiliza as linhas que servem o Novo Horizonte, o Distrito Industrial, Parque Industrial e também a que vai para o Terminal Central. Neste um ano de implantação do GPS ela confirma que o cumprimento dos horários melhorou muito. “Agora é mais difícil ter atrasos”, contou. “E para quem anda de ônibus o horário é fundamental”.
Na opinião dos motoristas da Viação Leme, Adevar Xavier de Carvalho e Cícero Lopes dos Santos, o GPS trouxe uma vantagem importante: quando acontece algum problema na linha, a empresa fica sabendo automaticamente e já manda ajuda. “Se o carro fica parado, já sabem e mandam outro para fazer a viagem”, contou Xavier, que também é fiscal. Além disso, permanecem no terminal um ônibus e um motorista reservas para atender emergências.
Fonte: Prefeitura de Jundiaí
0 comentários:
Postar um comentário