O Rio de Janeiro é a cidade brasileira que apresenta os melhores indicadores de mobilidade urbana sustentável. É o que aponta um estudo realizado a partir da coleta de dados de nove capitais nacionais pelo Mobilize Brasil. Com base em informações de órgãos governamentais, institutos de pesquisa, universidades e entidades independentes, a pesquisa tem o objetivo de fomentar o debate e estimular a criação de políticas públicas sustentáveis nas metrópoles brasileiras.
Em uma escala de zero a dez, o Rio obteve uma pontuação de 7,9, e se destacou pela baixa parcela de deslocamentos com veículos individuais. De acordo com a pesquisa, apenas 13 % dos cariocas usam carro ou moto para se locomover, e cerca de 65 % das viagens são feitas através do transporte coletivo. Além disso, outro fator decisivo para a pontuação foi o programa de implantação de ciclovias, que já somam 240 km de vias no município. A segunda cidade colocada, Curitiba, marcou 7.0 pontos.
A pesquisa levou em consideração os seguintes aspectos: a porcentagem de vias adaptadas à circulação de bicicletas; as razões entre a renda média mensal e a tarifa simples de ônibus urbano, e entre os deslocamentos individuais motorizados e o número total de viagens; porcentagem de ônibus municipais adaptados para deficientes; e a proporção anual de acidentes para cada 100 mil habitantes.
Informações da SETRANS Rio
0 comentários:
Postar um comentário