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quarta-feira, 13 de julho de 2011Postado por Meu Transporte às 08:49 0 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro
Prefeitura de Atibaia lança bilhete eletrônico
- 1ª SEMANA (12/07 A 15/07) – iniciais A, B, C, D, E
- 2ª SEMANA (18/07 a 22/07) – iniciais F, G, H, I, J, K, L
- 3ª SEMANA (25/07 a 29/07) – iniciais M, N, O
- 4ª SEMANA (01º/08 a 05/08) – iniciais P, Q, R, S, T, U, V, W, X, Y, Z
O que é o Vai Legal?
É um bilhete eletrônico, parecido com um cartão magnético de banco. Ele permitirá a passagem pela catraca com mais agilidade no embarque. Para aqueles que têm gratuidade da passagem – idosos, portadores de deficiência e portadores de doenças graves e crônicas – e também para os estudantes que têm passe escolar, o bilhete eletrônico será identificado por uma foto. Ele é pessoal e intransferível nesses casos.
Como o Vai Legal vai melhorar o transporte coletivo?
Os bilhetes eletrônicos são importantes para a gestão do sistema de transporte coletivo na cidade, por isso a Prefeitura insistiu tanto nesta questão. Com a implantação total do sistema, a Prefeitura terá um melhor controle do fluxo de passageiros, para planejamento de linhas e horários.
Como será a distribuição dos bilhetes?
A Prefeitura realizou um cadastramento de todas as pessoas que têm gratuidade no sistema - idosos, portadores de deficiência e portadores de doenças graves e crônicas - inclusive com fotos para confecção dos bilhetes. Para que a distribuição seja feita de forma tranquila, os bilhetes serão entregues por ordem alfabética, em local e horários previamente divulgados. Os primeiros a serem beneficiados, ainda no mês de julho, serão os idosos, e, em agosto, os portadores de deficiência e portadores de doenças graves e crônicas.
Para quem paga passagem na catraca, o que vai mudar?
Neste primeiro momento nada. Mas, a proposta é que cada usuário tenha o seu bilhete eletrônico, para “carregá-lo” com a quantidade de passagens que desejar. Funciona como “créditos” de celular; o usuário poderá carregar o bilhete com as passagens da semana, do mês, ou quantas desejar. De posse do Vai Legal com “créditos”, esse usuário não precisará levar o dinheiro para a passagem, facilitando seu embarque nos ônibus, bastando aproximar o bilhete eletrônico da catraca para liberar a passagem. No futuro, o sistema de bilhete eletrônico permitirá a implantação do bilhete único, que possibilitará ao usuário fazer mais de uma viagem com uma mesma passagem.
Postado por Meu Transporte às 08:42 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Empresas do transporte coletivo de Foz do Iguaçu deverão instalar lixeiras nos ônibus
Postado por Meu Transporte às 08:41 0 comentários
Marcadores: Paraná
Dia de chuva e caos no trânsito do Recife
terça-feira, 12 de julho de 2011
De acordo com a Central de Atendimento da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), as Avenidas Recife, via que liga as zonas Sul e Oeste do Recife, Agamenon Magalhães, Boa Viagem e Conselheiro Aguiar, principais ligações entre os bairros da zona Centro-Sul da capital pernambucana foram as campeãs de reclamação.
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Postado por Meu Transporte às 19:54 0 comentários
Marcadores: Pernambuco
Em Ribeirão Preto, Falta de Corredores de Ônibus deixa população prejudicada
Segundo o presidente do Sindicato Patronal, Luis Gustavo Guimarães Vianna, existem opções para que esse aumento não seja levado diretamente aos usuários. “Subsídios, tarifas diferenciadas com a compra antecipada de passagens, corredores de ônibus preferenciais. Todas essas reivindicações são feitas há 4 anos e a prefeitura ainda não se manifestou, dizem apenas que estão estudando. Eu acho muito tempo para estudar. O transporte coletivo tem que estar com preferência no transporte individual ”, comenta.
Sobre os problemas citados pelos usuários, Vianna afirmou que sem os corredores exclusivos para ônibus dificilmente a situação irá mudar. "Os ônibus têm GPS, então sabemos que eles estão atrasados. Atribuímos os atrasos ao trânsito, uma coisa está ligada a outra. Mas não adianta colocarmos mais ônibus nas ruas se não existe a chamada “velocidade comercial”. Nós continuaríamos tendo ônibus demorados. A prefeitura deveria criar os corredores exclusivos, isso não seria difícil de ser implantado e resolveria até 70% do problema que existe hoje em relação ao transporte", explicou.
AndamentoApós o pedido ser protocolado na sexta-feira (8), as empresas agora iniciam a negociação com a Transerp, sem data prevista para a implantação, que pode aceitar ou não o índice após reunião com a Contur, Conselho Municipal e posterior análise da prefeita Dárcy Vera.
Em 2010, os patrões reivindicaram R$ 2,45, mas a empresa de trânsito autorizou R$ 2,40. Em 2009, a tarifa calculada pela Transerp foi de R$2,35 e fechada em R$2,30. O valor de R$ 2,76 é baseado no cálculo total da planilha de custos do Sindicato e poderá ser arredondado, para mais ou para menos, para facilitar o troco.
Segundo Vianna, o valor final é referente ao aumento de diversas diretrizes: salário dos motoristas (9,5%), valor na compra de veículos novos (17%), combustível (4,5%), fiscalização e ISS (4%) e mão de obra (9,5%).
De acordo com nota da assessoria, o documento das permissionárias com pedido de reajuste da tarifa foi protocolado na Prefeitura Municipal, no entanto ainda não foi analisado tecnicamente, pela Transerp e pela prefeita Dárcy Vera. A Prefeitura somente irá se manifestar sobre o assunto, após análise, o que não deverá ocorrer nos próximos 15 dias.
Fonte: EPTV - Natália Clementim
Postado por Meu Transporte às 17:06 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, São Paulo
Novos ônibus já estão à disposição dos passageiros de João Pessoa
Dos 13 ônibus da Transnacional, quatro são do modelo articulado (tipo sanfona), quatro são equipados com três eixos (que deixam os veículos mais confortáveis e reforçados) e cinco são do modelo convencional. Dos oito ônibus da Reunidas, um é articulado, dois tem três eixos e cinco são convencionais, a exemplo dos três veículos da Santa Maria.
Dos novos ônibus da Transnacional oito foram destinados as linhas Circulares 1.500 e 5.100, sendo que cada uma das linhas tem dois articulados, dois veículos foram para a linha 5.204 Cristo/Shopping, um está na linha 514 Mangabeira/Epitácio, outro na 510 Tambaú e mais um na linha 302 Mangabeira/Cidade Verde. Dos veículos da Reunidas dois estão rodando na linha 101 Grotão, outro na 114 Gro-tão/Colinas/Funcionário 4, outro na linha A101 Grotão/João Paulo, mais um na 5.600 Mangabeira/Shopping, outro na 5.603 Mangabeira 7/Shopping, outro na linha 5605 Mangabeira por dentro via Shopping e um ônibus articulado na linha 603 Bessa. Os três ônibus da Santa Maria foram destinados para as linhas circulares 1510, com um veículo e a 5110, com dois ônibus.
Em agosto, a Transnacional incorpora mais dez ônibus novos a sua frota e a Reunidas a mesma quantidade cumprindo integralmente as suas cotas de renovação anual da frota. A São Jorge já comprou, este ano, sete novos ônibus e mais nove veículos semi-novos e em agosto recebe dois novos ônibus articulados. A Santa Maria não apenas cumpriu como superou a meta de aquisição de novos veículos para 2011 ao adquirir cinco novos ônibus. A Mandacaruense e a Marcos da Silva vão renovar a frota com três novos ônibus cada uma até o final do ano.
Para o diretor executivo da AETC-JP, Mário Tourinho, a renovação anual da frota é mais que um compromisso das empresas com a cidade. “O transporte público de João Pessoa é referência em qualidade e eficiência em nível nacional, não apenas pelas inovações no sistema de transporte público, que passam pela adoção de novas tecnologias e pela capacitação permanente de seus operadores, mas, também pela renovação periódica da frota que nos permite registrar uma idade média de apenas 3,5 anos, bem abaixo do que é registrado nas principais capitais do país que é de 5,5 anos, com uma frota cada vez mais nova e moderna”, destaca Mário.
Fonte: PB Agora
Postado por Meu Transporte às 16:38 0 comentários
Marcadores: Paraíba
Cuiabá: Agecopa garante cumprimento de prazo para projetos
Conforme o diretor de Planejamento da agência, Yênes Magalhães, que participou de reunião entre as 12 capitais que sediarão o Mundial, na semana passada, em Brasília, no próximo dia 15, o Ministério dos Esportes encaminhará uma ficha para que todos os ajustes necessários sejam informados ao Governo Federal. A entrega do documento deverá ser feita no dia 19.
O objetivo da ficha é alterar a matriz de responsabilidade que consta em cada Estado, já que a primeira foi assinada ainda em 2008, um ano após o Brasil ser escolhido sede da Copa do Mundo de 2014.
Entre mudanças determinadas em Mato Grosso, estão por exemplo, a do transporte público, que passou do BRT (Bus Rapid Transit) para o VLT (Veículo Leve sobre os Trilhos), e obras de Mobilidade Urbana, que foram acrescidas.
Apesar de a entrega da nova matriz para o Governo Federal ocorrer ainda neste mês, em relação aos recursos necessários para garantir o cumprimento do documento, o objetivo é que até setembro Estado e União formalizem novos acordos.
"O que a presidente Dilma Rousseff, o governador Silval Barbosa e o presidente da Agecopa, Eder Moraes, pediram é aceleração. Porém, a presidente reforçou que todas as necessidades devem ser entregues até setembro. Segundo ela, não vai adiantar chegar em dezembro e dizer ‘ah, isso ficou para trás'", afirmou Yênes.
De acordo com o diretor, Mato Grosso não é visto pela União como em "situação crítica", como é o caso, por exemplo, de Manaus (AM), Natal (RN) e São Paulo (SP) em relação às obras de seus estádios.
Além disso, Yênes Magalhães garantiu que todas as licitações necessárias para que a Copa do Mundo ocorra na Capital e em seu entorno estarão finalizadas dentro do prazo estipulado.
Postado por Meu Transporte às 16:22 0 comentários
Marcadores: Mato Grosso
Porto Alegre fará "test drive" de Ônibus do Futuro
O BRT é uma remodelação dos Portais da Cidade, um dos motes da campanha que reelegeu José Fogaça (PMDB) à prefeitura de Porto Alegre. Após a renúncia do peemedebista para concorrer ao governo do Estado, a gestão do prefeito José Fortunati (PDT) reformulou o projeto, passou a chama-lo de BRT e deve rebatizá-lo em breve.
O sistema do BRT prevê a construção e readequação de aproximadamente 90 km de corredores de ônibus. Os coletivos circulariam nessas vias como um metrô, servindo 154 estações. "A ideia é que no futuro o ônibus não tenha cobrador. Ele faria o mesmo trajeto em um corredor, como um metrô. O projeto do BRT é a metronização do ônibus", disse o presidente da Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP), Ênio dos Reis.
O ônibus, articulado e de piso baixo, foi apresentado nesta segunda-feira junto com a entrega de outros novos coletivos. O BRT possui painéis com indicações dos pontos de paradas e que indicam a localização exata do coletivo. Com capacidade para 120 pessoas, o veículo - com chassi Mercedes Benz e montado pela Neobus - tem custo estimado em R$ 800 mil.
"Test-drive"
Para Reis, a apresentação do coletivo antes do início das obras do sistema BRT é uma forma de mostrar à população que o poder público e as empresas estão "atentos" ao transporte coletivo. "Com o aumento geométrico dos automóveis, nossos ônibus estão ficando trancados nas periferias e estamos sendo alvos de muitas críticas", afirmou.
A prefeitura de Porto Alegre ainda depende do possível anúncio da verba federal para construção do metrô na cidade para decidir como fará a obra. O Executivo dispõe de um projeto que integra o metrô com o sistema de ônibus. "Um projeto é complementar do outro. No fim de agosto, nós já saberemos o que vamos fazer", disse Vanderlei Capellari, secretário municipal dos Transportes.
Enquanto o projeto não sai do papel, o ônibus moderno circulará em várias linhas da cidade para que a população conheça o veículo. Como o ônibus é projetado para andar em corredores, a suspensão do veículo será elevada para evitar possíveis danos por eventuais imperfeições do pavimento dos bairros.
O ônibus do futuro deve começar a rodar na linha Juca Batista, na zona sul, e depois passará a servir a zona leste e zona norte. A previsão é que ele comece a circular depois da 13ª Feira e Congresso de Transporte e Logística (Transposul).
Postado por Meu Transporte às 09:30 0 comentários
Marcadores: B R T, Rio Grande do Sul