Uma mobilidade urbana dinâmica e eficiente. É com essa realidade que a BRT Sorocaba define o ano de 2024 e fecha balanço com mais de 18 milhões de passageiros transportados em toda a operação. Em comparação ao ano anterior, o sistema teve um aumento de mais de 2 milhões de pessoas.
Do volume total, a maior concentração foi no Corredor Itavuvu com mais de 8 milhões de passageiros, seguida pelo Corredor Ipanema com quase 6 milhões e depois pelo Corredor Estrutural Oeste com mais de 4 milhões. Os números revelaram as regiões onde os sorocabanos mais utilizam os serviços de transporte na cidade.
Foi observado que os meses com fluxo mais intenso no Corredor Itavuvu ocorreram nos meses de março, abril e outubro. Já no Corredor Ipanema o ritmo foi mais forte de março a maio e, por último, o Corredor Estrutural Oeste teve picos de agosto a outubro. Vale lembrar que o trecho Oeste foi inaugurado em maio junto com o Terminal Ipiranga e a estação Tatiana.
De acordo com Renato Andere, presidente da BRT Sorocaba, 2024 marca o período mais importante de todo projeto BRT, pois foi o ano de conclusão da etapa de obras e a ativação da operação em sua totalidade. “Agora, conseguimos proporcionar ao passageiro os benefícios de uma mobilidade urbana completa e integrada que cruza a cidade em seus extremos. A tecnologia a serviço da mobilidade modificou a experiência do passageiro, permitindo que tenha previsibilidade e passe menos tempo nos deslocamentos”, destaca.
Além de todas as vantagens oferecidas, o sistema BRT incentiva a intermodalidade para que o passageiro utilize o ônibus juntamente com a bicicleta para dinamizar ainda mais os deslocamentos. O passageiro tem acesso a infraestrutura gratuita de bicicletários nos terminais Vitória Régia, São Bento e Ipiranga. O serviço está disponível das 4h da manhã à 1h da madrugada todos os dias da semana.
“Em 2025, celebraremos o aniversário de 5 anos do BRT Sorocaba e nosso foco será aperfeiçoar ainda mais o sistema com um serviço de qualidade e seguro, priorizando as necessidades dos passageiros para facilitar o dia-a-dia. Queremos consolidar o ônibus como o principal e mais eficiente meio de transporte para o município. Quando priorizamos o uso do ônibus estamos pensando no coletivo e ajudando a diminuir o número de carros nas ruas. Menos veículos, menos poluição teremos. Desse jeito, contribuímos para uma cidade mais limpa e sustentável”, finaliza Andere.
A concessionária hoje opera em 24 linhas e conta com 123 novos ônibus que estão distribuídos em dois corredores exclusivos (Itavuvu e Ipanema), oito corredores estruturais e três terminais próprios (Vitória Régia, São Bento e Ipiranga).
Informações: BRT Sorocaba
0 comentários:
Postar um comentário