Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Concluir obras de mobilidade antes da Copa passa a ser prioridade

domingo, 12 de janeiro de 2014

BRASÍLIA - No dia seguinte à primeira reunião do ano para iniciar a operação “pente fino” nas obras e nas ações para a Copa do Mundo, integrantes do governo voltaram a se reunir. No encontro, comandado pela ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, os integrantes do Executivo deram prioridade a obras de mobilidade urbana. Entre elas, a construção da Transcarioca, via que irá ligar a Barra da Tijuca ao aeroporto Tom Jobim, na Ilha do Governador, cortando diversos bairros no percurso.

Por ser uma obra que traz consigo outras diversas intervenções de infraestrutura, a Transcarioca foi citada na reunião como uma das que têm de ficar pronta antes do início do evento, porque tem grande potencial de atrapalhar o fluxo no Rio de Janeiro se ainda estiver em obras durante a Copa. A reunião de quinta-feira teve participação de um grupo menor de ministros, e sem a presença da presidente Dilma. Gleisi Hoffmann (Casa Civil), um representante do ministério do Esportes e Aguinaldo Ribeiro (Cidades) se encontraram para começar a mapear o andamento das obras para a Copa e aquelas que, mesmo sem ter relação direta com os jogos, possam atrapalhar a locomoção e o sistema operacional na realização do evento.

Outro exemplo tratado na reunião foi o caso das obras de drenagem nas cidades-sede, que estejam sendo feitas em locais de passagem para os jogos ou perto de estádios. Por ordem do Palácio do Planalto, deverá ser feito um levantamento sobre essas obras e quais as providências serão tomadas para que não atrapalhem o evento.

Sinal amarelo aceso
Dilma deu início às reuniões para tratar os assuntos relacionados à Copa do Mundo nesta quarta-feira, depois de novas críticas da Fifa sobre o atraso nas obras das cidades-sede que irão receber os jogos. Na ocasião, a presidente convocou nove ministros para iniciar a operação “pente fino” nas diversas áreas relacionadas, especialmente sobre os problemas nos aeroportos e a segurança nos estádios e de autoridades. A pouco mais de cinco meses do início da Copa do Mundo, o sinal amarelo no Planalto acendeu devido a atrasos em obras e dúvidas sobre a eficiência do sistema operacional para o evento.

Dilma fez uma espécie de interrogatório com seus subordinados a respeito dos problemas relacionados à Copa que cada pasta está enfrentando e exigiu que os ministros tragam um plano de soluções detalhado para cada um dos obstáculos que terá de ser enfrentado nos próximos meses. As reuniões com os ministros serão constantes a partir de agora e, já nos próximos dias, Dilma também chamará para reuniões no Planalto os governadores dos 12 estados que vão sediar os jogos. A presidente pretende fazer duas reuniões, com grupos de seis governadores para acompanhar o quadro de cada local e cobrar soluções.

Por Júnia Gama

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960