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CBTU entrega à população nova estação em Cabedelo

quarta-feira, 11 de junho de 2025

A CBTU João Pessoa entrega, à população, na tarde desta terça feira, 10, às 16h, a nova estação ferroviária de Jacaré, em Cabedelo. A solenidade de inauguração contará com a presença do presidente da Companhia, José Marques de Lima e de várias autoridades e políticos do Estado, dos municípios de João Pessoa e Cabedelo e usuários do sistema. Esta é a terceira estação totalmente modernizada e dentro do novo padrão de construção da CBTU e representa um investimento do Governo Federal da ordem de R$ 1,2 milhão.

Para o diretor-presidente da Companhia, José Marques de Lima, a entrega dessa obra representa avanço substancial na melhoria do transporte ferroviário da Região Metropolitana da Capital. “A modernização da estação ferroviária Jacaré integra um conjunto de investimentos estratégicos voltados à melhoria do sistema de trens urbanos da Paraíba. Nosso objetivo é ampliar o conforto, a segurança e a acessibilidade para os passageiros, promovendo um transporte público mais eficiente e alinhado com as necessidades da população”, afirma.

O superintendente da CBTU João Pessoa, Paulo Barreto, disse que a nova estação eleva o grau de eficiência do sistema de trens no Estado. “Estamos modernizando todas estações do sistema dentro dos padrões de acessibilidade e com maior conforto para nosso usuário. Assim, cada vez mais vamos oferecer à população um transporte de qualidade com viagens mais rápidas, seguras e econômicas”. Diz. “Até ao final do ano entregaremos outras estações modernizadas”, acrescenta.

De acordo com o setor de engenharia da Companhia em João Pessoa, a moderna estação segue o novo padrão arquitetônico, totalmente fechada com elementos vasados e revestida em cerâmica, cobertura com telhas termo acústicas que reduz ruídos externos, sistemas abertura e fechamento de portas automáticas na plataforma, rampa de aceso, piso tátil, bilheteria eletrônica e pagamento também através de Pix.

A CBTU João Pessoa possui uma extensão de 30km de via férrea, conta atualmente com 13 estações, em quatro municípios da Região Metropolitana – Cabedelo, João Pessoa, Bayeux e Santa Rita, e uma tarifa única de R$ 2,50. O projeto da CBTU é modernizar todas as estações do sistema nesse novo modelo, inclusive com a construção de mais três estações – Tibiri Fábrica, Róger e Bayeux 2.

Informações: ParaibaJa

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Governo entrega novos ônibus climatizados para o Transcol

segunda-feira, 9 de junho de 2025

O governador do Estado, Renato Casagrande, acompanhou, nesse sábado (07), a entrega de 40 novos ônibus para o Sistema Transcol. Os novos veículos já estão aptos para operar e fazem parte do total de 170 ônibus que serão incorporados à frota ao longo de 2025. Todos são climatizados, acessíveis e equipados com motor Euro 6, padrão mais moderno de controle de emissões de poluentes, que garante menor impacto ambiental, mais eficiência e conforto.

“Entregamos mais 40 novos ônibus para reforçar a frota do Transcol. Mais do que isso: são veículos produzidos no Espírito Santo pela Marcopolo. Já foram produzidas mais de 20 mil unidades em solo capixaba, o que gera emprego, receita e oportunidades para os capixabas. Boa parte desses ônibus foram para a nossa frota do Transcol que vem sendo renovada ao longo dos últimos anos, trazendo mais conforto e dignidade aos usuários do transporte público”, comentou o governador.

Com a entrega dos novos veículos, totalizando 170 ônibus climatizados em 2025, o Sistema Transcol se aproxima da marca de 70% da frota operacional com ar-condicionado. Esse avanço representa um marco na mobilidade urbana do Brasil, uma iniciativa que reflete a prioridade do Governo do Estado em oferecer mais conforto aos passageiros, além de fortalecer o transporte público como uma alternativa real e atrativa ao transporte individual.

Durante a agenda, foi exibido um modelo de ônibus movido a gás natural e biometano, que será testado no Sistema Transcol pelos próximos 30 dias. O veículo, modelo Fly 10 GV, ficará em operação nas linhas 101 e 111. A ação permite avaliar o desempenho do ônibus em operação real e sua viabilidade para integrar a frota do sistema metropolitano de transporte público.

Desenvolvido originalmente para operar com gás natural ou biometano, sem necessidade de adaptações no motor, oferece vantagens como menor custo por quilômetro rodado, menor emissão de poluentes, redução de ruídos e maior eficiência econômica e ambiental. O modelo também é bicombustível, ampliando a segurança e a flexibilidade no abastecimento.

A adoção de tecnologias limpas — como o motor Euro 6, ônibus elétricos e agora o uso de GNV e biometano — está alinhada às diretrizes de transição energética e descarbonização.

“A renovação da frota é fundamental para garantir mais conforto aos usuários, além de reduzir significativamente a emissão de poluentes. Já avançamos com a introdução de ônibus elétricos e com o motor Euro 6. Agora, estamos dando mais um passo importante ao iniciar testes com veículos que utilizam biometano — um combustível mais limpo e que pode ser produzido aqui mesmo no Espírito Santo”, declarou o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno.

Ele destaca ainda que essa diversificação das fontes energéticas permite a construção de um sistema de transporte coletivo mais inovador, ambientalmente responsável e preparado para os desafios do futuro. “É uma ação que reafirma o compromisso do Governo do Estado com uma mobilidade urbana mais moderna, eficiente e sustentável”, completou Damasceno.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo

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Tarifa zero em BH ganha força, mas custear benefício é desafio

Enquanto vereadores de Belo Horizonte discutem, em comissão especial, os termos do novo contrato de concessão do transporte coletivo na capital, que deve entrar em vigor em 2028, outra proposta com impacto direto para quem usa ônibus ganha força no Legislativo municipal: um projeto de lei que implementa a gratuidade para todos os passageiros, a chamada “tarifa zero”, tramita na Câmara com apoio inicial de 22 dos 41 parlamentares da Casa. No entanto, a medida – que pode fazer de BH a primeira capital do país a zerar a passagem para todos os perfis de usuários – tem como entrave principal a definição de quem será o responsável por bancar o funcionamento do sistema.

O custo anual do transporte por ônibus na capital mineira é de R$ 1,8 bilhão, segundo dados da administração municipal. Desse total, a prefeitura arca com cerca de R$ 700 milhões, distribuídos em forma de subsídio às concessionárias. O restante é pago com o recolhimento de passagens, estabelecidas em R$ 5,75 nas linhas convencionais. Apenas alguns perfis de usuários, como idosos e estudantes, não pagam passagem. Críticos do modelo atual, porém, apontam que o valor cobrado não corresponde à qualidade do serviço. 

“O transporte coletivo em BH está em colapso. Não podemos continuar gastando tanto recurso público e, ao mesmo tempo, exigir que a população pague caro por um serviço precário”, afirma a vereadora Iza Lourença (PSOL), coautora do texto que propõe a gratuidade. O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Setra-BH) foi procurado para comentar o projeto de lei, mas não se manifestou. Embora já tenha maioria simples, o projeto precisa do apoio de pelo menos 28 vereadores – dois terços da Casa – para ser aprovado. Uma das preocupações, até o momento, é a falta de consenso sobre a fonte de financiamento da tarifa zero.

Para viabilizar a proposta, os autores sugerem a criação da Taxa de Transporte Público (TTP), a ser paga por empresas instaladas em BH que tenham mais de dez funcionários. A ideia é que a contribuição custeie o sistema, em substituição ao gasto com o vale-transporte. “Os proprietários de pequenos negócios podem ficar tranquilos, pois quem tem menos de dez funcionários irá economizar, uma vez que não haverá a necessidade de pagar vale-transporte com um sistema de transporte gratuito”, argumentam os parlamentares na justificativa do projeto. “Com uma sugestão de valor de TTP referente a R$ 168,82 por empregado, quem tem mais de dez funcionários pagará apenas R$ 5,63 por dia, que é menor que o gasto com vale”, completam.

Contudo, pareceres dos vereadores Fernanda Pereira Altoé (Novo) e Lucas Ganem (Podemos), relatores do projeto na comissão de Legislação e Justiça e na de Mobilidade Urbana, respectivamente, consideraram a taxa ilegal. Diante disso, um substitutivo foi elaborado, transferindo a responsabilidade integral de financiamento à prefeitura. Apesar da avaliação, a vereadora Iza acredita que será possível avançar com a proposta. “Nossa expectativa é construir um substitutivo de consenso, inclusive com participação da prefeitura”, diz a parlamentar. 

Prefeitura alega falta de recursos
Se por um lado os relatores do projeto que cria a tarifa zero propõem que a gratuidade seja integralmente custeada pela prefeitura, por outro a administração municipal avalia que não há espaço fiscal para implantar o benefício a todos os usuários neste momento.

O temor, segundo Gustavo Fonseca, diretor de Planejamento e Economia dos Transportes da prefeitura, é que a tarifa zero estimule o aumento da demanda e eleve ainda mais o custo do sistema, exigindo um acréscimo de até R$ 1,2 bilhão ao Orçamento. “Não sabemos o impacto real, pois mais viagens demandariam mais motoristas e veículos. Mas, hoje, não há margem para ampliar o investimento”, diz.

O valor adicional estimado por Fonseca representaria 5,9% das receitas previstas para BH em 2026 – montante equivalente a todo o Orçamento para ações de urbanismo no município. A cifra só é superada pelos recursos reservados para saúde (R$ 7,4 bilhões) e educação (R$ 3,9 bilhões).

Especialista aponta ganho para a economia
Embora a implantação da tarifa zero tenha custo elevado, como argumenta a prefeitura, os benefícios econômicos podem compensar, defende o urbanista Roberto Andrés, professor da UFMG e estudioso das políticas de gratuidade no transporte coletivo. “Experiências em outras cidades brasileiras mostram que há ganhos com o aumento da mobilidade, aquecimento do comércio e crescimento na arrecadação de tributos”, destaca.

Andrés também avalia que, apesar de os relatores apontarem inconstitucionalidade da Taxa de Transporte Público (a ser paga por empresas com mais de dez funcionários) para custear o sistema, essa fonte de financiamento seria uma boa saída. “Estudos indicam que o impacto nas pequenas empresas seria mínimo. Além disso, os maiores pagadores de vale-transporte são o próprio poder público e grandes empresas, que dificilmente mudariam de endereço apenas para evitar a taxa”, analisa. A Prefeitura de BH, por exemplo, gasta, em média, R$ 45,6 milhões por ano com vale-transporte para servidores.

O presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), Marcelo de Souza e Silva, por outro lado, defende a exclusão da taxa para empresas e faz outras ponderações em relação ao projeto que tramita na Câmara. “Um caminho possível seria a gratuidade parcial, voltada especialmente para quem mais precisa, ou a concessão do benefício em determinados trajetos, datas ou faixas de horário”, defende.

Informações: O Tempo

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Rio tem proposta de expansão do Metrô e investimento é R$ 28,8 bilhões

O governo do Rio de Janeiro apresentou nesta segunda-feira (9) a proposta de ligação entre Estácio e Praça XV, a construção da Linha 3 - que conectará a Praça XV a Guaxindiba, em São Gonçalo, passando por Niterói -, além da extensão da Linha 4 até o Recreio dos Bandeirantes.

 Segundo a prefeitura do Rio, com investimento estimado em R$ 28,8 bilhões, a iniciativa que prevê 31 novas estações e mais 44 quilômetros de trilhos representa um marco estratégico para o desenvolvimento urbano e a mobilidade da região. A expectativa é que os primeiros trechos entrem em operação em 2031, com a conclusão total do projeto até o fim de 2032.

A execução do programa será por recursos provenientes de parcerias público-privadas somadas a investimentos dos governos estadual, municipal e do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). A expectativa é que os primeiros processos de licitação e contratação comecem no início do próximo ano.

A ligação entre Estácio e Praça XV está estimada em R$ 4,4 bilhões. A Linha 3, que conectará o Metrô a São Gonçalo, deve demandar cerca de R$ 14,6 bilhões. A expansão entre o Jardim Oceânico e o Recreio tem orçamento previsto de R$ 9,8 bilhões.

Estudos
O secretário estadual de Transporte e Mobilidade Urbana, Washington Reis, apresentou os estudos desenvolvidos pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que trazem as soluções técnicas previstas para cada trecho contemplado no projeto de expansão.

“Chegamos a este momento após muito trabalho e articulação entre os entes federativos. O que estamos anunciando aqui é um compromisso concreto com a mobilidade urbana e com a qualidade de vida da população. Essa é uma iniciativa que vai sair do papel e gerar resultados reais para o nosso estado”, disse o secretário.

O ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, comemorou a iniciativa. “Nosso objetivo é facilitar o dia a dia da população, encurtar distâncias e garantir um transporte público de mais qualidade. É uma união de esforços entre governo federal, governo do estado e prefeituras para transformar a mobilidade e a qualidade de vida da população”, disse o ministro. 

Informações: AgenciaBrasil.ebc

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Em Porto Alegre, Ônibus elétrico articulado inicia período de testes na linha T7

A partir desta quarta-feira, 4, os passageiros da linha T7 - Nilo/Praia de Belas passam a contar com um ônibus elétrico articulado, que vai operar em fase de testes em Porto Alegre, por 30 dias. O veículo, de fabricação 100% nacional, atende ao edital de chamamento público da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), publicado em 2023 no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa), para soluções inovadoras de veículos elétricos.

A iniciativa faz parte do Programa Mais Transporte, que tem como objetivo aprimorar o serviço oferecido aos usuários. "Faremos testes com este veículo de alta capacidade nessa linha que faz a importante conexão para analisar seu desempenho operacional. Nosso objetivo é oferecer aos passageiros uma experiência inovadora, sustentável e eficiente, que contribui para tornar o transporte público mais seguro e atrativo", afirma Adão de Castro Júnior, secretário municipal de Mobilidade Urbana.

Itinerário - O ônibus elétrico articulado vai operar na linha T7, da Companhia Carris Portoalegrense. O trajeto, com início no Terminal Triângulo, percorre um percurso de cerca de 10,5 quilômetros e faz a ligação entre importantes centros de comércio, universidades e hospitais, via Assis Brasil, João Wallig, Francisco Trein, Nilo Peçanha, Protásio Alves, Osvaldo Aranha, Loureiro da Silva e até o terminal Borges de Medeiros, junto ao shopping Praia de Belas.

O articulado elétrico será responsável por seis viagens no sentido Norte-Sul, a partir do Terminal Triângulo, e cinco no sentido Sul-Norte, a partir do terminal na rua Peri Machado, bairro Praia de Belas, que serão oferecidas em tabela extra. O veículo vai percorrer em média 170,5 quilômetros por dia, o que poderá ser ampliado conforme a autonomia apresentada nos testes. A cada volta completa, o ônibus da linha T7 percorre cerca de 30,8 quilômetros de itinerário.

Tabela horária:
- Norte-Sul: 05h45 - 07h32 - 09h40 - 16h20 - 18h40 - 21h45
- Sul-Norte: 06h38 - 08h46 - 17h28 - 19h45 - 22h50

Ônibus - O e-Bus Articulado de 21,5 metros de comprimento, com capacidade para até 150 passageiros, é integralmente fabricado no Brasil com tração e integração Eletra, chassi Mercedes-Benz, carroceria eMillenium Caio e motor elétrico, inversor e bateria WEG. Com autonomia de 220 quilômetros, o ônibus possui ar-condicionado, wi-fi, tomadas USB para recarga de aparelho celular, acessibilidade universal com espaço para duas cadeiras de rodas e suas baterias podem ser recarregadas em apenas quatro horas.

Linhas 100% elétricas - Em 2024, entraram em operação 12 ônibus do projeto-piloto de eletrificação da frota do transporte coletivo em três linhas 100% elétricas: E178 - Praia de Belas, E378 - Integradora e E703 - Vila Farrapos. "Com uma operação em torno de 65% mais barata que o diesel, mais sustentável e eficiente, o maior beneficiado neste projeto é o passageiro, que tem uma experiência diferenciada em ônibus silenciosos e com Wi-Fi gratuito, o que torna o transporte público mais confiável e atraente", conclui Castro Júnior.

Informações: Prefeitura de Porto Alegre

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Prefeitura do Recife entrega novo sistema viário no Ipsep

A Prefeitura do Recife entrega, nesta sexta-feira (6), um novo sistema viário no bairro do Ipsep, com foco na melhoria da mobilidade urbana. As intervenções incluem a implantação de um binário viário, 1,6 km de faixas exclusivas para transporte público e a criação de 11 novos abrigos de ônibus. Com investimento total de R$ 42 milhões, sendo 25% de contrapartida municipal e o restante financiado pela Caixa/FGTS, o projeto visa a requalificação urbana da região do Ipsep. A intervenção vai dar mais fluidez ao trânsito, garantindo prioridade ao transporte coletivo.

As mudanças viárias entram em vigor nesta sexta-feira (6) e a população deve estar atenta às novas rotas e à sinalização. Foi criado um binário que liga as avenidas Recife e Mascarenhas de Moraes através das Ruas Jean Emile Favre, Itacari, Raimundo Diniz, Rio Maranhão e Pampulha. Os condutores que vêm da Avenida Recife e desejam acessar o bairro da Imbiribeira passando pelo Ipsep deverão seguir um novo trajeto: pela Rua Raimundo Diniz, com continuação pela Rua Rio Maranhão. Já a Rua Jean Émile Favre passa a contar com três faixas no sentido Ipsep–Ibura: duas destinadas ao tráfego misto e uma exclusiva para o transporte coletivo. No sentido Ipsep–Imbiribeira, será implantada uma faixa exclusiva para ônibus, válida a partir do cruzamento com a Rua Costa e Silva. Nessa interseção, no sentido Avenida Recife, a circulação passa a ter sentido único. As faixas exclusivas de ônibus funcionarão de segunda a sexta-feira, das 6h às 8h, visando garantir maior eficiência e agilidade ao transporte público nos horários de pico. 

A CTTU reforça a importância de que os condutores observem a nova sinalização e respeitem as regras de circulação. Agentes de trânsito estarão no local durante os primeiros dias para orientar os motoristas e auxiliar na adaptação ao novo sistema. Em caso de dúvidas a população pode entrar em contato com a CTTU pelo teleatendimento gratuito, disponível 24 horas, no número 0800.081.1078.

Informações: Prefeitura do Recife

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Prefeitura de São Bernardo entrega de 10 novos ônibus

A Prefeitura de São Bernardo segue firme em seu compromisso de transformar o transporte público municipal em um modelo de qualidade, acessibilidade e sustentabilidade. O prefeito Marcelo Lima entregou nesta sexta-feira (6/6) mais 10 ônibus zero quilômetro que passam a compor a frota do sistema municipal. O evento ocorreu no Conjunto Habitacional Três Marias, na região da Cooperativa.

Com a nova remessa, o município já soma 45 veículos novos em operação desde o início da atual gestão, em janeiro. A meta é entregar mais de 100 novos ônibus até o fim de 2025, como parte de um amplo plano de modernização do sistema de mobilidade urbana. Os novos coletivos contam com tecnologia de ponta, além de foco em conforto, segurança, acessibilidade e redução de impactos ambientais.
Durante o evento, o prefeito Marcelo Lima destacou o planejamento feito em pouco mais de 5 meses de governo para renovar a frota. “Estamos trabalhando para que São Bernardo se torne uma referência no transporte público para todo o Brasil. Essa entrega é mais um passo nesse caminho, garantindo um serviço digno, moderno e eficiente para a população”, afirmou.
 
Os novos veículos já têm destino certo. São:
• 5 ônibus para a Linha 36 – Paço/Jordanópolis - Vila Euro-Planalto
• 2 ônibus para a Linha 17 – São Pedro/Três Marias via São Jorge - Via Vila Marchi
• 1 ônibus para a Linha 12 – Circular Santo Antônio/Rudge Ramos - Largo João Batista
• 2 veículos com a linha de atuação a ser definida.
 
MODERNOS E ACESSÍVEIS - Com 11,20 metros de comprimento e capacidade para até 68 passageiros, os novos ônibus chegam equipados com ar-condicionado, wi-fi gratuito, tomadas USB em todas as fileiras, câmeras de monitoramento para segurança, elevador para acessibilidade, vidros colados com proteção UV, manta térmica no teto e nas laterais. As melhorias têm como objetivo principal oferecer um serviço de transporte mais eficiente, confortável e seguro, com inclusão de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida e alinhamento com práticas sustentáveis, como a redução de emissão de poluentes.
 
Durante a cerimônia, o secretário de Concessões e Parcerias, Toninho Tavares, frisou a importância da continuidade nas entregas e investimentos em mobilidade urbana. “A modernização do transporte público é um dos eixos centrais da gestão. Estamos avançando com responsabilidade e compromisso, garantindo veículos novos, mas também melhores abrigos, mais informação e qualidade no dia a dia do passageiro.”
 
A diretora executiva da BR7 Mobilidade, Milena Braga Romano, participou da entrega e reforçou a significado da parceria com o município. “Estamos juntos com a Prefeitura para entregar um transporte melhor, com mais tecnologia e conforto. Esse é o foco da nossa atuação: melhorar a experiência de quem depende do ônibus todos os dias.”
 
NOVOS ABRIGOS E PONTOS DE ÔNIBUS - Além da renovação da frota, a cidade também vem transformando a infraestrutura dos pontos de parada. Como parte do programa de modernização da mobilidade urbana, 52 novos abrigos serão instalados até 9 de junho, em 31 locais distintos. Até o fim do ano, a expansão será gradual, com o objetivo de beneficiar mais regiões.
 
Os novos pontos de ônibus têm layout moderno, são acessíveis a PCDs e contam com painel informativo, QR Code para acesso ao aplicativo de horários em tempo real e, em dez unidades, o Mupi (Mobiliário Urbano Para Informação), que trará informações úteis e publicidade.
 
MAIS UM BENEFÍCIO - O prefeito Marcelo Lima anunciou, durante o evento, a revitalização completa da praça do bairro Três Marias, ao lado do ponto de entrega dos veículos, garantindo mais lazer e qualidade de vida à comunidade local.
 
A modernização do transporte público é parte do conjunto de ações que marcam os primeiros meses da atual gestão, com foco em entregar resultados concretos à população e fazer de São Bernardo uma cidade modelo em mobilidade urbana.

Informações: Prefeitura e São Bernardo

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Em Curitiba, Seis estações-tubo serão desativadas para reforma nesta terça-feira


Mais seis estações-tubo serão desativadas totalmente nesta terça-feira (10/6) para reforma. Elas integram o programa da Urbanização de Curitiba (Urbs) de revitalização de 69 estações-tubo da cidade, que vai até outubro de 2025.

São elas:

Estação-tubo Antônio Lago - sentido Santa Cândida - desativação total no período de 10/06/2025 a 23/06/2025. Para deslocamentos, os passageiros poderão utilizar o Terminal Boa Vista ou a estação-tubo Fernando Noronha.

Estação-tubo Eucaliptos - sentido Boqueirão - desativação total no período de 10/06/2025 a 23/06/2025. Para deslocamentos, os passageiros poderão utilizar as estações-tubo Euclides da Cunha ou Nova Europa.

Estação-tubo Euclides da Cunha - sentido Sítio Cercado - desativação total no período de 10/06/2025 a 23/06/2025. Para deslocamentos, os passageiros poderão utilizar as estações-tubo Eucaliptos ou Érico Veríssimo.

Estação-tubo Hipólito da Costa - sentido Boqueirão - desativação total no período de 10/06/2025 a 23/06/2025. Para deslocamentos, os passageiros poderão utilizar as estações-tubo Passarela ou Coronel Luiz José dos Santos.

Estação-tubo João Viana Seiler - sentido Boqueirão - desativação total no período de 10/06/2025 a 23/06/2025. Para deslocamentos, os passageiros poderão utilizar as estações-tubo Cons. Dantas ou TRE.

Estação-tubo Moysés Marcondes - sentido Santa Cândida - desativação total no período de 10/06/2025 a 23/06/2025. Para deslocamentos, os passageiros poderão utilizar as estações-tubo Constantino Marochi ou Bom Jesus.

As linhas que param nas estações em reforma são:

203 - Sta Cândida/C. Raso
502 - Circular Sul (Horário)
503 - Boqueirão
602 - Circular Sul (anti-horário) 
X12 - Especial Boqueirão

Mais conforto
O projeto de revitalização das estações-tubo é dividido em lotes e prevê a substituição de elementos estruturais metálicos do piso com excesso de corrosão e troca do piso naval, borrachas do piso, além da realocação da catraca da entrada para melhor acessibilidade. A ideia é oferecer estações-tubo modernizadas e com mais conforto para os passageiros.

Esse novo pacote de reformas se soma às 203 estações-tubo que foram revitalizadas de 2022 a 2024. No período de obras, os passageiros precisam ficar atentos porque as estações-tubo ficarão desativadas parcialmente ou integralmente. Os usuários são avisados por meio de cartazes nos ônibus.

Informações: Prefeitura de Curitiba

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