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EPTC Porto Alegre intensifica fiscalização de ar-condicionado nos ônibus

terça-feira, 4 de fevereiro de 2025


Na manhã desta segunda-feira, 3, a Secretaria de Mobilidade Urbana, por meio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), realizou a Operação Ar-Condicionado nos terminais Borges de Medeiros e Triângulo. Foram vistoriados 62 ônibus - 13 da Carris, 7 da Viva Sul e 42 da Mob. Seis ônibus não tinham o equipamento e dois foram notificados e autuados por estarem com o ar-condicionado inoperante.

No mês de janeiro, foram fiscalizados 809 ônibus, com 25 autuações devido ao sistema fora de operação. A EPTC tem intensificado as operações, com o objetivo de verificar o funcionamento dos equipamentos nos ônibus da Capital. Conforme o decreto 19.836/2017, é obrigatório o acionamento do sistema de ar-condicionado nos veículos a partir de 24ºC.

A fiscalização é realizada nos meses de calor mais intenso, tanto nos terminais quanto nas garagens. A população pode colaborar informando, pelos telefones 118 ou 156, prefixo do veículo, linha, horário e sentido do ônibus que possui o equipamento e ele não está funcionando. 

Informações: Prefeitura de Porto Alegre

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Conheça as 10 cidades com transporte público mais lento do mundo; Brasil aparece na lista

Um levantamento mundial realizado pelo aplicativo Moovit avaliou os transportes coletivos em 50 localidades, incluindo no Brasil. Com isso, o resultado da pesquisa apontou as 10 cidades com o transporte público mais lento do mundo. Em suma, duas capitais brasileiras aparecem como destaque negativo do Relatório Global sobre Transporte Público de 2024.

O documento concentra pesquisas realizadas com 76 mil usuários com o intuito de ilustrar tendências de mobilidade urbana. Dessa maneira, o levantamento apresenta uma análise de milhões de viagens planejadas com o Moovit em 2024 por 50 cidades, dez delas no Brasil. 

Capitais brasileiras com transporte público mais lento

Rio de Janeiro e Brasília aparecem na pesquisa com tempos médios de viagem de 58 e 57 minutos, respectivamente. Este resultado deixa as brasileiras um pouco abaixo da Cidade do México, que apresentou o maior tempo, com 67 minutos. Já Recife apresentou o maior tempo médio de espera do País, 20 minutos, o mesmo índice de Roma, na Itália.

Dez cidades brasileiras com o transporte público mais lento

Grafico mostrando as cidades brasileiras com os tempos de transporte público mais longos


No Brasil, a pesquisa analisou as cidades de Rio de Janeiro, Brasília, São Paulo, Recife, Curitiba, Belo Horizonte, Fortaleza, Salvador, Campinas e Porto Alegre. Fonte: Moovit.

Conforme a pesquisa, dez regiões metropolitanas brasileiras fazem parte do relatório: Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. De acordo com a Moovit, a pesquisa ocorreu em novembro de 2024 e todos os dados são anônimos.

Dez cidades com os maiores tempo no transporte público

Gráfico com os tempos das viagens mais longas de transporte público, Fonte: Moovit.
 
Outros resultados
Na pesquisa, usuários do Moovit foram questionados sobre o que faria eles usarem mais o transporte público. Para 36%, a resposta foi a oferta de mais veículos. Outros 23% pedem horários confiáveis e 14% querem passagens mais baratas.

Além disso, a pesquisa aponta que mais de 55% das viagens em Porto Alegre são diretas, o maior índice do país. Já em Fortaleza, mais de 46% dos entrevistados usam duas linhas. Em Curitiba, um quarto das viagens são realizadas em três ou mais linhas. Em relação à forma de pagamento, 71% dos brasileiros opta pelo cartão de transporte. Entretanto, em Curitiba, mais de 15% preferem pagar com cartão de crédito ou débito.

Em contrapartida, mais de 145 dos usuários do transporte público de Recife e Porto Alegre preferem pagar com dinheiro, o maior índice do País. 

Informações: MOOVIT

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Em Campinas, Estação Ipaussurama recebe linhas do BRT Campo Grande a partir da próxima sexta, 7

Os usuários do transporte público coletivo que utilizam o BRT na região do Campo Grande vão ganhar mais uma opção de paradas na avenida John Boyd Dunlop, na altura do Shopping Parque das Bandeiras. A Estação BRT Parque das Bandeiras / Ipaussurama entra em operação nesta sexta-feira, 7 de fevereiro. Trata-se da última estação do BRT Campo Grande a entrar em funcionamento, tornando o corredor 100% operacional.

A gestão da estação passa a ser realizada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). Serão quatro linhas do BRT Campo Grande atendidas: as paradoras BRT20 e BRT25 e as semiexpressas BRT21 e BRT26. Não haverá alterações nos intervalos e programação horária das linhas.

O acesso dos usuários à estação será feito pelas catracas eletrônicas, por meio de Bilhete Único ou QR Code. As catracas PNE (pessoas com necessidades especiais) é exclusiva para pessoas com mobilidade reduzida e idosos.

“O desafio de tornar o Corredor BRT Campo Grande 100% operacional foi cumprido. O total funcionamento do Corredor BRT Ouro Verde é o próximo passo, com a operação dos terminais BRT Vida Nova e Ouro Verde”, destaca o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.

Segurança dos pedestres

Para orientar a correta travessia dos pedestres e garantir a segurança na circulação, a Emdec instalou gradis metálicos no entorno da nova estação. Elas direcionam os usuários para a passarela construída sobre a avenida John Boyd Dunlop.

No primeiro dia de funcionamento da Estação BRT Ipaussurama, educadores e agentes da mobilidade urbana da Emdec irão orientar usuários sobre a operação das linhas e reforçar a importância de utilizar a passarela de pedestres para acessar a estação com segurança. No final de dezembro, a Emdec também distribuiu folhetos para orientar sobre o uso da passarela para a travessia completa da avenida JBD.

O material também vai enfatizar o risco da circulação de motociclistas na passarela, que é exclusiva para a circulação de pedestres. A infração é gravíssima, passível de multa de R$ 293,47 multiplicada por três – R$ 880,41.

Operação das linhas 

A linha paradora BRT20 agora atenderá todas as 14 estações do corredor, partindo do Terminal Campo Grande, passando pelo Satélite Íris e chegando até os terminais Mercado e Central, além do Corredor Central / Rótula. Ela circula todos os dias, com intervalos de 7 a 8 minutos e frota de 16 e 14 veículos nos picos, em dias úteis.

Também paradora, a BRT25 parte do Satélite Íris, atende agora às 11 estações a partir deste ponto; e chega até os terminais Mercado e Central, além do Corredor Central (Rótula). Circula todos os dias, com intervalos de nove minutos e nove ônibus nos horários de maior demanda, em dias úteis.

Os usuários que desejam seguir diretamente para o Centro contam com as linhas semiexpressas BRT21 e BRT26, com menos paradas e deslocamento ainda mais rápido. Elas circulam de segunda a sexta-feira, nos horários de pico (4h45 às 9h; 15h30 às 19h30).

A BRT21 parte do Terminal Campo Grande, passa pelo Terminal Satélite Íris e vai até o Terminal Mercado, atendendo agora a seis estações entre eles (Rossin, Bandeiras/Ipaussurama, PUC/Roseira, Londres, Aurélia e Rodoviária). São seis ônibus na frota diurna, com intervalos de 12 minutos; e oito na noturna, com intervalos de nove minutos. A BRT26 parte do Satélite Íris e vai até o Terminal Mercado, atendendo agora a cinco estações no percurso (Bandeiras/Ipaussurama, PUC/Roseira, Londres, Aurélia e Rodoviária). São três veículos na frota e intervalos de 20 minutos.

Características da estação

A estação BRT Parque das Bandeiras / Ipaussurama fica no canteiro central da avenida John Boyd Dunlop, entre as estações Roseira/PUCC e Bandeirantes. A construção da estação e do pavimento de concreto no entorno foi viabilizada por meio de um Termo de Acordo e Compromisso (TAC), firmado entre o Shopping Parque das Bandeiras e a Prefeitura de Campinas.

Ela segue o padrão das estações BRT, conta com estrutura metálica, pisos em granito e acessibilidade. E integra o Lote 2 / Trecho 2 do Corredor BRT Campo Grande. O espaço recebeu nova comunicação visual nos painéis de informações e faixas informativas foram fixadas para orientar usuários sobre as travessias seguras.

Informações: Prefeitura de Campinas

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Linha Turismo de Curitiba bateu recorde de passageiros em 2024

A Linha Turismo bateu recorde de passageiros em 2024, com um total de 799.568 usuários. O volume superou o número de 2023, que já havia sido inédito, de 794.6786 passageiros. 

O movimento vem embalado pelo aumento de turistas que vêm à capital em busca dos atrativos da cidade, do Natal de Curitiba, de shows e eventos. Desde 2019, o número de passageiros cresceu 43% na Linha Turismo. Naquele ano, o número de usuários tinha sido de 557.456.

“A Linha Turismo é um dos grande atrativos da cidade, porque permite ao visitante conhecer os principais atrativos da capital em cerca de três horas de viagem. E o turista pode desembarcar e voltar a embarcar na linha”, diz Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs).

Mesmo com as chuvas de janeiro, o movimento continuou forte neste início de ano. Balanço dos primeiros quinze dias do mês mostra que foram 15.743 usuários.

Como funciona
Com a Linha Turismo é possível conhecer os principais parques, praças e atrações da cidade. A linha passa por 26 pontos turísticos, como Jardim Botânico, Ópera de Arame e Museu Oscar Niemeyer. Durante o percurso, é possível vivenciar a cultura, a arquitetura e a história de Curitiba. 

A capital paranaense é um destino prestigiado de turismo e foi eleita, pela editora de guias de viagem Lonely Planet, uma das 10 melhores cidades do mundo para visitar em 2025. A capital paranaense é a única cidade brasileira a figurar na lista.

Com tarifa de R$ 50, os passageiros da Linha Turismo têm embarques ilimitados em todos os atrativos do percurso, pelo período de 24 horas. Essa flexibilidade permite que eles desembarquem e desfrutem do local que escolherem, podendo reembarcar no próximo ônibus disponível, a cada 30 minutos.

Considerada uma das melhores do país, a Linha Turismo de Curitiba completou 30 anos no ano passado. A linha percorre aproximadamente 48 km em cerca de três horas. O roteiro começa na Rua 24 Horas, mas é possível iniciar o trajeto em qualquer um dos pontos. 

Confira AQUI os horários e os locais de embarque.

Informações: Prefeitura de Curitiba

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Em Palmas, Prefeitura define tarifa do transporte coletivo em R$ 2

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2025

O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, anunciou neste sábado, 1º, que a partir de terça-feira, 4 de fevereiro, a tarifa do transporte coletivo da Capital custará R$ 2,00. O novo valor valerá para o restante do mês de fevereiro. Para adequação das catracas, na próxima segunda-feira, 3, não haverá cobrança de tarifa, outra medida também anunciada pelo prefeito. A implementação da tarifa com valor a R$ 2 será publicada no Diário Oficial do Município de segunda-feira, 3.

O prefeito Eduardo Siqueira Campos explicou que esse valor, abaixo do que vinha sendo cobrado antes da implementação da gratuidade, se justifica, pois mesmo com as medidas adotadas, em que mais ônibus passaram por manutenção e voltaram a circular, o serviço ainda encontra-se na fase de transição. O prefeito também destacou que, já no primeiro mês da nova gestão, foi iniciado o processo para que o transporte público seja concedido à iniciativa privada. “Fornecedores ficaram mais de três meses sem receber e isso inviabiliza seus negócios e também cria obstáculos para que possamos atender a população com a qualidade que precisa e merece. Então, todo nosso esforço e atenção tem sido para resolver essas questões e entregar para o cidadão um serviço que irá melhorando gradativamente até a concessão e a chegada de uma nova frota”, disse.

“Ajustar o valor da tarifa para dois reais nos permite continuar mantendo uma melhoria, investir na segurança para o usuário, ter um número suficiente de ônibus rodando e reduzindo atrasos. Pegamos essa frota com muitos veículos sem condições de uso e tivemos que investir muito na manutenção deles. É uma transição que vai nos permitir caminhar para um final feliz naquilo que nos comprometemos, ter ônibus zero km. É uma escada que estamos subindo em direção da qualidade mobilidade urbana em Palmas”, complementou o Eduardo Siqueira Campos.

Edital encaminhado

A atual gestão da Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP) reafirmou ter recebido o sistema de transporte público de Palmas em estado caótico. E reforçou que trabalha diariamente para manter os serviços até a implantação do novo modelo de transporte público, cujo edital de licitação para concessão encontra-se em fase final de elaboração.[


A Prefeitura de Palmas mantém a gratuidade nos finais de semana e feriados para todos os usuários do transporte coletivo.

Informações: Prefeitura de Palmas

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SPTrans altera itinerários de linhas temporariamente na região do Tremembé a partir de quinta-feira, 6


A SPTrans informa que, a partir de quinta-feira (6), oito linhas terão seus itinerários alterados devido à interferência viária na Av. Antonelo da Messina, entre as ruas Mário Centofanti e Benedito Henrique, no Sítio Piqueri,  na região do Tremembé, Zona Norte da cidade. 

Confira as alterações:

1771/10 Jd Fontális - Metrô Santana
Ida: normal até a Rua Jordão Camargo de Oliveira, Rua Elias de Almeida, Av Josino Vieira de Góes, Av. Nossa Sra. da Concórdia, Av. Mª Amália Lopes de Azevedo, Rua Imbiras, prosseguindo normal.
Volta: normal até a Rua Imbiras, Av. Mª Amália Lopes de Azevedo, Av. Nossa Sra. da Concórdia, Av. Josino Vieira de Góes, Rua Elias de Almeida, Rua Jordão Camargo de Oliveira, Av. Antonelo da Messina, prosseguindo normal.

1772/10 Jd Filhos da Terra - Metrô Tucuruvi
Ida: normal até a Rua Manuel Vieira da Luz, Rua Jordão Camargo de Oliveira, Rua Elias de Almeida, Av Josino Vieira de Góes, Av. Nossa Sra. da Concórdia, Av. Mª Amália Lopes de Azevedo, Rua Imbiras, prosseguindo normal.
Volta: normal até a Av Cel. Sezefredo Fagundes, Av. Mª Amália Lopes de Azevedo, Av. Nossa Sra. da Concórdia, Av. Josino Vieira de Góes, Rua Elias de Almeida, Rua Jordão Camargo de Oliveira, Rua Manuel Vieira da Luz, prosseguindo normal.

2028/10 Vl. Ayrosa - Metrô Tucuruvi
Ida: normal até a Av. Antonelo da Messina, Rua Jordão Camargo de Oliveira, Rua Elias de Almeida, Av Josino Vieira de Góes, Av. Nossa Sra. da Concórdia, Av. Mª Amália Lopes de Azevedo, Pça. Sem nome, Av Antônio César Neto, prosseguindo normal, prosseguindo normal.
Volta: normal até a Av Antônio Cesar Neto, Av. Mª Amália Lopes de Azevedo, Av. Nossa Sra. da Concórdia, Av. Josino Vieira de Góes, Rua Elias de Almeida, Rua Jordão Camargo de Oliveira, Av. Antonelo da Messina, prosseguindo normal.

2029/10 Jd Fontális - Metrô Tucuruvi
Ida: normal até a Av. Antonelo da Messina, Rua Jordão Camargo de Oliveira, Rua Elias de Almeida, Av Josino Vieira de Góes, Av. Nossa Sra. da Concórdia, Av. Mª Amália Lopes de Azevedo, Rua Imbiras, prosseguindo normal.
Volta: normal até a Rua Imbiras, Av. Mª Amália Lopes de Azevedo, Av. Nossa Sra. da Concórdia, Av. Josino Vieira de Góes, Rua Elias de Almeida, Rua Jordão Camargo de Oliveira, Av. Antonelo da Messina, prosseguindo normal.

1788/10 Jd Fontális - Metrô Santana
2105/10 Jd Filhos da Terra - Lgo. da Concórdia
Ida: normal até a Av. Antonelo da Messina, Rua Jordão Camargo de Oliveira, Rua Elias de Almeida, Av Josino Vieira de Góes, Av. Nossa Sra. da Concórdia, Av. Mª Amália Lopes de Azevedo, Av Ce. Sezefredo Fagundes, prosseguindo normal.
Volta: normal até a Av Cel. Sezefredo Fagundes, Av. Mª Amália Lopes de Azevedo, Av. Nossa Sra. da Concórdia, Av. Josino Vieira de Góes, Rua Elias de Almeida, Rua Jordão Camargo de Oliveira, Rua Manuel Vieira da Luz, prosseguindo normal.

179X/10 Jd Fontális - Metrô Barra Funda
Ida: normal até a Av. Antonelo da Messina, Rua Jordão Camargo de Oliveira, Rua Elias de Almeida, Av Josino Vieira de Góes, Av. Nossa Sra. da Concórdia, Av. Mª Amália Lopes de Azevedo, Pça. Sem nome, Av. Paulo Lincoln do Valle Pontin, prosseguindo normal.
Volta: normal até a Av. Mª Amália Lopes de Azevedo, Av. Nossa Sra. da Concórdia, Av. Josino Vieira de Góes, Rua Elias de Almeida, Rua Jordão Camargo de Oliveira, Av. Antonelo da Messina, prosseguindo normal.

1703/10 Jd Fontális - Shop Center Norte
Ida: normal até a Av. Antonelo da Messina, Rua Jordão Camargo de Oliveira, Rua Elias de Almeida, Av Josino Vieira de Góes, Av. Nossa Sra. da Concórdia, Av. Mª Amália Lopes de Azevedo, Pça. Sem nome, Av. Paulo Lincoln do Valle Pontin, prosseguindo normal.
Volta: normal até a Av. Mª Amália Lopes de Azevedo, Av. Nossa Sra. da Concórdia, Av. Josino Vieira de Góes, Rua Elias de Almeida, Rua Jordão Camargo de Oliveira, Av. Antonelo da Messina, prosseguindo normal.

Atenção 

Sentido Centro
Os passageiros que utilizam os pontos localizados na Av Antonelo da Messina, 98 e 200 terão como opção a parada da Av. Mª Amália L. Azevedo.

Sentido Bairro
Os passageiros que utilizam os pontos localizados na Av. Antonelo da Messina, 339 e 575 terão como opção a parada da Rua Jordão Camargo de Oliveira. 

Informações: SPTrans

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Em Niterói, Duas novas estações do corredor de ônibus são entregues

A Prefeitura de Niterói inaugurou, neste sábado (1), as duas primeiras estações do corredor de ônibus da Avenida Visconde do Rio Branco, no Centro da cidade. As estações ficam entre a Avenida Feliciano Sodré e a rua Saldanha Marinho. A implantação dos dois espaços inicia mais uma fase das obras de revitalização da orla do Centro de Niterói. As estações substituem antigos pontos de ônibus na Avenida Visconde do Rio Branco. Os coletivos que paravam nos antigos pontos agora utilizam as estações no canteiro central.

O secretário municipal de Mobilidade e Infraestrutura, Renato Barandier, destacou que a Avenida Visconde do Rio Branco é estratégica para a mobilidade no centro.

“A entrega dessas duas estações representa a primeira etapa do novo corredor de ônibus da Visconde do Rio Branco, que faz parte do projeto de revitalização da orla de Niterói. Porta de entrada da cidade às margens da Baía de Guanabara, a Visconde do Rio Branco é um corredor estratégico de mobilidade da cidade. A avenida integra o Terminal João Goulart e a Estação das Barcas com o restante da cidade. As duas estações representam a primeira etapa. Haverá ainda a entrega de outras duas estações de integração com o Terminal João Goulart e a conclusão da ampliação do novo Terminal Sul, que será entregue em breve compondo esse novo corredor”, explicou Renato Barandier.

O despachante Márcio Pessaian Braga, 46 anos, aprovou as novas estações. “Ficou melhor o acesso, muito bom para os passageiros. Ficou bem confortável. Trabalho como despachante e facilitou muito essa melhoria”, afirmou.  

Neide Soutos-López, 72 anos, também elogiou a obra. “Estou achando tudo muito bonito mesmo. Muito linda essa obra que está sendo feita no Centro de Niterói. Tudo muito organizado. Bom mesmo”, acrescentou. 

Informações: Prefeitura de Niterói

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Em Cuiabá, Consórcio BRT aponta prejuízos de R$ 35 milhões devido a impasses no projeto

As empresas integrantes do Consórcio Construtor BRT Cuiabá anunciaram que os prejuízos financeiros acumulados até o momento já chegam a R$ 35 milhões. A justificativa seria em razão de impasses e mudanças ao longo da execução da obra. Segundo nota divulgada pelo grupo, fatores externos como problemas no anteprojeto, alterações frequentes no traçado e disputas políticas entre Governo do Estado e Prefeitura de Cuiabá impactaram significativamente o cronograma e os custos da obra.

O consórcio informou que está há mais de quinze dias em negociações com a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso (SINFRA) para buscar uma solução viável e juridicamente segura para a execução do projeto que liga Várzea Grande a Cuiabá. Na sexta-feira (31.01), o Governo do Estado informou que nesta segunda-feira (03.02) irá anunciar uma decisão definitiva sobre o contrato com o Consórcio BRT.

As empresas afirmam que, até janeiro de 2024, estiveram impedidas de executar quase 85% das obras. “Não há mágica possível para entrega dentro do prazo estabelecido originalmente se, até janeiro de 2024, o consórcio esteve impossibilitado de executar quase 85% das obras por conta de uma verdadeira guerra política entre o governador Mauro Mendes e o prefeito Emanuel Pinheiro. Esse fato foi resolvido na Justiça a partir da liberação das obras em 28 de janeiro de 2024”.

Entre os principais entraves, segundo as empresas, estão alterações nos projetos das estações, do Centro de Controle Operacional (CCO) e do terminal de Várzea Grande, além da demora na emissão da licença para o trecho de Coxipó, que só foi concedida no início de 2025, mais de dois anos após o início do contrato.

O consórcio informou que busca um acordo equilibrado para evitar novos impasses que possam resultar em mais atrasos e aumentos de custos para todas as partes envolvidas. “Desde o início do processo, a solução negociada é de conhecimento do próprio governador Mauro Mendes, que ressaltou em recente entrevista a importância de buscar uma alternativa responsável para não onerar ainda mais o Estado e prejudicar a população. E é este bom senso que o Consórcio vem trabalhando nas dezenas de reuniões que estão ocorrendo na Sinfra”.

Rompimento do contrato

Na quinta-feira (30.10), durante vistoria nas obras do BRT em Cuiabá, o presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, sugeriu que o governador Mauro Mendes (União) rescinda o acordo com o Consórcio Construtor BRT Cuiabá e realize uma nova contratação emergencial para garantir a conclusão das obras.

“Nós demos autorização para o Governo do Estado fazer o BRT e, imediatamente, o Governo fez a parte dele e começou a obra, mas ela não anda. Nossa orientação é firmar um contrato emergencial e trazer uma empresa com prazo para iniciar e concluir os trabalhos”, afirmou o presidente.

Com valor de R$ 468 milhões, o Contrato nº 052/2022 foi firmado em 2022 pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) com o Consórcio Construtor BRT Cuiabá. Em 2024, com a assinatura do primeiro termo aditivo, houve um acréscimo de R$ 1,29 milhão, elevando o total para R$ 469 milhões.

De acordo com dados do sistema Geo-Obras do TCE-MT, até agora, apenas 18,51% do total contratado foi executado, o que corresponde a R$ 86,8 milhões. Com o atraso na entrega do modal, Sérgio Ricardo alertou que a tendência é de aumento no custo da execução. Sendo assim, não há motivos para a manutenção do acordo.

Informações: pnb Online

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BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

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