O Metrô lança hoje, 13 de agosto de 2013, uma nova edição da campanha “Cidadania” nas estações do Metrô. Essa ação de comunicação educativa tem como objetivo sensibilizar os usuários sobre o uso correto deste meio de transporte.
Hoje uma das principais queixas dos usuários diz respeito ao comportamento inadequado e, por vezes, desrespeitoso por parte das pessoas. O Metrô recebe, além dessas críticas, sugestões de mensagens para orientação do público, mostrando que os usuários contam com ações da Companhia para melhorar a situação. Essa necessidade vem sendo apontada pelas pesquisas feitas pelo Metrô e também podem ser observadas nas manifestações feitas nas redes sociais e pelo Fale Conosco.
Desse modo, foram escolhidos os temas mais apontados pelo público, destacando-se a importância de se respeitar os assentos preferenciais, de segurar as mochilas nas mãos no interior dos trens, de aguardar o desembarque para depois embarcar, de não permanecer na área de portas e ocupar preferencialmente os corredores no interior dos trens, de usar fones de ouvido para ouvir música e de descartar corretamente o lixo e, em especial, os chicletes.
Nessa edição, o Metrô procurou dar mais voz e ação para os usuários. O mote da campanha - “Espalhe Respeito” - tem como ícone a imagem do dente de leão, com QR Codes (código de barras em 2D que pode ser escaneado pela maioria dos aparelhos celulares que têm câmera fotográfica) em todas as peças instaladas nas estações e trens, que permite aos usuários compartilhar as mensagens em seus perfis pessoais no Facebook e agir como protagonistas na divulgação da Campanha Cidadania. Dessa forma, pretende-se mobilizar, estimular o público a pensar, discutir e espalhar a ideia da Cidadania.
Na Estação República, a campanha conta com uma ação especial em que os usuários interagem com o ícone da Campanha, por meio de um dente-de-leão digital projetado na parede da estação. As orientações de cidadania também são feitas por meio de cartazes e mensagens sonoras nos trens e estações e postagens nas páginas oficiais do Metrô nas redes sociais.
Com essa nova versão da Campanha Cidadania, a Companhia espera incentivar comportamentos mais respeitosos e atitudes mais solidárias entre as pessoas, contribuindo para uma melhor convivência e urbanidade.
Informações: Metrô SP
0 comentários:
Postar um comentário