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Usuários de ônibus do Recife sofrem com queima de parada

terça-feira, 9 de agosto de 2022

Se já não bastasse os problemas que os usuários passam ao usar o transporte coletivo no dia a dia, desde a oferta de ônibus, intervalos e muitas vezes com superlotação, no Recife e Região Metropolitana os usuários enfrentam um novo desafio que é pegar os ônibus dentre o altíssimo número de queima de paradas que sofrem com os maus motoristas das empresas operadoras. Isso também se soma a muitas paradas sem estrutura, abrigos e passiveis de falta de seguranças nas vias da cidade.

Segundo dados oficiais do Grande Recife Consórcio de Transporte, mais de 4mil reclamações de queimas de paradas foram notificadas pelos meios de comunicação através de ZAP oficial e o 0800, ou seja, se levarmos em conta que menos da metade dos usuários reclamam seus direitos por falta de atenção, confiança e até informação, leva a entender que esse número elevado seja 10 vezes mais e isso leva também em conta o baixo número de fiscais em campo que poderia ao mesmo tempo coibir esses abusos praticados pelos maus motoristas.

Também caberia as empresas operadoras criar mecanismos internos visando capacitar seus operadores para que os mesmos melhorassem seus atendimentos aos usuários. 

Veja o ranking de reclamações referentes aos 07 meses de 2022.

Queima de parada - 4.042
Não cumprimento de horário - 2.117
Deficiência na manutenção - 774
Falta de urbanidade - 688
Dirigir perigosamente - 234
Alteração de itinerário - 204
Deficiência na manutenção (PEV) - 174 
Queima parada (idoso) - 160
Falta de urbanidade (idoso) - 129
Cobrança indevida - 69
Queima de parada (PCD) - 68
Falar ao celular ao dirigir - 25  

A Urbana-PE esclarece que o setor tem investido significativamente no monitoramento e em novas tecnologias embarcadas que permitem maior controle e acompanhamento da operação. Atualmente, toda a frota é monitorada remotamente e é possível identificar quando uma solicitação de embarque não é atendida. Assim, essas ocorrências são apuradas e, quando comprovadas, direcionam as constantes ações de capacitação e treinamento das empresas, que também contemplam temas como direção defensiva, convívio com ciclistas e qualidade no atendimento. A Urbana-PE reconhece a necessidade de permanente  vigilância para que as solicitações  de  embarque sejam sempre respeitadas, e reforça à população pedido para que sempre relate as ocorrências por meio dos canais de comunicação com as empresas divulgados no interior dos veículos.
 
Canais de Atendimento ao Cliente:

Central de Atendimento ao Cliente - 0800 081 0158
WhatsApp - 9.9488.3999
Ouvidoria - ouvidoriapublica@granderecife.pe.gov.br 

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Em Porto Alegre, Oito linhas de ônibus têm mudança de terminais no Centro Histórico

A Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (SMMU) e Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), divulga a alteração do terminal de oito linhas do transporte coletivo localizadas no Centro Histórico. 

As linhas haviam sido deslocadas para a Praça Farroupilha, mas foram necessários ajustes para qualificar o atendimento.

As mudanças serão realizadas na próxima segunda-feira, 15. Os locais serão sinalizados e agentes vão orientar a população nos primeiros dias após as alterações.

Linhas que alteram o local do Terminal:

-  Linhas 621 (621 Nova Gleba/Santa Rosa), 627 (Agostinho): terminal alterado da Praça Farroupilha para Plataforma C do Terminal do Centro Popular de Compras (CPC)

- Linhas SD 72 (Santa Rosa/Anchieta Semi-direta) e SD 73 (Fernando Ferrari/Anchieta Semi-direta): saem da avenida Júlio de Castilhos, quase esquina Dr. Flores, para a Plataforma C do Terminal do Centro Popular de Compras (CPC)

- Linhas 705.2 (Aeroporto/Ceasa) e 432.1 (Petrópolis/Carlos Gomes): saem da Plataforma C do Terminal do CPC para a avenida Júlio de Castilhos, junto ao CPC

- Linhas 617 (Iguatemi)/620 (Iguatemi Vila Jardim): também trocam de box, mas permanecem na plataforma C do CPC.

Informações: Prefeitura de Porto Alegre
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Meia-Tarifa no transporte coletivo da grande Goiânia deve ser lançada ainda em agosto

Dando sequência nos serviços como Bilhete Único e Passe Livre do Trabalhador, os usuários do transporte coletivo de Goiânia e Região Metropolitana, logo passam a contar também com a Meia-Tarifa. A previsão de lançamento do serviço é ainda para este mês.

Ao Diário de Goiás, o presidente da Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC), Tarcísio Abreu, disse que este será o próximo produto que será lançado. ”Estamos trabalhando para que ele seja lançado ainda em agosto, no modelo de projeto piloto para que a gente possa realmente tornar o transporte público mais competitivo em relação aos aplicativos e dar mais comodidade aos usuários”, destaca.
Tarcísio explica que com o Meia-Tarifa, em um raio de até 5 quilômetros, o usuário vai pagar apenas metade da passagem, ou seja, R$ 2,15. Além do Meia-Tarifa, também virão para complementar os pacotes de serviços do transporte coletivo de Goiânia, como o cartão de um dia, cartão de uma semana, o pós-pago e o cartão família que pode ser usado por até cinco pessoas do mesmo grupo familiar. Porém, ainda não ha data de lançamento.

Todos os serviços que estão sendo implantados, e benefícios para os usuários do transporte coletivo, fazem parte de melhorias anunciadas pela Câmara Deliberativa de Transportes Coletivos (CDTC) que foi reestruturada pelo governo do estado em lei aprovada pela Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), no fim do ano passado, para começar a colocar em prática o formato do novo sistema de transporte coletivo que a Região Metropolitana adotará para os próximos anos.

Informações: Diário de Goiás
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Tarifa do VLT no Rio aumenta para R$ 4,05

domingo, 7 de agosto de 2022


A tarifa do Veículo Leve sobre Trilhos da cidade do Rio de Janeiro sofreu reajuste nessa sexta-feira. A passagem foi reajustada em 25 centavos, subindo dos atuais R$ 3,80  para R$ 4,05. Essa é a primeira alteração no valor desde o início da operação do sistema em 2016.

A nova tarifa, que é a mesma dos ônibus municipais, mantém a possibilidade de integração sem nova cobrança. O reajuste preserva também as integrações, via bilhete único intermunicipal, que garantem as conexões com trens, barcas e ônibus vindos de outros municípios pelo valor máximo de R$ 8,55 . A transferência entre linhas do VLT ou nova viagem no mesmo sentido em até 1 hora seguem gratuitas, sempre com a validação do cartão de passagem no ato do embarque.

O VLT corta a região do centro da cidade, passando ao lado de estações do metrô, além da Rodoviária Novo Rio, Aeroporto Santos Dumont e o Museu do Amanhã.

Informações: Agência Brasil
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Tecnologia 5G vai tornar a mobilidade urbana mais inteligente

A implementação do 5G está cada vez mais próxima, e as inúmeras possibilidades de utilização, cada vez mais visíveis. Uma das aplicações mais aguardadas para essa tecnologia está no setor de transportes e logística e vai transformar a mobilidade urbana.

Enquanto as expectativas são gigantes e abrangem diversas novas soluções, como carros autônomos, transporte público mais inteligente e estradas mais seguras, os desafios também serão muitos, por isso, é essencial fazer um planejamento adequado para que decisões corretas sejam tomadas.

A tecnologia 5G, também chamada de quinta geração de conectividade móvel, tem três características que a diferenciam do 4G. A principal delas é sua baixa latência, ou seja, o tempo que leva para um pacote de dados ser transmitido, que pode ser de até 1 milissegundo (no 4G é de aproximadamente 100 milissegundos). Em seguida, temos a velocidade de dados do 5G, que pode atingir 10 Gbps, contra 100 Mbps do 4G. E a terceira é a capacidade da rede, que no caso do 5G suporta até 1 milhão de aparelhos móveis por quilômetro quadrado.

Esses aprimoramentos vão fazer com que o Brasil e o mundo invistam mais ainda em produtos e serviços que utilizem essa tecnologia, como internet das coisas, inteligência artificial, realidade virtual e aumentada, entre outros. Segundo estudo do IDC (International Data Corporation) encomendado pelo Movimento Brasil Digital, há uma expectativa de que a rede 5G movimente em torno de R$ 22,5 bilhões em negócios até 2024. Desse total, até R$ 2,5 bilhões devem provir de investimentos de empresas brasileiras.

Impactos positivos na mobilidade urbana
A mobilidade urbana começou a se tornar mais inteligente quando foi lançado o 3G. Pouco tempo depois, o 4G proporcionou mudanças importantes e possibilitou antever melhorias ainda maiores. Exatamente por isso a tecnologia 5G vem para ser protagonista na disrupção da mobilidade urbana, e mudar radicalmente o trânsito nas cidades, gerando mobilidade autônoma e compartilhada, segurança do trânsito, logística, eficiência energética e outros.

Analisando o cotidiano das grandes cidades, com trânsito carregado, a adoção do 5G poderá trazer um alívio ao problema, já que a infraestrutura viária tende a ser melhorada com uma coleta de dados em tempo real mais eficaz, que facilita a gestão pública. Além disso, veículos autônomos poderão ganhar as ruas e, conectados uns aos outros, tornarão o trânsito mais inteligente e mais seguro.

5G pode revolucionar o trânsito nas cidades(Imagem: Robin Pierre/Unsplash)
Outra grande contribuição que pode ser dada pelo 5G está no ganho em eficiência energética, já que os veículos capacitados com inteligência artificial poderão utilizar os dados para melhorar a performance na hora de rodar. Nesse cenário, a venda de carros elétricos e híbridos deve crescer significativamente, movimento que aos poucos vem ocorrendo no país. O mercado para esse tipo de veículo no Brasil está próximo de alcançar 100.000 veículos vendidos (segundo dados do Denatran).


O transporte compartilhado ganhará força
Além dos benefícios para a mobilidade individual, o 5G deve transformar e melhorar consideravelmente o transporte público e o compartilhado. A inteligência artificial e o cloud computing serão os principais atores dessa mudança.

Os passageiros que dependem de transportes públicos, como metrô, trens e ônibus, vão poder adquirir facilmente informações de trajeto, tempo de espera, lotação. Por outro lado, as concessionárias que administram esses modais também poderão gerenciá-los com maior inteligência, conseguindo atender melhor em momentos de pico e reduzir custos.

Já o transporte compartilhado poderá se difundir por diversas regiões, reduzindo ainda mais a necessidade de se ter um veículo próprio. Atualmente, o aluguel de carros é utilizado como opção mais em conta para quem atua como motorista de aplicativo. Com os veículos autônomos ganhando tração, as empresas donas desses aplicativos tendem a migrar para esses veículos, fazendo exatamente como é feito hoje, só que sem um motorista levando o passageiro.

Planejamento para superar os desafios
Diante das expectativas com relação às melhorias que podem ser proporcionadas pelo 5G, é preciso frisar que a tecnologia por si só não vai reconfigurar a mobilidade das cidades. A infraestrutura atual de transporte urbano tem alguns problemas que não serão resolvidos só com a chegada de uma nova geração de conectividade móvel. Para a resolução desses problemas, será necessário que governos, associações e organizações planejem adequadamente o caminho a ser seguido.

Os benefícios apresentados só vão existir com planejamento e diálogo entre esses grupos e as empresas que desenvolvem soluções tecnológicas que farão parte da transformação da mobilidade urbana, sejam elas de comunicação e segurança, como a Intelbras, sejam de software para inteligência artificial, cloud computing e realidade virtual e aumentada, ou mesmo as montadoras de veículos (carros, motos ou caminhões).

O mais importante é entender que o 5G vem para mostrar que há inúmeras possibilidades para melhorar a mobilidade urbana, ampliando a capacidade de adquirirmos dados para desenvolvermos ainda mais soluções e melhorias que tragam benefícios para a qualidade de vida das sociedades. Porém, as melhorias na infraestrutura devem ocorrer em paralelo, abrindo espaço para que o 5G funcione da melhor forma possível. Se nada for feito a esse respeito, corremos o risco de perder a oportunidade da década.

Informações: Canaltech
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Em SP, Obras no corredor Ibirapuera alteram, temporariamente, 25 linhas de ônibus

A SPTrans informa que a partir de segunda-feira, 8 de agosto, iniciará as obras de restauração do pavimento rígido do corredor Ibirapuera  no trecho da Av. Ver. José Diniz entre Av. Adolfo Pinheiro e Rua Américo Brasiliense, no sentido centro.

Durante a realização dos trabalhos será necessário alterar, temporariamente, o itinerário de 25 linhas de ônibus que circulam pela via.

Mudanças de itinerários:

5318-10 Chác. Santana – Pça. da Sé
Ida: normal até a Rua Verbo Divino, Av. Adolfo Pinheiro, Rua Bela Vista, Av. Ver. José Diniz, prosseguindo normal.
Volta: sem alteração

5317/10 SESC/Orion – Praça do Correio
5362/10 Pq. Res. Cocaia – Pça. da Sé
5362/21 Grajaú - Pça. da Sé
5362/22 Jd. Eliana – Pça. da Sé
5370/10 Term. Varginha – Lgo. São Francisco
5370/21 Term. Varginha – Pq. Ibirapuera
5632/10 Vl. São José – Lgo. São Francisco
5632/21 Jd. Iporanga – Lgo. São Francisco
5632/51 Jd. Alpino – Lgo. São Francisco
675X/10 Term. Grajaú – AACD Servidor
695Y/10 Term. Parelheiros – Metrô Vl. Mariana

Ida: normal até a Av. Adolfo Pinheiro, Rua Bela Vista, Av. Ver. José Diniz, prosseguindo normal.
Volta: sem alteração.

5300/10 Term. Sto. Amaro – Term. Pq. D. Pedro II
N702/11 Term. Sto. Amaro – Term. Pq. D. Pedro II

Ida: normal até a Av. Adolfo Pinheiro, Rua Bela Vista, Av. Ver. José Diniz, prosseguindo normal.
Volta: sem alteração

5391/10 Jd. Ângela – Lgo. São Francisco
5391/21 Term. Guarapiranga / Lgo. São Francisco
675K/10 Term. Jd. Ângela – Metrô Sta. Cruz
675K/23 Vl. Remo – Moema
675L/10 Term. Sto. Amaro – Metrô Sta. Cruz
707A/10 Jd. Ângela – Metrô Pça. da Árvore
707A/23 Piraporinha / Moema

Ida: normal até a Av. Adolfo Pinheiro, Rua Bela Vista, Av. Ver. José Diniz, prosseguindo normal.
Volta: sem alteração

6455/10 Term. Capelinha / Lgo. São Francisco

Ida: normal até a Av. Adolfo Pinheiro, Rua Bela Vista, Av. Ver. José Diniz, prosseguindo normal.
Volta: sem alteração

695T/10 Term. Capelinha – Metrô Vl. Mariana
695T/51 Term. Capelinha – Metrô Vl. Mariana
695V/10 Term. Capelinha – Metrô Ana Rosa

Ida: normal até a Av. Adolfo Pinheiro, Rua Bela Vista, Av. Ver. José Diniz, prosseguindo normal.
Volta: sem alteração

Informações: SPTrans
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Em BH, Projeto de faixas exclusivas para ônibus está em atraso

O Plano de Mobilidade Urbana apresentado pela Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) em setembro do ano passado e que pevia adicionar 78,7 km de faixas exclusivas para ônibus, mais pontos e ampliação das ciclovias na capital está em atraso. De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte, somente a primeira etapa do projeto deverá ser concluída este ano. No anúncio, feito em 2021, a expectativa é de que a primeira e a segunda fase fossem concluídas em setembro deste ano.

"Atualmente, estão em implantação mais sete quilômetros de faixas exclusivas nas avenidas do Contorno e Andradas. Os projetos estão sendo finalizados", disse a prefeitura em nota. O Executivo não justifica o motivo dos atrasos, mas aponta que oito vias da capital receberam faixas exclusivas no ano passado. Em agosto foram implatadas nas ruas Espírito Santo, Itajubá e São Paulo. No mês de setembro, foram nas ruas Niquelina e Domingos Vieiras. Já em outubro, as ruas Rio Pomba e Três Pontas tiveram as faixas implantadas.

Para o Sindicato das Empresas de Belo Horizonte (Setra-BH), que representa as empresas do transporte público da capital, a falta de faixas exclusivas e prioritárias compromete serviço na  cidade. "O maior problema do transporte público não é a lotação e sim o de ter agilidade e eficiência no transitar nas ruas sempre congestionadas da cidade", disse. Segundo o Setra-BH, as vias lotadas, principalmente nos horários de pico, afeta a pontualidade das viagens e causa insatisfação aos usuários.
O projeto, anunciado no último ano, foi desenvolvido com o objetivo de implantar 24 km de faixa exclusiva das seis horas da manhã às 19h30, 7,5 km durante os horários de pico da manhã e tarde (6h às 9h e 16h30 às 19h30), 14 km de faixa exclusiva somente no pico da manhã (6h às 9h), 0,8 km de faixa exclusiva somente no pico da tarde (16h30 às 19h30), 12,5 km de faixa preferencial, além de 24 km de ciclovias ou ciclorrotas e 18 km de vias com melhorias nos cruzamentos, semáforos, acessibilidade e outros. A expectativa era conseguir aumentar em média de 20% a velocidade operacional dos coletivos, além de reduzir o tempo de viagem e de espera dos passageiros. A medida ainda acarretaria benefícios como a pontualidade no quadro de horários, a redução de custos operacionais e na emissão de gases poluentes.

O investimento para a primeira e a segunda fase do projeto seria de  R$ 42 milhões. Ao todo, estavam previstas 47 intervenções em praticamente todas as regionais da cidade. Uma delas na avenida Afonso Pena, que, além de faixa exclusiva das seis horas da manhã às 19h30 nos dois sentidos, ganharia ciclovia de cada lado do canteiro central. Para o Superintendente da Superintendência de Mobilidade do Município de Belo Horizonte (SUMOBH), André Dantas, a capital possui um conjunto de projetos de estruturação do transporte público e que alguns têm sido implantados.

"Eu vejo que estamos avançando dentro das nossas possibilidades", disse o superintendente em relação aos atrasos do projeto. A justificativa ocorreu em entrevista ao O Tempo durante o anúncio de investimentos para a implantão de mais calçadas, faixas exclusivas e ciclovia na Avenida Afonso Pena, na última terça-feira (2).

Para o engenheiro civil e mestre na área de transportes, Silvestre de Andrade Puty Filho, as faixas exclusivas são importantes alternativas para melhorar o trânsito da capital no período de curto prazo. "Elas são importantes, bem vindas, mas não podem ser definitivas. Elas devem ser pensadas como alternativas para a execução de alguns projetos que demandam um longo prazo", explica.

O especialista destaca que as medidas possuem baixo investimento, mas que a capital precisa priorizar recursos para o transporte público. "É inegável que Belo Horizonte precisa de investimentos em transporte público, o último, mais expressivo, foi no Move, na época da Copa do Mundo. Tínhamos que pensar em uma rede, com ônibus, metrô, VLT e trens", sugere.

Conheça as obras que foram anunciadas em setembro do ano passado e que deveriam ser implementadas na capital:

1. AVENIDA AFONSO PENA (CENTRO-SUL) 
- Faixa exclusiva das 6h às 19h30 nos dois sentidos entre a praça da Rodoviária e a av. Getúlio Vargas 
- Ciclovia de cada lado do canteiro central e sobre o canteiro após a av. Carandaí 
- Criação de cinco novos pontos de ônibus com redistribuição das linhas e pontos 
- Manutenção da maior parte dos pontos de táxi e de táxi-lotação 
Objetivo: aumento da velocidade dos ônibus em 37% no sentido bairro-centro e 21% no sentido centro-bairro 

2. RUA PADRE PEDRO PINTO (VENDA NOVA) 
- Faixa exclusiva das 6h às 19h30 nos dois sentidos entre a rua Menezes e a estação Venda Nova 
- Novos semáforos de pedestres 
Objetivo: aumento da velocidade operacional no pico tarde em 18% (bairro-centro) e 25% (centro-bairro) 

3. AV. PORTUGAL (PAMPULHA) 
- Faixa exclusiva das 6h às 19h30 sentido bairro-centro entre a estação Pampulha e a rua Arvoredo 
- Pista passará a ter três faixas direcionais no sentido bairro-centro sendo uma exclusiva para ônibus 
- A rua das Canárias funcionará com mão direcional no sentido centro-bairro, com duas faixas de tráfego e estacionamento à direita 
- Novos semáforos 
Objetivo: Aumento da velocidade operacional no pico tarde em 4% (bairro-centro) e 9 (centro-bairro) 

4. AV. JOSÉ CÂNDIDO DA SILVEIRA (NORDESTE) 
- Faixa preferencial em toda a avenida das 6h às 19h30 nos dois sentidos 
- Novos semáforos de pedestres 
- Tratamento de acessibilidade nas interseções e pontos de ônibus 
Objetivo: Aumento da velocidade operacional no pico tarde em 20%  

5. AV. ABÍLIO MACHADO (NOROESTE) 
- Faixa exclusiva das 6h às 19h30 nos dois sentidos entre av. Heráclito Mourão e Anel Rodoviário 
- Correções na largura da pista para comportar quatro faixas de tráfego 
-  A partir da rua Itobi do Oeste, apenas ônibus e caminhões poderão seguir; os carros e motos terão que convergir à direita na rua Itobi do Oeste e virar à esquerda na av. Ivaí 
Objetivo: Aumento da velocidade operacional pico tarde em 11% (bairro-centro) e 55% (centro-bairro) 

6. RUA POUSO ALEGRE (LESTE) 
- Faixa exclusiva das 6h às 19h30 entre a rua Flávio dos Santos e a rua Itajubá sentido bairro-centro 
-  Uma faixa de ônibus, uma faixa de uso misto e estacionamento permitido à esquerda 
- Entre a rua Salinas e a rua Itajubá, o estacionamento será proibido, e a pista passa a ter três faixas de tráfego 
- Melhoria nos pontos de ônibus 
Objetivo: Aumento da velocidade dos ônibus em 43% 

7. AV. RAJA GABAGLIA (CENTRO-SUL/OESTE) 
- Faixa exclusiva das 6h às 21h no sentido centro-bairro, entre a av. do Contorno e a av. Barão Homem de Melo 
- Nova forma de conversão à esquerda para o bairro Gutierrez dos veículos que estão em circulação no sentido Belvedere-centro na rua Américo Macedo 
- A conversão para o bairro Cidade Jardim, dos veículos que estão no sentido centro-Belvedere, será transferida para a semirrotatória da entrada do Exército (4ª Região) 
- Acréscimo de mais uma faixa de tráfego no acesso à av. Barão Homem de Melo e entre a av. Raja Gabaglia e a rotatória da av. Mário Werneck 
Objetivo: Aumento da velocidade dos ônibus em 8% 

Por Rayllan Oliveira
Informações: O Tempo
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Obras do VLT alteram trânsito e transporte no Centro de Santos a partir desta segunda


Um novo trecho da rua Amador Bueno, no Centro de Santos será interditado a partir desta segunda-feira (8) para a sequência das obras da segunda linha do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos).

O bloqueio será entre as ruas Frei Gaspar e Dom Pedro II, a partir das 9h.

A rota alternativa para os motoristas é a avenida São Francisco. Desde o início da última semana, está fechado para veículos o trecho inicial da via, desde a praça dos Andradas até a rua Frei Gaspar.

Transporte público
O ponto de ônibus na rua Amador Bueno, que fica em frente ao número 96, está desativado para as linhas 29, 118 e 197. Os usuários do transporte coletivo deverão utilizar o ponto de parada na av. São Francisco, 100. As três linhas estão fazendo o seguinte itinerário: Terminal Valongo, Elevado Aristides Bastos Machado, av. São Francisco, ruas Martim Afonso e  Amador Bueno.

A partir de segunda (8), também as linhas 4 e 20 passarão a utilizar o novo ponto da av. São Francisco. Também farão a seguinte rota: rua Frei Gaspar, av. São Francisco, ruas Martim Afonso e  Amador Bueno.

Informações: Prefeitura de Santos e Costa Norte
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