O Plano de Mobilidade Urbana apresentado pela Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) em setembro do ano passado e que pevia adicionar 78,7 km de faixas exclusivas para ônibus, mais pontos e ampliação das ciclovias na capital está em atraso. De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte, somente a primeira etapa do projeto deverá ser concluída este ano. No anúncio, feito em 2021, a expectativa é de que a primeira e a segunda fase fossem concluídas em setembro deste ano.
"Atualmente, estão em implantação mais sete quilômetros de faixas exclusivas nas avenidas do Contorno e Andradas. Os projetos estão sendo finalizados", disse a prefeitura em nota. O Executivo não justifica o motivo dos atrasos, mas aponta que oito vias da capital receberam faixas exclusivas no ano passado. Em agosto foram implatadas nas ruas Espírito Santo, Itajubá e São Paulo. No mês de setembro, foram nas ruas Niquelina e Domingos Vieiras. Já em outubro, as ruas Rio Pomba e Três Pontas tiveram as faixas implantadas.
Para o Sindicato das Empresas de Belo Horizonte (Setra-BH), que representa as empresas do transporte público da capital, a falta de faixas exclusivas e prioritárias compromete serviço na cidade. "O maior problema do transporte público não é a lotação e sim o de ter agilidade e eficiência no transitar nas ruas sempre congestionadas da cidade", disse. Segundo o Setra-BH, as vias lotadas, principalmente nos horários de pico, afeta a pontualidade das viagens e causa insatisfação aos usuários.
O projeto, anunciado no último ano, foi desenvolvido com o objetivo de implantar 24 km de faixa exclusiva das seis horas da manhã às 19h30, 7,5 km durante os horários de pico da manhã e tarde (6h às 9h e 16h30 às 19h30), 14 km de faixa exclusiva somente no pico da manhã (6h às 9h), 0,8 km de faixa exclusiva somente no pico da tarde (16h30 às 19h30), 12,5 km de faixa preferencial, além de 24 km de ciclovias ou ciclorrotas e 18 km de vias com melhorias nos cruzamentos, semáforos, acessibilidade e outros. A expectativa era conseguir aumentar em média de 20% a velocidade operacional dos coletivos, além de reduzir o tempo de viagem e de espera dos passageiros. A medida ainda acarretaria benefícios como a pontualidade no quadro de horários, a redução de custos operacionais e na emissão de gases poluentes.
O investimento para a primeira e a segunda fase do projeto seria de R$ 42 milhões. Ao todo, estavam previstas 47 intervenções em praticamente todas as regionais da cidade. Uma delas na avenida Afonso Pena, que, além de faixa exclusiva das seis horas da manhã às 19h30 nos dois sentidos, ganharia ciclovia de cada lado do canteiro central. Para o Superintendente da Superintendência de Mobilidade do Município de Belo Horizonte (SUMOBH), André Dantas, a capital possui um conjunto de projetos de estruturação do transporte público e que alguns têm sido implantados.
"Eu vejo que estamos avançando dentro das nossas possibilidades", disse o superintendente em relação aos atrasos do projeto. A justificativa ocorreu em entrevista ao O Tempo durante o anúncio de investimentos para a implantão de mais calçadas, faixas exclusivas e ciclovia na Avenida Afonso Pena, na última terça-feira (2).
Para o engenheiro civil e mestre na área de transportes, Silvestre de Andrade Puty Filho, as faixas exclusivas são importantes alternativas para melhorar o trânsito da capital no período de curto prazo. "Elas são importantes, bem vindas, mas não podem ser definitivas. Elas devem ser pensadas como alternativas para a execução de alguns projetos que demandam um longo prazo", explica.
O especialista destaca que as medidas possuem baixo investimento, mas que a capital precisa priorizar recursos para o transporte público. "É inegável que Belo Horizonte precisa de investimentos em transporte público, o último, mais expressivo, foi no Move, na época da Copa do Mundo. Tínhamos que pensar em uma rede, com ônibus, metrô, VLT e trens", sugere.
Conheça as obras que foram anunciadas em setembro do ano passado e que deveriam ser implementadas na capital:
1. AVENIDA AFONSO PENA (CENTRO-SUL)
- Faixa exclusiva das 6h às 19h30 nos dois sentidos entre a praça da Rodoviária e a av. Getúlio Vargas
- Ciclovia de cada lado do canteiro central e sobre o canteiro após a av. Carandaí
- Criação de cinco novos pontos de ônibus com redistribuição das linhas e pontos
- Manutenção da maior parte dos pontos de táxi e de táxi-lotação
Objetivo: aumento da velocidade dos ônibus em 37% no sentido bairro-centro e 21% no sentido centro-bairro
2. RUA PADRE PEDRO PINTO (VENDA NOVA)
- Faixa exclusiva das 6h às 19h30 nos dois sentidos entre a rua Menezes e a estação Venda Nova
- Novos semáforos de pedestres
Objetivo: aumento da velocidade operacional no pico tarde em 18% (bairro-centro) e 25% (centro-bairro)
3. AV. PORTUGAL (PAMPULHA)
- Faixa exclusiva das 6h às 19h30 sentido bairro-centro entre a estação Pampulha e a rua Arvoredo
- Pista passará a ter três faixas direcionais no sentido bairro-centro sendo uma exclusiva para ônibus
- A rua das Canárias funcionará com mão direcional no sentido centro-bairro, com duas faixas de tráfego e estacionamento à direita
- Novos semáforos
Objetivo: Aumento da velocidade operacional no pico tarde em 4% (bairro-centro) e 9 (centro-bairro)
4. AV. JOSÉ CÂNDIDO DA SILVEIRA (NORDESTE)
- Faixa preferencial em toda a avenida das 6h às 19h30 nos dois sentidos
- Novos semáforos de pedestres
- Tratamento de acessibilidade nas interseções e pontos de ônibus
Objetivo: Aumento da velocidade operacional no pico tarde em 20%
5. AV. ABÍLIO MACHADO (NOROESTE)
- Faixa exclusiva das 6h às 19h30 nos dois sentidos entre av. Heráclito Mourão e Anel Rodoviário
- Correções na largura da pista para comportar quatro faixas de tráfego
- A partir da rua Itobi do Oeste, apenas ônibus e caminhões poderão seguir; os carros e motos terão que convergir à direita na rua Itobi do Oeste e virar à esquerda na av. Ivaí
Objetivo: Aumento da velocidade operacional pico tarde em 11% (bairro-centro) e 55% (centro-bairro)
6. RUA POUSO ALEGRE (LESTE)
- Faixa exclusiva das 6h às 19h30 entre a rua Flávio dos Santos e a rua Itajubá sentido bairro-centro
- Uma faixa de ônibus, uma faixa de uso misto e estacionamento permitido à esquerda
- Entre a rua Salinas e a rua Itajubá, o estacionamento será proibido, e a pista passa a ter três faixas de tráfego
- Melhoria nos pontos de ônibus
Objetivo: Aumento da velocidade dos ônibus em 43%
7. AV. RAJA GABAGLIA (CENTRO-SUL/OESTE)
- Faixa exclusiva das 6h às 21h no sentido centro-bairro, entre a av. do Contorno e a av. Barão Homem de Melo
- Nova forma de conversão à esquerda para o bairro Gutierrez dos veículos que estão em circulação no sentido Belvedere-centro na rua Américo Macedo
- A conversão para o bairro Cidade Jardim, dos veículos que estão no sentido centro-Belvedere, será transferida para a semirrotatória da entrada do Exército (4ª Região)
- Acréscimo de mais uma faixa de tráfego no acesso à av. Barão Homem de Melo e entre a av. Raja Gabaglia e a rotatória da av. Mário Werneck
Objetivo: Aumento da velocidade dos ônibus em 8%
Por Rayllan Oliveira
Informações: O Tempo
0 comentários:
Postar um comentário