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Nova empresa de ônibus começa a operar em Aracaju

domingo, 6 de abril de 2025


A Prefeitura de Aracaju informa que, com base no Decreto nº 8.042/2025, publicado no Diário Oficial em 10 de março, foram estabelecidas novas regras para o transporte coletivo. Somente ônibus com até 12 anos de uso (a combustão) ou 15 anos (elétricos) poderão operar no sistema.

Devido a essas mudanças, a Viação Progresso está sendo gradualmente substituída. Para garantir um mínimo de 80 veículos em circulação, que correspondem à frota da empresa, e evitar a desassistência da população, a operação da RS Transportes foi antecipada para esta quinta-feira, 03, e a transição será concluída em 10 de abril.

A Prefeitura segue trabalhando para oferecer um transporte seguro, eficiente e de qualidade para todos.

Informações: Prefeitura de Aracaju

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Prefeitura de BH fecha contrato de R$ 20 milhões para estudos e projetos do BRT Amazonas

A Prefeitura de Belo Horizonte divulgou nesta quinta-feira (3 de abril) a assinatura do contrato com um consórcio de empresas que será responsável pelos serviços técnicos especializados de engenharia para elaboração dos estudos e projetos de mobilidade urbana do BRT Amazonas. A empresa, que ficou em segundo lugar na licitação, foi chamada após a vencedora ter o contrato rescindido. 

O consórcio que assume o contrato é composto por quatro empresas com sede em São Paulo: Oficina Engenheiros Consultores Associados LTDA, Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP Brasil), Pitmen Consultores LTDA. e Gustavo Penna Arquiteto & Associados. O valor do contrato é de R$ 20,5 milhões. Apesar de o prazo do contrato ser de 32 meses, o prazo de execução do serviço é estipulado em 28 meses. 

Os “Estudos e Projetos de Mobilidade Urbana do BRT Amazonas” contemplam a implantação de tratamento prioritário para o sistema de transporte público e coletivo por ônibus que atende ao Vetor Oeste de Belo Horizonte e da Região Metropolitana, as regiões Central, Oeste e Barreiro, tendo por eixo estruturante a Avenida Amazonas. A estimativa é de que o serviço opere em faixas exclusivas à esquerda para o corredor Amazonas e avenida Olegário Maciel na forma de BRT (8,64 km) e à direita para as vias do Barreiro e vias do Município de Contagem (14,69 km).

Em junho de 2024, o prefeito Fuad Noman assinou a ordem de serviço inicial para os estudos e projetos que analisariam, entre outras coisas, viabilidade, anteprojetos, concepções, projetos básicos e executivos urbanísticos e de infraestrutura viária urbana para atender ao projeto. No entanto, houve recentemente a rescisão com essa empresa. 

A ideia da prefeitura é de que os quase 40km de corredores tenha estações de transferência nas avenidas Amazonas e Olegário Maciel similares às existentes nos corredores Antônio Carlos, Cristiano Machado, Paraná e Santos Dumont. Além disso, uma nova estação de integração será implantada na interseção das avenidas Amazonas e Teresa Cristina. 

Informações: Prefeitura de Belo Horizonte

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Saiba onde ficarão os dois novos corredores de ônibus em São Paulo

A cada quatro anos a Prefeitura de São Paulo precisa divulgar o Programa de Metas para os quatro anos de gestão. Nesta segunda-feira, 31 de março, a equipe de Ricardo Nunes (MDB) tornou público o documento inicial, que passará por avaliação da população antes de se tornar oficial. No plano, há previsão de construir dois novos corredores de ônibus na capital, além de outras medidas voltadas a mobilidade urbana. 

Ao total, o Programa de Metas 2025-2028 tem orçamento de R$ 48,8 bilhões. No eixo voltado a mobilidade urbana, o Universo SP, está previsto investimento de R$ 29,2 bilhões e outros R$ 2,4 bilhões em custeios. O orçamento total, de R$ 31,7 bilhões, ainda prevê investimentos em preservação da natureza e intervenções na paisagem urbana. Portanto, não fica claro a quantia exata que irá para as iniciativas em prol da mobilidade.

A partir de 7 de abril até 7 de maio, uma série de audiências públicas devem ocorrer nas subprefeituras de São Paulo. Porém, quem quiser opinar e não puder estar presente, pode enviar sua sugestão ou reclamação pela plataforma Participe+ até 11 de maio. 

Aliás, a versão final do Plano de Metas 2025-2028 será divulgada em setembro deste ano. 

Dois novos corredores de ônibus
Entre as dezenas de metas do documento, no eixo Universo SP existem algumas citações a corredores de ônibus. Seja para revitalização, construção ou ampliação provocada por reformas em vias. 

Dentro da Secretaria de Mobilidade Urbana e Transportes (SMT), duas metas indicam a viabilização de corredores. 

Corredor Itaquera-Líder:
Este corredor terá 9,3 km de extensão nos dois sentidos, facilitando a mobilidade de ônibus na Zona Leste. O primeiro trecho será de 6,2 km e os 3,1 km restante dividido em dois lotes. Dessa maneira, o primeiro lote será do Terminal Vila Carrão à Avenida Aricanduva, com 600 metros. Já o segundo, de 2,5 km, fará a conexão entre as avenidas Líder e Jacu Pêssego. 

Corredor Celso Garcia:
Este corredor deve ficar entre o Terminal Parque Dom Pedro e a Estação Bresser-Mooca do Metrô. Ao total, o corredor terá 8,3 km, com uma ligação a região central, no Terminal Aricanduva. Entretanto, o primeiro trecho erá de 2,7 km. 

Além dos dois corredores novos, o programa também prevê a requalificação de outros já existentes. Por fim, confira a lista de corredores de ônibus que devem ser requalificados:

Corredor Amador Bueno, na Zona Leste
Corredor Imirim, na Zona Norte.
Corredor Itapecerica, entre os terminais João Dias e Capelinha.
Corredor Interlagos

Outras metas relacionadas aos ônibus
Ainda dentro do eixo Universo SP, a prefeitura prevê a entrega do novo Terminal Itaquera para facilitar a integração entre o Metrô e CPTM. As obras do novo Terminal Itaim Paulista, para integrar com a estação da Linha 12-Safira da CPTM, também deve ocorrer nestes quatro anos. 

Outro terminal que deve ser construído é o Perus, junto à Estação Perus da Linha 7-Rubi da CPTM, para reestruturar a circulação de ônibus dos dois lados da linha férrea. Além disso, o terminal Pedreira/Mar Paulista também está previsto para sair do papel na Zona Sul. O espaço deve integrar as linhas de ônibus com o transporte hidroviário. 

Não apenas o Pedreira/Mar Paulista, como também o Terminal Cocaia estão previstos no plano. 

Informações: Estadão

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BRT Sorocaba lança chatbot para orientar passageiros

A BRT Sorocaba estreou na segunda-feira, 31/03, o “BRT Amigo”, um chatbot baseado em inteligência artificial para ajudar os passageiros dos ônibus. Dessa forma, a ferramenta responde rapidamente dúvidas sobre formas de pagamento, pontos de integração, acesso ao wi-fi, entre outros.

A ferramenta elabora respostas instantâneas a partir das informações oficiais do sistema de transporte público. Entretanto, o usuário é direcionado para um operador humano caso a inteligência artificial não consiga resolver a dúvida.

Chatbot do BRT Sorocaba
O aplicativo funciona pelo WhatsApp, no número (15) 9-9177-1992. Dessa forma, basta adicionar o contato do chatbot e enviar mensagens de texto pedindo orientações.

A equipe do Mobilidade Estadão testou o aplicativo e percebeu limitações nas respostas e demora no atendimento humano. Além disso, o assistente virtual não é capaz de entender mensagens de áudio.

De acordo com a empresa, melhorias serão feitas continuamente para aprimorar o funcionamento da ferramenta. Sobre a demora, respondeu que houve uma instabilidade no sistema na terça-feira (1), mas que o serviço já foi normalizado.

Uma das limitações, por exemplo, é na orientação de trajetos possíveis a partir de um ponto de partida e destino. O aplicativo não sabe responder, mas dá um passo a passo de como instalar o aplicativo Cittamobi, que possui essa funcionalidade.

O público tem buscado o aplicativo de forma gradativa, de acordo com a BRT. A divulgação do aplicativo começou esta semana. A expectativa é que a partir de agora mais usuários procurem a ferramenta, que vem sendo desenvolvida desde dezembro de 2024.

Informações: Estadão

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Em Curitiba, Duas estações-tubo do transporte coletivo entram em obras

As estações-tubo Bento Viana e Pres. Kennedy entram em obras na próxima semana. O trabalho faz parte do programa de revitalização de 69 de estações-tubo da cidade, que vai até outubro de 2025.

A estação-tubo Bento Viana, sentido Centro/Santa Cândida, no bairro Batel, será desativada parcialmente a partir de segunda-feira (7/4), até 3 de maio. Na estação-tubo passam as linhas 203 - Sta. Cândida/C. Raso; 603 - Pinheirinho/Rui Barbosa e 250 - Ligeirão Norte/Sul.

A estação Pres. Kennedy, ambos sentidos, no bairro Rebouças, terá desativação parcial a partir de quinta-feira (10/4), até 10 de maio. No local param as linhas 506 - Bairro Novo, 520 - Osternack/S.Cercado e 607 - Colombo. Como a desativação vai ser parcial, os usuários poderão acessar normalmente o transporte coletivo no local, mas é necessário ao local de embarque e desembarque.   

Mais conforto
O projeto de revitalização das estações-tubo é dividido em lotes e prevê a substituição de elementos estruturais metálicos do piso com excesso de corrosão e troca do piso naval, borrachas do piso, além da realocação da catraca da entrada para melhor acessibilidade. A ideia é oferecer estações-tubo modernizadas e com mais conforto para os passageiros. Esse novo pacote de reformas se soma às 203 estações-tubo que foram revitalizadas de 2022 a 2024. 

No período de obras, os passageiros precisam ficar atentos porque as estações-tubo ficarão desativadas parcialmente ou  integralmente. Os usuários serão avisados por meio de cartazes e de Painéis de Mensagens Variáveis (PMV) nas próprias estações-tubo.

Informações: Prefeitura de Curitiba

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Oito linhas de lotação terão locais de terminal alterado no Centro Histórico em Porto Alegre

A partir da próxima quarta-feira oito linhas de lotação terão alteração no Terminal Centro, no Centro Histórico de Porto Alegre. Segundo a EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação), a mudança ocorre devido ao avanço das obras do projeto de revitalização do Quadrilátero Central. O objetivo, conforme a Prefeitura da Capital, é melhorar o atendimento ao usuário, já que os novos pontos estão localizados em uma área de maior visibilidade para quem circula pela região.

Após a requalificação da infraestrutura, que inclui nova pavimentação em blocos de concreto nivelados ao passeio público do entorno, proporcionando mais segurança aos pedestres, as linhas passarão a operar a partir da avenida Borges de Medeiros, entre a rua dos Andradas e a avenida Senador Salgado Filho.

Linhas com alteração no Terminal Centro:
  • 30.2 – Partenon - Pinheiro
  • 20.2 – Otto Teresópolis - Campo Novo
  • 02.1 – Menino Deus
  • 02.11 – Menino Deus via José do Patrocínio
  • 20.4 – Jardim Vila Nova
  • 10.6 – Restinga
  • 10.61 – Restinga Nova
  • 10.63 – Restinga - Glória
O transporte por lotação é uma alternativa à rede de ônibus urbano, oferecendo mais agilidade, rapidez e conforto aos usuários. O sistema, que possui tarifa de R$ 8, opera com bilhetagem eletrônica (Cartão TRI – Passe Antecipado) e aceita pagamentos via PIX, cartões de crédito e débito, além de dinheiro.

Informações: Correio do Povo

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Em Campinas, Empresas de ônibus vão colocar 50 novos carros na frota

quarta-feira, 2 de abril de 2025

Campinas vai receber 50 novos ônibus para modernizar a frota da cidade. A solicitação de renovação, através de compra ou locação de novos veículos, havia sido feita pelo prefeito de Campinas, Dário Saadi, no último dia 20. Os novos carros, com ar-condicionado e carregadores USB, chegam, segundo os empresários, em até 60 dias nas garagens. Os ônibus têm que passar por pintura da carroceria e regularização da documentação antes de irem para as ruas. Até o final de abril, parte deles já vai estar nas ruas.

“Essa renovação é fundamental para uma solução imediata, que pudesse minimizar os impactos do envelhecimento de parte da frota de ônibus, enquanto a licitação para renovação total avança. Dessa maneira, vamos poder oferecer um transporte com mais qualidade e conforto, para o campineiro", destacou Dário Saadi.

Participaram das reuniões para discutir a renovação, além do prefeito, o diretor-presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Vinicius Riverete, e o secretário de Transportes, Fernando de Caires, e empresários e representantes das empresas concessionárias VB, Itajaí e Campibus.

“Não podíamos ficar esperando a nova concessão, que é a única solução definitiva. Esse processo, mesmo que tudo transcorra dentro do esperado, leva um tempo maior para, na prática, mudar a situação.”, explicou Riverete.

Hoje, a remuneração, relativa à depreciação e investimento de capital, não é repassada para as empresas, em função da idade avançada da frota. Com a renovação dos veículos, esses itens voltam a ser remunerados, o que pode provocar impacto no valor do subsídio, que é de R$ 139,5 milhões, ao transporte público coletivo.

Nova licitação

A Administração municipal vai disponibilizar, nesta quarta-feira, 02/04, a minuta do edital para a Consulta Pública, no site da Prefeitura. A minuta também poderá ser acessada no site da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), no endereço www.emdec.com.br/novotransporte.

Entre os pontos contemplados no processo atual estão a sustentabilidade, com a previsão de 60 ônibus elétricos, que não emitem poluentes e circulam com baixo ruído; mais transparência na gestão da remuneração, com o Sistema de Arrecadação e Remuneração sendo gerido pelo Poder Público e pelas operadoras; e a incorporação do PAI-Serviço, que terá novos índices de desempenho, sistemas de gestão e incorporação de novas tecnologias nos veículos.

A publicação da minuta do edital da nova concessão e abertura de consulta pública estava prevista para os primeiros 100 dias da atual gestão municipal.

Informações: EMDEC

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SuperVia bate recorde de passageiros diários em 2025

A SuperVia registrou, nesta terça-feira (01/04), recorde de passageiros diários neste ano: 344.816. A média foi alcançada no dia em que a concessionária preparou uma operação especial para o show do grupo sul-coreano Stray Kids no estádio do Engenhão. A marca anterior era de 343 mil passageiros no dia 11 de fevereiro, quando a cantora Shakira se apresentou no mesmo lugar. 

A SuperVia comemora mais esse número e vem observando o aumento na curva de clientes diários desde o ano passado, quando saltou da média de 270 mil para mais de 320 mil, reflexo também das melhorias implementadas em 2024. Entre elas, estão o aumento das viagens diretas de Saracuruna para a Central do Brasil e mais viagens expressas nos ramais Santa Cruz e Japeri.

“Realizamos uma série de investimentos na nossa operação e esse novo recorde reflete o nosso compromisso com os passageiros. Vamos seguir nesse propósito de sempre melhorar a nossa operação”, comentou Everton Trindade, diretor presidente da SuperVia.

Informações: Supervia

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BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

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