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Saiba onde ficarão os dois novos corredores de ônibus em São Paulo

domingo, 6 de abril de 2025

A cada quatro anos a Prefeitura de São Paulo precisa divulgar o Programa de Metas para os quatro anos de gestão. Nesta segunda-feira, 31 de março, a equipe de Ricardo Nunes (MDB) tornou público o documento inicial, que passará por avaliação da população antes de se tornar oficial. No plano, há previsão de construir dois novos corredores de ônibus na capital, além de outras medidas voltadas a mobilidade urbana. 

Ao total, o Programa de Metas 2025-2028 tem orçamento de R$ 48,8 bilhões. No eixo voltado a mobilidade urbana, o Universo SP, está previsto investimento de R$ 29,2 bilhões e outros R$ 2,4 bilhões em custeios. O orçamento total, de R$ 31,7 bilhões, ainda prevê investimentos em preservação da natureza e intervenções na paisagem urbana. Portanto, não fica claro a quantia exata que irá para as iniciativas em prol da mobilidade.

A partir de 7 de abril até 7 de maio, uma série de audiências públicas devem ocorrer nas subprefeituras de São Paulo. Porém, quem quiser opinar e não puder estar presente, pode enviar sua sugestão ou reclamação pela plataforma Participe+ até 11 de maio. 

Aliás, a versão final do Plano de Metas 2025-2028 será divulgada em setembro deste ano. 

Dois novos corredores de ônibus
Entre as dezenas de metas do documento, no eixo Universo SP existem algumas citações a corredores de ônibus. Seja para revitalização, construção ou ampliação provocada por reformas em vias. 

Dentro da Secretaria de Mobilidade Urbana e Transportes (SMT), duas metas indicam a viabilização de corredores. 

Corredor Itaquera-Líder:
Este corredor terá 9,3 km de extensão nos dois sentidos, facilitando a mobilidade de ônibus na Zona Leste. O primeiro trecho será de 6,2 km e os 3,1 km restante dividido em dois lotes. Dessa maneira, o primeiro lote será do Terminal Vila Carrão à Avenida Aricanduva, com 600 metros. Já o segundo, de 2,5 km, fará a conexão entre as avenidas Líder e Jacu Pêssego. 

Corredor Celso Garcia:
Este corredor deve ficar entre o Terminal Parque Dom Pedro e a Estação Bresser-Mooca do Metrô. Ao total, o corredor terá 8,3 km, com uma ligação a região central, no Terminal Aricanduva. Entretanto, o primeiro trecho erá de 2,7 km. 

Além dos dois corredores novos, o programa também prevê a requalificação de outros já existentes. Por fim, confira a lista de corredores de ônibus que devem ser requalificados:

Corredor Amador Bueno, na Zona Leste
Corredor Imirim, na Zona Norte.
Corredor Itapecerica, entre os terminais João Dias e Capelinha.
Corredor Interlagos

Outras metas relacionadas aos ônibus
Ainda dentro do eixo Universo SP, a prefeitura prevê a entrega do novo Terminal Itaquera para facilitar a integração entre o Metrô e CPTM. As obras do novo Terminal Itaim Paulista, para integrar com a estação da Linha 12-Safira da CPTM, também deve ocorrer nestes quatro anos. 

Outro terminal que deve ser construído é o Perus, junto à Estação Perus da Linha 7-Rubi da CPTM, para reestruturar a circulação de ônibus dos dois lados da linha férrea. Além disso, o terminal Pedreira/Mar Paulista também está previsto para sair do papel na Zona Sul. O espaço deve integrar as linhas de ônibus com o transporte hidroviário. 

Não apenas o Pedreira/Mar Paulista, como também o Terminal Cocaia estão previstos no plano. 

Informações: Estadão

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Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

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